Pages

sábado, 21 de janeiro de 2012

CONCURSOS PARA AS POLICIAS CIVIL E MILITAR


Quem está na expectativa dos novos concursos prometidos no mês passado pelo secretário da Segurança do estado, Maurício Barbosa, para as polícias Civil, Militar e Técnica, deve acelerar os estudos.

Uma fonte ligada ao governo informou que existe uma grande expectativa para que o primeiro edital seja publicado na próxima semana. No entanto, a fonte não quis adiantar o número de vagas e nem a categoria que será contemplada primeiro. Segundo o secretário, a previsão é contratar, de forma escalonada, 5 mil policiais militares e mais mil civis e técnicos até a Copa do Mundo, em 2014. 

Prefeitura tenta captar recursos privados para ajudar a concluir Passarela de Pituaçu

 Prefeitura tenta captar recursos privados para ajudar a concluir Passarela de Pituaçu

A prefeitura de Salvador decidiu entrar na questão da Passarela de Pituaçu e auxiliará a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) a finalizar a obra, informa a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde. Segundo a coluna, a administração municipal negocia a captação de recursos junto à iniciativa privada e a próxima semana pode trazer novidades sobre o plano. Responsável pela construção da passarela – que ainda não foi finalizada – a Conder é uma empresa pública ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Como a obra ainda não foi concluída, os freqüentadores do estádio costumam passar por apuros na região devido ao trânsito intenso.

Agricultor constrói ‘caveirão do sertão’

Agricultor constrói ‘caveirão do sertão’

Um agricultor em Quixeramobim, no interior do Ceará, decidiu desenvolver seu próprio e acabou por criar o “caveirão do sertão”, conforme foi apelidado na região. A estrutura do veículo é feita de madeira com revestimento de ferro, enquanto que os pneus e o motor são de motocicleta. Contando com itens como DVD, caixas de som, freio e faróis, o automóvel foi desenvolvido sem nenhum projeto ou rascunho. Por dois anos Areudo Rodrigues, que também é artesão, passou noites e horas livres de fim de semana desenvolvendo o carro, que diz ser seu sonho de infância. De acordo com ele, um homem já ofereceu R$ 10 mil pela sua invenção. “É um sonho que eu não vendo [...] Desde pequeno, tenho esse sonho de construir o meu próprio carro para brincar com ele”, disse.

SAI RELAÇÃO DE APROVADOS NO PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste final de tarde de sexta (20) a relação dos aprovados no Programa Universidade para Todos (Prouni) em primeira chamada. A Bahia foi o terceiro estado em número de inscrições (92.983).
A lista pode ser conferida no site http://prounialuno.mec.gov.br/
O estudante selecionado deve comparecer à instituição de ensino superior privado onde obteve a bolsa para confirmar a vaga. A apresentação deve ocorrer entre a próxima segunda (dia 23) e o dia 1º de fevereiro. Quem não foi convocado agora, ainda tem chance. A segunda chamada está prevista para o dia 7 de fevereiro.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Seleção sub-20 de Uruçuca preparada para estréia


Atletas da seleção sub-20 de Uruçuca já estão treinando há 15 dias, no campo do IfBaiano, pelo professor Sergio Peneira. A equipe estreiará neste domingo, 22, no Campeonato Intermunicipal Sub-20 que acontece na cidade de Buerarema. De acordo com o treinador, a estréia de Uruçuca será a abertura oficial do campeonato disputando contra a dona da casa. Ainda compõe o grupo Pau Brasil e Una. “Estamos trabalhando para buscar o título”, disse o técnico.

A Prefeitura de Uruçuca através do departamento de Esportes da secretaria de Educação está oferecendo total apoio de logística, transporte, material esportivo e de treino. Para o chefe de departamento, José Nilson Braúna, a atual gestão vem apoiando incondicionalmente. 

Uruçuca é conhecida nacionalmente como um celeiro de craques que jogam fora como Alex Santos (que vai disputar Mineirão) e Neguinho (vai disputar o Paulistão) entre outros. Segundo o preparador físico, Kaio Araujo, a nova geração não fica para trás. Para ele, a seleção de Uruçuca tem uma excelente qualidade técnica e física. “Nossos atletas são referência de jogadores para região”, completou.

Elenco

Uruçuca entra em campo com bastante garra e espírito de equipe com os goleiros Wilson e Kaíque; os zagueiros Clemylton, Flávio, Tiel e Davi; os laterais Toninho, Alan Gustavo, Elivelton e Aldair; os volantes Manteiga, Dedeu, Piula e Vitor Ourives; os meias Mateus Argolo e Rominho e os atacantes Pituca, Jean e Alisson. Para Sérgio, o elenco de Uruçuca tem passagem por torneios de renomes como Copa São Paulo, Intermunicipais e o Baianão.

