Pages

sábado, 2 de junho de 2012

Fla ameaça cobrar R$ 325 milhões do Palmeiras por negociação com R10



A guerra entre Ronaldinho Gaúcho e Flamengo já começou. E respingou no Palmeiras. No primeiro contra-ataque à liminar obtida pelo jogador na Justiça que rompe seu vínculo com o clube, o Rubro-Negro, em documento assinado pela presidente Patricia Amorim, enviou na noite desta sexta-feira uma notificação extrajudicial para o presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, com cópias para a CBF e a Federação Paulista. Patricia alega que tem evidências de uma negociação entre o jogador e o clube paulista antes do rompimento do contrato do atleta com o Rubro-Negro, o que caracterizaria indução de quebra de vínculo. O Flamengo diz que, caso haja um acerto entre jogador e o Palmeiras, irá à Justiça cobrar indenização de R$ 325 milhões. A diretoria do Verdão negou de forma veemente a acusação dos rubro-negros.

O resgate das florestas de chocolate da Bahia



O Brasil produz cerca de 4% do cacau do mundo. Na região cacaueira da Mata Atlântica da Bahia, onde 80% do cacau brasileiro é produzido, foi registrado recorde de concentração de biodiversidade no Planeta pelo New York Botanical Garden. São 476 diferentes espécies vegetais por hectare. Quanto essa riqueza natural pode valer para a indústria dos econegócios que floresce no mundo? Como políticas públicas podem atuar nesse cenário? Governos estão investindo em programas de incentivo à rotulagem ambiental, levando o mercado consumidor a privilegiar os produtos com cuidados ambientais. O governo alemão lançou o programa de rotulagem ambiental, chamado de Blue Engel, para estimular a ecoeficiência nas empresas. O Canadá lançou o Environmental Choice, logo seguido pelo Japão, com o Ecomark; pela Noruega, Suécia e Finlândia, com o Nordic Swan, e pelos EUA, com o Green Seal. Hoje, mais de duas dezenas de países conduzem programas de rotulagem ambiental, formando o GEN (Global Ecolabelling Network).

ASSALTO E TERROR EM ITUBERÁ NA MANHÃ DE HOJE






Cerca de 20 homens fortemente armados usando roupas do Exército e Força de Elite da Polícia Militar CAERC assaltaram na manhã desta sexta-feira, 01, as agências do Banco do Brasil e Bradesco em Ituberá. 

Os bandidos usaram quatro veículos, sendo que uma caminhonete S10 fora tomada de assalto na própria cidade. Na ação um jovem morador, 21 anos, foi baleado com um tiro de arma calibre 38 na boca, sendo encaminhado para o Hospital de Ituberá e em seguida transferido para o Hospital de Base de Itabuna.

Mais quatro mulheres deram entrada no hospital de Ituberá em estado de choque. Os bandidos fugiram em direção ao município de Piraí do Norte, levando várias pessoas como reféns. Mais informações nas próximas horas.

Os elementos renderam os policiais na delegacia e durante a fuga, queimaram dois veículos. A polícia realiza diligências, afim de prender a quadrilha.

ITAJUÍPE: PREFEITO QUER MUNICÍPIO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA DO PORTO SUL



Em audiência pública que acontece na noite desta sexta-feira(01) o prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas reivindicou do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente(IBAMA) a inclusão do município na área de influência direta do Porto Sul. “A nossa cidade está a uma proximidade de 15 quilômetros de Itabuna e sofrerá os mesmos impactos do município vizinho”, afirmou o prefeito itajuipense.

Marcos Dantas disse que Itajuípe espera um crescimento populacional com a chegada do porto com consequências sociais e ambientais no município. “Temos um bom nível de qualidade de vida, as pessoas estão buscando e vão buscar Itajuípe para viver”, argumentou o prefeito itajuipense.

Distante apenas 15 quilômetros de Itabuna é mais se deslocar de Itabuna para Itajuípe do que se deslocar para alguns bairros dentro da própria cidade. O Prefeito Marcos Dantas acredita que o IBAMA reveja o posicionamento. “Estamos na Bacia do Almada composto por sete municípios que será impactado com o empreendimento”, disse.

O prefeito pediu também a construção de um aterro sanitário no município que sofre com a problemática do lixo. “Todos sabem que não temos capacidade econômica para realizar uma obra como essa. O prefeito da cidade que os cursos de capacitação proposto pela Bamin como forma de compensação seja realizada no próprio município e solicitou que seja contemplada também a área administrativa.” Não queremos para Itajuípe subempregos”.

