Pages

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Governo concede área para o Porto Sul



O contrato de concessão de área do Estado para implantação do terminal de uso privativo da empresa Bahia Mineração (Bamin) no Complexo Porto Sul, a ser instalado em Aritaguá (Ilhéus), será assinado nesta quinta-feira (6), às 14h, na Governadoria. O ato contará com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da Bamin, José Francisco de Viveiros. Também participam da cerimônia os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Augusto Costa (Indústria Naval e Portuária), além do diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes. O terminal movimentará o minério de ferro produzido pela empresa – cerca de 25 milhões de toneladas/ano. A Bamin é a primeira investidora privada no novo complexo portuário da Bahia. O Porto Sul movimentará cargas de todos os tipos de granel (minérios, grãos agrícolas, óleos, combustíveis) e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.

DILMA SANCIONA LEI DE CRIAÇÃO DA UFESBA

Ao lado de Wagner e do ministro Mercadante, Dilma sanciona lei da Ufesba (Foto Roberto Stuckert Filho/PR).

A lei de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) foi sancionada há pouco pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante cerimônia com a participação do ministro Aloizio Mercadante (Educação), governadores do Pará, Ceará e Bahia, prefeitos e deputados federais. Além da Ufesba, a Bahia também ganhará a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), que terá sede em Barreiras.
Itabuna será a sede da Ufesba, instituição que deve começar a funcionar em 2014 comcampi também em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, com 36 cursos de graduação e capacidade para 11,1 mil estudantes. A presidente também sancionou leis de criação de universidades no Pará e no Ceará.
A Ufoba terá reitoria em Barreiras, além de campi em Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. Contará com 35 cursos de graduação, atendendo até 7.930 estudantes.
A presidente Dilma Rousseff citou impacto positivo das universidades nas regiões onde serão implantadas. “As universidades em Itabuna e Barreiras terão efeito em toda a região próxima às sedes”.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as novas universidades vão oferecer 145 cursos de graduação e 38 mil vagas. Em 2014, o Brasil atingirá a marca de 63 universidades com as novas instituições criadas hoje.

Absurdo no presidio de Itabuna



Hoje à tarde, internos do Conjunto Penal de Itabuna ligaram para o programa O crime não compensa, apresentado pelo repórter Oziel Aragão na Rádio Difusora, para denunciar supostos abusos cometidos pela direção da unidade prisional.
Segundo eles, a comida é estragada e há espancamento de internos. Um dos deles disse que estava em uma cela com outros 14 internos. Os presos comentaram a rebelião ocorrida em 26 de maio. Por fim, disseram que está tudo “calmo” em Itabuna porque eles querem.
No final, mensagem para aterrorizar: “Está todo mundo (internos) se armando, quebrando parede e fazendo arma com ferro para se defender”. O programa apresentado por Oziel, que também mantém o site Plantão Itabuna, é dono de uma das maiores audiências do rádio sul-baiano.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Brasil pode ter 400 novos municípios


Brasil pode ter 400 novos municípios

A Câmara Federal poderá votar nesta terça-feira (4) um projeto de lei que permite a criação de 400 novos municípios brasileiros, 50 deles na Bahia. A proposta, que estava engavetada desde 2008 e recebeu no dia 7 de maio o caráter de urgência, estabelece as regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios no país. Além do texto do autor, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o projeto tem 15 anexos sobre o tema. Levantamento realizado no mês passado pelo G1 nas 26 assembleias legislativas brasileiras indica pelo menos 397 pedidos de criação de novas cidades. O dado mais recente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apurado em 2011, apontava 807 iniciativas. Emenda constitucional aprovada em 1996 define que a criação de novos municípios só pode ser feita por meio de autorização em lei complementar federal. O caráter de urgência aprovado na Câmara permite uma tramitação mais rápida do projeto, sem a tradicional passagem pelas comissões da Casa.

CONCURSOS OFERECEM MAIS DE 25 MIL VAGAS


concursos

Pelo menos 25.286 vagas estão sendo oferecidas em concursos públicos neste semana em todo o país, segundo a publicação especializada Folha Dirigida.
Das vagas, 11.442 são destinadas a quem possui nível superior. Outras 9.010 são reservadas aos que têm, pelo menos, o Ensino Médio. Alguns dos concursos encerram prazo de inscrição nesta segunda (3). Clique no link abaixo e confira quais os concursos e os respectivos editais.

VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL COMEÇA NO SÁBADO

Campanha tem meta de vacinar quase 1 milhão de crianças na Bahia (Foto Walquerley Ribeiro)

A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil começa no próximo sábado (8) em todo o País. A primeira etapa deste ano tem como meta imunizar 13 milhões de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.
A Secretaria Estadual de Saúde espera vacinar 974.776 crianças. A ação do próximo sábado vai envolver cerca de 10 mil profissionais do SUS e voluntários em toda a Bahia, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Vacinações da Sesab, Fátima Guirra.
Fátima informa que o estado imunizou 1.035.945 crianças menores de cinco anos em 2012, atingindo índice de cobertura vacinal de 95,86%. A primeira etapa da campanha de vacinação vai até dia 21 de junho.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

URUÇUCA: DEFINIDOS FINALISTAS DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE URUÇUCA















