Pages

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ITACARÉ: CHUVA CAUSA DESLIZAMENTO DE TERRA EM RODOVIA


1473007_624181350972762_688576386_n

A forte chuva causou transtorno aos motoristas que pretendem ir para Itacaré e Maraú, dois dos destinos mais procurados na região cacaueira no período de verão.

Na estrada que dá acesso a “Itacarezinho”, houve deslizamento de terra na manhã desta quinta-feira. nem a pé é possível passar pelo local.

Já a estrada que dá acesso a Maraú também foi interditada, lá a situação é mais grave e não tem previsão de regularização.

1424566_10201023134209618_2128429630_n

WAGNER ANUNCIA RUI COMO NOME DO PT


Wagner escolhe Rui Costa para disputar a sucessão de 2014 pelo PT (Foto Manu Dias).

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, deverá ser o nome do PT na sucessão ao governo baiano em 2014. O governador Jaques Wagner anunciou a sua escolha pessoal em entrevista a uma emissora de rádio de Salvador, a Metrópole FM.
- A minha indicação para o diretório estadual do PT é o secretário da Casa Civil. Agora é Rui se colocar e se apresentar – disse o governador.
O posicionamento de Wagner fez dois dos pré-candidatos petistas se pronunciarem. José Sérgio Gabrielli falou dos riscos do governo no processo eleitoral de 2014, com candidatura de oposição e uma do mesmo espectro político (Lídice da Mata). Já o senador Walter Pinheiro disse que ao PT cabe a escolha. Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, já se deu por vencido ao juntar-se a Wagner e Rui Costa.
A decisão deve ser oficializada amanhã, em reunião do diretório do PT, e sacramentada no sábado, 30. O clima interno não é dos melhores, estando sujeito a raios e trovoadas.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

No Brasileirão Serie "A" tem cinco times brigando por Libertadores e oito contra rebaixamento

O Campeonato Brasileiro completou sua 36ª rodada no último final de semana e agora só faltam mais dois jogos para cada time encerrar sua participação na competição. Com o Cruzeiro já campeão e o Náutico como único rebaixado de forma matemática, ainda faltam a definições das outras três equipes que caem para Série B e dos classificados para a Libertadores do ano que vem.
 
Bahia e Portuguesa ainda lutam contra o rebaixamento. Foto: Erik Salles/BA Press/Futura Press
Lá embaixo, oito clubes seguem brigando contra as três vagas restantes para o descenso. A situação mais complicada é a da Ponte Preta, penúltima colocada, à frente apenas do Náutico. Vasco e Coritiba fecham o Z4, mas Fluminense, Criciúma, Portuguesa, Bahia e Internacional ainda estão ameaçados.
 
Na disputa por vaga na Libertadores, cinco times ainda mantêm o sonho vivo. Grêmio, Atlético-PR e Goiás integram o G4, mas Botafogo e Vitória almejam um lugar na competição continental. Vale lembrar que se o Atlético-PR for campeão da Copa do Brasil e terminar no G4, a zona de classificação vira G5. Entretanto, se São Paulo ou Ponte Preta levarem a Sul-Americana, o G4 pode virar G3.
 
Dos 20 clubes do Brasileirão, sete não brigam por mais nada. O Cruzeiro, já campeão, o Náutico, rebaixado, além de Santos, São Paulo, Corinthians e Flamengo, que não têm mais chances de ir à Libertadores e estão salvos da ameaça de rebaixamento. Já o Atlético-MG, garantido na Libertadores por ser o atual campeão, não tem mais chances de título no Brasileirão e não pode mais cair.
 
Confira abaixo os jogos que restam para os times que ainda têm objetivos no campeonato e o que eles precisam fazer para alcançá-los:
 
LIBERTADORES 
 
ATLÉTICO-PR   (2º colocado, 61 pontos) 
Próximos jogos : Santos (Fora) e Vasco (Casa) 
O que precisa : Depende só de si. Se vencer os dois jogos que faltam, garante uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão
 
GRÊMIO   (3º colocado, 61 pontos) 
Próximos jogos : Goiás (Casa) e Portuguesa (Fora) 
O que precisa : Vive a mesma situação que o Atlético-PR. Se vencer as suas partidas restantes, se classifica para Libertadores
 
GOIÁS   (4º colocado, 59 pontos) 
Próximos jogos : Grêmio (Fora) e Santos (Casa) 
O que precisa : Também só depende de si, já que faz o duelo direto contra o Grêmio. Se vencer os dois jogos, se garante na Libertadores

BOTAFOGO   (5º colocado, 58 pontos) 
Próximos jogos : Coritiba (Fora) e Criciúma (Casa) 
O que precisa : Tem que vencer os dois jogos que faltam e torcer para que o Goiás consiga apenas uma vitória nas duas rodadas finais. Ou para que Grêmio ou Atlético-PR não vençam mais

VITÓRIA   (7º colocado, 55 pontos) 
Próximos jogos : Flamengo (Casa) e Atlético-MG (Fora) 
O que precisa : Precisa vencer os dois duelos finais e ainda torcer para que Botafogo e Goiás não vençam mais. Ou torce para que Grêmio e Atlético-PR percam seus dois jogos, além de ter que tirar saldo de gols em relação aos seus rivais

REBAIXAMENTO 
 
INTERNACIONAL   (12º colocado, 46 pontos) 
Próximos jogos : Corinthians (Fora) e Ponte Preta (Casa) 
O que precisa: Uma vitória ou dois empates salvam o time gaúcho do rebaixamento
 