Governo anuncia aumento do preço da cerveja e do refrigerante


Governo anuncia aumento do preço da cerveja e do refrigerante

Os preços da cerveja e do refrigerante devem subir depois do anúncio do aumento dos impostos feito pelo governo. A cerveja deve ficar 5,24% mais cara, enquanto o valor do refrigerante deve crescer em até 9,77%. Na quinta-feira, o governo anunciou uma alteração no método de cálculo do IPI e do PIS/Cofins incidentes sobre cervejas e refrigerantes, resultando em um aumento da carga tributária da ordem de 27% para cervejas e de 10% para refrigerantes. Saiba mais informações na Coluna de Mercado.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Globo proíbe músicas de axé na trilha sonora de “Gabriela”



Mesmo se passando na Bahia e contando com Ivete Sangalo no elenco, “Gabriela” não terá músicas de axé. A ordem na Globo foi a de não colocar nenhuma canção do ritmo na trilha sonora. No lugar disso, haverá músicas de Maria Bethânia, Gal Costa, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e da própria Ivete, mas em outros ritmos. A nova versão da novela estreia no dia 19.

FERNANDA RECEBE APOIO DE RUI COSTA E CESAR LISBOA


 Rui Costa(Sec. da Casa Civil)

 Cesar Lisboa(Sec. de Relações Institucionais)

A pré-candidata do PT à prefeitura de Uruçuca, Fernanda Silva, continua recebendo apoio de vários órgãos do governo do estado. Como a meta do PT baiano é eleger acima de 100 prefeitos na Bahia, Uruçuca, cidade estratégica, em função do Porto Sul e do IF Baiano, já entrou na relação de prioridade do PT no estado. A pré-campanha de Fernanda, que a cada ganha ganha apoio popular e político, começa encher os olhos dos pesos pesados do governo Wagner. Nesta semana os Secretários Rui Costa da Casa Civil e Cesar Lisboa de Relações Institucionais declararam apoio à pré-candidata, em reunião realizada na governadoria. Essas duas secretarias têm uma influência direta nos recursos das obras importantes no estado, a exemplo  da  Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul.

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada até 15 de junho



A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa será prorrogada até o dia 15 de junho, devido ao prolongamento da seca em diversas regiões do estado. A prorrogação foi solicitada pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, que esteve nesta quarta-feira (30) em Brasília para discutir, pessoalmente, os termos da medida.
O Ministério da Agricultura (Mapa) e a Superintendência Federal da Agricultura (SFA-Ba) determinaram que os municípios que não decretaram estado de emergência terão até o dia 15 de junho para vacinar todo o rebanho, e até o dia 30 do mesmo mês, para declarar a vacinação na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Os pecuaristas dos municípios em estado de emergência que não vacinaram seus animais por falta de condições nutricionais, poderão realizar a vacinação a qualquer momento após o encerramento da campanha, não sofrendo penalidades administrativas. Eles apenas serão notificados para atualizar todo o seu rebanho junto à Adab, até o prazo da prorrogação. 

IBICARAI: POSSÍVEL COMPOSIÇÃO ENTRE MONALISA E LUIZINHO DO TRIO DA HUANA



Em Ibicaraí o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), está articulando para uma composição entre os pré-candidatos Monalisa Tavares (PRP), e Luizinho do Trio da Huana (PMDB).

Nesta quarta-feira Augusto se reuniu na capital do estado com Monalisa Tavares, já nesta quinta-feira ele se reuniu em Itabuna com Luizinho. Segundo informações, é dada como certa essa composição.

APÓS CRISE DO CACAU, COARACI APÓIA PORTO SUL PARA GERAÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADES



No quarto dia das audiências publicas para apresentação dos estudos de impactos ambientais do Porto Sul na região Sul da Bahia, a cidade de Coaraci sediou um dos encontros, programados para acontecerem ainda em Itajuípe (01) e Barro Preto (02). Um público de 3.400 pessoas participaram dos encontros em Uruçuca, Itacaré e Itabuna. Em Coaraci, mais de 600 pessoas assinaram a lista de presença.

Durante muitos anos Coaraci viveu a pujança do Cacau e com a o declínio da cultura, com a praga da vassoura de bruxa, o município de 21 mil habitantes passa por um período de estagnação econômica e tem baseada sua economia na agricultura e comercio.

O Porto Sul, que será construído na região de Aritaguá, em Ilhéus, através de sua conexão com a Ferrovia Oeste-Leste, representa uma oportunidade logística para ao Bahia e o pais. Com o porto, que será o terceiro maior do país, a expectativa é atrair novos investimentos para a região, descentralizando a economia no estado, dotando a antiga região cacaueira de infra-instrutora, com maior oferta de empregos e geração de renda, melhorando assim, os indicadores sociais e ambientais no estado.
“Em todas as audiências públicas realizadas até o presente momento observamos uma boa aceitação das pessoas. A grande maioria da população compreende a necessidade da instalação do Porto Sul como grande alternativa de desenvolvimento para a região”, disse Eracy Lafuente, coordenador de Infra Estrutura da Casa Civil do Governo do Estado.

