Pages

sábado, 16 de março de 2013

POLÍCIAS EM ESTADO DE ALERTA APÓS MEGAOPERAÇÃO EM ITABUNA


Criminosos mais perigosos foram levados para presídio federal de Campo Grande (Foto Jorge Cordeiro).

Do A Região Online
As polícias de Itabuna estão em estado de alerta após os rumores de que bandidos estão se preparando para gerar uma onda de pânico na cidade. No final da tarde desta sexta-feira houve boatos de que ônibus foram incendiados.
Até o fechamento desta edição, não havia confirmação de nenhum incidente desse tipo em Itabuna. Os boatos eram de que bandidos estavam queimando ônibus em represália à Operação Libertad, realizada na quarta-feira (relembre aqui).
Durante a operação, policiais militares e civis cumpriram mais de 70 mandados de busca e prisão de bandidos em Itabuna. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia também transferiu 19 detentos do Conjunto Penal de Itabuna.

sexta-feira, 15 de março de 2013

URUÇUCA: MUNICÍPIO PODE SELAR CONVÊNIO COM O E.C. BAHIA





Ontem, 14, esteve presente em Uruçuca, o representante do E.C. Bahia e cunhado do atual presidente do clube da capital, Marcelo Guimarães Filho, Sr. Ovasco José Angioletti Júnior, com o objetivo de fechar uma parceria com o município de Uruçuca e descobrir novos talentos.
Inicialmente, o representante procurou o secretário de Educação, Fabrício Santos, que achou o projeto excelente e o encaminhou ao diretor de esportes, Jorge Luís Sena Gomes, o popular Bolinha. Após as devidas apresentações, o Diretor mostrou as dependências do estádio Ferreirão, quando o representante mostrou-se satisfeito com as condições encontradas.
Ao final, o Sr. Ovasco disse que brevemente estará de volta a Uruçuca, para um encontro com a prefeita Fernanda Silva e o Secretário de Educação, Fabricio Santos, para assinatura do referido convênio.
O Diretor Bolinha disse: “Este projeto será de muita importância para  nosso município, quando crianças e adolescentes poderão vivenciar o verdadeiro sonho de ser jogador de futebol de uma grande equipe, integrante da série A nacional. Estou muito alegre e satisfeito   com essa visita e que a resposta seja rápida, para que possamos confirmar essa grande parceria, município + E.C. Bahia,  que ela tenha efeitos altamente positivos e que Deus ilumine essa união.”
Também, neste domingo, 17, às 09h30min, continuando as atividades esportivas, obtivemos a informação do grande diretor, Jorge Luiz, de um amistoso intermunicipal entre a seleção de Itagibá e um Combinado de Uruçuca, no estádio Ferreirão. O diretor Bolinha convida todos os esportistas para prestigiarem evento.
 ASCOM

Governo e prefeitura se reúnem, mas não decidem futuro de metrô


3 comentários

Governador se reuniu com o prefeito de Salvador (Foto: Egi Santana/ G1)Governador se reuniu com o prefeito de Salvador nesta quinta-feira (Foto: Egi Santana/ G1)
O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, se reuniram na tarde desta quinta-feira (14) para discutir a transferência da linha 1 do metrô de Salvador para a gestão do estado. A reunião começou por volta das 17h20 e durante cerca de 1h40 as autoridades conversaram a portas fechadas para discutir a atual situação do  transporte sobre trilhos, em obras há 13 anos. No entanto, no final do encontro os representantes da administração pública informaram que os acordos ainda não foram fechados e devem ficar para a próxima semana
O governador e o prefeito preferiram não se pronunciar ao final da reunião. A tarefa de falar sobre o que foi discutido ficou para o chefe da Casa Civil do estado, Rui Costa, e para o secretário de infraestrutura do município, José Carlos Aleluia. Eles comentaram as pendências que faltam ser negociadas.

