Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Renúncia do papa foi motivada por corrupção e promiscuidade, diz jornal


Renúncia do papa foi motivada por corrupção e promiscuidade, diz jornal

Um dos motivos que levou o papa Bento 16 a renunciar foi um relatório com cerca de 300 páginas sobre o escândalo de vazamento de informações do Vaticano, batizado de Vatileaks, segundo o jornal italiano "La Reppublica". O texto entregue ao pontífice em dezembro do ano passado foi elaborado por três cardeais de confiança do papa e continha investigações que iam além do caso que envolvia seu mordomo, segundo a publicação. Apesar de o conteúdo ser sigiloso, a especulação é que os religiosos não mediram palavras para revelar casos de mau uso de dinheiro, disputas de poder, relações homossexuais e até um plano para revelar a homossexualidade do editor de uma publicação católica. O jornal informou ainda que o relatório será entregue ao próximo papa, alguém que deverá ser mais "jovem, forte e santo para dar conta do trabalho que o espera". O diário italiano lembra ainda um escândalo ocorrido em 2010, quando um assessor de Bento 16 foi afastado por causa de um escândalo sexual envolvendo prostituição que abalou o Vaticano.

ITABUNA: VÍDEO MOSTRA ASSASSINATO DE COMERCIANTE


Prefeita visita governadoria em busca de melhorias para Uruçuca






Hoje pela manhã a prefeita Fernanda Silva se reuniu com o Sr. Edmon Lucas, chefe de 

gabinete do Governador Jaques Wagner, eles debateram sobre investimentos para Uruçuca 

e  o inicio do projeto de viabilidade da estrada Uruçuca-Serra Grande, a construção do novo 

mercado municipal e da reurbanização da represa de Serra Grande.

Já a tarde ela esteve na  sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia e ouviu o 

discurso do governador Jaques Wagner em homenagem aos 33 anos do Partido dos 

Trabalhadores.

MAIS DE 1,5 MILHÃO DE ELEITORES PODEM TER TÍTULO CANCELADO


Da Agência Brasil
Mais de 1 milhão e meio de eleitores que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram a falta correm o risco de ter o título cancelado. O prazo para regularizar a situação nos cartórios eleitorais vai de 25 de fevereiro a 25 de abril. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não enviará qualquer tipo de notificação ao cidadão em relação à situação eleitoral irregular.

A relação de inscrições com risco de serem canceladas já está disponível para consulta nos cartórios eleitorais desde ontem (20). O eleitor também poderá verificar a sua situação no site do TSE a situação eleitoral. No total, os eleitores com pendência perante a Justiça Eleitoral são 1.512.884.
Quem estiver sob risco de ter o título cancelado deverá levar documento original com foto, título de eleitor e comprovantes de eleição, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa ao cartório eleitoral para regularizar a situação. A não regularização acarretará o cancelamento do título, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio de 2013.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Torcedor boliviano morre em jogo do Timão e polícia culpa brasileiros


O clima é de apreensão no Estádio Jesús Bermudez, na cidade de Oruro (BOL) após o empate por 1 a 1 do Corinthians contra o San José, nesta quarta-feira, pela Libertadores. De acordo com a polícia local, um torcedor do time da casa faleceu no fim do primeiro tempo ao ser atingido por um sinalizador (chamado de bengala pelos bolivianos) que teria sido atirado do setor visitante, que era ocupado pela torcida do Corinthians. O objeto, de acordo com o tenente Cáceres, acertou em cheio Kevin Beltran Espada, de 14 anos, que acabou falecendo a caminho do Hospital Obrero. Ele seria natural de Cochabamba (BOL), segundo informações da imprensa boliviana. Inicialmente, o policial informou à imprensa brasileira que cinco brasileiros foram presos. Depois, foi confirmada a prisão de nove: oito homens e uma mulher. A situação causou apreensão na delegação corintiana. No fim do jogo, torcedores bolivianos faziam coro de "assassinos" para os brasileiros. Membros da delgação corintiana - dirigentes e jogadores que não ficaram no banco de reservas - foram orientados a sair do camarote e descer para o vestiário ainda no decorrer do segundo tempo. O técnico Tite cancelou sua entrevista coletiva e chorou ao fazer um pronunciamento sobre o trágico incidente. O gerente de futebol Edu Gaspar também falou sobre o assunto e prestou solidariedade à família da vítima. (Lance)