O clima da audiência em Coaraci foi de tranquilidade, sem registros de embates entre pessoas que se manifestam favoráveis e as contrárias a implantação do projeto. Para o superintendente do Ibama, na Bahia, “em qualquer processo de licenciamento ambiental dessa natureza sempre irá existir grupos contrários, mas o que tenho observado nas audiências públicas é o apoio maciço de todos os seguimentos população”, observou.

“Ao contrário do que é questionado por pequenos grupos ambientalistas, o Porto Sul não trará um grande impacto ambiental como o que aconteceu em Vitória do Espírito Santo e na Baía de Sepetiba no Rio de Janeiro, por exemplo. Na verdade, o que há é muito desconhecimento de alguns grupos sobre esse tipo de operação”

Terra não sofrerá grandes danos com colisão entre as galáxias Via Láctea e Andrômeda


Terra não sofrerá grandes danos com colisão entre as galáxias Via Láctea e Andrômeda

Estudos astronômicos indicam que as galáxias Via Láctea e Andrômeda (M31) irão colidir no futuro. Hoje as duas se encontram a 2,5 milhões de anos-luz de distância, mas Andrômeda avança velozmente em direção à galáxia que abriga o nosso sistema solar. Felizmente, uma simulação do choque feita por computadores prevê que o Sistema Solar e a Terra deverão sobreviver à colisão, mas provavelmente serão lançados a uma nova região do espaço. Preocupados com a segurança do planeta, astrônomos da Nasa usaram dados do telescópio espacial Hubble para simular o choque, previsto para acontecer daqui a 4 bilhões de anos, devido à atração gravitacional mútua. O modelo desvenda também que as duas galáxias se unirão por completo apenas após outros 2 bilhões de anos. Quando isso ocorrer, a nova galáxia formada não terá formato espiral, como suas “mães”. A fusão entre a Via Láctea e a Andrômeda dará origem a uma galáxia imensa e elíptica. 

SAI RESULTADO DO CONCURSO DA CAIXA


A Fundação Cesgranrio divulgou nesta quinta-feira (31) o resultado das provas objetivas e da redação do concurso da Caixa Econômica Federal para formação de cadastro de reserva de técnico bancário (nível médio).

Para ter acesso aos resultados, os candidatos devem informar o CPF e a senha de acesso ao sistema. Clique aqui para ir à página da Cesgranrio.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

RONALDINHO DÁ CHAPÉU NO FLAMENGO…



O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho rompeu seu contrato com Clube de Regatas Flamengo. O atleta, através de sua advogada, conseguiu liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Rio de Janeiro.
Com o rompimento judicial do contrato fica livre para cobrar mais de R$ 40 milhões do ex-clube. A advogada Gislaine Nunes teria sido barrada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) onde foi oficializar a rescisão contratual. O advogado Aldo Giovani pôde entrar no prédio para dar seguimento ao trabalho.
O Flamengo pode recorrer da decisão, mas já não há ligação entre clube e jogador, de acordo com a advogada, relata o UOL Esportes.



Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil



O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta quarta-feira ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais. Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países. A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais". A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e a Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".

ITABUNA: CONFUSÃO NA AUDIÊNCIA DO PORTO SUL



Na noite desta quarta-feira o clima ficou tenso na audiência do porto sul em Itabuna. A audiência teve que ser suspensa algumas vezes em função de alguns princípios de confusão, em um deles, tentaram agredir o radialista Val Cabral.

A confusão não foi por conta do porto sul, mas sim pela sucessão municipal de 2012. Nesta quarta-feira ficou evidente que infelizmente o clima ficará bastante tenso durante a eleição deste ano em Itabuna.

Mesmo em 2012, pessoas não têm o controle emocional e partem para violência. Isso é lamentável, a “Ditadura” acabou, estamos em uma democracia, brigam as idéias, e não os homens.

Não adianta criticar a violência da cidade, e querer partir para violência durante uma audiência pública. Isso é lamentável.



 ANTERIORMENTE HOUVE MANIFESTAÇÕES NO INICIO DA AUDIÊNCIA 

Nesta quarta-feira está sendo realizada em Itabuna a audiência pública do Porto Sul. A mesa está sendo presisida pela Coordenadora de Licenciamento de Portos, Aeroportos e Hidrovias, Mariana Graciosa Pereira. O Vice-Prefeito Antônio Vieira representa o município de Itabuna.

