Pages

sábado, 16 de junho de 2012

Novidades da lei eleitoral mudam regras das convenções partidárias


Os partidos que iniciam neste final de semana as suas convenções para a escolha de candidatos ao cargo de prefeito, vice e vereador terão que se adaptar às mudanças trazidas pela nova legislação eleitoral a respeito de matérias que devem ser decididas no momento do evento de homologação. De acordo com o escritório de advocacia J. Pires, especialista no assunto, a norma que trata de “reserva de gênero” obriga as legendas a lançarem pelo menos 30% das candidaturas de um sexo e 70% do outro gênero. A regra anterior estabelecia que a sigla ou coligação deveria "reservar", o que para especialistas era totalmente ineficaz para garantir a participação de mulheres no pleito. Na avaliação do advogado J. Pires, a nova lei corrige a distorção. “Isso se deve pela troca da expressão 'deverá reservar' por 'preencherá' o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A pena para o não atendimento a tal exigência, ainda que implícita, é previsível: o indeferimento de toda a chapa", explicou. Segundo o jurista, outra observação está relacionada ao número de vagas a serem preenchidas para o cargo de vereador, pois o limite de edis fixado na Constituição corresponde ao número máximo para cada município. Porém, a Lei Orgânica de cada unidade federativa poderá fixar o número de edis em quantitativo menor ao estabelecido na Carta Magna. “Vale advertir que os municípios que mudaram de faixa através do índice do IBGE não podem automaticamente alterar o número de vereadores, devendo antes promover emenda à Lei Orgânica fazendo constar a respectiva alteração, devendo, ainda comunicar ao TRE, tempestivamente, para proceder aos registros em quantitativo de vereadores maior ao existente na Câmara atualmente”, Mais orientações sobre convenções partidárias e demais mudanças ocorridas na legislação eleitoral podem ser acessadas no site www.jpires.adv.br. 

BUSÃO OLÍMPICO DA RECORD EM ITABUNA

"Ônibus Olímpico" faz a festa do esporte por onde passa

O “Ônibus Olímpico da Record” fará a festa do esporte neste final de semana, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), em Itabuna. A programação envolverá shows, homenagens a atletas itabunenses e matérias produzidas pela equipe esportiva da Rede Record, geradas a partir do município sede da TV Cabrália/Record News.
As homenagens aos atletas locais começam com desfile do corredor Pedro das Medalhas e da nadadora Maruse Xavier em carro aberto do Corpo de Bombeiros, seguidos pelo Ônibus Olímpico e carreata com atletas de diversas modalidades.
A equipe esportiva da Rede Record fará matérias abordando economia, Jorge Amado e esporte itabunense. Já na tarde do domingo, 16, a partir das 15h, haverá shows com artistas locais, também na Beira-Rio, em frente ao Hotel Tarik, segundo o gerente de jornalismo da TV Cabrália, Tom Ribeiro.
O Ônibus Olímpico é estratégia da Record para promover os Jogos Olímpicos 2012. A rede de tevê emissora detém exclusividade brasileira na transmissão do maior evento esportivo do mundo.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reginaldo Barbosa (Bel) foi empossado na Câmara de Vereadores de Uruçuca


Vereador Bel agradeceu o apoio dos vereadores

Vereador Bel assinou no livro de posse

Juramento de posse do vereador Reginaldo Barbosa

Famíliares e amigos foram a posse de Bel

Foi empossado na manhã desta Sexta-feira, dia 15/06, o suplente de Vereador Reginaldo Barbosa (Bel) que assumiu a vaga do ex-vereador José Pedro de Oliveira Castro, que foi cassado por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2008. 
 Reginaldo Barbosa (Bel) fez o juramento na sessão de posse Presidida pelo Vereador Erivaldo Guimarães (PT) nesta manhã e logo depois participou da reunião das comissões. José Pedro foi denunciado pela Polícia Federal de manter 60 títulos eleitorais em sua residência na véspera da eleição. Segundo informações ainda cabe recurso, já que  o ex-vereador recorreu da decisão para ser julgado no cargo.

Justiça determina soltura do bicheiro Carlinhos Cachoeira


Justiça determina soltura do bicheiro Carlinhos Cachoeira

O desembargador federal Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, determinou a imediata soltura do bicheiro Carlinhos Cachoeira, de acordo com a Folha. O contraventor foi preso em fevereiro durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Detido inicialmente no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Cachoeira foi transferido para Brasília em 18 de abril.

NETO DIZ QUE VAI ESCREVER A VERDADEIRA HISTÓRIA DE GABRIELA


Hélio promete livro revelador 

Quem foi a mulher que inspirou a personagem Gabriela, do romance homônimo de Jorge Amado? A resposta está numa entrevista histórica feita pelo blog Cena Bahiana com Hélio Lima Júnior.

Hélio revela fatos históricos e arranca-rabo que envolveu a família dele e Jorge Amado. O escritor, conta Hélio, ficou muito tempo afastado de Ilhéus após a publicação de Gabriela.

A história será contada pelo neto de Lurdes Maron – a inspiradora da personagem amadiana – em textos que irão à rede social Facebook, mas que deverão se transformar em livro de memórias. “Creio que será interessante até para que os mais novos possam saber um pouco da cidade de Ilhéus”.