Justiça gaúcha proíbe nomeação de parentes para qualquer cargo público


Justiça gaúcha proíbe nomeação de parentes para qualquer cargo público

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul proibiu a contratação de parentes ,sem concurso, para quaisquer cargos públicos, inclusive, os de secretário. A determinação se baseou na Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal estendendo a sua abragência também ao secretariado. A norma do STF considera inconstitucional a nomeação de familiares para cargos considerados “políticos” também conhecidos como cargos de confiança ou comissionados. O caso que deflagrou a decisão foi o a transferência do pai do prefeito da cidade de Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre, do cargo de diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para o de secretário, com o objetivo de escapar da regra estabelecida na súmula. Devido a essa manobra o Tribunal chegou ao entendimento que “não há como interpretar que os cargos políticos não estão abrangidos pela Súmula Vinculante nº 13, na medida em que a nomeação de parente – no caso concreto, do pai do Sr. Prefeito – como Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, fere frontalmente os princípios da moralidade e impessoalidade, que, são a razão de existência da referida Súmula”. Com informações do Blog do Fábio Oliva.

SOBRECARGA EM TRANSFORMADOR OBRIGA FTC A DESOCUPAR PRÉDIO


A FTC de Itabuna teve que esvaziar o seu prédio há poucos instantes, em função de uma sobrecarga no transformador de energia que atende a faculdade. Segundo informações de alunos, é a segunda vez esta semana que o equipamento apresenta problemas.
Estudantes, professores e demais funcionários foram orientados a desocupar a sede da instituição, que não chegou a ficar sem energia. “Foi uma medida de precaução, pois realmente a luz pode faltar depois”, esclareceu um funcionário.
O transformador, instalado nos fundos do prédio, na Avenida Amélia Amado, atende apenas a FTC.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PREFEITA REÚNE-SE COM AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS






Ontem (Terça-Feira), às 10h30min, a prefeita, Fernanda Silva, reuniu-se no Centro Cultural Água Preta com Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, no qual participaram os secretários de Saúde, de Finanças e o chefe de gabinete da prefeita.
No início da reunião tomou a palavra o Secretário de Saúde, Wesley Novais, esclarecendo a situação dos Agentes, dizendo que foi deixado, em dezembro, na conta específica, apenas R$ 0,31 e, logo após, passou-a ao Secretário de Finanças, Gildásio Brabo, que tirou as dúvidas relativas aos salários de dezembro/2012, em atraso. Disse, Brabo, que na prestação de contas, apresentada no início deste mês, o ex-gestor, Moacyr Leite Júnior,  não empenhou, não pagou e não deixou resíduo na conta, inviabilizando o pagamento dos salários dos agentes do mês de dezembro/2012, em janeiro de 2013. Lembrou que o ex-gestor, afirmou e assinou que não existiam dívidas, com salários dos agentes.
A prefeita, Fernanda Silva, aproveitou para dar boas notícias, aos agentes, quando comunicou que, após consulta ao departamento jurídico, estaria liberando aos agentes, o pagamento da folha de dezembro/2012, disponível para saque amanhã, dia 20. Falou que todos os direitos dos trabalhadores da saúde estarão garantidos, inclusive, a diferença de insalubridade, do mês de janeiro, será paga na folha de fevereiro. Disse que estudaria junto ao procurador do município, sobre incorporação desse benefício aos salários dos agentes. Para finalizar falou da dificuldade em conseguir médicos para trabalhar em Uruçuca, em virtude dos atrasos salariais, no governo anterior, além do gigantesco débito com empresas telefônicas, que está dificultando os serviços da área de saúde. Garantiu que as verbas não terão desvio de função, o dinheiro da saúde será aplicado na saúde, educação na educação e assim por diante, sempre respeitando o dinheiro público.
Adiante, foi dada a palavra aos agentes, que questionaram sobre o atraso no repasse dos descontos de empréstimos consignados aos Bancos. O Secretário de Finanças disse que só tinha informação do Banco Bradesco, que estava três meses sem receber os repasses e que com relação a outros Bancos, ainda não havia sido notificado.
Para finalizar, a prefeita, Fernanda Silva, agradeceu a presença dos agentes, dizendo que estará sempre aberta ao diálogo e que em seu governo a transparência será respeitada e o dinheiro público será direcionado, em benefício do povo.
ASCOM