Várias pessoas estão prestigiando a audiência, sendo que algumas estão manifestado insatisfação pelo o Porto e até pelo governador Wagner.

Algo que chamou atenção foi a quantidade de ônibus da “Rota” que chegou no local. Segundo informações, essas pessoas foram arregimentadas por lideranças do PT local.


URUÇUCA: PP PROMOVE PALESTRA DE CAPACITAÇÃO DOS SEUS PRÉ-CANDIDATOS


No dia 20 de maio de 2012, o Partido Progressista ofereceu aos seus pré-candidatos uma palestra preparatória para a empreitada do período eleitoral que se aproxima. A palestra explanou sobre alguns pontos importantes para uma campanha política vitoriosa: o planejamento de marketing, a pesquisa eleitoral e o respeito à legislação eleitoral.

Além da presença do prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior e dos pré-candidatos, a palestra contou com a presença do Deputado Federal e Presidente do Partido Progressista, Mário Negromonte, o Deputado Estadual, Mário Negromonte Júnior e do Secretário Geral do Partido Progressista e pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.

Após a palestra, o blog Bahia Brasil entrou em contato com o Deputado Mário Negromonte, que nos cedeu uma entrevista exclusiva.


                                     


Fumo é segunda causa de mortes no mundo, aponta OMS


Fumo é segunda causa de mortes no mundo, aponta OMS

No Dia Mundial sem Tabaco, nesta quinta-feira (31), a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga um levantamento que aponta o uso de produtos derivados do fumo como a segunda causa de mortalidade no mundo. Os cigarros respondem por uma em cada dez mortes registradas entre a população adulta, atrás apenas da hipertensão. Com o tema “interferência da indústria do tabaco”, a campanha deste ano pretende expor e combater tentativas consideradas pela OMS como “descaradas e cada vez mais agressivas” para minar os esforços no controle da substância. Para a OMS, o cenário é de epidemia global, já que o tabaco mata quase 6 milhões de pessoas todos os anos – mais de 600 mil delas são fumantes passivos. “A menos que tomemos uma atitude, o tabaco vai matar mais de 8 milhões de pessoas [ao ano] até 2030, sendo mais de 80% em países de baixa e média renda”, ressaltou a organização, em nota. Informações da Agência Brasil.

Médicos baianos param atividades nos dias 5 e 6 de junho


Médicos baianos param atividades nos dias 5 e 6 de junho

O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Jorge, afirmou na tarde desta quinta-feira (31) que a categoria não entrou em consenso com o governo na reunião da última quarta (3), às 19h, no Apart Hotel The Plaza, no bairro de Ondina, em Salvador, e que irá paralisar as atividades nos próximos dias 5 e 6 de junho. No período, mobilizações vão acontecer. A concentração será em frente ao prédio da reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizada no bairro do Canela. Segundo o dirigente da entidade da classe, a motivação dos trabalhadores foi a “falta de clareza e evidência” por parte da proposta apresentada pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, na ocasião. “O governo fala em subsídios, o que não é novo para nós, mas a proposta não ficou clara. Concordamos em parte com o que nos foi apresentado, mas queremos um cronograma com prazos e projeção para firmamos acordo”, contou. Francisco também informou que um ofício foi elaborado pelos sindicalistas com o intuito de apontar os pontos que precisam ser esclarecidos para que haja o acerto. “Vamos enviar o documentos nesta tarde [quinta-feira 31] para que o governo possa realizar incrementos para acatar o nosso pleito [dos médicos]”, disse. Uma nova assembleia está marcada para o dia 13 de junho, com lugar ainda não definido.

Zuckerberg perde bilhões em duas semanas e sai do top 40 de bilionários


Zuckerberg perde bilhões em duas semanas e sai do top 40 de bilionários

A entrada do Facebook na bolsa de valores, até o momento, tem dado apenas dor de cabeça para Mark Zuckerberg. Quando o site estreou na Nasdaq, há duas sextas-feiras (18), seu fundador tinha fortuna estimada em US$ 19,4 bilhões. Saiba na Coluna Mercado quanto ele perdeu em duas semanas.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

BAMIN RETIROU MORADORES DE SERRA GRANDE ANTES DO FINAL DA AUDIÊNCIA


Moradores de Serra Grande, distrito de Uruçuca, não tiveram condições de acompanhar, na íntegra, a audiência pública sobre o Porto Sul,  realizada ontem (segunda, 28), na sede do município.