Clique aqui e saboreie a entrevista na íntegra

IBICARAÍ GANHA AGÊNCIA DO INSS


Agência do INSS em Ibicaraí será inaugurada nesta segunda, 18

O presidente do do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, e o prefeito Lenildo Santana inauguram nesta segunda, 18, às 9h, a agência do INSS de Ibicaraí, no sul da Bahia.

A agência funcionará na região central do município e vai atender, também, moradores de Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória. Será a primeira a ser inaugurada dentro do programa de descentralização do Ministério da Previdência Social.

Banco de Sangue da Santa Casa com estoque mínimo



A aproximação dos festejos juninos e das férias escolares, que resulta em maior número de viagens e intenso tráfego nas estradas, registra também o aumento no número de acidentes. Por conseqüência, eleva-se muito a demanda por bolsas de sangue para transfusão, enquanto, neste mesmo período, cai consideravelmente o número de doadores de sangue. Funcionando com estoque mínimo de segurança, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna necessita de uma média de 800 bolsas de sangue até o dia 30 de junho para atender a hospitais de toda região. “Fazemos um apelo para os doadores e também para aqueles que queiram doar sangue pela primeira vez que procurem o Banco de Sangue antes do São João. Não deixem de doar antes de sair em viagem, realizando assim uma reserva segurança para todos que precisarem”, declarou a enfermeira coordenadora do Banco de Sangue, Lígia Natalino.


Sobre o Banco de Sangue, a meta é manter uma coleta diária de 70 bolsas doadas, número que não ultrapassa 50 bolsas diariamente. “Mais preocupante ainda é a queda no número de doações com a aproximação de festas populares. Nesta quinta-feira registramos somente 30 doadores, o que já aponta para um cenário ainda mais crítico”, declarou Lígia. O Banco de Sangue de Itabuna atende hoje a toda região, principalmente ao Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, referência para politraumatismo. “É importante lembrar que cada doação realizada pode ser determinante na sobrevivência de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, vítimas de arma de fogo, arma branca e queimaduras, além de atender também pessoas submetidas a cirurgias de urgência e eletivas e pacientes portadores de doenças do sangue”, registrou Lígia Natalino. O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho (rua Antônio Muniz, Pontalzinho), de segunda a sexta-feira, das 7 ás 17 horas. 

Requisitos básicos para doação:
· Estar em boas condições de saúde;
· Ter idade entre 18 e 65 anos;
· Ter peso igual ou superior a 50 quilos;
· Vir alimentado, evitando alimentos gordurosos;
· Não ter comportamento de risco;
· Ter dormido pelo menos seis horas;
· Trazer RG ou documento equivalente com foto.

Resumo das Novelas


Monalisa e Tufão decidem não falar sobre Silas e Carminha. Leleco não conta para Carminha que Tufão saiu com Monalisa. Nina mente para afastar Jorginho, que sofre. Max tenta convencer Carminha a abandonar o marido. Iran reclama da mãe para Olenka. Tufão conta para Leleco que ele e Monalisa se beijaram. Cadinho explica como Jimmy poderá botar Verônica contra Noêmia. Alexia se surpreende com os galanteios de Cadinho. Jorginho pressiona Nina para saber quem é seu suposto namorado, mas ela não lhe revela nada. Monalisa e Tufão vão à praia. Silas conta para Olenka que Suelen está mentindo sobre sua gravidez. Muricy descobre que Tufão saiu com Monalisa. Nina e Jorginho se beijam.

Elisa se aproxima de Rodrigo e Miriam se afasta. Todos no edifício São Jorge ajudam a organizar o casamento de Josué e Valéria. Gabriel discute com Beatriz por causa de Cris. Melissa sonha com Zenóbio e implora pela vida de Fernando. Clara conta para Rodrigo o sonho que teve com ele. Rodrigo volta a sentir dores na nuca. Elisa sonha com a caixinha de música que apavora Clara. Flavinha entrega a Laís o dinheiro que conseguiram com a rifa. Gabriel conta para Miriam que se desentendeu com Beatriz. Fernando confessa a Dimas que tentou matar Rodrigo. Cris pede perdão a Kléber. Jacira é abordada por um fotógrafo no shopping. Melissa zomba da preocupação de Dimas com a saúde mental do filho. Fernando beija Miriam.

Inácio impõe que Rosário se afaste de Fabian. Sentindo fortes dores na barriga, Lygia vai ao hospital e, ao tentar avisar a Samuel, descobre que ele não dormiu em casa. Laércio pressiona Chayene a contar qual era a missão de Socorro no show das Empreguetes. Fabian pensa em Rosário. Rosário anuncia que vai sair do bufê e se propõe a treinar Dinha para ficar em seu lugar. Penha procura Lygia e descobre que ela foi para o hospital. A médica avisa a Lygia que ela será operada. Tom propõe a Rosário uma parceria com Fabian e ela recusa. Penha vai ao hospital onde Lygia está internada e apoia a ex-patroa. Alejandro encontra Samuel. Liara passeia com Rodinei por São Paulo e não ouve seu celular tocando. Isadora se sente ameaçada por Cida e pede à mãe para demiti-la. Rosário conta para o pai que vai morar com Inácio no quartinho do bufê. Alejandro chega ao hospital e encontra Penha.