ESTUPRO AO VIVO PODE TIRAR BBB DO AR


Em comunicado oficial distribuído à imprensa ontem (quarta, 18), o Ministério das Comunicações informou que vai apurar o suposto estupro ocorrido no reality show Big Brother Brasil 12, na madrugada do último domingo (15).

O órgão afirmou que inspecionará as imagens que foram para o ar ao vivo, e mostram os participantes Daniel (que foi expulso do programa) e a modelo Monique, suposta vítima.

Segundo o comunicado, se comprovado o fato, a rede Globo será multada e pode ter a atração suspensa da grade.

BOMBEIROS FAZEM PARTO DE EMERGÊNCIA EM ITABUNA

O bombeiro André Azevedo e o bebê Pedro Henrique já protegido 

Bombeiros estão entre as profissões mais respeitadas do mundo. E não é só por, como se diz, apagar fogo. Hoje, uma guarnição do Grupamento do Corpo de Bombeiros foi acionada para auxiliar o trabalho de parto na rua Geraldo Ribeiro, no Gogó da Ema, em Itabuna.
O relógio marcava 8h30min quando o telefone 193 tocou. Vizinhos de Adriana Oliveira Santos pediam auxílio ao Corpo de Bombeiros para conduzir a jovem à maternidade. O neném estava para nascer. “Foi uma situação inusitada. Chegamos para fazer a condução, mas o menino já havia sido expulso [nascido]”, conta o bombeiro André Azevedo.
Pedro Henrique acabou nascendo quando a mãe, sentindo dores, tentou levantar. Os bombeiros viram que tinham uma missão além do simples transportar para a maternidade.
O bebê estava ainda na posição em que veio ao mundo, de cabeça para baixo, amparado por uma vizinha. “Então, colocamos o bebê na linha da mãe, fizemos o corte do cordão umbilical e a limpeza e embalamos Pedro Henrique, para deixá-lo aquecido”, conta o bombeiro André Azevedo.
O profissional recorreu aos seus conhecimentos em saúde. Ele é educador físico e professor das disciplinas Habilidades em Saúde e Primeiros-Socorros nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física na Unime de Itabuna.
Ações como esta ocorrem com muito pouca frequência. Segundo André Azevedo, a última vez em que  o Corpo de Bombeiros local auxiliou em um parto de emergência tem mais de dois anos.
Pedro Henrique nasceu saudável, mas o risco naquele momento, conta o bombeiro, era de que pessoas sem orientação viessem a cortar o cordão umbilical. O risco aí, frisa, é de infecção por algum descuido de higiene ou também no transporte até uma maternidade. O bebê e a mãe estão internados na maternidade Ester Gomes. Os dois estão bem.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TÉCNICOS VÃO ATUAR NO PLANO BRASIL SEM MISÉRIA


Representantes dos governos estadual e federal iniciaram na segunda-feira (16), o Curso Preparatório para Atuação de Técnicos no Plano Brasil Sem Miséria.

A turma foi convocada através da 3ª Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para atuar em comunidades remanescentes de quilombos.

A capacitação segue até sábado (21), no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Salvador.

VISTORIA NA FONTE NOVA

Ronaldinho, Jérôme Valck, Wagner e Aldo Rebelo visitam obras da Arena 

Uma comitiva da Fifa, integrada pelo secretário-geral Jérôme Valck e o integrante do Conselho Local, Ronaldo Nazário (Ronaldinho), vistoriou hoje as obras da Arena Fonte Nova, em Salvador, acompanhada do governador Jaques Wagner e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
De acordo com a comitiva, 45% das obras da Arena já estão concluídos, percentual que deve chegar a 51% até o final de janeiro. O prazo de entrega das obras é 30 de dezembro. ”Não temos porque duvidar disso. Estão todos com muita dedicação”, disse Ronaldinho em relação à obra.
O governador Jaques Wagner disse que o grau de evolução do projeto dá a certeza de que Salvador sediará a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014. “Hoje posso dar as garantias de que vamos sediar”, disse. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke disse que ficou impressionado – positivamente – com o que viu na capital baiana. Antes de Salvador, a comitiva visitou Fortaleza. Por lá, 53% das obras já estão concluídas.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MULHER DESAPARECIDA EM URUÇUCA


PROCURA-SE POR MARIA MANUELA OLIVEIRA SANTOS DESAPARECIDA DESDE O DIA
11/01/2012,MORADORA DA CIDADE DE URUÇUCA,SEGUNDO RELATOS,ELA SAIU PARA IR A FEIRA
E ATE HOJE NÃO VOLTOU,POR FAVOR SE TIVEREM NOTÍCIAS DO PARADEIRO DELA
ENTREM EM CONTATO COM NETO SEU ESPOSO PELO TELEFONE (73) 8115-6616

DANIEL É EXPULSO DO "BBB 12"





Após suposto estupro, Daniel é expulso do 'BBB 12'.  Segundo uma fonte do Yahoo!, a polícia deu duas opções a Globo: ou encerrava o programa ou expulsava Daniel. O ex-brother pode ser preso caso a suspeita se confirme. Assim como ele, Monique também deve deixar o programa.

