Pages

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

WAGNER DEFENDE ALIADOS E DIZ QUE ACM NETO “COMEMOROU ANTES DA HORA”

Wagner aponta para área em que será construída a base comunitária definitiva (Foto Pimenta).

O governador Jaques Wagner entregou ao final da manhã desta sexta, 21, a oitava Base Comunitária de Segurança do estado e a primeira em Itabuna. A base com 80 policiais funcionará na região do Bairro Monte Cristo, uma das áreas consideradas de maior risco do município sul-baiano. As instalações da Base Comunitária são provisórias e a definitiva sairá em 4 meses, conforme promessa do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em entrevista ao PIMENTA.

Além de falar de segurança,  o governador Jaques Wagner abordou a disputa eleitoral e pediu moderação aos aliados. “O tempo dos coronéis já passou”, ressaltou.

“SÓ TENHO UM ADVERSÁRIO EM ITABUNA”

Logo após a solenidade no Monte Cristo, Wagner conversou com os candidatos da base em Itabuna, Vane do Renascer (PRB) e Juçara Feitosa (PT).

O petista conversou em separado com Juçara e Vane, na sede da TV Cabrália, onde concedeu entrevista ao Alerta Total, apresentado por Tom Ribeiro. O governador foi claro: “só tenho um adversário aqui e todo mundo já sabe quem é”.

O adversário citado por Wagner é o prefeito e candidato à reeleição, Capitão Azevedo (DEM), com quem falou minutos antes, por telefone, logo após a inauguração. Azevedo não pôde comparecer à solenidade no Monte Cristo devido à legislação eleitoral que proíbe candidatos à reeleição de comparecer a inaugurações. A conversa protocolar não durou mais que 20 segundos. No ato, o município foi representado pelo vice-prefeito Antônio Vieira.

DISPUTA EM SALVADOR

O governador concedeu entrevista exclusiva ao PIMENTA. Falou de eleições, obras, avaliação de governo, mensalão e funcionalismo público. A entrevista será publicada na manhã deste sábado. Ao comentar o quadro eleitoral na Bahia, Wagner citou a disputa nos grandes centros e citou Salvador:

- Em Salvador, tinha gente comemorando antes da hora. Então, vamos aguardar – disse numa estocada direta no candidato do democratas ACM Neto e fazendo alusão à última pesquisa Ibope, que apontou crescimento de 11 pontos percentuais de Nelson Pelegrino (PT). A íntegra da entrevista será publicada neste sábado, 22.


PORTO SUL VAI AFETAR A AGRICULTURA FAMILIAR “DE FORMA BASTANTE SIGNIFICATIVA E DIFERENCIADA”, AFIRMA O IBAMA


O Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA divulgou mais um relatório sobre o pedido de licenciamento ambiental para a construção de um novo porto em Ilhéus. O relatório de vistoria nº13/2012 é mais uma peça do processo de licenciamento, requerido pela Bahia Mineração. A empresa pretende armazenar e exportar minério de ferro a partir do litoral norte do município, em uma das áreas centrais do Corredor Ecológico Esperança Conduru.

O relatório refere-se às vistorias realizadas na área de influência do projeto, referente à segunda alternativa locacional apresentada ao IBAMA (arredores do povoado de Aritaguá), após a rejeição da localização inicialmente proposta (arredores do povoado de Ponta da Tulha). Também se refere ao acompanhamento da nova série de audiências públicas realizadas nos municípios de Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Coaraci, Itajuípe e Barro Preto.

As vistorias e audiências ocorreram entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2012, e segundo o documento, “deveu-se à necessidade de melhor conhecimento da nova poligonal proposta para o Porto Sul, das comunidades existentes em sua área de influência, de aspectos relacionados à pedreira e dos acessos pretendidos”.

O documento destaca as principais dúvidas levantadas durante as audiências públicas nos municípios litorâneos vizinhos de Ilhéus. Essas audiências foram motivadas por ação do Ministério Público Federal, que considerou os municípios de Uruçuca e Itacaré como na área de influência direta dos impactos ambientais do empreendimento.

Impacto nas Praias


Litoral norte de Ilhéus.
Nas audiências obrigatórias, no caso de Uruçuca, algumas das maiores preocupações estão relacionadas ao avanço do mar, onde se projeta um recuo da linha de maré de até 80 metros em 30 anos. Esse tema foi reforçado na audiência de Itacaré, que também destacou o assoreamento das praias e em trechos de desembocadura de rios, além do impacto visual.