Moisés decide ir para o Canadá atrás de Alexia. Kiko posa para fotos ao lado de Timtim. Aparecida estimula Carmem a se arrumar para receber Laura. Bertoni pede para Betão dar uma aula de kung fu sem saber que Maria é a aluna. Moisés exige que Fôjo descubra quem quer denunciá-lo na comunidade. Carmem garante a Laura que encontrará Luís Avelar. Tamtam afirma a Timtim que descobrirá a identidade de seu admirador secreto. Jefferson aconselha Dieguinho a não mentir para Tamtam. Bertoni e Fabiano elogiam a eficiência de Filipe. Guido agradece Babi por ajudá-lo na organização da inauguração do quiosque. Betão se arrepende de ter ficado com Maria e pede para conversar com Babi. Tomás procura Cristal.

Lucy observa os rebeldes. Ela fica ainda mais irritada com o grupo. João conta aos rebeldes que Miguel e Binho marcaram uma briga. Jonas e Jorge tentam ajudar Vitória. Jorge diz a Jonas que a polícia já sabe de onde partiu o roubo das fotos. Vicente conta a Marcelo que pretende pedir Becky em casamento. Marcelo guarda as alianças para Vicente. Murilo diz a João que sua ex está em seu pé. Lucy conta a verdade para Jonas. Ela diz ao diretor que Pilar e Miguel estão juntos. Tomás e Carla se beijam na sala de aula. João conta a Penélope sobre a ex de Murilo. Pedro e Diego conversam sobre o futuro da banda. Maria e Juju conversam no jardim. Penélope conta a Juju que a ex de Murilo está atrás dele. Os meninos se reúnem para assistirem a briga entre Miguel e Binho. Miguel e Binho chegam e se preparam para a briga. Pingo diz ao diretor que tem algo de errado acontecendo.

Os presentes comemoram o noivado de Eliza e Otávio. Big Blond fica arrasado e encara a sua arma. Martim pede que Toga anote o endereço do apartamento de Manuela. Toga se distrai com a comemoração. Johnny Wasp ressalta a importância da operação de março de 2011. Eliza e Otávio (Martim) o questionam sobre o que se trata. Novais luta para tirar a arma de Big Blond e ela dispara. Big Blond chora nos braços de Eliza. Big One ordena que Johnny Wasp mantenha Big Blond afastado. Big One afirma que Martim precisará ser morto se revelar a missão março de 2011. Luma não consegue esconder a frustração com a gravidez de Tônia. Otávio garante a Eliza que não sabe sobre a missão. Martim afirma que será nomeado chefe por Dallas quando o outro Martim (Otávio) morrer. Zezé diz à esposa que a namorada do filho se chama Zezinha. Mirella insiste para que Régis deixe o apartamento. Régis sugere que Mirella viaje por um tempo. Nair conta para Letícia que Régis a drogou. Letícia afirma não lembrar o que aconteceu. Evaldo repreende Marco Antonio. Eliza questiona o codinome de Otávio (Martim), Marsilis. Eliza sugere a Otávio (Martim) que Maria more com eles. Gino beija Flávia na frente de Valéria. Valéria deixa a porta do quarto aberta e Gino entra.

Abreu vai a Miguel avisar que seu habeas-corpus está prestes a sair. Ele explica que o fato de Nogueira negar acesso à testemunha e ao conteúdo da acusação pesou bastante para a obtenção de sua liberdade. Madalena diz a Isis que o nome da sua boneca é o mesmo da pessoa que lhe deu o brinquedo: Joana. Por telefone, Neusa conta que saiu de casa para Pedro. Jacson avisa aos comparsas que irão assaltar um sítio de bacanas. Roberto avisa aos amigos que um amigo que faz parte das milícias, se ofereceu para fazer a segurança do Torto contra a invasão de Jacson. Felipe continua emburrado. Madalena chora com saudades da mãe e Isis a conforta. Maria Lucia põe na conta de Mário a sugestão de Felix casar-se com Cláudia. No jantar na casa de Mário, Maria Lucia lembra da tórrida relação entre Felix e Cláudia, que resultou no “suicídio” de Oscar. Felipe continua muito rebelde e Neusa explica a Patrícia que ele tem no pai um verdadeiro herói. Boris vê Nogueira passar de carro pela orla à “caça” de companhia. Patrícia e Margarida sugerem que Neusa suma de circulação para não ficar exposta à ira do marido ao receber a notificação da separação.

Firmino flagra as crianças ouvindo a conversa de Jaime e Helena atrás da porta. A porta se abre e os alunos caem dentro da sala dos professores. Rafael afirma a Helena que vai ficar aliviado quando der umas boas palmadas em Jaime. As crianças se juntam para dizer a Rafael que ele não pode bater em Jaime. Helena leva Rafael para ver Jaime, que está tocando gaita. Rafael confessa a Helena que é difícil manter a calma depois de tanto nervosismo. Rafael fica emocionado ao ver Jaime tocando gaita e afirma que não sabia que o filho tinha talento para a música. Rafael e Jaime se abraçam. O pai pede para o filho continuar tocando o instrumento. Adriano telefona para Davi e pede a ajuda do amigo para encontrar Chulé na outra dimensão. Helena e Olívia começam a reunião de pais e mestres – eles discutem sobre a construção de uma lanchonete na escola. Eles decidem que a Escola Mundial terá uma lanchonete, que será doada pelos pais. Jaime tenta convencer a mãe a parar de fumar.