Ainda segundo Costa, "a divergência está na integração do metrô com o ônibus e na tarifa a ser definida. Esse é o ponto que falta haver convergência e vamos continuar trabalhando para encontrar o ponto em comum". Rui Costa disse que ainda nao há previsão de quanto irá ser cobrado pela integração dos sistemas de transportes. "Estamos conversando para chegar a um valor que viabilize o transporte de ônibus e o transporte de metrô", disse.
"Nós fizemos a reunião discutindo os pontos pendentes e não houve ainda, infelizmente, um entendimento completo desses índices e nós marcamos uma nova rodada de reuniões para a semana que vem", informou Rui Costa. Ainda segundo ele, os técnicos da prefeitura e do estado se reúnem periodicamente para acertar os últimos detalhes da negociação.
Proposta
A proposta da gestão municipal é que a linha 1, trecho de 6 km já concluído porém ainda inoperante, e que liga as estações da Lapa à Rótula do Abacaxi, passe a ser administrada pelo governo do estado, que já tinha a responsabilidade pela linha 2, que ligará a estação do Bonocô até o município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. O metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto em 2003. Além disso, o sistema de trens do subúrbio também passaria a ser gerido pelo estado.
Transporte está em bras há 13 anos (Foto: German Maldonado/TV Bahia)Transporte está em bras há 13 anos (Foto: German
Maldonado/TV Bahia)
O secretario de Infraestrutura, José Carlos Aleluia, disse que "foi uma reunião onde ficou muito claro que, tanto o prefeito, quanto o governador, ambos, têm dado firme orientação para que os secretários e técnicos busquem o entendimento. O que fica claro é que há um firme objetivo da prefeitura de transferir o metrô e um firme objetivo do governador de recepcionar e integrar os sitemas. O objetivo é melhorar a mobilidade das pessoas de Salvador, porque não é possível que Salvador tenha dado prioridade exclusiva ao transporte individual. E isso foi dito na reunião", pontuou.
Além do governador, do prefeito, do chefe da Casa Civil do estado e do secretario de infraestrutura do município, participaram da reunião Albérico Mascarenhas, chefe da Casa Civil da prefeitura e Bruno Dauster, técnico da Casa Civil estadual.
A linha 1 do metrô, que tem apenas 6 km concluídos, tinha previsão para entrar em operação em junho de 2012, mas continua parada. O Governo do Estado apresentou o projeto de uma segunda linha, que ligaria o centro da cidade à região do aeroporto. A primeira linha está sob responsabilidade da prefeitura e deve ser repassada para a gestão estadual, o que poderá ocorrer na próxima semana.
Rui Costa ainda pontuou que, assim que se o repasse da linha 1 for negociado, o estado irá preparar e apresentar um cronograma de obras e conclusões.
Situação do  transporte sobre trilhos foi discutida em reunião (Foto: German Maldonado/TV Bahia)Situação do transporte sobre trilhos foi discutida em reunião (Foto: German Maldonado/TV Bahia
)

Arsenal marca no fim e complica São Paulo




​O São Paulo não conseguiu resistir à pressão fora de casa nesta quinta-feira e foi derrotado por 2 a 1 pelo Arsenal de Sarandí, em Buenos Aires, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores da América. O time argentino conseguiu o gol da vitória aos 39min do segundo tempo, complicando os comandados de Ney Franco na chave e garantindo o Atlético-MG como líder da chave, com duas jornadas de antecedência. Aloísio fez o gol paulista, e Ortiz e Braghieri deram a vitória aos argentinos.

São Paulo, apesar da derrota, permaneceu na segunda posição com quatro pontos - mesma quantidade do Arsenal, que possui pior saldo de gols.

NEGÓCIO DA TELEXFREE NÃO É SUSTENTÁVEL, AFIRMA MINISTÉRIO DA FAZENDA


TELEX FREE

Nota da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda sobre a Telexfree. Foi enviada para a Polícia Federal e o Ministério Público Federal: Veja abaixo.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae/MF) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre as atividades da empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia de Telexfree:1. As operações da referida empresa NÃO configuram captação antecipada de poupança popular, que é modalidade descrita no art. 7º da Lei nº 5.768/71 e cuja autorização e fiscalização competem à Seae/MF.

Desta forma, NÃO cabe à Seae autorizar nem fiscalizar as atividades da Telexfree em território nacional.. A descrição das atividades econômicas principal e secundária da empresa não a autorizam praticar atividades de comércio. Não foi comprovada a parceria entre a Telexfree e operadoras de telefonia móvel ou fixa, o que seria necessário para garantir a prestação do serviço de VoIP (voice over IP), conforme ofertado pela empresa.