Com excelente público, as equipes do Comercial e PSG brindaram os espectadores presentes, ao estádio Ferreirão, com futebol de alta qualidade, quando empataram pelo placar de 2 x 2. A partida foi bastante movimentada, tendo como destaque o meio campista, Erlan Dias,  que dominou o setor, alimentando os atacantes da equipe do Comercial.
Com o empate, por ostentar melhor campanha na fase de classificação, o Comercial classificou-se para finalíssima, com a equipe do Banco do Pedro, no próximo domingo, 9, no estádio Ferreirão. A partida teve a transmissão da 104 FM, sob o comando do locutor Edenildo Braga e na narração de Valter Luís, os quais deverão estar participando da finalíssima, no próximo domingo. De acordo, com o Diretor de Esportes, Jorge Luís Sena Gomes, a programação da partida final está sendo bem elaborada, pela comissão organizadora e o público irá vibrar com as surpresas, que serão levadas ao evento.

FICHA TÉCNICA:
COMERCIAL: William, Rafael, Basileu, Fernando César, Valdinei, Josevaldo, Mateus (Josenilson), Edmilton, Vandilson (Everaldino), Erlan e Gean.
PSG: Tiago, Lucas (Joadson), Luiz Felipe, André, Vilobaldo, Alan (Rômulo), Davi (Marciel), Patrick, Rafael, Paulo Rossi e Marcos.
Gols: Edmilton, aos 22min e Gean, aos 31min, do 1º tempo (Comercial); Patrick, aos 11min e Paulo Rossi, aos 36min, do 1º tempo (PSG).
Arbitro Central: Reginaldo Santos
Auxiliares: Alex Cardoso e Cleber Miranda
Cartões Amarelos: Fernando César, Robson, Vandilson, Mateus e William, pelo Comercial; Alan e Marcos, pelo PSG.
Público pagante: 530 expectadores
Renda: R$ 1.060,00
ASCOM

Brasileirão - Série A 2013, 3ª Rodada


Inter é surpreendido e perde invencibilidade para Bahia

Fernandão fez o 2º gol do Bahia
O Campeonato Brasileiro teve uma grande surpresa, neste domingo, em Caxias: o Bahia fez um gol no começo do jogo e conseguiu superar o anfitrião Internacional por 2 a 1, apesar da pressão sofrida nos minutos finais. Com isso, o time gaúcho sofreu sua primeira derrota na competição, enquanto a equipe de Salvador conquistou sua primeira vitória no campeonato.

Segurar o ímpeto colorado no Rio Grande do Sul é desafio para poucos, mas valeu mais três pontos ao baianos, que, com os gols de Ryder e Fernandão (Forlán descontou) se afastam da zona de rebaixamento após a terceira rodada do Brasileirão - ficam em décimo.

São Paulo empata com Atlético-MG e mantém ponta

O São Paulo teve um domingo complicado, mas conseguiu arrancar um empate por 0 a 0 com o Atlético-MG no Estádio Independência, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e sustentar a primeira colocação da tabela. O time tricolor perdeu o lateral esquerdo Tiago Carleto por lesão logo aos 5min de jogo e, no segundo tempo, ainda viu o volante Denilson ser expulso de campo. A equipe de Ney Franco talvez tenha sido a mais satisfeita com o resultado. Afinal, embora tenha sido melhor, estava fora de casa e jogou a maior parte do segundo tempo com um homem a menos.

Animais na pista provocam acidente na Coaraci-Itajuípe



O veiculo Fiat Mille, placa policial JRJ 3338, trafegava no sentido Itajuípe-Coaraci nas imediações da penúltima curva antes de chegar em Coaraci e logo após o Posto Atalaia quando se chocou com animais na pista. O condutor do veículo, conhecido como Landinho perdeu o controle do veículo e caiu dentro do mato numa distância de cerca de 10 metros da pista. Segundo informações cerca de 50 animais entre bois a vacas estavam sendo tocados por vaqueiros na pista. O acidente aconteceu por volta das 23h e havia muita formação de neblina na região. Não houveram vítimas fatais, apenas ferimentos leves. A frente do veículo ficou totalmente destruída devido o impacto. A polícia militar estava no local para fazer o controle do tráfego na rodovia. 

Terremoto deixa um morto e 21 feridos em Taiwan


Terremoto deixa um morto e 21 feridos em Taiwan

Um forte terremoto que atingiu Taiwan neste domingo (02) matou pelo menos uma pessoa e deixou 21 feridos, segundo autoridades locais. De acordo com o Centro de Sismologia de Taiwan o tremor teve magnitude 6,3, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos avaliou a magnitude em 6,2. O terremoto foi registrado a 32 km a leste da região central de Nantou e também foi sentido na cidade de Hong Kong, que fica a mais de 700 quilômetros de distância. A Agência Nacional de Bombeiros disse que um alpinista foi morto depois de ter sido atingido pela queda de rochas no Monte Ali no centro de Taiwan, enquanto outras três pessoas ficaram gravemente feridas. "Este é o maior terremoto deste ano. Como a origem do terremoto foi na superfície e isso aconteceu no centro da ilha, sua velocidade pode ser sentida em toda a ilha," afirmou Lu Pei-ling, vice-chefe do centro de sismologia a repórteres. Autoridades locais informaram à agência AFP que quatro helicópteros foram enviados para explorar a área em torno do epicentro com o objetivo de obter mais informações sobre os danos causados. Informações da Agência Estado.