Aldo tenta contar para seu pai o que aconteceu na festa, mas não consegue. Nando conta para Vitória que Aldo o defendeu e que não é uma pessoa ruim. O médico que atendeu Esperança diz para Soraia que ela deverá ser levada a um hospital e que terá que denunciá-la. A polícia chega na casa de Soraia. O delegado questiona Soraia. Ela diz que Esperança caiu da escada, que Alícia é louca e que não vê Nando há muito tempo. Alícia grita suplicando que a soltem. O delegado ouve. Alícia pergunta para o delegado sobre Esperança e Nando. O delegado percebe que há alguma coisa errada no depoimento de Soraia. Nando pergunta para Luís Fernando o que houve com Alícia e Esperança. O delegado decide investigar o caso e prende Soraia. Nando diz para Tita que Aldo é bom e que ele o salvou. Maria conta para Luís Fernando que esteve na casa de Soraia. Soraia instrui o médico a dizer que Esperança caiu da escada e lhe dá um cheque. Nando diz para Tita que a ajudará com Aldo. Na saída para a delegacia Soraia encontra Calixta. O delegado, ao telefone, diz para Luís Fernando que Soraia foi detida e que Esperança está muito mal.

Amparo conversa com Verônica. Mário e Rosana namoram. Amparo vai ao escritório de Leonardo. Verônica e Rodrigo se beijam. Álvaro espera por Verônica na mansão. Chico e Mimi namoram. Rodrigo entra no barzinho e procura por Mário. Zulema telefona para Amparo. Verônica escuta a conversa de Rodrigo e Rosana. Rafael chega à casa de Malu. Zulema entra no escritório de Leonardo. Zulema discute com Mariano e Leonardo. Malu conversa com Constanza. Verônica e Rosana conversam. Zeca e Teca entram no cortiço com os filhos nos braços. Acontece o casamento de Mimi e Chico. Depois da cerimônia na igreja, todos vão para a festa no cortiço. Os noivos vão para um hotel. Zulema vai ao apartamento de Mário e encontra Rosana. Zulema discute com Rosana.

LULA ESTÁ LIVRE DO CÂNCER



A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula informou na noite de ontem (quinta, 14) que o tratamento contra o câncer de laringe ao qual ele foi submetido surtiu efeitos e indicaram que não há mais vestígios da doença.

Ainda assim, Lula deve limitar as atividades na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+ 20.

Os médicos determinaram que ex-presidente poupe a voz nos próximos dias em razão da sobrecarga de exames, feitos essa semana, na laringe.

Fifa garante Ilhéus como Centro de Treinamento de Seleções



A assinatura do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, no Protocolo de Intenções firmado com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) assegurou o Estádio Mário Pessoa como uma das sedes oficiais dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.
Em contrapartida, o município terá que oferecer toda a infraestrutura necessária para que a seleção participante da Copa do Mundo tenha interesse de se hospedar em Ilhéus.
“Como os dois hotéis vistoriados colocaram à disposição da Fifa um centro de treinamento e o Mário Pessoa foi aprovado na vistoria, Ilhéus já pode ser escolhida para hospedar uma das seleções”, anunciou o prefeito.
Os hotéis Jardim Atlântico e Cana Brava também estão garantidos como aptos para hospedar as seleções participantes do maior evento de futebol do mundo.
Para ser confirmada como CT e hospedagem, Ilhéus passou por duas vistorias no estádio e nos hotéis em 6 de julho de 2011 e 3 de fevereiro de 2012. Foram levados em conta distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros pontos.

Manchetes dos Jornais



NACIONAIS

A Tarde
Cientistas políticos rebatem ideia de passividade dos jovens

Correio da Bahia
Homem é condenado por matar noiva em 2005

Tribuna da Bahia
Governo antecipa parte do salário para festejos de São João

O Globo
Miro denuncia encontro secreto de Cavendish com 'tropa do cheque' em Paris

Folha de São Paulo
Polícia suspeita que executivo da Yoki tenha sido decapitado vivo

O Estado de São Paulo
Deputado fala em 'tropa de cheque' para evitar ex-dono da Delta na CPI

Correio Braziliense
Brunelli é condenado a devolver R$ 3 milhões

Jornal do Commercio
Séries C e D podem começar no São João

Estado de Minas
STF abre ação contra deputado por crime eleitoral

Valor Econômico
Divergências entre políticos e cientistas comprometem acordos

Brasil Econômico
Dólar cai, mas analistas não veem ligação com IOF

Zero Hora
Confirmada a segunda morte por gripe A no RS

INTERNACIONAIS

The New York Times
Apesar do potencial, crescimento da população latina ainda não interfere nos resultados das eleições norte-americanas