Do Blog: Informativo Prefeitura de Uruçuca

Caso Richthofen: Irmãos Cravinhos cumprirão restante da pena em regime semiaberto


Caso Richthofen: Irmãos Cravinhos cumprirão restante da pena em regime semiaberto

Os irmãos Cravinhos, condenados pelo assassinato dos pais de Suzane Von Richthofen, irão terminar a pena em regime semiaberto. Daniel e Cristian Cravinhos foram condenados a  39 e 38 anos de prisão em regime fechado respectivamente e seis meses no semiaberto pela morte de Manfred e Marísia Richthofen. O crime, que teve repercussão nacional, aconteceu em 2002 e foi planejado pela própria Suzane, que a época era namorada de Daniel. Os pais da garota eram contra o relacionamento. A juíza Sueli Zeraik , autora da decisão, atendeu o pedido da defesa dos irmãos, levando em conta o bom comportamento dos dois. O Ministério Público também apresentou parecer favorável a progressão do regime fechado para o semiaberto. Daniel e Cristian já foram transferidos para o pavilhão de regime semiaberto da penitenciária Doutor José Augusto Salgado, a P2 de Tremembé. Entretanto, eles não terão direito a saída temporária na páscoa, devido ao período de 40 dias em que o detento fica em observação. Os pais de Suzane fora brutalmente assassinados com golpes de barras de ferro enquanto dormiam. Marísia também foi asfixiada com uma toalha e um aço plástico. Suzane já tentou pedir progressão da pena para o regime semiaberto em 2011, mas, o requerimento foi negado devido a garota apresentar sinais de imaturidade, egocentrismo, impulsividade, agressividade e ausência de remorso. Com informaçõe do G1.

Caso New Hit: 'O depoimento das vítimas é a prova das provas', diz promotora


Caso New Hit: 'O depoimento das vítimas é a prova das provas', diz promotora
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias

A promotora Marisa Jansen considera o depoimento da segunda adolescente decisivo para os desdobramentos do processo do caso New Hit. “O depoimento das vítimas é a prova das provas pelo fato de que a denúncia de estupro só pode ser feita pela vítima”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias. A promotora mencionou a solicitação feita pelo Departamento de Polícia Técnica para coleta de material para exame de DNA dos acusados. De acordo com Rogério Matos, um dos advogados de defesa do grupo de pagode, o material vai ser coletado nesta terça. 


“Tem certeza que é uma prova importante para a absolvição”, declarou Matos ao Bahia Notícias, ao ressaltar que "não há o que temer".  Marisa Jansen considera que permitir o exame pode beneficiar a defesa porque seria uma maneira de os advogados e os réus demonstrarem na inocência dos acusados. Ela diz, entretanto, que se trata de uma prova material importante, mas não imprescindível. Indispensável, defende, são os depoimentos das vítimas.

Yoani Sanchéz diz que protestos são como 'orquestrados por terroristas'


Yoani Sanchéz diz que protestos são como 'orquestrados por terroristas'

A blogueira cubana Yoani Sánchez comparou os protestos que fizeram com que o lançamento do documentário Conexão Cuba-Honduras fosse adiado com terrorismo. Na noite de segunda (18), um grupo fez uma manifestação no espaço Parque do Saber, em Feira de Santana, que provocou o cancelamento da sessão. “Os gritos, os insultos, foi como se tivessem sido orquestrados por terroristas. Eu sou uma pessoa pacífica, e trabalho com o verbo, com a fala, não tinha porquê tanta agressividade. O que pude ver e questionar no debate foi que eles não leem o que eu escrevo no meu blog”, afirmou, nesta terça (19), na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Feira de Santana. A dissidente falou também sobre as questões levantadas pelos manifestantes, que a acusaram de ser financiada pelos Estados Unidos e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). “Se isto fosse verdade, me digam por que eu continuaria até hoje caminhando pelas ruas de Havana? Este argumento eu conheço desde pequena, e é dado a todos que são contra o regime do meu país”, defendeu. Sánchez sustenta que vive da renda dos livros que escreve e dos artigos que publica em jornais.