Com base nas informações prestadas pela empresa, a Seae/MF concluiu que estão presentes indícios de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores membros da rede da organização: i. o estímulo à economia informal e ii. a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma.

A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51.

Ante o exposto, a Seae/MF encaminhará suas conclusões sobre a questão, contidas na Nota Técnica nº 25 COGAP/SEAE/MF, e o Parecer PGFN/CAF nº 422/2013 ao Departamento de Polícia Federal e à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para que aqueles órgãos, caso entendam necessário, promovam as devidas investigações sobre o caso.

Caso Nakashima: Mizael é condenado a 20 anos de prisão



O policial reformado Mizael Bispo de Souza foi condenado pela morte da sua ex-namorada, Mércia Nakashima, a 20 anos de prisão. O juiz Leandro Cano leu a sentença às 17h23 desta quinta-feira (14). O magistrado afirmou que o réu demonstrou “insensibilidade”, conduta “desprezível” e “repugnante”. Cano criticou a frieza com que o crime foi executado, já que Mércia foi jogada ainda viva em uma represa, mesmo depois de ter levado dois tiros. Contaram como agravantes da pena o "motivo torpe do assassinato" e as "declarações inverídicas do réu". “Não dá para admitir que um cidadão esteja perante um agente do Estado e possa mentir livremente”, diz a sentença do juiz.

Relatório da ONU prevê catástrofe ambiental em 2050


Relatório da ONU prevê catástrofe ambiental em 2050

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), apresentou o Relatório de Desenvolvimento Humano 2013, segundo o qual o mundo poderá passar por uma “catástrofe ambiental” em 2050. A estimativa é a de que nos próximos 37 anos sejam mais de três bilhões de pessoas em situação de extrema pobreza, sendo que pelo menos 155 milhões estariam na América Latina e Caribe. Situações como degradação ambiental com consequências na agricultura e no acesso à água potável também são previstas e seriam agravantes para a situação de miséria. De acordo com o relatório, as mudanças climáticas e os desastres ambientais, como tsunamis, terremotos e deslizamentos de terra, atingiriam principalmente países e comunidades pobres. Os desafios trazidos pelo estudo são velhos conhecidos: redução da emissão de gases provocadores de efeito estufa, acordos multilaterais entre governantes, formulação de políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade de vida, entre outros. A redução da chamada “pegada ambiental”, que se refere ao impacto que o estilo de vida de cada habitante tem no planeta é um dos pontos recomendados pelo estudo do Pnud, além da implementação de tecnologias limpas e inovadoras. informações do G1.

Dominguinhos está em coma irreversível, revela família


Dominguinhos está em coma irreversível, revela família

O estado de saúde de Dominguinhos se agravou e o cantor, que está internado há quase três meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, entrou em um coma irreversível, sem expectativas de acordar. A família e os amigos mais próximos foram comunicados sobre a situação no dia 25 de fevereiro, mas só agora resolveram divulgar o estado do músico em respeito aos fãs.

quinta-feira, 14 de março de 2013

LÍDERES DO CRIME EM ITABUNA JÁ FORAM TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIO FEDERAL




Criminosos sendo levados para aeronave em Ilhéus (Foto Jorge Cordeiro).

Os líderes das facções criminosas que ordenavam crimes de dentro do Conjunto Penal de Itabuna já foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), hoje à tarde. Eles foram levados do Complexo Policial de Itabuna para o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, e de lá seguiram para o presídio sul-mato-grossense.
Operação Libertad (antes chamada de Batendo de Frente) mobilizou cerca de 800 policiais miliatares e civis e cumpriu 21 mandados de prisão, além do deslocamento de internos do Presídio de Itabuna.
Os criminosos transferidos de Itabuna para Campo Grande foram Bartolomeu Rocha Mangabeira, o Bartô; Sidimar Soares dos Santos, o Bolota; Jackson Vicente Pereira, o Jack Bombom; Fábio Santos Possidônio, o Binho; Erick Rocha de Almeida, o Erick do Zizo; e Júnior Biano Gomes.
Durante a operação no presídio e em bairros de Itabuna, foram apreendidos 500 gramas de crack e maconha, revólveres calibre 38, duas motos e quatro carros. O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, disse que esta foi uma das maiores operações já feita pela polícia baiana. E, acrescentou, se precisar, outros líderes as facções A e B serão remanejados para prisões federais.