Uma das principais reclamações provenientes da comunidade de Serra Grande, localidade que fortemente afetadas pelo empreendimento, foram os ônibus disponibilizados pela BAMIN para transportar as pessoas às audiências.

Os veículos deixaram o local antes do término do evento. A saída antecipada impossibilitou que muitas pessoas ouvissem as respostas dos questionamentos encaminhados à mesa.

“A comunidade de Serra Grande foi completamente prejudicada por essa atitude por parte dos responsáveis pela logística do transporte. Fomos alvo de todo um processo de pressão psicológica para que fossemos embora logo, que saíssemos antes de ouvirmos as respostas para nossas dúvidas, que já foram deixadas por último na lista. Me pergunto que tipo de compromisso podemos esperar de uma empresa e um governo que têm uma postura como essa” diz uma das moradoras de Serra Grande.

Ao serem questionados, representantes da BAMIN alegaram que liberaram o retorno dos ônibus em razão de pedidos feitos por membros da associação dos marisqueiros. Ao receber a informação, o IBAMA entrou em contato com a empresa e conseguiu fazer com que os veículos retornassem para buscar os membros da comunidade que permaneceram nas audiências. Entretanto, como a população não havia sido informada anteriormente dessa possibilidade, foi inevitável que diversos moradores que serão impactados pelo projeto tenham saído sem resposta aos seus questionamentos.

Fenômeno raro: Vênus passará pelo Sol na próxima terça


Fenômeno raro: Vênus passará pelo Sol na próxima terça

Um fenômeno raro, que ocorre apenas uma vez a cada século, fará a alegria dos admiradores do espaço sideral na próxima terça-feira (5), quando o planeta Vênus passará pelo Sol. O episódio começará por volta das 15h, na região do Pacífico (16h no horário de Brasília). Segundo a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, o fenômeno poderá ser observado a olho nu em alguns países, mas a recomendação dos especialistas é que a população utilize algum tipo de proteção para os olhos. Ainda segundo a Nasa, a imagem será do Sol em vermelho, dominado por Vênus. A previsão é que o trânsito pelo Sol não se repita até 2117. 

Salvador é confirmada como cidade-sede da Copa das Confederações e sediará jogo do Brasil


Salvador é confirmada como cidade-sede da Copa das Confederações e sediará jogo do Brasil

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (30), no Hotel Sheraton Barra, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Salvador foi confirmada como cidade-sede da Copa das Confederações de 2013, um ano antes da Copa do Mundo, que o Brasil sediará após 64 anos. Com participações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, membros do Conselho Administrativo do COL, o encontro ainda confirmou que a Seleção Brasileira jogará na capital baiana no dia 22 de junho, às 16h. Salvador terá ainda mais dois jogos: um pela fase de classificação e outro pela disputa do terceiro lugar. Além das capitais pernambucana e baiana, com sua Arena Fonte Nova, que abrigará o grupo B do torneio, mais quatro cidades sediarão a disputa, que começa no dia 15 de junho e termina no dia 30 do mesmo mês: Brasília (abertura do evento), Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro. As seguintes seleções já estão confirmadas para o evento: Brasil (sede), Espanha (campeã mundial), Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Uruguai (campeão da Copa América). Apenas três vagas ainda estão abertas: África, Europa e Oceania.

Jogos que Salvador sediará:

Um jogo no dia 20 de junho, às 19h
Um jogo do Brasil no dia 22 de junho, às 16h
Um jogo que decide o terceiro lugar da competição dia 30 de junho, às 13h.

Mata Atlântica: Bahia e Minas foram os estados que mais desmataram nos últimos 2 anos


Mata Atlântica: Bahia e Minas foram os estados que mais desmataram nos últimos 2 anos

O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado nesta terça-feira (29) pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontou Minas Gerais e Bahia como os estados brasileiros que mais perderam florestas entre 2010 e 2011. De acordo com dados do levantamento, em Minas Gerais, onde a Mata Atlântica já cobriu 46% do território total do estado – 27.235.854 de hectares (ha) – hoje restam apenas 3.087.045 ha do bioma original. No últimos dois anos, foram desmatados 6.339 hectares. A Bahia conquistou a segunda posição do ranking com o desflorestamento de 4.686 hectares. Hoje, restam apenas 2.408.648 ha de Mata Atlântica, o que, originalmente, já correspondeu a 18.875.099 ha no território baiano. Mato Grosso do Sul, Santa Cantarina e Espírito Santo levam, respectivamente, as 3ª, 4ª e 5ª posições, com o desmatamento de 588 ha, 568 ha e 364 ha. O estudo aponta desflorestamentos verificados de 13.312 ha, ou 133 Km², no período citado. Destes, 12.822 ha correspondem a desflorestamentos, 435 ha a supressão de vegetação de restinga e 56 ha a perda de vegetação de mangue.