BAHIA   (13º colocado, 45 pontos) 
Próximos jogos : Cruzeiro (Fora) e Fluminense (Casa) 
O que precisa : Uma vitória e um empate nos dois jogos que faltam garantem os baianos na elite 

PORTUGUESA   (14ª colocada, 44 pontos) 
Próximos jogos : Ponte Preta (Fora) e Grêmio (Casa) 
O que precisa : Uma vitória e um empate já são suficientes para que a Lusa não caia

CRICIÚMA   (15º colocado, 43 pontos) 
Próximos jogos : São Paulo (Casa) e Botafogo (Fora) 
O que precisa : Se salva do rebaixamento com duas vitórias nas rodadas finais

FLUMINENSE   (16º colocado, 42 pontos) 
Próximos jogos : Atlético-MG (Casa) e Bahia (Fora) 
O que precisa : Assim como o Criciúma, também se salva com duas vitórias

CORITIBA   (17º colocado, 42 pontos) 
Próximos jogos : Botafogo (Casa) e São Paulo (Fora) 
O que precisa : Também se salva vencendo os dois jogos, já que Bahia e Fluminense se enfrentam e um dos dois perde pontos

VASCO   (18º colocado, 41 pontos) 
Próximos jogos : Náutico (Casa) e Atlético-PR (Fora) 
O que precisa : Tem que vencer os dois jogos que faltam e ainda torcer para dois rivais diretos (Coritiba, Fluminense, Criciúma e Portuguesa) não consigam duas vitórias. No caso da Lusa, o time paulista teria que conseguir apenas três pontos e os cariocas ainda teriam que tirar um saldo de 11 gols

PONTE PRETA   (19ª colocada, 36 pontos) 
Próximos jogos : Portuguesa (Casa) e Internacional (Fora) 
O que precisa : Só se salva se vencer tudo o que falta, Fluminense e Coritiba perderem seus dois jogos restantes e o Vasco conquistar apenas um ponto. Ainda assim, o time de Campinas teria que tirar uma diferença de 11 gols em relação do Fluminense e de sete gols em relação ao Vasco

Senado aprova fim do voto secreto para cassação e veto presidencial

O Senado Federal aprovou em segundo turno nesta terça-feira (26) por 58 votos a 4 o texto da proposta de emenda da Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto nas sessões de cassação de mandato parlamentar e de análise de vetos presidenciais. O texto agora vai à promulgação e passa a vigorar após a publicação.
Na votação, os senadores mantiveram a votação secreta para eleição de membros da Mesa Diretora de Câmara e Senado e indicações de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República.
Além de ministros do STF e procurador-geral da República, o chefe do Executivo também indica dirigentes de autarquias e agências reguladoras. Antes de serem empossados, porém, os indicados precisam passar por sabatina dos senadores e serem aprovados em plenário durante votação secreta.

A abertura dos votos para cassação e vetos valerá apenas para Câmara, Senado e sessões conjuntas do Congresso. O texto original, aprovado na Câmara em setembro, estendia o fim do voto secreto também para assembleias legislativas dos estados e câmaras municipais, mas esse trecho foi excluído pelos senadores.

A abertura total dos votos no Congresso ganhou força após a votação secreta, em agosto, quemanteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado por peculato e quadrilha pelo STF e preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

G1

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Camacan: duas pessoas morrem em acidente e quatro ficam em estado grave







Um grave acidente deixou duas pessoas mortas e quatro gravemente feridas, além de duas com ferimentos leves, na tarde desta terça-feira (26), no KM 594 da BR 101, em Camacan. O condutor de um veículo Golf, Anderson do Nascimento Cardoso, perdeu o controle da direção, rodou na pista e invadiu o sentido contrário, colidindo frontalmente com um veículo Classic, que seguia sentido a Mascote.

Anderson e o passageiro Vancleber, que seguiam no sentido de Salvador, sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Calixto Midlej, em Itabuna. O carro Classic era ocupado por seis pessoas. O motorista, Israel Santos Souza, e o ocupante do banco do passageiro, José Carlos Chaussê Sobrinho morreram no local.

As quatro pessoas que estavam no banco de trás do Classic, José Carlos, Henrique, Diel e Renato, estão em estado grave no Hospital de Base de Itabuna.

DILMA ANUNCIA MÉTODO QUE REDUZ PRAZO DE CONSTRUÇÃO DE CRECHES NO BRASIL

Da Agência Brasil
Dilma TV pronunciamento
A presidente Dilma Rousseff disse hoje (25) que o governo vem usando um método inovador para acelerar a construção de creches no país. Pelo sistema alternativo, as estruturas do prédio, as vigas, as paredes e o telhado vêm prontos de fábrica e são montados no canteiro das obras.

Com isso, de acordo com a presidente, o tempo de entrega das unidades cai de dois anos para um prazo de quatro a sete meses e reduz o custo da obra em até 24%, porque evita o desperdício de material.
Durante o programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou que o governo começou a contratar em agosto a construção de creches pelo novo método e a previsão é de que em dezembro – quatro meses depois, a primeira seja inaugurada em Aparecida de Goiânia (GO).
A unidade vai atender a 120 crianças em tempo integral. Ela ressaltou que está aprovada a construção de 1.877 creches pelo sistema, largamente empregado em países desenvolvidos, e que foi licitado pelo Ministério da Educação (MEC) para ser usado por qualquer cidade do Brasil.
Dilma Rousseff lembrou que das 4,7 mil creches contratadas em seu governo, 2 mil estão em construção ou já foram entregues. Até o final do ano, mais 1.950 unidades serão contratadas. Além dessas, 1.609 creches contratadas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão sendo pagas e construídas agora.