Pages

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Família identifica corpo errado e artesão é 'enterrado' por engano


Um artesão desaparecido foi dado como morto e enterrado pela família, no sul da Bahia. A confusão começou na sexta-feira (4), quando um homem foi atropelado na BA-001, entre Ilhéus e Itacará, e levado ao Hospital Geral Luiz Viana Filho em estado grave e sem a documentação.
Uma mulher, que acompanhava um irmão no hospital, percebeu a movimentação, se aproximou e reconheceu a vítima como o seu irmão mais novo, Francisco Menezes de Almeida, de 30 anos, que estava desaparecido há 15 dias.
Edna Almeida pediu aos enfermeiros que deixassem os dois irmãos juntos para que cuidasse deles. Por volta das 4h da madrugada, a vítima do atropelamento não resistiu e morreu. O corpo foi levado para o Departamento de Policia Técnica de Ilhéus, passou por perícia, foi novamente reconhecido pela família e enterrado em Uruçuca.
"Todo mundo que olha para a foto do rapaz e para o meu irmão fala 'a senhora não está louca, a senhora está certa'. Minha família toda viu ali. Esse menino é igualizinho a ele", disse a dona de casa Edna Almeida. Um irmão de Francisco suspeitou que o homem atropelado podia não ser o irmão e resolveu procurá-lo.
O rapaz foi encontrado dois dias depois, no domingo (6), trabalhando em Itacaré, cidade vizinha. "Quando eu cheguei, meus parentes todos me abraçaram. Os meus sobrinhos saíram correndo com medo", afirmou o então desaparecido.
O artesão precisa agora provar à Justiça que está vivo. A Policia Civil instaurou inquérito para investigar o caso. "Tentar identificar a pessoa que atropelou a vítima que foi enterrada como o seu Francisco e vamos tentar também identificar de quem é o corpo e solicitar a exumação do cadáver", aponta a delegada Andrea Oliveira.
Francisco de Almeida afirma que viu a foto do homem que morreu no acidente e também achou bem parecido.

URUÇUCA: SECRETÁRIO CONSEGUE APROVAÇÃO DE CRECHE PARA PORTELINHA

geral creche

Mostrando mais uma vez que o seu governo tem o objetivo de lutar para trazer e fazer obras destinadas ao povo, a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, autorizou viagem a Brasília do secretário de educação Fabrício Santos, com o objetivo de conseguir desbloquear as verbas da merenda escolar e a aprovação de uma creche para Portelinha, conjunto de casas populares no bairro Everaldo Argolo Góes.

Em relação ao desbloqueio das verbas da merenda escolar, o secretário disse que o município e os alunos não podem ser penalizados por irregularidade de outra gestão e lembrou que os documentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estão no departamento jurídico do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para apurar as responsabilidades.

TRÁFICO DE MULHERES: DENÚNCIAS CRESCEM 1.547% NO PRIMEIRO SEMESTRE


Trafico-de-Mulheres

O número de denúncias de tráfico de mulheres no país teve aumento de 1.547% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2012. Nos meses de janeiro a junho, o canal de atendimento Ligue 180 recebeu 263 denúncias, das quais 173 sobre casos internacionais e 90 no Brasil. Em 34% dos registros, havia risco de morte da vítima. Os dados fazem parte do balanço semestral divulgado nesta segunda-feira, 7,  pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
De acordo com a ministra Eleonora Menicucci, o aumento das denúncias está relacionado ao impacto das campanhas e possibilitou o desbaratamento de quadrilhas que traficavam brasileiras. O levantamento apontou que a maior parte das denúncias foi feita pela mãe da vítima. As denúncias revelaram exploração sexual, de trabalho, remoção de órgãos e adoção.
“O aumento é assustador, mais de 1.500%. Em 2012, foram apenas 17 denúncias”, disse a ministra. Nos 90 casos denunciados de tráfico de pessoas dentro do país, 64 eram sobre exploração sexual, 25 exploração de trabalho e uma de adoção.
O serviço Ligue 180, que recebe denúncias de violência contra a mulher e também orienta sobre direitos, atende a 56% dos municípios. De janeiro a junho deste ano, foram registrados 306.201 atendimentos, como em todo o país. Os 50 municípios que mais acessaram o canal têm até 20 mil habitantes. Informações da Agência Brasil

NORDESTE CORRE ATRÁS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS


Campus da Ufesba em Itabuna (Foto Pimenta).