CASAL MORRE EM ACIDENTE NA BR-101


Nivaldo (Niron) era fotógrafo e comerciante 

 Na sua juventude Nivaldo residiu em Uruçuca e foi aluno do Cemur.
O fotógrafo Nivaldo de Jesus Mendes e a esposa, Suely Brandão Mendes, morreram numa colisão frontal próximo ao trevo de acesso a Itajuípe, na BR-101. O acidente ocorreu por volta das 14h. O fotógrafo e a esposa estavam na picape Ford Courier que colidiu contra uma carreta bi-trem.
Os dois veículos saíram da pista e a carreta ficou por cima do carro do casal. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT) e serão velados e enterrados em Ubatã, no sul da Bahia.
Nivaldo era dono da Niron Foto, em Ubatã e Ipiaú. De acordo com o editor do Ubatã Notícias, Samy Santos, a notícia da morte do casal de comerciantes causou comoção no município. “Era uma pessoa do bem, bastante querida”, disse.
O prefeito Edson Neves decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulas na rede municipal nesta tarde e amanhã, 31. Niron e Suely Brandão deixam dois filhos, Dhanielle e Daniel Brandão Mendes.
Curva do oleo, na BR 101, próximo a Itajuípe

REPELENTE CASEIRO CONTRA MOSQUITO DA DENGUE



O cravo-da-índia, espalhado por superfícies, é muito utilizado para afastar formigas. Contra mosquitos era novidade, até que experimentei e fiquei admirado com os resultados. Faça como na foto. Enterre alguns cravos em meio limão. Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa. Mais uma arma para afastar os mosquitos e se prevenir contra a dengue, malária e outras doenças transmitidas por esses insetos.

Prefeito quer compensações para Itacaré com Porto Sul



Nesta terça-feira, 29, durante audiência pública promovida pelo Governo da Bahia e Ibama para apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto do Porto Sul, o prefeito Antônio de Anízio afirmou que é favorável a instalação do empreendimento, mas que Itacaré precisa das compensações para os possíveis impactos ambientais. A reunião foi no Ginásio de Esportes do Colégio Manoel Castro. Anízio observou que não há dúvidas de que o Porto Sul trará desenvolvimento para a região, mas que é preciso definir quais as ações vão beneficiar principalmente os pescadores e marisqueiras de Itacaré. “O nosso município também necessita ser preparado para receber novos moradores que serão atraídos por causa do empreendimento”. O prefeito destacou a importância de empregar mão-de-obra regional e que a implantação do empreendimento significará a retomada do crescimento do sul da Bahia. “Serão atraídas diversas empresas para a nossa região. Isso significará mais empregos e geração de renda”, finalizou.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Assaltante que aterrorizava Itajuípe é morto durante confronto com a PM


Um homem foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (28) durante um confronto com a polícia no bairro Sagrado Coração de Jesus localizado no município de Itajuípe, a 418 km de Salvador. Segundo informações do site Radar Notícias, policiais cercaram uma residência onde estava Wellington dos Santos Nascimento, 19 anos, mais conhecido como Etinho, acusado de praticar diversos assaltos na região. Dois menores se entregaram, porém, Wellington fugiu pela porta dos fundos.
O criminoso atirou diversas vezes contra a viatura o que perseguia. Os policiais reagiram e acabaram atingindo-o nas costas. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Municipal da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Um revólver calibre 32 foi apreendido. De acordo com Gildete Vitória, titular da delegacia da cidade, Wellington é natural de Itabuna.

Itabuna: Rodoviários estão em greve por tempo indeterminado



Itabuna amanheceu sem a circulação dos ônibus que fazem o transporte coletivo da cidade. A greve dos rodoviários foi deflagrada no final da segunda-feira (29). De acordo com Josemiro de Jesus Alves, diretor de Finanças do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna (Sindrod), a oferta de aumento é apenas 6%, mas os sindicalistas querem um reajuste de 16,5%.
O presidente do Sindirod, Joselito Paulo, mais conhecido como Pé de Rato,  afirma que as empresas não estão abertas para negociação. A greve foi anunciada pela categoria na última sexta-feira (25). Desde o aviso, os itabunenses se preparam para a locomoção diária sem os ônibus.

Justiça determina que governo Wagner pague salários dos professores


Os professores decidiram durante assembleia que irão continuar com a greve.