Em vistoria, os analistas identificaram um desses riscos de assoreamento de barras de rios nas proximidades do empreendimento, na chamada “Barra do Abelar”, sugerindo de imediato que o empreendimento se afaste da margem desse corpo hídrico de forma a garantir às comunidades locais seu uso.

Impactos na Pesca

A pesca também é um tema que levantou muitas dúvidas nas duas audiências, e nas reuniões realizadas com os pescadores de Serra Grande e Itacaré. Persistiram dúvidas relacionadas à rota dos navios, ao trânsito dos pescadores, e ao risco de afastamento dos peixes de pesqueiros próximos às estruturas do porto. Os pescadores de Itacaré relataram que a pesca é praticada “até onde o barco alcança e onde estiver o pescado”, e que, “pescam em barcos menores que costumam chegar até Canavieiras (7 a 8 horas de percurso para acessar o pesqueiro)”.

Impactos no Mar

Nos temas relacionados ao mar, ainda tivemos na audiência de Itacaré, o parecer do Instituto Baleia Jubarte, que se posicionou contrário à implantação do projeto. Em geral, os participantes da audiência de Itacaré defenderam a tese de que o empreendimento não gerará benefícios socioeconômicos.



Impacto na Agricultura Familiar

Outro tema destacado no relatório são os impactos na agricultura familiar, decorrentes da construção do porto e de seus acessos, que implicará em desapropriações, e impactos nas comunidades rurais. Nas vistorias in loco, os analistas afirmam que haverá impactos socioeconômicos nas comunidades de Aritaguá e Vila Juerana, onde haverá desapropriações, além de citar também, as desapropriações em condomínios, a exemplo do Loteamento Japara e Paraiso das Águas.

O relatório afirma que na nova poligonal prevista, na parte rural de Aritaguá, encontram-se áreas residenciais, de beneficiamento de cacau, plantações de laranja, cajá, banana, cacau, aipim, coco e mangaba, produtos escoados através da Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia – Coofasuba. Em conversas com trabalhadores da região avalia-se que o processo de desapropriação (ou reassentamento) afetará estes grupos sociais, de forma bastante significativa e diferenciada, e teme que as medidas de mitigação/compensação atinjam somente os proprietários das terras, desconsiderando outros grupos mais vulneráveis do ponto de vista social e econômico.

Impacto dos Acessos, Canteiros e Obras

O impacto das duas pontes de acessos sobre o rio Almada, e a intensificação do tráfego nas rodovias BA-645, BR-101 e BA-001 também foram mencionados como impactos preocupantes. Esses fatos foram observados na vistoria da área resultante da nova poligonal, onde os técnicos avaliaram os impactos nas áreas de instalação do canteiro de obras, e construção de novos acessos.

Conforme informado pelo empreendedor, parte da estrada hoje existente deverá ser utilizada como canteiro de obras. Posteriormente, parte deverá ser mantida como via interna, e outra parte deverá ser recomposta/recuperada (PRAD). Estão planejadas duas pontes sobre o rio Almada. Uma servirá para acesso rodoviário e outra, de maior porte, dará acesso aos píeres Offshore.

Outra preocupação da equipe é com a Estrada Centenária de Sambaituba (BA-648), planejada para ser usada por seis meses pelo projeto, e, sendo muito estreita, causaria problemas com o tráfego já existente (veículos leves, ônibus escolares, caminhões das fazendas, entre outros).

Também, o acesso pela Estrada de Itariri deverá iniciar-se na BA-262 (Ilhéus-Uruçuca), passando por um trecho de 5 km a ser construído, e que possui um traçado que implicará em mais desapropriações de pequenos agricultores.

Impactos do Manejo de Pedras

A vistoria na área da pedreira, em uma dos locais previstos como fonte de rochaa para o empreendimento, observou-se a existência, nas proximidades da poligonal do projeto, de habitações que podem ser afetadas por ruídos e vibrações. Torna-se necessário ainda, contemplar aspectos relativos aos impactos sobre os acessos já utilizados pelos habitantes locais.

Dúvidas que Persistem

Segundo o documento, a maior parte das manifestações nas audiências diz respeito à demanda por empregos e a carências de serviços públicos, tais como saúde, educação, saneamento básico, segurança, transportes, etc. E que “é entendimento desta equipe que tais carências, historicamente acumuladas, não serão supridas em sua totalidade por medidas pontuais vinculadas a empreendimentos também pontuais, sejam eles públicos ou privados”.