Da Exame
Depois de décadas de atraso em relação ao restante do Brasil - quando apenas as capitais dos nove estados contavam com universidades - o Nordeste passou a experimentar um processo acelerado de expansão de sua rede de instituições de educação superior.
Desde 2001, as matrículas na graduação cresceram 128,5% na região e, desde 2008, o Nordeste é a segunda região brasileira em número de estudantes de nível superior, com 19,2% do total de matrículas. Só no mês de julho, foram criadas três universidades federais na região nordeste (uma no Ceará e duas na Bahia), que estarão em pleno funcionamento até 2018.
Serão contratados, por meio de concurso público, nada menos do que 1.677 professores e 2.156 técnicos administrativos para trabalhar nas novas instituições, todas fora das capitais. A expansão da educação superior no nordeste tem promovido uma espécie de marcha para o interior, com oportunidades para docentes de nível superior e técnicos administrativos.
Boa parte das vagas é gerada por instituições públicas, com o atrativo extra da estabilidade do serviço público. Mas quem vai atrás dessas vagas deve estar preparado.
Outro verdadeiro celeiro de vagas, com excelentes condições de trabalho e bons salários, são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os chamados IFs. Criados em 2008, eles estão presentes em centenas de cidades pequenas e médias do interior dos estados nordestinos.  Desde 2008, foram criados 115 campi de institutos federais em todo o Nordeste, e outros 13 estão em processo de implantação.
Foi no IF de Currais Novos, cidade de 40.000 habitantes a 180 quilômetros de Natal, que o professor Luciano Ferreira Oséas encontrou um porto seguro para ele e a família há três anos. Aprovado num concurso para servidor técnico-administrativo de nível superior da instituição em 2010, ele deixou Natal e partiu com a família rumo ao sertão.
Leia a íntegra aqui

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sessão Saúde: Saiba Como Aumentar as Defesas do Seu Sistema Imunológico de Forma Natural

Saiba Como Aumentar as Defesas do Seu Sistema Imunológico de Forma Natural

As defesas são a nossa ferramenta mais importante de sobrevivência. O organismo tem o sistema imunológico para proteger-se das agressões que alteram o seu estado de saúde, por isso é importante tomar cuidado e manter as defesas sempre altas.
Neste artigo te ensinamos quais são os reforços imunológicos naturais e como você pode usá-los com sabedoria para preservar sua saúde.
  • Frutas e vegetais: Ao ter uma dieta balanceada com frutas e vegetais crus se estimula o sistema imunológico, já que faz com que o pH do corpo torne-se mais alcalino do que ácido, o que ajuda a manter os germes para fora.
  • Água potável: Sempre é preciso manter uma boa hidratação, beber bastante água e evitar tanto quanto possível as bebidas adoçadas artificialmente, já que suprimem o sistema imunológico.
  • Vitamina C: Além de consumir alimentos ricos em vitamina C, é necessário ingerir suplementos alimentares com a mesma para assegurar a dose completa de ácido ascórbico diária.
  • Ovos: Os ovos contêm ferro, biotina e vitamina B12. Este alimento ajuda a fortalecer o cabelo, já que combate a anemia por carência de ferro, que é muitas vezes a causa de perda de cabelo em mulheres.
  • Sabugueiro: O sabugueiro é bom para muitas coisas, se utiliza ​​para aliviar as constipações, gripe, febre, ou para queimaduras e cortes, assim como para estimular o sistema imunológico.
  • Alho: Apesar do seu odor, o alho é outra ótima opção para fortalecer o sistema imunológico e ter as defesas sempre altas. É possível consumir cru picado em um copo de água ou adicioná-lo às refeições (sem submetê-lo ao cozimento). Também existem comprimidos de alho inodoros para aqueles que não suportam o aroma deste alimento.
  • Probióticos: Todos nós precisamos de um intestino saudável, mas, graças aos alimentos processados ​​e os antibióticos, isso se torna difícil. Por isso, é necessário melhorar o sistema imunológico consumindo iogurte, probióticos encapsulados ou comprimidos.
  • Gengibre: O gengibre ajuda a limpar o sistema linfático e impede a acumulação de toxinas que nos fazem susceptíveis a infecções, especialmente no sistema respiratório.
  • Aveia: É um alimento saudável, possui fibra solúvel que reduz o LDL, ou colesterol ruim.
  • As sementes de abóbora: As sementes de abóbora são ricas em magnésio, podem ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
  • Sálvia: Seu extrato funciona como um expectorante ajuda o organismo a retirar o muco do trato respiratório e aliviar a tosse. É uma boa alternativa para expectorantes comerciais, se consome facilmente, apenas basta uma gota no chá ou água quente.