BELA HOMENAGEM A “GAGUINHO”


Após 13 anos e 9 meses, o Diário Bahia foi às bancas, hoje, sem a coluna Política, Gente, Poder, escrita pelo jornalista Eduardo Anunciação. Gaguinho, como era chamado pelos amigos, faleceu na última sexta, 15 (relembre aqui). A página 2 de hoje traz belíssima homenagem ao jornalista. Reproduzimos:

homenagem gaguinho


PREFEITA ALEGA ESTRESSE E VAI RENUNCIAR AO CARGO


Ana Verena: renúncia.
A prefeita do município de Ipirá (BA), Ana Verena Colonezzi (PP), renunciará ao cargo nesta semana. Ana Verena entrou com pedido de licença logo após assumir, alegando estresse e pressão arterial alta (relembre aqui).

A renúncia poderá ser oficializada em sessão da Câmara Municipal programada para a quinta, 21. A prefeita foi escalada a 30 dias das eleições municipais de 7 de outubro em substituição a Antônio Colonezzi.
Ana Verena venceu a disputa contra Marcelo Brandão (DEM) por diferença de 49 votos. Foi a primeira mulher eleita prefeita do município localizado no centro-norte baiano.
Caso a renúncia seja oficializada, ficará no cargo o vice, Ademildo Almeida (PT)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

GOVERNO MUNICIPAL CONTRATA DOIS ÔNIBUS EXECUTIVOS E UM MICRO-ÔNIBUS PARA EDUCAÇÃO





Mostrando que a educação é um dos pontos prioritários no seu governo, a prefeita Fernanda Silva contratou dois ônibus executivos e um micro-ônibus, para atender aos universitários que estudam, em Itabuna e na UESC.
De acordo com o secretário de educação, Fabrício Santos, os ônibus são dotados de ar condicionado, frigobar, aparelhos de DVD, banheiros, etc. Informou, também, que eles já estão sendo utilizados nos turnos da manhã e da noite. O secretário disse que, pela primeira vez, os estudantes do turno da tarde serão contemplados no município, com transporte escolar, e que para isso, foi contratado um micro-ônibus, com sistema completo, para dar conforto aos usuários.
Finalizando, Fabrício Santos, informou, ainda, que já disponibilizou um ônibus do município para atender a escola Dendê da Serra, no distrito de Serra Grande, lembrando que a zona rural será assistida por ônibus e caminhonetes, sendo que os ônibus trafegarão nas estradas principais recolhendo alunos, trazidos dos ramais, pelas caminhonetes. Frisou que locais específicos, por falta de logística, poderão ser atendidos integralmente pelas caminhonetes, o que representará, aproximadamente, 20%, do transporte escolar.
ASCOM

Blog: Informativo Prefeitura de Uruçuca
http://informativoprefeituraurucuca.blogspot.com.br/

12 cidades da região terão colégios Ufesba


Representantes de municípios do sul da Bahia se reuniram na manhã desta segunda-feira com o dirigente da comissão de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Oliveira, ex-reitor da Ufba.
Foram definidos os municípios que serão contemplados com Rede de Colégios Universitários. Além de Itabuna, serão beneficiados Ilhéus, Ibicaraí, Canavieiras, Una, Itacaré, Ubaitaba, Itajuípe, Coaraci, Ibicaraí, Buerarema e Camacan.
Os participantes também debateram o local ideal para o campus da Ufesba em Itabuna. O ex-prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, não se empenhou em apresentar uma área adequada para a sede da universidade.
O projeto de implantação da Universidade Federal no sul da Bahia deve ser aprovado pelo Congresso Nacional até o final de março. As atividades acadêmicas devem ser iniciadas em 2014.
De acordo com o atual prefeito Claudevane Leite, uma área adequada está sendo disponibilizada. Além de Vane, Itabuna foi representada na reunião pelo deputado federal Geraldo Simões.