El País
Regime sírio faz guerra às crianças

Le Monde
Nem mesmo moradores do vilarejo natal de Mubarak apoiam o ex-ditador egípcio; eles também lutam pela estabilidade do país

Der Spiegel
Itália luta para não ter que recorrer à União Europeia assim como a Espanha

Herald Tribune
Intenções da Alemanha não garantem a sobrevivência do euro

ESPORTIVOS

Placar
Serginho reforça interesse do Milan no zagueiro Dedé, do Vasco

Lance
Com um a menos, São Paulo vence o Coritiba no Morumbi

Gazeta Esportiva
Bahia quer Welington e Fla está disposto a aceitar

ITAJUÍPE: JOSÉ REIS OBTEVE APOIO IMPORTANTE



Em Itajuípe o ex-candidato a prefeito, Gaúcho (2º colocado das eleições de 2008),declarou apoio ao pré-candidato a prefeito José Reis (PSC).

“Estive a analisar os nomes e de certo fiz a melhor escolha, Itajuípe só tem a ganhar com Ele”, declarou Gaúcho.

José Reis colocou o seu nome a disposição e está aparecendo muito bem nas pesquisas, em função disso foi procurado para compor com outros pré-candidatos, mas ele recusou:

“ Muitos não acreditavam agora já me procuram e declaram apoio, fico feliz e farei o meu melhor pra mudar nossa história” , declarou Reis.

Nasa encontra lago em lua de Saturno e não descarta possibilidade de existir vida


Nasa encontra lago em lua de Saturno e não descarta possibilidade de existir vida

A sonda espacial Cassini, da Nasa, detectou a formação de um lago rico em metano líquido na região central de Titã, lua de Saturno. A descoberta foi publicada na revista científica Nature. De acordo com a Info Online, a observação da sonda sugere que o oásis está abaixo da superfície do satélite. Porém, isso não descarta a possibilidade de existir vida no local. A presença de lagos nas regiões polares de Titã já havia sido encontrada, mas os cientistas acreditavam que seria muito difícil achar líquido na parte central da Lua. Isso porque a energia do sol no local, teoricamente, faria com que os lagos de metano evaporassem. Além disso, próximo às formações líquidas, os pesquisadores indicaram a possível existência de mais quatro lagoas rasas semelhantes em tamanho e profundidade aos pântanos da Terra.

NÃO DÁ APENAS CADEIA: BATER EM MULHER VAI DOER NO BOLSO DO VALENTÃO



Além de processo criminal e da possibilidade de ir para a cadeia, bater ou praticar qualquer violência contra a mulher também vai doer no bolso dos valentões. O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou nesta que a partir de agosto começa a cobrar de agressores, na Justiça, o valor das indenizações pagas a mulheres vítimas de violência.
Pelo menos oito mil casos estão sendo analisados, embora não haja previsão de quantas ações serão protocoladas. O INSS vai firmar convênio com ministérios públicos estaduais para que sejam enviados casos de vítimas de violência contra a mulher que tenham recebido pagamento de benefícios pelo INSS.
O objetivo principal da medida não é reaver o dinheiro, que é pago pelo contribuinte, e sim ajudar na repressão e na prevenção da violência contra a mulher, segundo o presidente do INSS, Mauro Hauschild. Ele disse que as ações regressivas contra os valentões também serão uma forma de prevenção da violência contra a mulher.
O primeiro caso sob análise dos procuradores do INSS o é o de Maria da Penha, farmacêutica que dá nome à lei de combate à violência contra a mulher no âmbito doméstico ou familiar. A ação deve ser protocolada em 7 de agosto, quando a Lei Maria da Penha completa seis anos.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mais 19 aves pardelas são achadas mortas na Ilha de Itaparica, na Bahia



Aves oceânicas foram recolhidas na areia da praia de Mar Grande.
Biólogos da Pró-Mar encontraram outras 32 aves na quarta-feira (14).

Um dia após as 32 aves localizadas mortas, outras 19 foram recolhidas da areia da praia de Mar Grande, na ilha de Itaparica, a cerca de 140 km da capital, nesta quinta-feira (14).
As aves são pardelas, que estão em rota de migração do atlântico sul para o litoral oeste dos Estados Unidos, passando pela costa da Bahia. Elas foram achadas por biólogos da ONG Pró-Mar.
O esforço e o calor podem ter afetado a resistência dos animais. Milhares de pardelas foram flagradas se alimentando no mar da Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia. Alguns dos animais encontrados fragilizados estão sendo cuidadas no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama).
"Para ter certeza sobre a causa da morte é preciso estudo, pelo menos necropsia. Se morreram de fome, se tem marcas ou hematomas ou vitimados por conta de alguma interação negativa com a pesca", explica o biólogo Dimas Gianuca, do Projeto Albatroz (SP).

BA: Caminhoneiro encontra bebê abandonado próximo a roda de caminhão

 
 O homem acionou a polícia após notar o choro da criança, que estava no chão, atrás da roda dianteira do veículo.