Presos sendo levados para avião no Aeroporto de Ilhéus (Foto Jorge Cordeiro).

BB ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE NÍVEL MÉDIO COM REMUNERAÇÃO DE R$ 2,7 MIL


concursosA Fundação Carlos Chagas (FCC) iniciou nesta quinta-feira (14) as inscrições para o concurso de escriturário do Banco do Brasil. A remuneração inicial é de R$2.732,04, sendo R$ 1.892 de salário-base, R$ 472,12 de auxílio-refeição e R$ 367,92 de cesta-alimentação. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
Os aprovados contam ainda com participação nos lucros, plano de saúde extensivo aos dependentes, plano de previdência, auxílio-creche e auxílio para portador de deficiência, além da possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
O concurso é destinado à formação de cadastro de reserva no Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). Para concorrer, é necessário ter nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
A inscrição deve ser feita no site da FCC (http://www.concursosfcc.com.br/) até 12 de abril. A taxa é de R$ 40,00. Quem não tiver acesso à internet, pode dirigir-se das 9h às 12h e das 13h às 17h a um dos postos de inscrição relacionados no editalLeia íntegra no Correio.

terça-feira, 12 de março de 2013

Fumaça preta: 1ª votação termina sem papa eleito


Os cardeais se reuniram nesta terça-feira (12) para escolher o novo papa, mas após a primeira votação no conclave, a fumaça que saiu da Capela Sisitina era preta, indicando que o novo líder da Igreja Católica ainda não foi escolhido. Agora, os cardeais retornam à Casa Santa Marta, e o conclave só irá recomeçar na manhã de quarta-feira (13). A expectativa é de que sejam mais quatro votações na quarta, duas de manhã e duas a tarde. O conclave não tem prazo para terminar. Nas votações recentes, a decisão foi rápida: desde o começo do século XX nenhum conclave durou mais de cinco dias. O mais longo da história foi o conclave no qual foi eleito o papa Gregório X, que durou 2 anos e 9 meses (de 29 de novembro de 1268 a 1º de setembro de 1271), e o mais curto o da escolha de Júlio II em 1503, de apenas dez horas. Os 115 cardeais que elegerão o sucessor de Bento XVI se reuniram na Capela Sistina no começo desta tarde (13h35 de Brasília), quando o mestre de cerimônias pronunciou a frase "Extra Omnes" (todos fora), dando começo ao conclave. Todos os cardeais juraram, um por um, observar fiel e escrupulosamente o estabelecido na Constituição Apostólica "Universi Dominici Gregis" para a eleição do papa. Do lado de fora, centenas de pessoas aguardavam na praça São Pedro, no Vaticano, mesmo com a chuva que cai sob o local. Ativistas do Femen, um grupo feminista ucraniano, também estava no local para protestar contra os casos de abusos sexuais envolvendo membros da Igreja. Segundo a imprensa internacional, o cardeal com mais chances de se eleito papa é o italiano Angelo Scola. O arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, também está bem cotado. Confira o que pensamos principais cardeais na disputa sobre temas polêmicos, como aborto e celibato. (JB)

O FIM DO GOLPE DA TELEXFREE

nassif-blog

Autor:
Luis Nassif

Coluna Econômica

Ontem à tarde, através de sua página no Facebook, a empresa TelexFree deu ordem de debandada a seus divulgadores. Meia hora antes, em meu Blog, publiquei um pequeno organograma, com vários sites que faziam parte do esquema.

Foi o fim de cinco dias de luta surda, na qual meu Blog foi derrubado dezenas de vezes pela quadrilha, para impedir de veicular detalhes da denúncia.

À tardinha, a Secretaria Especial de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda informou que estava aguardando apenas um parecer da Procuradoria da Fazenda para acionar a Polícia Federal e o Ministério Público.

Chega ao fim o mais atrevido golpe já perpetrado contra o consumidor brasileiro. Durante um ano, o esquema TelexFree envolveu um milhão de pessoas e movimentou mais de R$ 300 milhões através de uma versão online do velho golpe da pirâmide.

O esquema surgiu inicialmente em 2009, montado pelo aventureiro capixaba Carlos Wenzeler, através de um site denominado de Disk à Vontade.