Rio Almada.
Nas demais audiências, os temas abordados foram menos específicos. Em Itabuna, alguns questionamentos referiam-se à Ferrovia Leste-Oeste – FIOL e, indiretamente, ao Porto Sul. Foram feitas perguntas sobre os tipos de cargas que seriam transportadas pela FIOL e escoadas através do Porto Sul. O empreendedor informou que está previsto o transporte de minério de ferro, clínquer, fertilizantes, etanol, granéis sólidos, e outros.

Já nas audiências públicas de Barro Preto, Itajuípe e Coaraci, o rio Almada foi um tema recorrente. Considerado por muitos como “esquecido das políticas públicas”, os analistas afirmam que esse aspecto será analisado nos estudos apresentados, mas que, previamente, é plausível requerer que melhorias sejam comtempladas pelo empreendedor, já que o mesmo planeja fazer captação de água no rio.

Em Coaraci foram colocadas questões relacionadas às compensações ambientais, e benefícios diretos para o município. Também foi feita uma demanda pela criação da Estação Ecológica do Alto Almada.

Sobre os impactos nas comunidades, e a resolução da série de problemas que afetam a vida das pessoas, o documento enfatiza que “deve restar claro que tais responsabilidades podem e devem ser compartilhadas, mas que, o equacionamento de tais problemas devem se dar através de políticas públicas mais abrangentes, não se circunscrevendo à programas/projetos pontuais.

O relatório propõe que sejam realizados novos estudos complementares, e foi acatado pela coordenadora de Portos, Aeroportos e Hidrovias, Mariana Graciosa Pereira, e foi assinado pelos analistas ambientais Beatriz Magno Moreira, Elizabeth Eriko Uema, Gabriel Angotti Magnino e Liana Neves Salles Nascimento Silva.

Leia o relatório.



PESQUISA SÉCULUS: AZEVEDO TEM 36,64%, VANE APARECE COM 29,09% E JUÇARA SOMA 14,73%

Zem, Zé Roberto, Juçara, Azevedo, Vane e Pedro Eliodório disputam prefeitura.

O Instituto Séculus, de Petrolina (PE), aferiu as intenções de voto do eleitorado itabunense nos dias 11 a 14. Contratado pelo guru das pesquisas do prefeito Capitão Azevedo (DEM), Ary Carlos, o levantamento apontou o candidato à reeleição em primeiro na disputa, mas tendo Vane do Renascer (PRB) bem no seu encalço: 36,64% a 29,09%.
A candidata Juçara Feitosa (PT) aparece em terceiro lugar, com 14,73% das intenções de voto. Na sequência, vêm Pedro Eliodório (PCB), com 3,27%; Zé Roberto (PSTU), com 0,73%; e Zem Costa (PSOL), com 0,18%.
De acordo com a pesquisa, 10,09% do eleitorado ainda não sabe em quem vai votar e 1,27% não quis opinar. Chega a 4% o percentual dos que preferem votar em branco ou nulo.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, Azevedo tem 33,18%, Vane soma 27,18% e Juçara pontua com 14,18%. Eliodório aparece com 3,27%, Zé Roberto atinge 0,36% e Zem tem 0,18%.  Na espontânea, a cartela com os nomes dos prefeituráveis não é apresentada ao eleitor.
Ainda de acordo com a Séculus, 3,45% dos consultados não votariam em nenhum dos candidatos. O percentual dos que ainda não têm candidato – na espontânea – atinge 16,36%. O universo dos que preferiram não opinar foi de 1,83%.
REJEIÇÃO
A pesquisa Séculus também aferiu a rejeição aos candidatos. Os campeões nesse quesito são, respectivamente, Juçara Feitosa e Capitão Azevedo. Dos consultados, 38,36% disseram que não votariam na petista e 22,55% não votam em Azevedo.
O candidato com a menor rejeição é Vane do Renascer, só 4%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o protocolo BA-00163/2012.