Estreia de documentário com Yoani é suspensa após protestos na Bahia

Blogueira cubana foi recebida por faixas e cartazes de protesto em Feira de Santana (Foto: Reuters)Blogueira cubana foi recebida por faixas e cartazes de protesto em Feira de Santana (Foto: Reuters)O lançamento do documentário Conexão Cuba-Honduras com a blogueira cubana Yoani Sánchez foi marcado por um protesto seguido de uma mesa de debate, na noite desta segunda-feira (18), no espaço Parque do Saber, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. A exibição do vídeo, programada para acontecer às 19h desta segunda, acabou não ocorrendo.
Ao chegar ao local, a blogueira cubana, uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado pelo presidente de Cuba, Raúl Castro, foi recebida por faixas e cartazes de protesto.
Mesmo com a manifestação, uma mesa de debate foi criada e mediada pelo senador Eduardo Suplicy, que pediu ao público que "falasse, mas esperasse Yoani ter o direito de se defender de toda a acusação".
Aos gritos de protesto como "viva la revolución", os protestantes perguntavam e a blogueira tentava ser entendida, enfrentando a dificuldade do idioma entre os presentes. Por conta do tumulto, a organização do evento decidiu suspender a estreia do documentário. Mesmo assim, Yoani ficou até pouco antes das 23h, quando ela deixou o local acompanhado de sua equipe.
Viagem
Em sua chegada a Feira de Santana, na Bahia, a blogueira cubana Yoani Sánchez recebeu a imprensa por cerca de 10 minutos no hall do hotel onde está hospedada. Yoani conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro.

Senador Suplicy pediu ao público que 'esperasse Yoani ter o direito de se defender ' (Foto: Egi Santana/ G1)Senador Suplicy pediu ao público que 'esperasse Yoani ter o direito de se defender ' (Foto: Egi Santana/ G1)
Em conversa com o G1, ela explicou as primeiras impressões em solo brasileiro. A 

blogueira recebeu de presente uma boneca, lembrança da Bahia.

“Tudo está saindo muito bem. Sem dificuldades, pude atravessar a fronteira do meu país. Fiz uma escala no Panamá, muito emotiva, com gente me reconhecendo, gente de toda parte... da Venezuela, do Peru, gente de toda América do Sul. Depois cheguei ao Brasil com muitoas emoções positivas, com amigos e afetos. Na saída do aeroporto de Recife fui recebida por abraços de um lado e de insultos por outro lado. Isso foi muito lindo, porque essa foi minha impressão do que é viver a democracia”, completou.

"Eu já devia ao Brasil minha primeira visita fora de Cuba depois de tanto tempo, porque aqui estão as pessoas que mais se esforçaram para que eu pudesse viajar. E eles utilizaram todos os caminhos, as redes sociais, a internet, a imprensa, o governo, as relações exteriores. Eu devia aos brasileiros o agradecimento direto, pessoal, dizer obrigado por terem me feito viajar. Por isso o Brasil e a Bahia foram os escolhidos como início da viagem"

A cubana chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, por volta das 8h50 desta segunda-feira (18). Ela foi recebida por um grupo de cerca de 30 manifestantes da União da Juventude Socialista. Ela deixou o aeroporto sem passar pelo saguão de desembarque e sem falar com os jornalistas e seguiu direto de carro para Feira de Santana, com o amigo e cineasta baiano Dado Galvão, que a recepcionou no Recife. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.