Um recém-nascido, com apenas um dia de vida, foi encontrado por um caminhoneiro em um posto de gasolina no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta quarta-feira (13). O homem acionou a polícia após notar o choro da criança, que estava no chão, atrás da roda dianteira do veículo. “Fiz de tudo para poder chegar rapidamente ao hospital, para a criança sobreviver. Foi um ato covarde da mãe da menina. Se o motorista do caminhão não tivesse ouvido o choro, ele teria saído com o caminhão e o pior teria acontecido”, conta o sargento Bonfim, do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a menina ainda exibia o cordão umbilical, comprido e amarrado, e estava desidratada, mas não corre risco de morte. Ela está internada no Hospital Geral de Camaçari. A unidade de saúde acredita que a mãe tenha feito o parto em casa e depois abandonado o bebê no posto.

Região cacaueira será destaque na Conferência Rio+20


Um projeto piloto aplicado na zona rural de Barro Preto, no sul da Bahia, desenvolvido pela CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, tem apresentado uma nova forma de produzir cacau através das variáveis econômica, social e ambiental e será apresentado, como modelo, na Conferência Mundial das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (Rio+20), no próximo dia 19. O projeto piloto intitulado: “Conservação Produtiva da Região Cacaueira da Bahia”, é o resultado da atividade técnica de conservação dos remanescentes florestais, conforme legislação ambiental, propondo ao mesmo tempo a inclusão social e a sensibilização dos produtores rurais e foi apresentado, em um dia de campo, no último dia 11, para a imprensa regional. Para o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, esse é um momento importante para a região. “Isso abre caminho para que num futuro próximo, sejam adotadas políticas públicas de estado para o cultivo, com crédito e incentivos” diz.

PRAZO DE INSCRIÇÃO NO ENEM ACABA AMANHÃ

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 terminam 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de inscritos chegou a 4 milhões na terça-feira. A expectativa é que aumente até o prazo final.
O Enem é porta de entrada para várias instituições de ensino superior (IES) que aboliram o vestibular. Este é o caso da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde candidatos a ingressar em algum dos 33 cursos de graduação (22 bacharelados e 11 licenciaturas) têm que fazer o exame.
A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras. O ENEM será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro.

MASCOTE: CAMINHÃO CARREGADO DE GESSO TOMBA NA BR-101

 
Caminhão tombou no acostamento da BR-101

 
Luís Antônio saiu ileso de acidente.
 
Um caminhão Ford Cargo Max Truck, de placa LLJ 4042, licença da cidade de Belford Roxo (RJ), com uma carga de gesso, tombou hoje pela manhã, dia 14, no quilômetro 614 da BR-101, próximo ao distrito de São João do Paraíso, município de Mascote, no sul da Bahia.

O motorista do caminhão, Luís Antonio Ramos, perdeu o controle do veículo na primeira curva após passar sobre a ponte do rio Pardo. A carga ficou espalhada pelo acostamento e pista.

Copa do Brasil - Semifinal

 

Palmeiras bate Grêmio no Olímpico

O Palmeiras conseguiu um importante resultado em busca da vaga na final da Copa do Brasil 2012. Mesmo jogando no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o time alviverde contou com dois gols no final para bater o Grêmio por 2 a 0, nesta quarta-feira, e abriu vantagem na semifinal do torneio. Mazinho, aos 42min, e Barcos, aos 46, marcaram para a equipe comandada por Felipão.

Copa Libertadores - Semifinal









Corinthians cala Vila com golaço

O Corinthians já vislumbra como mais próximo o sonho de chegar a inédita final da Copa Libertadores da América. O desejo foi solidificado por um golaço de Emerson, que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Santos nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo primeiro jogo da semifinal da competição sul-americana diante de pouco mais de 14 mil espectadores.

O time se superou diante da pressão - devido a expulsão do próprio Emerson aos 31min do segundo tempo - e "apagão" de cerca de 18 minutos no fim do confronto, ocasionado pela queda de luz no estádio.

Com novo tipo de vírus da dengue, número de casos aumenta 40%



Dengue. Em todo Estado foram notificados em Salvador 40,6% casos a mais este ano, até 4 de junho, do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de casos notificados pulou de 2.501 em 2011 para 3.517 em 2012.
E ainda pode ficar mais grave. O Índice de Infestação Predial (IIP) atingiu o nível de 4,2% em maio, ante 2,7% de janeiro. Acima de 4%, segundo o Ministério da Saúde, a cidade vive riscos alarmantes de surto da doença.