GOVERNO ABRE 160 VAGAS NO REDA DA SEAP


O governo do estado lança mais um edital para contratar pessoal via Reda. Desta vez,  a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização  (Seap) vai contratar temporariamente 170 profissionais da área de saúde.
As vagas são distribuídas em nove municípios baianos, incluindo Salvador, e são para: assistente social (16); técnico de enfermagem (35); enfermeiro (10); farmacêutico (5); odontólogo (2); médico clínico (8); infectologista (5); psiquiatra (20); ginecologista (4); auxiliar de saúde bucal (8); psicólogo (25); nutricionista (18); fisioterapeuta (3); terapeuta ocupacional (3); técnico em radiologia (2) e técnico em laboratório (6). Os salários vão de R$ 1,4 mil a R$ 3,6 mil. Inscrição: www.indexus.com.br, até dia 26.Confira mais

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Governo prepara desindexação do preço de energia


O governo aproveitará a prorrogação das concessões para avançar na desindexação das tarifas de energia elétrica. Até o fim do ano, será definida uma forma de reduzir o peso do IPCA e do IGP-M nos contratos do setor. A principal mudança dirá respeito aos contratos das empresas geradoras com as distribuidoras, que desde 2004 são regidos pelo IPCA. A partir da virada do ano, quando vence um grande lote de contratos de comercialização da energia produzida por usinas já amortizadas, a correção automática pelo IPCA deve ser substituída por uma cesta de índices.Há um grupo técnico discutindo esse tema e uma alternativa seria a construção de um índice setorial para determinar os reajustes das tarifas. Mas a proposta que se mostra mais adiantada, no momento, é a de esquadrinhar a estrutura de custos das usinas e escolher índices distintos para fazer os reajustes.

JUÇARA DIZ NA FTC QUE CHEGOU A HORA DAS MULHERES

A candidata  a  prefeita Juçara Feitosa participou de um debate promovido pela FTC/Itabuna com a presença de todos os candidatos e demonstrou ter as melhores propostas e estar mais  preparada para colocar a cidade em um novo  ciclo  de desenvolvimento,  com  a realização de obras de infra-estrutura, investimentos em  capacitação  profissional e programas de inclusão social. “Temos muito a fazer, eu e Acácia. Junto com a presidente  Dilma, a Câmara dos Deputados e a força de todos os nossos aliados, tanto no Estado, quanto no âmbito Federal. Mas queremos que todos juntos, homens e mulheres. Não vamos deixar esse trem passar. vamos aproveitar a oportunidade de fazer Itabuna grande",  disse.


A candidata ressaltou  que “Itabuna não tem um bairro com todos os serviços funcionando plenamente. Falta água, esgotamento sanitário. Itabuna despeja todos os seus esgotos diretamente no rio Cachoeira. Precisamos implantar o Plano Municipal de Saneamento, precisamos sanear também a Emasa, que hoje serve como um cabide de empregos". Juçara questionou o prefeito  e candidato  à reeleição  Capitão  Azevedo sobre os graves  problemas na saúde pública  e  se comprometeu a chamar para si a recuperação do setor, incluindo a retomada da gestão plena. “O  que falta hoje é gestão. Vamos fazer a nossa parte para que a gestão retorne ao comando do município em 60 dias, com ações estruturantes, cuidando da atenção básica e honrando os compromissos".

CARDÁPIO NO “RU” DA UESC: BARATA


Uma aluna do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foi almoçar no Restaurante Universitário, administrado pela iniciativa privada, e deparou-se com prato indigesto”: encontrou restos mortais de inocente baratinha na comida, minutos após as primeiras garfadas.
“Isso é um absurdo. A segunda melhor universidade [estadual], proporcionando uma porcaria de comida para os estudantes”, disse, indignada. A refeição é subsidiada.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Governo reduz custo de equipamentos e amplia banda larga popular


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (18) a Lei 12.715, que prevê incentivos para equipamentos e redes de telefonia e banda larga. A lei manteve diversos benefícios ao setor de telecomunicações e de tecnologia da informação e deve auxiliar na ampliação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).O incentivo do governo deve desonerar de impostos federais as estações terrenas de satélites usados na implantação da banda larga popular. O objetivo é reduzir os custos de equipamentos que venham a servir para a banda larga rural (450 MHz) e para serviços dedicados a novas redes de telecomunicações.Dentre outros pontos, a lei prevê uma redução na cobrança do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) sobre equipamentos de comunicação entre máquinas, conhecido como M2M.Como reflexo das medidas, a Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), cobrada na ativação de cada chip, cairá de R$ 26,83 para R$ 5,68, por equipamento. A nova lei suspende o IPI no caso de vendas ou aluguel de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos e de materiais de construção para utilização ou incorporação nas obras civis, desde que ligados ao Regime Especial de Tributação do PNBL.