Yoani Sanchéz (Foto: Egi Santana / G1)Yoani Sanchéz em hotel (Foto: Egi Santana / G1)
Yoani Sánchez  (Foto: Egi Santana / G1)Yoani Sánchez fala com a imprensa em Feira de Santana (Foto: Egi Santana / G1)
Ao chegar ao Recife, onde desembarcou durante madrugada desta segunda, ela também foi recebida por um grupo de manifestantes pró-Cuba.
Yoani Sanchéz; bahia; manifestação aeroporto de salvador (Foto: Egi Santana / G1)

Entrega do IR 2013 começa em 1º de março, diz Receita Federal


O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012, começa em 1º de março e vai até o dia 30 de abril deste ano e quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, informou a Secretaria da Receita Federal nesta terça-feira (19). O órgão publicou hoje no "Diário Oficial da União" as regras do IR deste ano.
A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013).
Último ano de preenchimento pelo modelo simplificado
O ano de 2013 será o último no qual os contribuintes que declaram o Imposto de Renda pelo modelo simplificado precisarão preencher sua declaração do IR, segundo informações da Receita Federal.

A partir de 2014, de acordo com o Fisco, caberá ao contribuinte confirmar ou alterar os dados pré-preenchidos pelo órgão e apresentados em sua declaração anual. Esse modelo de declaração pré-preenchida do IR já é adotado em outros países, como na Espanha, por exemplo, e será possível com cruzamento de dados prestados pelas empresas contratantes.
Dados da Receita mostram que 70% dos cerca de 25 milhões de contribuintes que entregam IR anualmente, ou seja, mais de 17 milhões de pessoas, optam pelo modelo simplificado de declaração do Imposto de Renda. Neste caso, há o desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis.
Obrigatoriedade
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.

Também estão obrigados a apresentar o documento os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.
A apresentação do IR obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2012, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Quem tiver a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2012, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil, também deve declarar IR neste ano. Este é o mesmo valor que constava no IR 2012 (relativo ao ano-base 2011).
A obrigação com o Fisco se aplica também àqueles contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil, em qualquer mês deste ano, e que nesta condição se encontrem em 31 de dezembro de 2012.
A regra também vale para quem optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda.
Atividade rural
Também é obrigatória a entrega da declaração de IR 2013 para quem teve, em 2012, receita bruta em valor superior a R$ 122.783,25 oriunda de atividade rural. No IR de 2012, relativo ao ano-base 2010, este valor era de R$ 117.495,75.

O documento também tem de ser entregue por quem pretenda compensar, no ano-calendário de 2012 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2012, informou a Receita Federal.
Declaração de bens e dívidas
Segundo o Fisco, a pessoa física deve relacionar, na declaração do IR, os bens e direitos que, no Brasil ou no exterior, assim como suas dívidas. De acordo com o órgão, ficam dispensados de serem informados os saldos em contas correntes abaixo de R$ 140, os bens móveis, exceto carros, embarcações e aeronaves, com valor abaixo de R$ 5 mil. Também não precisam ser informados valores de ações, assim como ouro, ou outro ativo financeiro, com valor abaixo de R$ 1 mil. As dívidas dos contribuintes, ou seus dependentes, que sejam menores do que R$ 5 mil em 31 de dezembro de 2012 também não precisam ser declaradas.

Imposto a pagar
Caso o contribuinte tenha imposto a pagar em sua declaração do IR, a Receita informou que isso poderá ser dividido em até oito cotas mensais, mas nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50. Caso o imposto a pagar seja menor do que R$ 100, deverá ser quitado em cota única. A primeira cota, ou a única, devem ser pagas até 30 de abril, e as demais até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros.

O Fisco informou que o contribuinte também pode antecipar, total ou parcialmente, o pagamento do imposto ou das quotas, não sendo necessário, nesse caso, apresentar Declaração de Ajuste Anual retificadora com a nova opção de pagamento. Também pode ampliar o número de quotas do imposto inicialmente previsto na Declaração de Ajuste Anual, até a data de vencimento da última quota desejada.
O pagamento integral do imposto, ou de suas quotas e dos acréscimos legais, pode ser efetuado mediante: transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas
eletrônicos dos bancos; Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf),
em qualquer agência bancária; ou débito automático em conta-corrente.

