Pages

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Trabalhadores de Uruçuca, Ilhéus e Itacaré terão cursos na área de turismo

Domingos Leonelli (Secretário de Turismo da Bahia), Fernanda Silva (Prefeita de Uruçuca) e Euro Araújo (IF Baiano)


Conversa entre Domingos Leonelli, Fernanda Silva ao lado de Weslen Moreira (Diretor de Serviços da Bahiatursa)

Jean Macêdo (Ascom) em entrevista com o secretário Domingos Leonelli (Turismo)

Outros assuntos foram tratados entre prefeita e governo
A Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia (IF Baiano) e as prefeituras de Uruçuca, Ilhéus e Itacaré firmaram nesta quinta-feira (10), um termo de cooperação para execução dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O ato foi realizado durante a cerimônia de posse dos novos dirigentes da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e do professor Euro Araújo, do IF Baiano.
A parceria vai resultar na oferta de cursos de idiomas (inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais – Libras) e de hospitalidade e lazer da linha do Pronatec nos municípios de Uruçuca, Ilhéus e Itacaré.
Para a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva estes cursos vão proporcionar melhor conhecimento e uma melhor qualidade de mão de obra para os nossos trabalhadores da cidade e da região.
Tendo o turismo como uma das suas especialidades, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia (IF Baiano) já oferece um curso de formação de guias de turismo e, por meio do Pronatec, está qualificando 40 agentes de informações turísticas.
De acordo com o secretário Domingos Leonelli, que representou o governador Jaques Wagner no evento, o sul da Bahia representa muito para o turismo do Brasil e a Costa do Cacau precisa proporcionar treinamento para atender cada vez melhor os nossos turistas.
Nesta sexta-feira Fernanda e Leonelli fizeram uma visita as Fazendas Provisão e Mucambo para realização de novos empreendimentos na região.
A prefeita Fernanda Silva convidou o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli para uma visita em Serra Grande durante o mês de fevereiro.

Horóscopo do dia 20/01/2013







ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
A mudança astral destes dias contribui para maior socialização. Afinal, com Sol e Mercúrio em Aquário, será mais animado e instigante ficar com os amigos e engatar atividades com eles do que sozinho. Novidades no ar.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
Um breve porém poderoso contato de Mercúrio com Urano reverbera ideias inovadoras e contatos estimulantes -tudo por acaso, ao sabor das circunstâncias. Esteja apenas conectado com o ambiente e capte as ondas astrais!

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Seu regente Mercúrio entrou em Aquário. Quer melhor novidade do que essa? A pedida é estar com os amigos, curtir a vida com eles e trocar ideias, bolar novidades e engatar viagens e estudos em conjunto. Muito amor para você.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Às vezes, o distanciamento ajuda a encarar a realidade. Já foi dito isso e, com Mercúrio, o pensamento distanciado, objetivo, que relativiza emoções, é o segredo para você acabar com suas preocupações e medos.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Relações movimentadas aguardam o leonino a partir de hoje! Sol e Mercúrio animam vida social e afetiva com gente nova, interessante, que traz desafios e tira você do ramerrão de sempre. Isso é vida -e um belo desafio.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
O planeta Mercúrio, que comanda seu signo, adentra o engenhoso Aquário. Marca, assim, uma época mais rica em aprendizado, testes e estudos. Seu brilho intelectual poderá ser aplicado nas tarefas do cotidiano com originalidade.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
A boa notícia de hoje é que Mercúrio em Aquário soma leveza e comunicação ao cenário astral que já está melhor para você a partir de ontem. O amor e o romance se tornam aspectos centrais. Inteligência e criatividade.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Você pode conversar mais com um ou outro parente agora. Os papos serão animadores, lançarão luz sobre seu passado, e isso o ajudará a entender melhor seu momento e seus condicionamentos. Movimentação em casa.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
É um bom momento para modificar seu entorno. Uma viagem enriquecedora, um estudo que melhore habilidade na comunicação, contato mais íntimo com amigos queridos -meios de tornar sua vida mais interessante e animada!

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Agora chegou o momento de testar algumas teorias na prática do ganha-pão diário. Em vez de ficar nas abstrações, você tem mais é que colocar em prática as leis e regras que aprendeu. Adaptará algumas e isso será a sua novidade.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
Nervosismo e desatenção, além de uma necessidade crescente de movimento: é Mercúrio, o pequeno planeta, o comunicador astral, que desde ontem promete animar sua vida para valer. Encontre um meio de canalizar bem tudo isso.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
Época de guardar segredos e de analisar no íntimo os sentidos finais do que vem fazendo no seu cotidiano. Mercúrio em Aquário promete enviar sonhos e informações valiosas para você por meio da inspiração e da meditação.

Resumo das novelas 19/01/2013


Ayla vai embora com Zyah de seu noivado e Ekram vê os dois. Sarila recebe o noivo da enteada e fica satisfeita com o presente que recebe. Tamar avisa que a irmã sumiu. Zyah leva Ayla para a casa de Cyla e Tartan. Lívia proíbe Wanda de fazer qualquer coisa contra Morena até o fim das investigações. Pescoço fica intrigado com o interesse de Vanúbia em Russo. Salete reclama para Stênio que Drica e Pepeu não lhe pagam. Fatma descobre que Pepeu pegou o dinheiro de Berna. Morena pede para Théo acompanhá-la ao desfile de Lívia. Carlos pede para Antônia não fazer nada que contrarie as ordens do juiz. Celso viaja com Raissa para não deixar que ela se encontre com a mãe. Waleska alerta Rosângela sobre Irina. Lucimar leva Russo a um baile e Vanúbia chega ao local. Berna implora que Helô salve seu casamento.

Zé Maria deixa Elias com Jurema e sai à procura de Isabel. Luciano expulsa Neusinha do teatro. Zé Maria pede ajuda a Edgar para tirar Isabel da cadeia. Quequé descobre que Luciano é filho de Diva. Edgar comunica a Isabel que ela responderá ao processo em liberdade. Albertinho sugere à mãe que Umberto seja seu advogado. Bonifácio fica furioso ao saber que Fernando se tornou o acionista majoritário da fábrica.

Roberta repreende Dino. Nando confirma à namorada que foi Otávio quem mandou ele falar sobre a fábrica. Charlô não gosta de saber que Ulisses foi demitido por Isadora. Lucilene apoia Ulisses. Nando conversa com Roberta sobre o contrato de exportação da Positano. Nieta sugere que Dino forje as contas da Positano para obrigar Roberta a assinar contrato com Giocondo. Charlô se surpreende por Vânia querer trabalhar como vendedora da loja. Charlô ouve Carolina ameaçando Nando. Charlô questiona Nando sobre Carolina. Zenon se encanta com Charlô. Roberta fica surpresa com o balanço que Dino lhe mostra. Fábio procura Felipe.


Comunicado a funcionários públicos e prestadores de serviços da Prefeitura de Uruçuca



A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva convida todos os Servidores Públicos Municipais e Prestadores de Serviços para a realização do cadastramento funcional  que  acontecerá  de  14 a 18 de janeiro de 2013 (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira), no horário das 07:00 às 13:00 hs no Centro de Cultura Água Preta .
Decreto n° 003/2013
De 09 de janeiro de 2013-01-10
Publique-se. Registre-se. Cumpra-se.
Gabinete da Prefeita Fernanda Silva

ASCOM: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Uruçuca

Uruçuca, 10 de janeiro de 2013

PT SEGUE ORIENTAÇÃO DE WAGNER E NÃO FARÁ OPOSIÇÃO A VANE


Jonas Paulo acompanhou reunião do diretório (Foto Pimenta).
O diretório municipal do PT decidiu que não fará oposição ao governo do prefeito Claudevane Leite, Vane do Renascer (PRB), em reunião de mais de quatro horas, ontem à noite, com a presença do presidente estadual do partido, Jonas Paulo.

O partido (ou metade dele) defenderá a governabilidade, sem criar empecilhos à nova gestão municipal. Porém, o filiado que ocupar cargo no governo municipal terá que se licenciar ou deixar o partido, informa o Blog do Thame.
Durante a reunião, pesou o fato de que não faria sentido reforçar a oposição ao novo governo se o partido não teve o mesmo comportamento durante a gestão do ex-prefeito Capitão Azevedo. A oposição ao prefeito do DEM era tímida.
A decisão do diretório local, referendada por Jonas Paulo, acalma os ânimos e agrada -em parte – aos grupos ligados aos deputados federais Geraldo Simões e Josias Gomes.
O grupo do ex-prefeito de Itabuna defendia oposição ao governo, enquanto o de Josias defendia reciprocidade com o PRB com o PT na base aliada de Vane, repetindo o que acontece nos planos estadual (Jaques Wagner) e federal (Dilma Rousseff). Os dois governos têm apoio do PRB.

LEI PROÍBE FUMO EM ESCOLAS


O governador da Bahia, Jaques Wagner, sancionou a lei que proíbe o fumo nas escolas da rede estadual. A norma, fruto de projeto de autoria do deputado Targino Machado (PSC), foi publicada nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial, e já se encontra em vigor.

Pelo dispositivo, o ato de fumar no interior de um estabelecimento de ensino do Estado será considerado transgressão, ficando “a diretoria, coordenação ou equivalente, responsável pelo cumprimento da lei”.
A norma dispõe que, ao constatar a infração a esta regra, o responsável deverá advertir o infrator, determinando que ele se retire do estabelecimento.

PISO DO MAGISTÉRIO TERÁ REAJUSTE MENOR EM 2013


Da Agência Brasil
magistério
O valor piso salarial nacional do magistério da educação básica terá reajuste de 7,97% em 2013. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Ministério da Educação. Com o aumento, o valor passa de R$ 1.451 para R$ 1.567 e já será pago, por estados e municípios em fevereiro. A composição do piso leva em conta o custo anual por estudante dos últimos dois anos, calculado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O reajuste do piso em 2013 não segue a tendência de aumento dos últimos dois anos, quando foi registrado 22%, em 2012, e 18%, em 2011. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o reajuste menor é por causa da desaceleração da economia e da queda na arrecadação de receitas. O Fundeb é um fundo contábil e composto por uma cesta de impostos e transferências estaduais e municipais, e sua vigência se estende até 2020. Por lei, pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para pagamento do salário dos professores e gestores educacionais.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Uruçuca: Estão abertas as matriculas da rede municipal de ensino para o ano letivo 2013



D. Alessandra mãe do aluno Carlos Dias sendo atendida pelo funcionário Eduardo Varjão 

O secretário de educação do município de Uruçuca, Fabrício Santos Silva comunica a comunidade de Uruçuca, Serra Grande e Zona Rural que as matriculas da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2013 encontram-se abertas. Os alunos e ou responsáveis devem comparecer munidos de documentos nas escolas do município.
A senhora Alessandra dos Santos Dias esteve hoje no Cemur para realizar a matricula de seu filho Carlos Daniel Dias, 11 anos, e vai cursar a 5ª série do ensino fundamental, ela foi recebida pelo professor Eduardo Ferreira Varjão e em minutos falou da facilidade encontrada naquele colégio para matricula e desejou aos funcionários um bom trabalho em 2013.  
“Precisamos adiantar boa parte das tarefas da educação e providenciarmos todo o material necessário para a realização da semana pedagógica. A secretaria de educação ainda vai debater a qualidade da merenda, fardamento e calendário para 2013 com o sindicato e executivo”, disse Fabrício Santos Silva.
Para a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva a rede municipal de ensino pretende garantir os melhores professores e a melhor infraestrutura nas escolas para que os alunos permaneçam estudando com dignidade durante todo o ano letivo.
Texto e Foto: Jean Macêdo e Jorge Sena / ASCOM

Serra Grande vai ganhar Campus Integrado de Educação (Creche, Escola de Ensino Fundamental e Escola de Ensino Médio)

O Empresário Renato Guedes (Txai Resort) recebeu Fernanda Silva (Prefeita Municipal)
Resultado da reunião foi bom para Serra Grande
Área fica próximo a um bairro de Serra Grande e agradou a prefeita de Uruçuca


Txai na língua dos índios Kaxinawá, do Acre significa, "mais que amigo, mais que irmão, a metade de mim que habita em você, a metade de você que habita em mim. É baseado nesta língua que a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva e a comunidade de Serra Grande deverão utilizar a fala dos Kaxinawá para agradecer ao empresário Renato Guedes (Txai Resort) pelo presente doado ao município de Uruçuca.
Em reunião esta semana com a prefeita Fernanda Silva, o empresário Renato Guedes fez a doação do terreno para construção da Nova Escola de Serra Grande/ Chamada de Campus Integrado de Educação de Serra Grande (Creche, Escola de Ensino Fundamental e Escola de Ensino Médio). Ela ainda convidou o empresário para parceria em um curso (pelo Ministério do Turismo) para qualificar 30 mulheres de Serra Grande.
A prefeita Fernanda Silva agradeceu a dedicação do empresário Renato Guedes a nossa comunidade e pediu apoio para que novos empreendimentos se instalem em Serra Grande e Uruçuca para criação de novos empregos para as comunidades.
Agradecida pelo presente para a comunidade de Serra Grande a prefeita  lembrou do trecho da música de Milton Nascimento que diz, “Txai é quando sou o teu igual, dou o que tenho de melhor e guardo teu sinal.
ASCOM

Educação, Gabinete e Sindicato discutem reivindicações para 2013




O chefe de Gabinete da prefeitura municipal de Uruçuca, Ednei Bonfim, recebeu na manhã desta quarta-feira (09), em seu gabinete, o secretário de educação, Fabrício dos Santos Silva e representantes da APLB- Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia- Delegacia Sindical Costa do Cacau- APPI- Núcleo Sindical de Uruçuca.
A visita liderada pela coordenadora da instituição, Rita de Cássia Marcelina, contou ainda com a participação dos dirigentes sindicais, Antonio Roque Silva, Cláudia Alves e Maria de Lurdes que apresentaram a pauta de reivindicações da categoria, aprovada em assembléia na última terça-feira.
Essa primeira reunião foi marcada pelas reivindicações apresentadas pelo sindicato e a apresentação da situação calamitosa encontrada em Uruçuca de responsabilidade do ex-gestor do município, apresentada pelo secretário de educação. Na pauta sindical estiveram em discussão temas como: Reposição Salarial, Alimentação Escolar, Licença Maternidade, Saúde do Trabalhador, Reforma e Construção de Novas Escolas, Criação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Educação e o calendário letivo de 2013.
O secretário relatou aos sindicalistas o estado de desorganização e problemas estruturais aos quais se deparou ao assumir a secretaria. Fabrício dos Santos Silva assegurou que medidas de emergência já estão sendo tomadas para garantir que não haja ainda maiores prejuízos aos alunos da rede municipal e vai lutar contra o tempo para recuperar as depredações ocorridas nas escolas.
“Para a categoria e aceitação pautada no diálogo e na construção coletiva serão capazes de proporcionar o entendimento entre as partes: Governo e sindicato e só assim vamos gerar conforto, satisfação e segurança para ambas as partes”, disse a Coordenadora. Sindicato e Executivo deverão definir posições da pauta de reivindicações em uma nova reunião na próxima semana. 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Festival de Serra Grande reúne música alternativa e artes integradas



Música alternativa de primeira e artes integradas são as atrações do Festival de Serra Grande, que acontece nos próximos dias 19 e 20, no distrito praiano. O evento é realizado pelo Teatro Popular de Ilhéus e o Movimento Vila Aprendiz, com apoio do Instituto Arapiaú e Prefeitura de Uruçuca, e reunirá 12 bandas alternativas de Ilhéus, Uruçuca, Itacaré e Itabuna, além expressões artísticas como grafite, batalha de rap e cinema. O ponto de encontro será a Praça Pedro Gomes e os shows gratuitos acontecerão a partir das 17 horas. Segundo um dos organizadores, Elielton Cabeça, o Festival de Serra Grande não ficará restrito apenas aos dois dias e, ao longo da semana, serão realizadas outras atividades. “O evento agrega parte desta grande diversidade de bandas e artistas que não têm espaço na mídia tradicional, mas desempenham um trabalho sério e de alta qualidade”, complementou. A intenção é que a iniciativa não fique restrita à primeira edição e seja realizada anualmente. A abertura do Festival de Serra Grande contará com shows das bandas Manzuá, Ethiopia Federation, Improviso Nordestino, Maturu, Kirimurê e Serra Elétrica. No dia seguinte, será a vez de O Quadro, Dr. Imbira, Mortpifera, Rogério de Luca, Bruta Raça e Estação 39. Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site: festivaldeserragrande.com.br.

Uruçuca: Ex-prefeito perde mais uma para Sindicato dos professores e Desembargadora Plantonista mantém bloqueio de dinheiro

A quem o ex-gestor queria pagar em dia 31 de dezembro?


AGRAVO DE INSTRUMENTO nº 0321026-49.2012.8.05.0000 ORIGEM: Uruçuca EMBARGANTE: Município de Uruçuca ADV.: Rafael Fernandes de Melo Lopes EMBARGADO: APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia/APPI - Delegacia Sindical Costa do Cacau ADV.: Iruman Ramos Contreiras PLANTONISTA: Desembargadora Márcia Borges Faria DECISÃO Cuidam os autos principais de agravo de instrumento interposto pelo Município de Uruçuca contra a decisão do Juízo de Direito da Vara Cível, da Comarca de mesmo nome, que, nos autos de ação cautelar ajuizada pelo APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia/APPI - Delegacia Sindical Costa do Cacau, deferiu a liminar requerida, "para determinar o bloqueio dos valores das contas correntes vinculadas ao FUNDEB na sua integralidade, de 25% dos valores das contas correntes vinculadas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de 25% dos valores de todas as contas correntes referentes a repasses de receitas estaduais e arrecadação própria (art. 212 da CF)", visando assegurar o pagamento das remunerações vincendas dos servidores estatutários representados pelo Sindicato/autor. Distribuído o feito para este Plantão Judiciário de Segundo Grau, em virtude do recesso forense, o então Desembargador Plantonista José Edivaldo Rocha Rotondano deferiu em parte o pedido de atribuição de efeito suspensivo ao recurso, por reputar relevante a alegação do réu/agravante de que a decisão primária extrapolou os limites definidos pela petição inicial, sobrestando, assim, a eficácia do referido decisum "nos pontos em que determinou o bloqueio de 25% dos valores das contas correntes vinculadas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de 25% dos valores de todas as contas correntes referentes a repasses de receitas estaduais e arrecadação, até ulterior pronunciamento judicial", fls. 115/117. Inconformado, o Município/agravante opôs os presentes embargos de declaração, com as razões de fls. 120 e seguintes (não numeradas), alegando que "a decisão embargada quedara-se totalmente silente a respeito da alegação de que não se mostra possível do ponto de vista jurídico-constitucional-processual o bloqueio de verbas do executivo para pagamento ou mesmo garantia de pagamento de salários, vencidos ou vincendos, especialmente por força do quanto estatuído nos arts. 30, 100 e 160 da Carta Magna, bem como em vista dos arts. 273 e 475, ambos do CPC e, por fim, em atenção ao quanto expresso na Lei nº 8.437/92º, consoante, aliás, precedentes jurisprudenciais que cita e transcreve. Acrescenta que "o valor bloqueado a título de FUNDEB é de cerca de R$ 610.000,00, enquanto que a folha salarial dos profissionais da educação do município não ultrapassa o patamar de R$ 350.000,00 (o que representa, aproximadamente, os 60% exigidos por lei), pelo que, por mais este motivo, comprova-se a ilegalidade da decisão agravada, já que quantia substancialmente superior àquela correspondente ao pagamento de salários permanece bloqueada, impedindo que o município honre despesas outras, já empenhadas, situação que importará, ainda, no descumprimento da lei de responsabilidade fiscal". Pede, nesses termos, o acolhimento dos embargos, a fim de atribuir efeito suspensivo ao seu agravo d e instrumento também no que concerne ao ilegal bloqueio de verbas públicas vinculadas ao FUNDEB, ou, alternativamente, o desbloqueio dos 40% restantes dos valores referentes ao FUNDEB, tendo em vista o excesso apontado. Requer, ainda, caso se entenda pelo descabimento dos embargos de declaração, que a sua petição seja recebida como pedido de reconsideração, deferindo-se, de qualquer sorte, a suspensividade encarecida para o recurso principal em sua integralidade. Sobrevindo a minha convocação para este Plantão Judiciário, os autos vieram-me conclusos, para apreciação dos presentes embargos declaratórios. É o que me cumpre relatar. A decisão impugnada não incorreu na omissão apontada pelo embargante. Consoante se depreende de simples leitura, o decisum de fls. 115/117, examinando a questão no nível de cognição permitido pelo presente momento processual, considerou relevantes os fundamentos delineados pelo Juízo de piso, vislumbrando a necessidade apenas de decotar o excesso cometido com relação aos pedidos formulados na inicial, daí por que a concessão tão somente parcial do efeito suspensivo, em perfeita coerência com a fundamentação esposada pelo então Desembargador Plantonista. Constatada a inexistência do vício apontado, impõe-se a rejeição dos presentes aclaratórios, por manifesto descabimento. Também não se mostra cabível, através do recurso horizontal, o acolhimento do pedido alternativo formulado pelo embargante. É que, tratando-se os embargos de declaração de recurso com rígidos contornos processuais, a teor do art. 535, do CPC, não pode o embargante postular o pronunciamento sobre questão não ventilada no decisum recorrido, como é o caso do suposto excesso do valor bloqueado alegado nas razões recursais, pois isso representaria inadmissível inovação processual , quando, como se se sabe, a via eleita permite apenas a integração e não a modificação da decisão judicial alvejada. Por tais fundamentos, rejeito, também nesse ponto, os declaratórios. Registro, por derradeiro, que não vislumbro, no presente momento processual, razões para modificar os termos da decisão fustigada, cujos fundamentos subsistem mesmo ante as alegações do embargante, sobretudo quando se observa que se trata de pronunciamento meramente provisório, passível de modificação quando do julgamento definitivo do agravo de instrumento ou mesmo antes disso, a critério do Relator (Juiz natural) a ser sorteado. Ante o exposto, não acolho os embargos de declaração e indefiro, ainda, o pedido de reconsideração formulado pelo embargante, mantendo a decisão de fls. 115/117, por esses e por seus próprios fundamentos. Após o término do recesso forense, proceda-se à regular distribuição do recurso principal. Salvador, 31 de dezembro de 2012

Uruçuca: Prefeita Fernanda Silva participou de inaugurações com o governador Jaques Wagner na região.

Governador Jaques Wagner em Itabuna
Secretário Rui Costa apresentou o projeto
Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo
Prefeita Fernanda Silva ao lado das prefeitas, Drª Sandra Cardoso (Floresta Azul) e Liu Andrade (Aurelino Leal)
Discurso do Senador Walter Pinheiro
Discurso do Vice-governador Otto Alencar
Governador assinou ordem de serviço para construção da Barragem do Rio Colônia
Wagner falou do compromisso de cada prefeito eleito e reeleito na Bahia
Fernanda Silva foi recebida pelo Vice-governador Otto Alencar
O senador Walter Pinheiro conversou com a prefeita Fernanda Silva
Fernanda Silva (Uruçuca), Ângela Sousa (Deputada), Diana Rusciolelli (Una) e Almir Mello (Canavieiras)

A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva esteve nesta terça-feira (8), em Ibicaraí, ela participou junto com o governador Jacques Wagner da inauguração do trecho entre o bairro de Ferradas/Itabuna/Ibicaraí da rodovia BR-415, que recebeu repavimentação asfáltica. A restauração da pavimentação do trecho de 25 quilômetros beneficia cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto. Os investimentos são da ordem de R$ 21.554.596,37. A prefeita Fernanda Silva ainda esteve no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, onde o governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para a construção da barragem do rio Colônia. A construção da barragem deve garantir o abastecimento de água em Itabuna, Itapé e Ibicaraí pelos próximos 50 anos. A obra do governo da Bahia, em parceria com o governo federal, terá investimentos de R$ 70,9 milhões.
“A visita do nosso governador Jaques Wagner a região é de muita importância para o sul da Bahia e garantiu investimentos para melhoria de vida do povo, além disso, nos proporcionou encontros com os secretários estaduais e o envio de algumas solicitações para o nosso município de Uruçuca que sofre com as mazelas de um ex-gestor descompromissado com o povo”, salientou Fernanda Silva.
Fernanda conversou com o vice-governador Otto Alencar, o senador Walter Pinheiro e outras autoridades.
Ascom P.M. Uruçuca

RESTAURAÇÃO DE RODOVIA EM IBICARAÍ IMPULSIONA ECONOMIA DA REGIÃO




Foi inaugurada nesta terça-feira (8), em Ibicaraí, sul da Bahia, a recuperação do trecho da BR-415 em Itabuna (Ferradas)/Ibicaraí, com 28 quilômetros de extensão. A restauração do trecho, por onde trafegam aproximadamente 2.320 veículos por dia, vai beneficiar cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto.

O evento teve a participação do governador Jaques Wagner e do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, que afirmou que a obra contribui para a segurança das pessoas e que, embora a BR seja de responsabilidade do governo federal, o governo estadual alocou recursos para recuperar esse trecho. “É uma obra que impulsiona a atividade econômica da região e tomamos o cuidado de fazer uma estrada com um material que tem uma boa durabilidade”, disse Otto.

O governador destacou que os investimentos em infraestrutura estimulam a economia e melhoram a trafegabilidade e a condição de vida da população. “Em seis anos, foram recuperados 6.300 quilômetros de estradas e a previsão é de que sejam restaurados mais três mil nos próximos dois anos. A Bahia tem 20 mil quilômetros de rodovias asfaltadas”.
Construção da Barragem do Rio Colônia ‘começa já’
De Ibicaraí, a comitiva seguiu para Itabuna, onde Wagner assinou a ordem de serviço para o início da obra da Barragem do Rio Colônia, que será implantada pelo governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), beneficiando 353 mil pessoas. 

“A barragem vai dar segurança hídrica para Itabuna e distritos de outros municípios. Esta é a tranquilidade definitiva para a necessidade da água. Assinei a ordem de serviço de R$ 71 milhões. A obra começa já”, declarou o governador.

O objetivo principal do empreendimento é complementar o abastecimento de água das cidades de Itabuna e Itapé, além de contribuir para o controle das enchentes do Rio Cachoeira. Segundo Wagner, para o andamento da obra serão necessárias, entre outras medidas, redes de energia e a desapropriação de áreas.

“Vamos publicar amanhã o edital de licitação para a estrada, porque, quando a barragem encher, a atual estrada de Itapé a Itaju do Colônia vai ser tomada pela água. Em função disso, ao tempo em que a barragem for construída, iremos construindo a nova estrada”, declarou o governador. O empreendimento terá capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água.
Texto: SECOM GOVERNO DA BAHIA

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Uruçuca: Prefeita garantiu limpeza e manutenção em cemitério da cidade


Já melhorou muito situação do Cemitério de Uruçuca.






O que eu posso dizer para a população é que daqui para frente toda a cidade vai ter o nosso respeito, o nosso empenho e trabalho, principalmente o Cemitério, onde estão os entes queridos da comunidade. Uma equipe de limpeza já está no local e resolverá a situação”, afirmou a prefeita.

Todos reclamam e afirmam que "há meses ninguém cuidava do local"






Sem manutenção do governo forte e povo respeitado, o Cemitério de Uruçuca foi tomado pelo mato. Os visitantes reclamaram da falta de limpeza e zelo por parte da Prefeitura Municipal. A equipe do Uruçuca Notícias esteve no local e constatou a situação.
Boa parte das sepulturas, ruas e canteiros estavam cobertas pelo mato. Em alguns pontos, familiares sentiam dificuldades em chegar até os túmulos. “Eu acho que isso é uma falta de respeito com os nossos falecidos. O Cemitério estava totalmente abandonado”. José Domingos que há 6 dias trabalha no local disse que  a situação piorou nos últimos meses, “fazem três meses que ninguém cuidava deste Cemitério, se continuasse assim, daqui há alguns dias não iríamos mais conseguir andar pelo local”, afirmou.
A prefeita Fernanda Silva foi comunicada pelo secretário Danilo Mota (Infraestrutura) que conversou com os funcionários que solicitaram os equipamentos necessários para o trabalho e pediram uma manutenção urgente para resolver os problemas deixados pela gestão do Sr. Moacyr Leite Júnior. Os próprios funcionários do Cemitério afirmaram que os problemas estavam na falta de manutenção e equipamentos.
Segundo a prefeita Fernanda Silva, a situação está sendo resolvida e nos próximos dias já estaremos percebendo a diferença nas ações. “Na verdade, a cidade inteira está abandonada, praças inacabadas e  com lixo em toda parte. No Cemitério, a coisa não está diferente. O que eu posso dizer para a população é que daqui para frente toda a cidade vai ter o nosso respeito, o nosso empenho e trabalho, principalmente o Cemitério, onde estão os entes queridos da comunidade. Uma equipe de limpeza já está no local e resolverá a situação”, afirmou a prefeita.

Uruçuca: Ex-gestor deixou obras inacabadas e abandonadas



Placa da obra da Avenida Evandro Magalhães
Placa da obra da Praça da Bíblia

Placa da obra de construção de quadra em Uruçuca


Placa da obra da Praça da Bíblia em Uruçuca

Valor da obra do PSF de Serra Grande

Só as paredes pela metade do PSF de Serra Grande
Apesar da cidade ter lhe proporcionado dois mandatos de prefeito em sua história política, 1997/2000 e 2009/2012, foi notório a falta de pulso administrativo do ex-prefeito Moacyr Leite Júnior. Foi percebida a ausência do Poder Público em vários setores de sua administração, principalmente na infraestrutura. Obras que foram iniciadas em sua gestão continuaram em ritmo lento, depois da eleição foram abandonadas pela prefeitura e outras foram iniciadas no apagar das luzes da gestão marcada pela incapacidade administrativa. 

PSF, praças, quadras poliesportivas inacabadas estão espalhados em diversos pontos da cidade e ressaltam o desmazelo do ex-prefeito com a coisa pública, sem falar da falta de pagamento de fornecedores e da folha de pessoal (funcionários maltratados e humilhados pelo ex-gestor).


Recursos chegaram, mas não foram devidamente aplicados, uma vez que obras importantes não foram concluídas, como, por exemplo, o PSF (Programa de Saúde da Família), no bairro novo em Serra Grande; a construção de 40 casas populares do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Uruçuca; a praça da Bíblia (Praça dos Evangélicos), no Bairro Anfrísio Góes; a quadra poliesportiva, na antiga Metur, no centro da cidade; e a conclusão da praça Gildo Carvalho no encontro dos bairros Anfrísio Góes e Venina Almeida. Essas são algumas das obras que a prefeito Moacyr Leite deixou de herança para sua adversária e que, portanto, caberá a futura prefeita tentar concluí-las, sabendo que poderá atrasar as parcerias de sua gestão com os governos estadual e federal.


O “Governo Forte e Povo Respeitado” também deixou de executar serviços de pavimentação de diversas ruas, apesar de ter recebido dinheiro do governo para esta finalidade. O abandono do Matadouro Municipal é outro exemplo da incompetência do ex-gestor. Segundo informações de um ex-funcionário até os equipamentos e maquinários foram retirados do local.
Jean Macêdo/ Uruçuca Notícias