Para entrar no jogo, a pessoa tinha que pagar de US$ 200 a US$ 1.000 dólares. Depois, colocar publicidade em sites de Internet dos serviços de VoIP (telefonia pela Internet) da TelexFree. Por cada publicidade colocada, a pessoa receberia US$ 20.

Acontece que toda a remuneração dos primeiros da fila era bancada pelos últimos que entravam – como em toda pirâmide, levando ao estouro da boiada depois de algum tempo.

A versão inicial do golpe demorou um pouco a decolar devido à falta de confiabilidade na empresa.
Aí Wenzeler deu o segundo passo. Foi até os Estados Unidos, localizou uma pequena empresa de VoIP e tornou-se sócio dela. A empresa tinha um pequeno escritório virtual em um grande prédio de Massachusetts. No site da TelexFree o prédio era apresentado como se fosse totalmente da empresa. E o sócio norte-americano como se fosse um gênio do marketing.

A publicidade da TelexFree ganhou impulso quando passou a veicular que a TelexFree americana era uma multinacional que existia desde 2002.

O passo seguinte foi arregimentar uma verdadeira quadrilha de oportunistas, espalhada por todo o país. Essas sub-quadrilhas montaram sites usando o nome da TelexFree na URL (o endereço da Internet). E inundaram o Youtube com vídeos vendendo as maravilhas do enriquecimento fácil.

Nos próximos dias a Polícia Federal entrará em cena, prendendo parte da quadrilha. A grande questão que se levanta é o fato da quadrilha ter agido por tanto tempo sem ser incomodada.

Os Procons do Acre e do Mato Grosso solicitaram informações à SEAE. Houve dificuldade em qualificar a natureza do crime. Por outro lado, não se sabia se a repressão deveria partir de Ministérios Públicos estaduais ou do Federal; se da Polícia Civil dos estados ou da Polícia Federal.

A cada dia que passava, mais consumidores eram prejudicados. Pululavam depoimentos de pessoas que chegaram a vender a casa para entrar no negócio.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou que o governo daria toda ênfase à defesa do consumidor.

O primeiro passo é aparelhar o Estado de ferramentas legais para coibir os velhos crimes que adquirem feição nova através de novas tecnologias.

ESTADO PROMETE GRATIFICAR POLICIAL COM BOM DESEMPENHO

Wagner lança prêmio por desempenho policial (Foto Manu Dias/GovBA).

Depois de mais de um ano após aprovação pela Assembleia Legislativa, o governador Jaques Wagner lançou, hoje, o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), em cerimônia na sede do Ministério Público Estadual. De acordo com o PDP, a premiação será paga sempre no mês de abril de cada ano, a partir de 2014.
A premiação atingirá o máximo de R$ 4 mil para delegados, oficiais, peritos e analistas técnicos e R$ 2,8 mil para investigadores, escrivães, praças, peritos técnicos, técnicos administrativos e auxiliares administrativos. O pagamento terá como critério, segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, “a participação do servidor na redução dos crimes violentos letais intencionais”.

CCJ DA CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA UFESBA

Audiência na CCJ aprovou criação da Ufesba. Projeto de lei vai ao Senado (Foto Divulgação).

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta tarde, 12, o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), estabelecendo Itabuna como sede e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Relator do PL da Ufesba, o deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) disse que, encerrada a tramitação na Câmara dos Deputados, agora o projeto segue para o Senado Federal e, depois, vai à sanção da presidente Dilma Rousseff.
Por meio de sua assessoria, Geraldo disse que fará rápida tramitação no Senado. “Para isso, já fiz contato com o líder do Governo no Senado, o senador Walter Pinheiro”, afirmou, acrescentando que a aprovação dentro do prazo na Câmara o faz acreditar, ainda, no início das atividades da Ufesba em 2014.

Saúde: Câncer de Mama e do Colo do Útero


Médica do Evangélico e mais sete pessoas são denunciadas pelo MP


Médica segue presa em Curitiba (Foto: Reprodução/RPCTV)
A médica Virgínia Soares de Souza,presa desde o dia 19 de fevereiro, em Curitiba, foi denunciada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha. Outras sete pessoas suspeitas de envolvimento no caso também foram denunciadas pelo órgão.