Durante à tarde a polícia chamou Monique para conversar e a sister teria feito um exame de corpo delito. A produção usou a "desculpa" que a gaúcha tinha que deixar a casa para ir ao dentista.
Por volta das 20h, Monique retorna a casa e depois de um tempo segue ao guardo com alguns brothers. Yuri coloca roupas dentro de uma mala azul, e supostamente leva para a dispensa. Enquanto isso todos os brothers se juntam na sala, mas Daniel não estava mais na casa.

BAHIA É O MELHOR NO EXAME DA OAB. UESC APROVA 48% DOS ALUNOS

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ranking das faculdades de Direito que mais aprovaram alunos no V Exame de Ordem. Proporcionalmente, a Bahia foi o estado que mais aprovou alunos: 30,64% dos inscritos no exame foram aprovados.
Outro dado interessante é que o curso da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Vitória da Conquista, obteve um dos mais altos percentuais de aprovação dentre os cursos em todo o Brasil. Ao aprovar 73,81% dos alunos, o curso de Direito da Uesb foi o sétimo melhor em todo o Brasil.
No outro extremo, duas faculdades de Direito da Bahia apresentaram aprovação zero no V Exame, a Faculdade Cidade do Salvador (FCS) e a Faculdade de Ilhéus. A sulbaiana Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou 48% dos alunos inscritos, segundo a OAB. 51 alunos da Uesc se inscreveram no exame, dos quais 24 conseguiram passar no exame.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Para Neto, falta voto a Pelegrino

Para Neto, falta voto a Pelegrino

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Salvador, ACM Neto, respondeu às declarações de seu colega de Câmara e possível adversário em 2012, Nelson Pelegrino, que disse desconhecer o projeto do Democratas para a cidade e questionou se o que faltava era projeto ou “coragem” ao postulante do partido. "Nós temos um projeto claro para Salvador que foi colocado nas eleições de 2008 e, desde aquela época, vem sendo aprimorado”, respondeu. De acordo com ele, sua candidatura seria fundamentada em um consenso com as oposições e pela vontade popular. "Ao contrário de Pelegrino, que sempre diz amém ao governador, e, pelas últimas declarações em relação à autonomia de Salvador, se eleito,  o que não vai acontecer, seria apenas um mero gerente do Palácio de Ondina", provocou, para em seguida complementar: “Está sobrando arrogância para atacar os adversários políticos e faltando voto." 

Operação do Ibametro encontra irregularidades em 16 dos 33 postos fiscalizados na Bahia

Operação do Ibametro encontra irregularidades em 16 dos 33 postos fiscalizados na Bahia

Uma operação do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado pelo Inmetro na Bahia para a fiscalização de postos de combutíveis, encontrou irregularidades em 16 dos 33 postos vistoriados neste sábado (14), nas cidades de Salvador (20), Feira de Santana (10) e Vitória da Conquista (3). De acordo com o informe do órgão, que não especificou quais postos estavam fora da lei, seis estabelecimentos foram autuados por despejarem um valor de combustível inferior do cobrado ao cliente. Um outro posto foi autuado por estar com o lacre do dispositivo medidor violado. Os outros noves postos restantes apresentaram irregularidades mais brandas, como indicador de volume e preço ilegível,  sistema elétrico da bomba de combustível sem isolamento e predeterminador inoperante.  

Juazeiro: Rompimento do PT com prefeito é marcado por festa e confusão

Juazeiro: Rompimento do PT com prefeito é marcado por festa e confusão

Uma reunião realizada neste sábado (14), na sede municipal do PT em Juazeiro, marcou a saída do partido da bancada de apoio ao prefeito local Isaac Carvalho (PCdoB) com direito a festa e a uma confusão entre integrantes do diretório juazeirense. Ao todo, 35 correligionários compareceram para a votação, que contou com 22 votos pela saída do bloco governista. “A presidência apenas atendeu o chamamento de um terço do diretório e cumpriu a pauta solicitada pelos seus membros de forma democrática. Agora vamos levar a decisão ao conhecimento da direção estadual e nacional do partido”, explicou Josimeire Pinheiro, presidente municipal da legenda. No entanto, houve integrantes que contestaram a decisão e a polícia militar precisou ser acionada. De acordo com o blog do Geraldo José, existem duas versões para o acontecido: A primeira, a da presidente, diz que petistas aliados ao prefeito estavam impedindo uma diretora de entrar e prestar seu voto. Já a segunda versão, de outros membros do partido, falam o contrário: que integrantes que queriam votar contrários a decisão foram impedidos.