Pages

segunda-feira, 13 de maio de 2013

COARACI: USINA DE LEITE BENEFICIA 300 FAMÍLIAS DE PRODUTORES RURAIS


usina de leite 2 Manu Dias

Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios do sul da Bahia serão diretamente beneficiadas com uma usina de beneficiamento de leite em Coaraci, a 440 quilômetros de Salvador. O empreendimento, orçado em R$ 1,2 milhão e construído pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Ação Regional (Sedir), foi inaugurado na manhã deste sábado (11), pelo governador Jaques Wagner.

Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de 10 mil litros diários de leite na fase inicial de produção. Oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.

A usina, construída às margens da rodovia BA-262, no km 02, é resultado de um convênio entre o governo, através da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi). Serão atendidos produtores de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e do distrito de Inema, em Ilhéus.

Com a chegada da fábrica foram iniciadas ações do programa estadual Vida Melhor, visando reforçar a cadeia produtiva. Os produtores poderão levar o leite para conservação nos tanques e, depois, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C, queijo muçarela, prato e minas frescal e doce de leite. “A fábrica vai possibilitar ao produtor agregar valor ao leite”, disse o governador, anunciando a construção de outras seis unidades, distribuídas em várias regiões do estado.

Para o produtora e moradora de Coaraci, Flávia dos Santos, as ações do Vida Melhor serão de grande importância para os produtores de leite da região: “vamos ter assistência técnica, melhoria das nossas estruturas e capacitações e, com isso, vamos melhorar a qualidade do nosso produto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...