Do G1

Brasil enfrenta o Chile no dia 24 de abril



Mais um amistoso da Seleção Brasileira em 2013 está confirmado. Brasil e Chile se enfrentam no dia 24 de abril, em Minas Gerais, no reformado Estádio do Mineirão. Este será o quarto amistoso do time de Luiz Felipe Scolari no ano. A última vez em que Brasil e Chile se enfrentaram, melhor para a Seleção. Este duelo aconteceu na Copa do Mundo de 2010, nas oitavas-de-final, e Robinho, Luís Fabiano e Juan garantiram a vitória por 3 a 0. Ao todo, as duas seleções se enfrentaram 66 vezes, com 47 vitórias brasileiras, 12 empates a apenas sete triunfos chilenos. Antes deste amistoso do dia 24 de abril de 2013, o Brasil enfrenta a Itália, no dia 21 de março, em Genebra, e a Rússia, no dia 25, em Londres, no Stamford Bridge. No calendário de amistosos deste ano também estão confirmados um novo confronto com a Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã, outro contra a França, no dia 9 de junho, na Arena do Grêmio, e mais um, no segundo semestre, no dia 14 de agosto, contra a Suíça.

Caso New Hit: Três advogados defenderão vítima; negada impugnação de depoimento de médica


Caso New Hit: Três advogados defenderão vítima; negada impugnação de depoimento de médica

A advogada Isabela Costa Pinto, que atuou no caso das adoções ilegais no município de Monte Santo (BA), foi autorizada na tarde desta segunda-feira (18) a defender a primeira vítima ouvida na audiência de conciliação do caso New Hit. A garota começou a depor às 14h45 com o suporte de dois outros advogados e, segundo o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), o órgão conseguiu a autorização da família da menina para solicitar a entrada da jurista no caso. "A entrada de mais uma advogada é importante para que a vítima se sinta mais protegida e menos vulnerável", afirmou a assessora do Cedeca, Luciana Reis, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda à tarde, a juíza Márcia Simões Costa não acatou o pedido de impugnação do depoimento de uma das testemunhas de acusaçãoa ginecologista Verônica Simões, que atendeu a uma das garotas em consulta particular. O primeiro dia de audiência conciliatória estava previsto para terminar às 18h, mas já se fala, em Ruy Barbosa, no fim dos depoimentos às 20h desta segunda. Os integrantes da banda New Hit contam com o apoio de cinco advogados.

ÚLTIMO DIA DE MATRÍCULA PARA QUEM ENTROU NA SEGUNDA CHAMADA DO PROUNI


Da Agência Brasil
Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (19) para providenciar a matrícula nas instituições de ensino. No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudo. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros.
Os candidatos não selecionados na segunda chamada podem pedir, nos próximos dias 24 e 25, a inclusão do nome na lista de espera do programa. A primeira convocação da lista de espera será divulgada no dia 28 de fevereiro.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.

INICIADA A LIMPEZA DO RIO ÁGUA PRETA




Nesta segunda-feira, 18, a equipe da secretaria de infraestrutura, liderada pelo secretário Danilo Mota, iniciou a limpeza do rio Água Preta. Segundo o secretário, o serviço começou nas imediações da Inaceres e vai abranger toda extensão do rio e córregos adjacentes. Disse, ainda que outros serviços de limpeza dos bueiros e rede de esgoto, além da roçagem de matos e capins das ruas da cidade estão sendo realizados. O prazo para o término dos trabalhados está estimado, pelo secretário, em 45 dias. Outro ponto crítico, deixado pela administração anterior, é iluminação pública, que já está sendo restaurada pela administração do governo democrático e popular.

ASCOM

Blog: Informativo Prefeitura de Uruçuca

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Campeonato Carioca, 7ª Rodada



Flamengo vence clássico com o Botafogo
O artilheiro Hernane brilhou novamente pelo Flamengo. Neste domingo, o jogador chegou ao seu oitavo gol durante a sétima rodada do Campeonato Carioca de maneira especial: marcou no clássico contra o Botafogo, garantiu a vitória por 1 a 0 e classificou o clube para as oitavas de final da Taça Guanabara, primeiro turno da competição.