Horóscopo do Dia



ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Reserve a manhã para assuntos privados. A partir da tarde, você estará menos sensível a alterações do clima e do humor das pessoas, mas vale insistir em uma rotina tranquila e sem confrontos. Urano e Plutão tensos inclinam a acidentes.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
Durante a maior parte do dia, preserve-se de muita exposição, não chame a atenção para si nem para seus feitos e realizações. A partir da tarde, começa um período excelente para você cuidar da saúde e do visual com muito capricho.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Acontecimentos que escapam ao seu poder dinamizam área profissional, mexendo com trabalho cotidiano também. Mas você conta com proteção e sorte e pode avançar neste momento de incerteza e perigo. Faça seu jogo.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Clima conturbado no setor profissional, talvez tenha de lidar com os altos e baixos de humor de um chefe explosivo e caprichoso. Se ontem você não jogou a toalha, não será hoje. Fortaleça o espírito com mais questionamentos.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Problemas de autoridade com filhos e finanças bagunçadas por motivos além de seu controle -panorama difícil que requer de você a flexibilidade com que não nasceu. Tem que ser na base do treino! Vida social animada, ao menos.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
Contato tenso entre Sol e Marte coloca no primeiro plano questões como liberdade pessoal versus manutenção de imagem social ou status profissional. Você quer brilhar, mas algo dentro de si pede outra coisa. Tensão criativa.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
Sol e Saturno ainda em ótimo aspecto sustentam iniciativas de longo prazo nos estudos e no trabalho. No amor, até o início da tarde é bom levar em conta que seu parceiro pode ter rompantes e mudanças bruscas de humor.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Seu planeta regente Marte anda às turras com o Sol, uma briga de poder sem vitoriosos. Significa contendas com parceiros e amigos por conta de procedimentos e encaminhamento de trabalho. No amor, reticências.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Clima astral favorável para você até meados da tarde -seu arrojo e iniciativa são essenciais para tocar projetos em equipe e com parceiros menos ousados. À tarde, o temor do novo aumenta. Cuidado com gastos financeiros.

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Esforce-se para parecer mais leve, fazendo menos pressão sobre familiares. Mesmo que seu julgamento continue implacável, reserve suas conclusões para si mesmo. Assim criará menos tensões inúteis ao seu redor. Acúmulo de tarefas.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
Tempos difíceis estes, em que a vontade de ousar se choca com forças de controle poderosas. Mas sempre foi assim na história. E por isso pessoas como você sabem ir além, surpreendendo com ideias novas.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
Hoje é dia de Júpiter, seu regente, que transita o ágil Gêmeos, signo de versatilidade e de inúmeras habilidades. É como se você pudesse acessar, agora, todo um reservatório de talentos esquecidos. Conhecimento traz mudança.

Resumo das Novelas


Monalisa aceita sair com Tufão. Carminha diz a Max que continuará manipulando a família de seu marido. Iran e Suelen criticam as atitudes de Monalisa. Carminha se faz de vítima diante de Muricy e Ivana. Tufão aconselha Jorginho a ir atrás de seu amor. Alexia não consegue resistir a Cadinho. Nina se preocupa ao ver o estado em que Carminha deixou Lucinda. Verônica e Noêmia procuram o marido na empresa. Alexia decide deixar Cadinho tentar conquistá-la e Paloma fica radiante. Muricy perdoa Carminha. Dolores pede para trabalhar no salão de Monalisa. Carminha procura Tufão na casa de Leleco. Lúcio vê Monalisa entrar no carro de Tufão e conta para Silas. Jorginho sai de casa assim que Carminha chega. Tufão e Monalisa se beijam.

Miriam tranquiliza Fernando com sua visita. Carmem, Jacira e Gracinha finalizam os últimos preparativos para a festa de casamento de Valéria. Miriam avisa a Melissa e Dimas que está disposta a ajudar Fernando. Rodrigo estranha a forma com que Clara trata Elisa. Marlene desiste de brigar com Laís ao ver que ela está doente. Cris ameaça morar com o pai para que Beatriz não se case com Gabriel. Uilha ajuda Marlene a cuidar de Laís. Clara vê uma sombra atrás de Elisa e Rodrigo e implora que Miriam o salve. Melissa ironiza Dimas quando o marido fala que eles podiam ajudar Fernando a reconquistar a ex-noiva. Elisa ouve Clara afirmar que Rodrigo e Miriam nasceram um para o outro.

Socorro avisa a Chayene que o plano deu certo. Brunessa provoca Rodinei e Liara. Brunessa envia uma foto de Conrado e Humberto no show para Isadora. Cida, Penha e Rosário tomam chá antes de entrar no palco. As Empreguetes cantam normalmente e Socorro se desespera. Chayene nota que está sem voz e conclui que Socorro trocou os chás. Rosário dedica uma música a Inácio e ele se emociona. Socorro toma também o chá errado para provar sua fidelidade a Chayene. Fabian sobe ao palco e faz uma homenagem a Rosário. Inácio fica com ciúmes e vai para cima de Fabian. Isadora e Ariela vão atrás de Conrado e Humberto no show. Gentil paquera Penha e Sandro fica enciumado. Isadora flagra Conrado com Cida no camarim. Penha recebe flores de Lygia e se comove. Samuel sai de casa escondido. Inácio procura Rosário e diz que eles precisam conversar.

Gabriel avisa a Carcará que denunciará Moisés. Natália implora que Gabriel não conte para Moisés que sabe que o assalto foi forjado por ele. Timtim incentiva Maria a voltar com Betão. Laura ajuda Fabiano a escolher sua roupa para a coletiva de imprensa. Nelson desaprova a atitude de Natália de ter contado para Gabriel sobre a prova contra Moisés. Filipe repreende Betão por não aceitar o casamento do pai com Natália. Laura ronca e Fabiano decide dormir no sofá. Beatriz motiva o neto a esquecer Alexia e se concentrar no trabalho. Betão se incomoda ao saber que Gabriel será o protagonista do seriado. Bernardo sai com outra garota e Débora tenta disfarçar a raiva. Aparecida pede para Laura visitar Carmem. Cristal avisa a Moisés que ele está prestes a ser preso pela armação do assalto.