Os professores da rede estadual decidiram pela continuidade da greve, que já dura 49 dias. De acordo com o Sindicato dos Professores Estaduais, a categoria ainda conseguiu liminar da justiça que determina o pagamento imediato dos salários de abril e maio. O governo Wagner terá 10 dias para recorrer da decisão.
De acordo com o sindicato, a categoria deve receber neste domingo (3), no aeroporto de Salvador, o governador Jaques Wagner e uma assembleia para discutir os rumos do movimento está marcada para esta terça-feira (5), em frente à Secretaria da Educação, em Salvador.
49 dias de greve

A categoria exige que o governo pague aos professores da rede estadual o reajuste de 22,22% previsto em acordo assinado ano passado.

Mas o governador Jaques Wagner concedeu aumento sugerido apenas para um quadro especial – que reúne os professores do chamado magistério. Os demais recebem 6,5%, igual a todos os servidores do estado.
Mais de 1 milhão de estudantes estão sem aula em toda a Bahia, mas a Secretaria de Educação estima que as escolas da rede estadual estão funcionando normalmente em 230 municípios baianos.

PORTO SUL: 1.200 PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA EM URUÇUCA


Representantes de Ibama, governo baiano, município e Bamin participaram da audiência.

Ontem, 1.272 pessoas participaram da audiência pública em Uruçuca para discutir o relatório ambiental e o projeto de construção do Porto Sul em Ilhéus. A primeira da série de seis novas audiências teve a presença de representantes do governo baiano, Ibama e da Bahia Mineração.
Hoje, dia 29, as discussões envolvem a população de Itacaré, a partir das 18h, na Escola Manoel Castro. Amanhã, 30, será a vez da audiência em Itabuna, na AABB, também às 18h. Ontem, a maioria dos participantes no estádio Ferreirão posicionou-se favorável ao empreendimento. Aproximadamente 200 pessoas se inscreveram para fazer questionamentos ontem, conforme o governo baiano.

Comunidade se manifesta em Uruçuca (Foto Carla Ornelas).
Grupo de manifestantes da Universidade Estadual de Santa Cruz fazia críticas ao projeto. Jovens participaram da audiência para ter detalhes e saber como participar do projeto, a exemplo de Priscila Nascimento, 26 anos, do Comitê de Entidades Sociais (Coeso).
As audiências são oportunidade para a população discutir o projeto e avaliar o impacto ambiental do Porto Sul, que prevê construção de porto público e o terminal privado de uso da Bahia Mineração (Bamin) no litoral norte de Ilhéus. Coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura da Casa Civil da Bahia, Eracy Lafuente, diz que sugestões da comunidade estão sendo incorporadas ao projeto.
A comunidade pode solicitar cópia do Relatório de Impacto Ambiental nas prefeituras dos municípios onde ocorrerem as audiências (Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Coaraci, Itajuípe e Barro Preto). A primeira audiência pública ocorreu em outubro do ano passado, em Ilhéus.

Greve dos professores continua na Bahia



O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Rui Oliveira, antecipou na manhã desta terça-feira (29), em entrevista ao Bahia Notícias, que a greve dos professores estaduais continuará. “É claro que a greve continua”, afirmou o dirigente, que participa de assembleia da categoria no estacionamento da Assembleia Legislativa. Aos gritos de “a greve continua”, os docentes comemoraram a liminar que determinou o pagamento dos salários, atualmente cortados. Presente à assembleia, um dos dirigentes do comando de greve de Itabuna, Rafael Moreira, contestou a versão apresentada pelo governo, de que o movimento esteja fraco no interior do estado. “Toda vez que esse mentiroso desse desgovernador aparece para dizer que o interior está fraco, nós redobramos nossa força. Mostramos a ele que estamos com a panela vazia, mas a dignidade cheia”, afirmou. Segundo ele, 98% das escolas de Itabuna estão paradas e várias mobilizações tem ocorrido nos municípios do Litoral Sul, a exemplo de uma manifestação que fechou a ponte Ilhéus-Pontal. Durante os gritos de protesto desta terça, não só Wagner – chamado de “governador fora da lei” – foi citado. Seu líder no Legislativo, o deputado Zé Neto (PT) foi apelidado pelos grevistas de “Zé mentira”. Estão presentes no local delegações de professores de cidades como Feira de Santana, Valença, Nazaré e Santo Antônio de Jesus.