Com o resultado, o Flamengo chega aos 19 pontos ganhos, sem chance de ser ultrapassado pelo Boavista, terceiro colocado do Grupo B. O time lidera de forma isolada, três pontos à frente do Fluminense. O Botafogo, apesar da derrota, também está bem: é o primeiro colocado do Grupo A, com 14 pontos, em boas condições para, na última rodada, se garantir na semifinal.

Estacionar motos na Cinquentenário será proibido a partir de quarta

Com o objetivo de regularizar o trânsito e o estacionamento na principal artéria da cidade, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna – Settran, proibirá, a partir desta quarta, 20, o estacionamento de motos na avenida do Cinquentenário e suas transversais. A partir daquela data, as motos deverão estacionar em áreas exclusivas para este tipo de veículo localizadas nas praças Octávio Mangabeira (Camacan) e Adami, na Alameda da Juventude (Beira-Rio) e na avenida Amélia Amado (lateral esquerda). Placas de trânsito com a frase “Proibido Motos” estão sendo espalhadas nas áreas da avenida do Cinquentenário e transversais. Além da Cinquentenário, estará proibido estacionar motos nas ruas Sóstenes de Miranda, Francisco Silva Rocha, Almirante Barroso, Rua Quintino Bocaiuva, Mariá Ferreira, Professor Alício de Queiroz, Nilo Santana, Adolfo Maron, Osvaldo Cruz e Dom Pedro II e nas travessas Benigno de Azevedo e Adolfo Leite (Beco do Fuxico).

Ubatã: Justiça bloqueia R$ 3 mi em bens de ex-prefeito


Ubatã: Justiça bloqueia R$ 3 mi em bens de ex-prefeito

A Justiça Federal voltou a acatar uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal e bloqueou quase R$ 3 milhões em bens do ex-prefeito de Ubatã, Adailton Ramos Magalhães (PTB), conhecido Dai da Caixa, e de mais três pessoas. Em janeiro, a Justiça Federal já havia bloqueado R$ 127.410,25 do ex-gestor e de mais quatro pessoas. O inquérito do Ministério Público Federal contém parte do relatório da fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), realizada em 2008, que contou com apreensão de documentos pela Polícia Federal e um CD com escutas telefônicas da quadrilha feitas com autorização da Justiça. A quadrilha, como definiu o MPF, é acusada de peculato, fraude em licitações, falsificação de notas fiscais e corrupção ativa e passiva. O valor do prejuízo ao município chega a R$ 4 milhões. O valor desviado foi em 2007 e 2008. Informações do jornal A Região.

Técnicos do Projeto Cidades Digitais já estão em Uruçuca






Técnicos da G4S Technology Brasil, empresa escolhida pelo Ministério das Comunicações para implantar o projeto Cidades Digitais  já estão em Uruçuca traçando o percurso da rede de fibra ótica e logradouros públicos onde serão implantados pontos de acesso e a localização do anel de fibra ótica.
No sul da Bahia apenas Uruçuca e Itabuna foram contempladas na primeira seleção e o objetivo do programa, segundo os técnicos é levar internet de qualidade para repartições públicas, como a prefeitura e secretarias do município. O programa ainda prevê o acesso gratuito à internet em alguns pontos da cidade aos moradores, na Praça Everaldino Cardoso Macêdo, Praça Miguel Baracho, Praça Régis Pacheco e Praça Gilberto Moura, além de colégios e delegacia.
A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, comemorou a inclusão do município  no projeto e adianta que os quatro mil metros de fibra ótica que estarão interligando os equipamentos públicos do município de Uruçuca, trarão imediatas melhorias na gestão, principalmente nos serviços de saúde, educação, assistência social e gestão administrativa, além da redução nos custos de telefonia e internet.  
 Os técnicos garantiram que não havendo nenhum imprevisto, o município de Uruçuca estará operando em banda larga no máximo em 120 dias e segundo informações da prefeita serão realizados investimentos nos próximos anos, para que o projeto seja estendido até o distrito de Serra Grande.
Para o secretário José Nazal o projeto também poderá trazer impacto de  maior segurança para o município, com a implantação do serviço de videomonitoramento em todo o centro da cidade.
 Ascom