Mulher nua cai do segundo andar de prédio em Itabuna


Itabuna - Uma mulher, identificada como Geórgia Antoni Leal, caiu do segundo andar da casa em que vive na Av. Cinquentenário, bairro Mangabinha.


O incidente aconteceu na noite deste domingo 07/10/13. A mulher estava completamente nua quando caiu de rosto no chão. Todos que estavam no local ficaram chocados com a cena. “Eu vi o rosto dela esmagado após a queda”, relatou uma transeunte. O SAMU foi acionado e encaminhou Geórgia ao Hospital de Base.

A primeira versão passada para a polícia foi que alguém havia empurrado a mulher, mas conhecidos informaram que acreditam que a mulher tentou cometer suicídio. Amigos contam que Geórgia está sofrendo de depressão e já havia tentado se matar anteriormente.

Criança morre e cinco são baleados em Pernambués

Uma criança morreu e cinco pessoas foram baleadas na noite deste domingo, 6, por volta das 19h, após dois homens terem perseguido e atirado contra Emerson Carlos Oliveira de Souza, que invadiu um bar na Rua Castro Alves, no Alto do Cruzeiro, em Pernambués. Durante a ação, os criminosos acertaram cinco pessoas que estavam no local para uma festa.

A vítima fatal, Franciele Santos, de 6 anos, é sobrinha da ex-vereadora de Salvador e dançarina Léo Kret. Segundo ela, a menina estava no local, que é de propriedade do pai da ex-vereadora, quando foi atingida na altura do tórax.

"Ela foi socorrida para o posto de saúde de Pernambués, mas já chegou sem vida", afirmou Léo Kret, inconformada com o crime. O sepultamento da garota ainda não tem hora marcada, mas deve ocorrer nesta segunda-feira, 7.

Além da criança, uma outra sobrinha de 14 anos da ex-vereadora, chamada de Lucivânia Santos, também foi atingida na perna. Ela foi atendida no Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, e recebeu alta ainda na noite deste domingo.

"Minha sobrinha mais velha está bem, mas a bala ainda está alojada em sua perna", disse Léo Kret, acrescentando que toda a família está em estado de choque.

Alvo dos bandidos
Emerson Carlos foi baleado na cabeça e na virilha. Ele passou por cirurgia no HGE e está em observação nesta segunda. Segundo informações iniciais, ele já tem passagem pela polícia por roubo e tráfico de drogas. De acordo com informações passadas pelas vítimas ouvidas pelos policiais do posto da Polícia Civil do HGE, Emerson seria o alvo da ação dos atiradores.

Ainda conforme os depoimentos, no local, os criminosos começaram a atirar contra Emerson, atingindo ele e outras pessoas. Segundo os policiais, o crime seria motivado por disputa pelo tráfico de drogas na localidade.

Segundo informações da Polícia Civil, os atiradores já foram identificados, mas os nomes não divulgados. Equipes de policiais já estão em operação para prendê-los.

Além de Franciele, Lucivânia e Emerson, foram atingidos Júlio de Jesus Nunes, baleado na coxa, Jacson Santos, no joelho, e Joabe Gonçalves Santos, no braço. Júlio e Lucivância já foram liberados. Já Jacson e Joabe continuam internados no HGE.

EVERALDO ANUNCIAÇÃO LANÇA CANDIDATURA A PRESIDÊNCIA ESTADUAL DO PT COM APOIO DE JOSIAS GOMES


A militancia regional do PT, participou em massa do evento, coordenado pelo atual presidente da sigla, Jonas Paulo Foram reunidos  26 municípios do Território Litoral Sul. Eventos semelhantes ocorrerão em todas as cidades com mais de 35 mil habitantes. "Foi uma mobilização regional, um dia de festa petista em Itabuna", definiu a presidenta do diretório municipal, Miralva Moitinho. 
O ilheense Everaldo Anunciação, ex-vereador em Itabuna e ex-candidato a deputado e senador, é um dos pretensos presidentes do diretório estadual do PT. O lançamento da campanha dele na região ocorreu também sábado ,  Câmara de Vereadores de Itabuna

Do Vermelhinho Itabuna