Newton prestigia audiência em Uruçuca e elogia participação



O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na noite desta segunda-feira (28), da audiência pública realizada no município de Uruçuca, onde foi apresentado e debatido o Relatório de Impacto Ambiental do Porto Sul e o projeto completo da obra, que beneficiará a região com uma ferrovia, um porto off-shore e ainda um aeroporto. Para Newton, que se fez acompanhar pelo chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco Soub e do Secretário de Transporte, Clóvis Cunha, a audiência atendeu todos os requisitos básicos, contando com um público superior a mais de mil pessoas “Essa é uma demonstração do interesse de todas as comunidades da nossa região, em viabilizar o Porto Sul”, afirmou. Para o prefeito ilheense, o projeto Porto Sul representa a grande oportunidade dos municípios regionais se programarem para um futuro mais promissor “Somente com o anúncio destes investimentos, já fomos procurados e visitados por comitivas de empresários nacionais e estrangeiros, a exemplo da Votorantim, em instalar indústrias em nosso município, o que representa de imediato, mais geração de emprego e renda”. E isso, a seu ver se diversificará nos demais municípios circunvizinhos, fazendo com que Ilhéus entre, definitivamente, em uma nova era de desenvolvimento.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como cuidar bem de você mesmo


1.         Caminhe de 10 a 30 minutos todos os dias e sorria enquanto caminha. 
 
 
Caminhada-1.jpg
Oração-1.jpg
2.         Ore na intimidade com Deus pelo menos 10 minutos por dia, em segredo, se for necessário.
 
3.         Escute boa música todos os dias. A música é um autêntico alimento para o espírito.
4.         Ao se levantar de manhã, fale "Deus, meu Pai, Te agradeço por este novo dia".
 
Saxofone-1.jpg
Brincar-1.jpg
5.         Viva com os 3 "E": Energia, Entusiasmo e Empatia.
 
6.         Participe de mais brincadeiras do que no ano passado.
7.         Sorria mais vezes do que o ano passado.
 
Sorrir-1.jpg
Sonhar-1.jpg
8.         Olhe para o céu pelo menos uma vez por dia e sinta a majestade do mundo que rodeia você.
 
9.         Sonhe mais, estando acordado.
10.      Coma mais alimentos que crescem nas árvores e nas plantas, e menos alimentos industrializados.
 
Legumes-1.jpg
Risada-1.jpg
11.      Coma nozes e frutas silvestres. Tome chá verde, muita água e um cálice de vinho ao dia. Cuide de brindar sempre por alguma das muitas coisas belas que existem em sua vida e, se possível, faça em companhia de quem você ama.
 
12.      Faça rir pelo menos 3 pessoas por dia.
13.      Elimine a desordem de sua casa, seu carro e seu escritório. Deixe que uma nova energia flua em sua vida.
 
Limpeza-1.jpg
Fofoca-1.jpg
14.      Não gaste seu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de seu controle. Melhor investir sua energia no positivo do presente.
 
15.      Tome nota: a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições passageiras, o que você aprende com eles é o que fica.
16.      Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.
 
Rei-1.jpg
Abraço-1.jpg
17.      Sorria mais.
 
18.      Não deixe passar a oportunidade de abraçar quem você ama. Um abraço!
19.      A vida é muito curta para você desperdiçar o tempo odiando alguém.
 
Odiar-1.jpg
Discussão-1.jpg
20.      Não se leve tão a sério. Ninguém faz isto.
 
21.      Não precisa ganhar cada discussão. Aceite a perda e aprenda com o outro.
 

22.      Fique em paz com o seu passado para não estragar o seu presente.
 
Paz-2.jpg
Paz-1.jpg
23.      Não compare sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.
 
24.      Ninguém está tomando conta da sua felicidade a não ser você mesmo.
25.      Lembre que você não tem o controle dos acontecimentos, mas sim do que você faz deles.
 
Aprender-1.jpg
Pensando-2.jpg
26.      Aprenda algo novo cada dia.
 
27.      O que os outros pensam de você não é de sua conta.
28.      Ajude sempre os outros. O que você semeia hoje, colherá amanhã.
 
Ajudar-5.jpg
Ajudar-1.jpg
29.      Não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.
 
30.      O seu trabalho não cuidará de você quando você estiver doente. Seus amigos sim. Mantenha contato com seus amigos.
31.      Descarte qualquer coisa que não for útil, bonita ou divertida.
 
Lixo-1.jpg
Pensando-1.jpg
32.      A inveja é uma perda de tempo. Você já tem o que você precisa.
 
33.      O melhor está ainda por vir.
34.      Não importa como você se sente: levante, vista e participe.
 
Amor-1.jpg
Telefone-1
35.      Ame sempre com todo o seu ser.
 
36.      Telefone para seus parentes frequentemente e mande emails dizendo: Oi, estou com saudades de vocês!
37.      Cada noite, antes de deitar, agradeça a Deus por mais um dia vivido.
 
Oração-2
 
38.      Lembre que você está muito abençoado para estar estressado.
Trem-1
39.      Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito.