Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

JUÍZA É ESPANCADA POR PROMOTOR DE JUSTIÇA EM PORTO SEGURO


Motivação ainda não está esclarecida
A juíza da comarca de Caravelas, no sul baiano, Nemora de Lima Jannsen dos Santos, de 35 anos, foi espancada na madrugada desta sexta-feira (24) pelo promotor da Vara Única Criminal de Porto Seguro, Dioneles Leones Santana Filho, quando participava do Carnaporto, o carnaval indoor do município da Costa do Descobrimento. Segundo consta no boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Proteção ao Turista de Porto Seguro (Deltur), a magistrada estava em companhia do namorado, o advogado Leonardo Wishart, de 27 anos, em um camarote da Arena Axé Moi, quando o agressor se aproximou por trás e deferiu um soco que atingiu a sua nuca. Com o impacto, Nemora caiu no chão, mas a agressão não parou por aí. Caída, a juíza recebeu diversos chutes na cabeça e em outras partes do corpo. O companheiro dela, que estava ao lado, chegou a entrar em luta corporal com Dioneles, e também foi agredido com socos. “Enfurecido, (Dioneles) agredia cuja intenção era a de matar a comunicante. É o registro”, diz a certidão emitida pela Deltur. Procurada pela reportagem do Bahia Notícias, a magistrada não quis se pronunciar sobre o caso. O seu parceiro, contatado pelo site, informou apenas que a juíza, que já atuou na comarca de Porto Seguro, está bastante abalada e assustada com o episódio, e diz desconhecer os motivos que levaram o promotor a cometer o ato violento. Ainda segundo Wishart, os organizadores do evento chegaram a ser procurados, mas se recusaram a informar quais seguranças estavam no local no momento da agressão. “Por conta disso, estamos nos sentindo ameaçados”, revelou. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirmou que só se pronunciará sobre o caso, após a conclusão do inquérito que estaria a cargo da Polícia Civil. Ainda segundo os interlocutores da corte baiana, Nemora não havia solicitado, antes da agressão, um escolta pessoal para garantir a sua integridade, mas, dada a atual situação, ela deverá formalizar o pedido a partir de segunda (27). “Caso um magistrado se sinta ameaçado, ele pode contatar imediatamente a Comissão de Segurança, que acionará a guarda militar a qualquer momento”, explicou. Já a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que o inquérito já teria sido entregue pelo delegado responsável, Ricardo Feitosa, à 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis, que ficou de entregar o relatório, ainda nesta sexta, às Corregedorias do Ministério Público Estadual (MP-BA) e do TJ-BA. "Reza uma orientação legal que casos envolvendo representante desses dois órgãos, a polícia, no máximo, registra a ocorrência, expede guias de exames periciais, junta tudo em um documento e encaminha ao presidente do Tribunal de Justiça e ao Ministério Público", explicou. O casal realizou exame de corpo de delito na manhã desta sexta no Complexo Policial de Porto Seguro. Já o promotor Dioneles não foi localizado pela reportagem.

Como empresas e políticos lucraram com a corrupção no fornecimento de merendas


Uma investigação mostra como empresas e políticos lucraram com a corrupção no fornecimento de comida a escolas – e como as crianças passaram a comer menos e pior

Um prato com arroz, feijão, pedaços de carne ou frango e um legume, combinado com uma fruta e um suco. É a rotina de milhões de estudantes de escolas públicas. Para as crianças, a merenda é uma refeição importante do dia. Após quatro anos de investigação, o Ministério Público do Estado de São Paulo afirma que esse pequeno prato tem um valor igualmente imenso – mas de outra natureza – para uma organização criminosa que funcionou nos últimos dez anos em 57 cidades do Estado de São Paulo. Seis fornecedoras de merenda são acusadas de superfaturar contratos – e políticos e funcionários públicos, de receber propinas.
Essas empresas são acusadas de, para obter lucro, cobrar caro e, em muitas ocasiões, servir aos alunos comida de pior qualidade. De acordo com as acusações, ofereciam alimentos mais baratos, como cubos de carne de frango, em vez de coxa e antecoxa. Os legumes, que deveriam ser cortados frescos, já chegavam picados. Em São Paulo, o contrato com a prefeitura especificava o fornecimento de maçã “tipo A”. Mas a maçã fornecida era do “tipo C”, de pior qualidade. As merendeiras eram orientadas a servir porções menores. Enquanto o contrato mandava servir uma maçã de sobremesa, as escolas paulistanas serviam meia.

ADEUS A ERNANDI LINS

Centenas de pessoas dão adeus a Ernandi Lins

Centenas de pessoas foram dar adeus a Ernandi Lins, hoje, em Buerarema. Ele foi prefeito do município sulbaiano por quatro vezes e foi considerado o maior político da terra conhecida por produzir a melhor farinha de mandioca do Brasil.
Ernandi estava afastado da política desde 2001, quando sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele travava luta solitária pela vida. Faleceu ontem (23), após quase 30 dias internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.

CARNAVAL: SERRA GRANDE ALIA SEGURANÇA E O TURISMO À FOLIA LOCAL


Serra Grande se despediu do Carnaval 2012 com gostinho de quero mais. O Serra Folia ficará marcado como o carnaval da alegria e de paz, de acordo com os foliões. “A prefeitura deu um show de organização nessa festa”, disse a turista de São Paulo Roseni Marques.

O prefeito Moacyr Leite Junior abriu oficialmente a festa com o Bloco Criança Folia na tarde de sábado, 18. “Nada mais justo abrirmos a festa com nossos pequenos”, disse Leite.

Bandas de renome como Lordão, O Som do Povo, Picap de Luxo, Tribaleira, Mente Livre, Kebraê, Moreno do Capricho passaram pelo palco principal sacudindo turistas e nativos. Segundo o organizador José Alves, é a primeira vez que a população de Serra Grande recebe a banda do vocalista Kokó. “Lordão e o Som do Povo estão estreiando em grande estilo em Serra”, disse Alves.

“Estou impressionada com a quantidade de bandas boas”, disse a bióloga Taise Farias. Ela ainda destacou a excelente ideia de oferecer transporte gratuito para a população ir à praia. “Que bom, gostei da iniciativa. Está de parabéns”, completou. Isso ocorreu da necessidade devido à grande serra que distancia a vila alta da orla.

Greve nacional da Educação


Em reunião do Conselho Nacional de Entidades da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), ocorrida no dia 16/12/2011, foi decidida a realização de uma greve nacional na primeira quinzena de março, para exigir o cumprimento da lei nacional do piso do magistério, além do investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.

'Gaga de Ilhéus' sai das telinhas para vender cocada de 'cho-cho-cho-cho-cho-cho-cho-chocolate'

'Gaga de Ilhéus' sai das telinhas para vender cocada de 'cho-cho-cho-cho-cho-cho-cho-chocolate'

Conhecida como “A Gaga de Ilhéus”, Solange Damasceno continua fazendo sucesso. Fora da TV desde o segundo semestre do ano passado, a moça ficou famosa por causa de sua dicção travada, que provocava gargalhadas no público do Show do Tom, na época, comando por Tom Cavalcanti, na Rede Record. Solange ficou desempregada depois que cancelaram a exibição do humorístico e hoje sobrevive da venda de cocadas, em frente ao Bataclan, em Ilhéus. Em divertida entrevista, a moça fala como anda a vida profissional e revela suas expectativas para o futuro. Confira a entrevista com "A Gaga de Ilhéus" acessando a Coluna Holofote.

Moradores de Itaju de Colônia protestam contra ocupação de terra por índios

Moradores de Itaju de Colônia protestam contra ocupação de terra por índios

Funcionários do comércio e moradores de Itaju de Colônia, cidade ao sul da Bahia, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (24) para pedir providências legais para controlar a tensão instaurada pela ocupação dos índios nas fazendas da região. Depois da invasão, cerca de 52 estabelecimentos comerciais do município foram fechados. Membros da tribo Pataxó Hã-hã-hãe começaram a se abrigar nas propriedades rurais em janeiro deste ano. Desde então, estimativas da Fundação Nacional do Índio (Funai) indicam a ocupação de 45 fazendas em Itaju e outras três em Camacan. “Queremos que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue logo os processos para resolver este impasse porque a comunidade não pode viver em pânico. Os índios mandam recado para os moradores em tom de ameaça, dizendo para arrumar a casa que eles vão ocupar”, afirma a comerciante Carmem Lúcia Cardoso, secretária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Equipes da Polícia Federal (PF) foram enviadas na quinta-feira (23) para a área rural da cidade para realizar o mapeamento das invasões, de acordo com a delegada federal Denise Cavalcanti. Wilson Jesus de Souza, coordenador da Funai em Pau Brasil, cidade vizinha, e que coordena as negociações, disse que os índios pressionam a Funai por mais apoio e têm direito ao terreno. "Têm direito porque é uma área histórica", explica. "O Supremo [Tribunal Federal] vem adiando o julgamento e acaba acirrando o embate", completa. Com informações da TV Santa Cruz.

Cantor Pery Ribeiro morre vítima de infarto aos 74 anos

Cantor Pery Ribeiro morre vítima de infarto aos 74 anos

O cantor e compositor Pery Ribeiro morreu na manhã desta sexta-feira (24), aos 74 anos, vítima de um infarto, no Rio de Janeiro. Ele era filho da cantora Dalva de Oliveira (1917-1972) e do cantor e compositor Herivelto Martins (1912-1992). De acordo com a esposa de Pery, a empresária Ana Duarte, ele estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte, para tratar de uma endocardite e tinha alta programada para esta semana. Ele deixa dois filhos: Paula, do seu primeiro casamento, e o produtor de comerciais Bernardo Martins.

ITABUNA PERDE E AFUNDA DE VEZ


Stéfan, aos 28 minutos do segundo tempo, afundou de vez a equipe itabunense, marcando 1 a 0 para o Juazeiro. Agora o azulino é o lanterna com 3 pontos e, para piorar, vai enfrentar o Fluminense em Feira de Santana no próximo domingo (26) às 4 da tarde. O Juazeiro, que era o último colocado, se recuperou logo em cima do azulino e enfrenta o Conquista no sudoeste do estado. A equipe itabunense, que agora vai lutar para não ser rebaixada, completou 10 jogos sem vencer no Baianão, ou seja, já correu 900 minutos atrás da bola e não encontrou o caminho da vitória. Outra crise a ser administrada (?) pela diretoria itabunense é a financeira. A preocupação é com a viagem para Feira de Santana. O presidente Ricardo Xavier disse, em entrevistas, que não tem recursos. Ele espera uma ajuda da prefeitura para programar a ida da delegação. O jogador Diego reclamou de salários atrasados. Outros disseram que, durante o carnaval, os dirigentes desapareceram. Este é o retrato do improviso e da falta de organização de uma diretoria fadada ao fracasso. Pior é ouvir o diretor Gabriel Silva dizer que os jogadores contratados foram unânimidade entre os dirigentes e, pasmem, da imprensa. Eu, particularmente, não fui consultado. Quanto aos demais cronistas, não sei. O certo é que o torcedor não aguenta mais e o presidente continua insistindo nesse desastre de gestão.


FICHA TÉCNICA
ITABUNA 0 X 1 JUAZEIRO
Local: Estádio Luiz Viana Filho
Horário: 20h30
Arbitragem: Vidal Cordeiro Lopes (Salvador)-central; Adailton José da Silva (Feira) e Ricardo Tavares Pereira (Ibicarai)- assistentes.
Renda: R$ 3.575,00
Público: 383
ITABUNA - Baggio, Gazinho, Diego, Wescley e Murilo, Cláudio, Levi, Pink (Evair) e Wenkley (Tulio), Helder (Felipe) e Vagner. Técnico: Danielzinho
JUAZEIRO - Marcos Vinicius; Piau, Araujo, Leonardo e Jarbas; Daniel, Mailson (Reginaldo)(Lucas), Fransuele e Vítor; Nino Guerreiro e Stéfan (Diogo). Técnico: Sérgio Araújo.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GABRIELLI DESFILA NO BLOCO DO GALO NA MUDANÇA DO GARCIA


Um dos principais nomes para substituir o governador Jaques Wagner em 2014, o petista e ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli acompanhou o desfile da Mudança do Garcia no bloco do parlamentar baiano Marcelino Galo, nesta segunda-feira (20) de Carnaval. Após a concentração no restaurante 
Aconchego da Zuzu, o Galinho da Bahia saiu pelas ruas do Garcia conduzido por fanfarras e estandartes tradicionais do socialismo. Junto com Gabrielli estavam militantes da tendência Esquerda Popular e Socialista (EPS), além dos parlamentares Marcelino Galo e Valmir Assunção e a secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa.

O ex-presidente da Petrobrás disse que está de volta à Bahia e deixou claro que ainda é muito cedo para falar de eleições para governador. “Precisamos antes de tudo auxiliar o governo estadual e continuar com as ações do partido na região nordeste, isso será muito importante”, declara Gabrielli. Já o parlamentar petista, Marcelino Galo, afirmou que a Mudança do Garcia é um espaço democrático e que o Bloco do Galo vem ratificar isso. “Unimos a militância do PT e companheiros de longas datas, como o amigo Sérgio Gabrielli, que está de volta à Bahia. Mas aqui hoje estiveram pescadores, marisqueiras, sem terras, mulheres, nossa juventude e todos que participam do nosso mandato na Assembleia Legislativa”, sintetiza.

PROVA DO CONSELHO TUTELAR SERÁ DIA 04

Demorou, mas saiu. A tão esperada data da realização das provas para o concurso do Conselho Tutelar será dia 04 de Março. As provas serão aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo(IBEC TUR), empresa contratada pela prefeitura de Uruçuca. 
Enquanto isso, os candidatos podem intensificar os estudos.

De 2002 a 2008 - Relação dos gestores com ficha suja


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) a lista com a relação de 857 gestores municipais que tiveram contas rejeitadas pelo órgão entre 2002 e 2008.  

Nas Ondas da Folia de Itacaré reúne 15 mil no primeiro dia


As cerca de 15 mil pessoas entre moradores e turistas que foram curtir o Nas Ondas da Folia, 280 anos de alegria, o carnaval de Itacaré, não ficaram paradas com os shows das bandas Saiddy Bamba e Tah Garoto, no primeiro dia da folia momesca na noite deste sábado. 

Nem mesmo a chuva afastou as pessoas que dançaram ao som de sucessos como sim sim sim não, não, não! música da Saiddy Bamba que concorre ao título de melhor música do carnaval da Bahia.
“Queríamos voltar a este paraíso que é Itacaré onde estivemos no ano passado e fazer nosso som. A cidade tem uma energia contagiante e um público maravilhoso”, disse o cantor Alex. “Está super gostoso adoro o Saiddy Bamba e estou curtindo a Tenda Mix. A prefeitura vem realizando bons carnavais. Tá maravilhoso”, afirmou Carla Assunção moradora de Itacaré.

Além do palco montado na Praça São Miguel a prefeitura instalou uma tenda mix nas areias da praia da Coroinha. Hits da música eletrônica faz balançar a galera nos intervalos das apresentações das bandas.
Até a noite de ontem nenhum caso mais grave de violência havia sido registrado. Itacaré município do sul baiano é um dos destinos mais procurados neste carnaval. O prefeito da cidade Antônio de Anízio comemora o sucesso da festa e a ocupação de hotéis e casas de veraneio.
“Estamos realizando uma festa bonita com muita animação e tranquilidade como nos anos anteriores”, afirmou o prefeito. A folia deste ano faz uma referência e um agradecimento ao programa Nas Ondas de Itacaré, veiculado durante o programa Esporte Espetacular, em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano. “O programa ajudou a divulgar a nossa marca para vários países do mundo”, salientou Antônio de Anízio.
Hoje a noite outras três bandas se apresentam Pagodence, Axé Pra Você e a atração local O Truckky. Segunda-feira as atrações são No Styllo, Os Polêmicos e A Massa. A terça-feira será dedicada ao reggae. Edson Gomes, Bruta Raça e Ruarez fazem a alegria dos amantes do estilo de matriz africana.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA DIA 26


O baiano terá de ajustar o relógio no próximo final de semana, quando chega ao fim o Horário de Verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora no próximo domingo (26)A Bahia foi o único estado nordestino que seguiu o horário neste verão, depois de oito anos fora.
O horário deveria chegar ao fim ontem (19), mas foi estendido por mais uma semana porque coincidiu com o domingo de carnaval (confira decreto). Geralmente, ele termina no terceiro domingo de fevereiro.
Quem usa computador para programar suas atividades, precisa ficar atento, pois os relógios voltaram ao horário antigo a quem fez a opção de reajustá-los automaticamente. Foi o que aconteceu com Adrian Souza. “O computador pirou ou terminou ontem mesmo?”, perguntava o leitor.