O anúncio foi feito pelos promotores Paulo Marcowicz de Lima, Fernanda Nagal Garcez,  Ana Paula Cesconetto Branco e pelo procurador Marco Antônio Teixeira na tarde desta segunda-feira (11).
De acordo com o MP, Virgínia foi denunciada por co-autoria em sete homicídios qualificados, o médico Anderson de Freitas, em dois homicídios qualificados e formação de quadrilha, os médicos Edison Anselmo da Silva Junior e Maria Israela Cortez Boccato, cada qual por um homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha, as enfermeiras Laís da Rosa Groff e Patrícia Cristina de Goveia Ribeiro, por um homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha, e a fisioterapeuta Carmencita Emília Minozzo e o enfermeiro Claudinei Machado Nunes por formação de quadrilha.
Fernanda Magal Garcez (Foto: Reprodução/OTV)

Já a médica Krissia Kamile Singer, que prestou depoimento e foi indiciada pela polícia, não foi denunciada pelo MP. O advogado dela, Jorge Timi, afirmou que a exclusão do nome da cliente do processo "tirou um peso das costas dela".
Ainda segundo a denúncia do MP, o homicídio 'duplamente qualificado' refere-se a motivo torpe, uma vez que os profissionais se reconheceriam “como possuidores do poder de decretar o momento da morte da vítima, contra a vontade do paciente e de seus familiares e em total desconformidade com a lei”. E também à escolha da vítima ser feita para gerar nova vaga no centro médico, para “girar a UTI”, “desentulhar a UTI”, conforme dizia Virgínia Helena Soares de Souza.
"Houve um esforço gigantesco de produção de elementos factíveis, razoáveis e convincentes que pudessem embasar a denúncia que foi formulada", afirmou o procurador Marco Antônio Teixeira.
Do - G1

Menino de 12 anos ajudou a matar padre


Rodrigo Gabriel da Silva Souza, de 18 anos, e um garoto de 12 anos confessaram, nesta segunda-feira (11), a autoria do assassinato do padre Raimundo Reinan Vallente, de 53 anos, pároco da cidade de Angical, morto a golpes de facão e a pauladas, na noite de domingo (10), no quintal da casa paroquial, naquele município. Preso em flagrante no Distrito de Roda Velha, em São Desidério, quando tentava vender o veículo Corsa Sedan, de cor prata, placa NYI-1872, pertencente à igreja, Rodrigo e o comparsa pré-adolescente foram interrogados pelo delegado Carlos Roberto de Freitas, titular da 2ª Delegacia Territorial de Barreiras (DT), no final da tarde. 
Procedente do estado de Goiás, Rodrigo informou que frequentava a residência do padre há algum tempo e, segundo apurou a polícia, ele tinha, inclusive, acesso ao controle remoto do portão da garagem, possivelmente utilizado para entrar no imóvel, em companhia do garoto de 12 anos e de um segundo comparsa – um adolescente de 17 anos, natural de Barreiras, que é procurado. Depois de consumir bebida alcoólica em uma festa próxima, ele uniu-se aos comparsas e atacaram o pároco da cidade de Angical, enquanto este dormia.
Atingido por uma pedra na cabeça, Raimundo Reinan despertou, atordoado, mas conseguiu fechar a porta do quarto, posteriormente arrombada pelos criminosos. Armados com um facão e uma faca, eles passaram a golpear a vítima, que correu para o quintal da casa, morrendo em consequência das agressões. Rodrigo e o cúmplice, de 17 anos, fugiram levando o veículo, enquanto o menino deixava o imóvel a pé. A carteira do padre, com documentos pessoais e certa quantia de dinheiro, também foi subtraída.

Bolsa Família ficará fora do ar até 17 de março

O sistema será atualizado.

O Sistema de Cadastramento Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) estará indisponível até o dia 17 de março, o que impossibilita o atendimento ao público para os usuários do program Bolsa Família. O motivo da indisponibilidade, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é a finalização do processo de implantação da nova versão do Sistema de Informações Sociais (SIISO), responsável pela localização e atribuição do Número de Identificação Social (NIS). A atualização do sistema pretende trazer melhorias diretas para o Sistema de Cadastro Único.( Bahia Notícias)

Liga dos campeões - Oitavas de final

Bandidos tentam levar caixa eletrônico do Hospítal Manoel Novaes


Na madrugada desta terça feira (12), homens armados tentaram roubar um caixa eletrônico do HSBC localizado nas dependências do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Os assaltantes, fortemente armados, obrigaram os funcionários e seguranças a ajudarem a colocar o equipamento em cima de um veículo Fiorino placas IFG-4251, licenciado em Guanambi. Mas eles encontraram dificuldade em retirar o caixa e desistiram da ação, fugindo em seguida em outro veículo que dava suporte ao assalto. A polícia foi acionada pelos funcionários do hospital, que estavam bastante assustados. (Foto: Verdinho)

FINAL DO CARIOQUINHA: BOTAFOGO 5 X 1 FLAMENGO












No último domingo, em torneio organizado pelo Diretor de Esportes, Jorge Luis Sena Gomes e sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Uruçuca, o Botafogo sagrou-se campeão do Carioquinha.
A partida contou com a presença de grande público, que assistiu a um belo espetáculo e no final venceu a melhor equipe. O artilheiro e melhor jogador do torneio foi o atleta Pezão, com cinco gols, recebendo duas medalhas.
No recebimento da taça, entregue pelo secretário de Infraestrutura, Danilo Mota, o capitão do Botafogo, Bebeto, externou sua admiração pelo início de governo da prefeita Fernanda Silva, quando disse: “Pela primeira vez temos um governo que não veio para governar para um determinado grupo e sim para coletividade. Está de parabéns a equipe organizadora e que outros eventos venham para engrandecer o esporte de Uruçuca, sem a interferência política do passado”.
FICHA TÉCNICA- Botafogo: Cinho, Zóio, Denílson, Clemente, Jeferson, GAzo, Batista, Ricardo, Pezão, Bebeto e Heraldo. Suplentes: Carlos, Du, Alain, Tino, Ueverton, Júnior, Gilvan, Gilberto, Danilo e João Batista.
Flamengo: Jai, Seca, Bichão, Auxênsio, Francis, Murilo, Diney, Zé Dunga, Bará, Pepeta e Lau. Suplentes: Marciel, Grilo, Gilvan de Brás, Vilobaldo, Van  e Bira.   
Juiz Central: Reginaldo Santos; Auxiliares: Alex Cardoso e Pedro  José.
Gols: Ricardo, Júnior, Gilvan, Pezão e Danilo (Botafogo); Vam (Flamengo).

Trabalhadores demitidos da FTC prometem protesto na quarta

Trabalhadores demitidos da FTC prometem protesto na quarta

O grupo denominado “Trabalhadores demitidos da FTC” deve realizar, na próxima quarta-feira (13), um protesto em frente ao campus da Faculdade de Tecnologia e Ciência, na Avenida Paralela, por volta das 7h. O movimento, criado por funcionários desligados em 2010, visa denunciar o não cumprimento de sentenças judiciais derivadas de causas trabalhistas. Segundo o grupo, que reclama o pagamento dos meses de outubro e novembro de 2010, além de FGTS, férias e revisão salarial, a instituição já esgotou o prazo de seis meses para quitar a dívida e os processos estão na fase de busca de penhora de bens. Em carta aberta à sociedade baiana, os professores informam ainda que todos os bens da FTC já estão penhorados e que, apesar da cara mensalidade paga pelos alunos, os direitos trabalhistas em débito ainda não foram pagos. Na última segunda (4), os educadores se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Zilton Rocha, e o diretor do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia, Chico Pedro, para aconselhamento, mas nada foi deliberado.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Absolvida, ex de Bruno quer indenização pelo tempo que ficou na prisão

Absolvida, ex de Bruno quer indenização pelo tempo que ficou na prisão

A ex-mulher do goleiro Bruno, Dayanne Rodrigues, permaneceu presa durante três meses até ser absolvida, na última sexta-feira (8), pelo crime de sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio e seu filho, o Bruninho. Agora, inocentada, ela pensa em entrar com um pedido indenização por danos morais pelo tempo em que esteve detida preventivamente. "Ela foi punida em ter ficado longe da filha, na prisão. Foi violentado seu direito de mulher e de mãe", argumentou o advogado Francisco Simim. Logo após a sentença, Dayanne viajou para o interior de Minas Gerais. onde está com as filhas. "Ela está descansando do sufoco que passou", contou a irmã, Josiane Rodrigues. Já a mãe de Eliza, Sônia Fátima de Moura, discorda da absolvição e disse que vai recorrer por considerar a decisão injusta; "Ela não merecia esse presente numa data como essa [o Dia Internacional da Mulher], mas nós vamos recorrer. Não aceito isso de jeito nenhum. Esse foi um docinho que colocaram na boca dela e nós depois vamos lá tirar", afirmou. Com informações do jornal Extra. 

A cada 5 minutos, uma mulher é agredida pelo atual ou ex-companheiro

A cada 5 minutos, uma mulher é agredida pelo atual ou ex-companheiro

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as estatísticas oficiais mostram que, ao menos do ponto de vista da violência contra o sexo feminino, não há motivos para festejar. Em 70,19% dos casos da violência doméstica contra a mulher, o agressor é o companheiro ou o cônjuge da vítima. Quando se acrescenta os demais vínculos afetivos (ex-marido, namorado e ex-namorado), esse dado sobe para 89,17%. No Brasil, uma mulher é agredida a cada cinco minutos e, quase sempre, o crime acontece dentro da própria residência do casal. É o que revela a reportagem de capa do Correio Braziliense deste domingo (10). Em entrevista ao Bahia Notícias, a  superintendente de Políticas para as Mulheres de Salvador, Mônica Kalile, fala sobre um fenômeno que pode ser qualificado como duplamente covarde: o crescimento da violência contra a mulher idosa.

domingo, 10 de março de 2013

Asteróide do tamanho de um quarteirão passou perto da Terra ontem


Um asteroide tão grande quanto um quarteirão passou relativamente perto da Terra no sábado, 9, no mais recente episódio de uma série de visitas de objetos celestes que incluíram uma pedra do tamanho de um ônibus que explodiu sobre a Rússia no mês passado, ferindo 1.500 pessoas. Descoberto apenas seis dias atrás, o asteróide de 140 metros de comprimento Asteroid 2013 ET passou a 950 mil quilômetros da Terra às 17h30 do sábado. A distância é cerca de duas vezes e meia a que separa o planeta da Lua, muito próxima em termos cósmicos. "A parte que assusta é que foi algo que nós nem conhecíamos", disse Patrick Paolucci, presidente do Slooh Space Camera, durante uma apresentação que exibiu imagens ao vivo do asteroide a partir de um telescópio instalado nas Ilhas Canárias. Se movendo a uma velocidade de cerca de 41.800 quilômetros por hora, o asteroide poderia ter eliminado uma grande cidade se tivesse caído na Terra, disse Paul Cox, engenheiro do telescópio.


Lucas marca e garante o título da Taça Guanabara para o Bota


É campeão! Com gol do lateral Lucas, o Botafogo garantiu na tarde deste domingo o sétimo título da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. No Engenhão, o Alvinegro venceu o Vasco por 1 a 0. O time de General Severiano foi durante grande parte da partida mais ofensivo do que o Cruzmaltino, que tinha a vantagem do empate e jogou com o regulamento nos braços. As duas equipes voltam a campo no próximo final de semana, pela estreia na Taça Rio. O campeão da Taça Guanabara Botafogo enfrenta o Quissamã no sábado, às 18h30, no Engenhão. Já o Vasco recebe o Volta Redonda no domingo, às 16h, em São Januário. (Lance)



DILMA ANUNCIA DESONERAÇÃO DA CESTA BÁSICA E MANDA RECADO PARA AGRESSOR DE MULHER

dilma

A presidente Dilma Rousseff ocupou mais de 11 minutos em cadeia nacional de televisão para anunciar o fim da cobrança de impostos federais em produtos da cesta básica. Com a decisão, o governo espera queda de 9,25% a 12,5% no preço final dos produtos.
A desoneração incide sobre produtos como carnes bovina e suína, aves e peixes, feijão, arroz, leite integral, café, açúcar, farinhas, pão, óleo, manteiga, frutas e legumes. Também foram incluídos neste grupo, sabonete, papel higiênico e pasta de dente.
A presidente brasileira também aproveitou para mandar recado – duro – contra homens que agridem mulheres, fechando o discurso em cadeia nacional:
- Faço um especial apelo e um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem.
Confira vídeo com a íntegra do discurso da presidente, que destacou o Dia da Mulher.