Big Blond afirma que já sabia que deveria ser substituído por Martim. Big Blond diz a Novais que o falso Martim não poderia tomar seu lugar. O líder da gangue garante que Toga pode provar a identidade de Otávio. Martim pede para Toga assinar o cheque a ser descontado em nome de Otávio. Toga conta para Martim que foi chamado ao Rio de Janeiro por Big Blond. Maria observa os preparativos para o casamento. Martim pede para a babá descontar o cheque. Martim conta para Manuela que assistirá ao casamento como Otávio Benaro. Manuela fala para Caio que está voltando para o Rio de Janeiro. Luciana encontra o capuz e sente o perfume de Eneida. Letícia recupera a consciência. Mirella culpa Marco Antonio pelo que lhe aconteceu. Mirella pede que Marco Antonio a deixe voltar para casa. Johnny Wasp conta para Otávio que ele deverá assumir o comando da organização no Brasil. Eliza fica feliz ao pensar que está livre. Novais afirma que Big Blond lutará para manter seu cargo. Flávia interrompe o clima entre Valéria e Gino. Flávia conta para Valéria que decidiu dividir o quarto com Gino. Gino fica constrangido com a situação. Mirella pede a Yara que fale para Marco Antonio esquecê-la. Mirella volta para casa e não encontra Régis. Otávio lê o código de ética da organização. Novais oferece a sua lealdade a Otávio (Martim). Novais desconfia quando Toga chama Otávio de Martim.

Neusa pega Felipe no colégio e avisa que não irão para casa. Nogueira descobre que Neusa não está na academia ele liga para o celular dela, mas Neusa não atende. Joana lê a carta que Rosária lhe escreveu. Sueli leva Madalena para conhecer a mansão enquanto Boris explica a situação da menina para Isis. Madalena fica maravilhada com a casa, especialmente com a piscina. Boris faz para Isis um relato da situação de Rosária, inclusive do episódio da bomba. Nogueira lê a carta em que Neusa avisa que o está deixando e que Felipe está com ela. Nogueira quebra objetos da casa e grita ameaças a Neusa. Boris pede a Isis para ficar com Madalena até que Rosária volte, mas ela resiste à idéia pelo momento que vem passando. Joana tem certeza que Rosária sofreu alguma ameaça, mas combina com Carmem e Lucília de contarem para o pessoal do Torto a história da viagem urgente com a filha. Em dúvida, Isis pede um tempo para pensar na proposta feita por Boris, mas ele força a barra dizendo a Madalena que aquela é sua nova casa. Com Claudia no carro, Felix recebe um telefonema de Carla, e frio e sem paciência, acaba desligando na cara da garota.

Jaime tem um pesadelo e acorda sobressaltado. Rafael decide ir procurar Jaime no meio da noite. Jaime conta a Bituca que teve um pesadelo, estavam batendo nele. Jaime afirma a Bituca que não quer voltar para a casa de seus pais. Os alunos da Escola Mundial se encontram na casa abandonada e decidem procurar Jaime no campo, onde mora o mendigo maluco. Helena telefona para Rafael, que a informa que ainda não tem notícias sobre Jaime. A Patrulha Salvadora começa as buscas. Daniel divide os patrulheiros em grupos para começar as buscas. Valéria, Cirilo e Alícia observam um mendigo com um enorme saco nas costas, eles pensam na possibilidade de Jaime estar dentro do saco. José e Paula vão à casa de Rafael e Eloisa para confortar o casal. Paula tenta acalmar Eloisa, que está em prantos. Maria Joaquina e Bibi tomam sol à beira da piscina. Maria Joaquina diz a Bibi que não para de pensar em Jaime. Valéria, Cirilo e Alícia contam que viram o mendigo maluco.

Maria pergunta a Nando quem o feriu. Aldo tem medo que o escândalo da festa prejudique seu pai. Nando recupera a consciência e pede para Maria ajudar Alícia. Nando diz para Maria que foi Soraia quem o feriu. Nando conta para Maria o que aconteceu na casa de Soraia. Soraia tranca Alícia e diz para os empregados que Esperança caiu da escada. Aldo diz para Soraia que Esperança está morrendo e que ela é uma assassina. Luis Fernando denuncia Soraia para a polícia. Soraia pede a Aldo que saia da cidade para não comprometê-la. Maria vai à casa de Soraia para tirar satisfações. Maria diz para Soraia que ela e Luís Fernando não descansarão enquanto não a virem na cadeia. De La Vega conta para Vitória o que aconteceu com Nando. Maria diz a Soraia que quer ver Alícia e Esperança. Soraia, aos gritos, ofende Maria. Maria lhe dá um tapa.

Rodrigo bate à porta da casa de Verônica. Rodrigo arromba a porta da casa de Verônica. Margarida dá uma xícara de chá para Verônica. Carmem visita Verônica. Mário entra no escritório de Leonardo. Rosana vai ao apartamento de Mário. Rodrigo e Verônica almoçam. Rubens e Malu conversam. Verônica volta para a mansão. Camila e Rebeca conversam. Amparo entra no quarto de Verônica.