Candidata de Barro Preto sofre acidente


A candidata a prefeita de Barro Preto, Jaqueline Motta (PT), capotou o carro na tarde desta terça-feira (18) em uma estrada que dá acesso a zona rural do município. Apesar do susto, tanto Jaqueline, que estava dirigindo o veículo, quanto os outros ocupantes estão bem. A candidata sofreu uma pancada na cabeça, Carlos Sandro assessor de Jaqueline sofreu um corte na mão esquerda e uma mulher ainda não identificada, que também estava no carro, nada sofreu. No momento do acidente Jaqueline estava indo fazer visitas à famílias da zona rural, como faz rotineiramente. As vítimas foram socorridas pelo presidente do PRB do município, Exupério Rosário, que vinha logo atrás junto com o Sargento Domingos Nery, que faz parte da equipe da candidata. Foram todos encaminhados para o Hospital de Base em Itabuna. Carlos Sandro e a mulher foram liberados, enquanto Jaqueline foi encaminhada para outra unidade onde realizará tomografia. http://www.agravo.blog.br/

Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado

Candidatos não poderão ser presos a partir deste sábado

A partir do próximo sábado (22), os candidatos às eleições municipais estarão imunes e só poderão ser detidos ou presos se forem autuados em flagrante por delito. A legislação eleitoral também protege os fiscais partidários e membros das mesas receptoras. A medida é para evitar que a prisão dos candidatos seja feita como forma de perseguição política ou retaliação. De acordo com o presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (Idipea), o advogado Alberto Rollo, a imunidade é “um dispositivo muito antigo, de até antes do Código Eleitoral”. O jurista afirma que a norma foi elaborada para proteger as eleições e evitar a expedição de mandados de prisão aleatórios, por “qualquer suposto motivo” contra os candidatos. A lei eleitoral também prevê que nenhum cidadão possa ser preso até 72 horas antes ou 48 horas depois do dia das eleições para legitimar o pleito. Informações do Última Instância.

ITABUNA: JUÇARA X VANE


Nesta terça-feira durante o debate com os prefeituráveis de Itabuna, os candidatos Vane (PRB), e Juçara Feitosa (PT), protagonizaram trocas de “farpas”. Em determinado momento Juçara declarou:

“Vane, nunca fui prefeita. Fiz parte de um governo, do qual o senhor também fez parte, e quando secretária, o instituto que o senhor dirige também recebia verbas da prefeitura. O senhor deveria deixar de se fazer de vítima e explicar as denúncias do Ministério Público”.

Vane rebateu, declarando que Juçara é uma pessoa “raivosa”.

“ A senhora é raivosa, não vou me rebaixar, eu tenho ética e todo mundo sabe da minha história. Tenho oito anos como vereador e fui o responsável por fazer o relatório da CEI que investigou irregularidades na câmara, o relatório foi feito em dois meses e foi bastante contundente”.

GREVE DOS CORREIOS EM 18 ESTADOS E NO DF


Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) aprovaram na noite de ontem a deflagração de uma greve por tempo indeterminado em, pelo menos, 18 estados e no Distrito Federal.
Conforme balanço parcial das assembleias, aprovaram a paralisação a partir de ontem os trabalhadores dos Correios em Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em Minas Gerais e no Pará, a categoria já havia iniciado a greve na semana passada.
O comando de negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) reivindica 43,7% de reajuste, R$ 200 de aumento linear e piso salarial de R$ 2,5 mil. Quatro sindicatos dissidentes (São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Bauru), que se desfiliaram da federação, reivindicam 5,2% de reposição, 5% de aumento real e reajuste linear de R$ 100,00. O salário-base inicial de carteiros, atendentes comerciais e operadores de triagem e transbordo é R$ 942,00. Da Agência  Brasil.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Concurso da PM: candidatos podem solicitar devolução da taxa de inscrição


As inscrições do Concurso Público para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2012) foram reabertas nesta segunda-feira (17) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).As inscrições seguem até o dia 3 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço www.concursopm.uneb.br. A taxa de inscrição é de R$ 115 para ambos os sexos.Correio

PEC que garante 16 novos direitos a empregados domésticos pode ser votada nesta quarta na Câmara

PEC que garante 16 novos direitos a empregados domésticos pode ser votada nesta quarta na Câmara

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, que amplia direitos dos empregados domésticos, poderá ser votada na Câmara Federal nesta quarta-feira (19) pela comissão especial que analisa o tema. A relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), leu seu parecer em julho. A proposta inclui na Constituição 16 direitos trabalhistas para os empregados domésticos. Se for aprovada na comissão especial, a PEC precisará ser votada em turnos no Plenário, antes de seguir para o Senado. O texto garante aos empregados domésticos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adicional por trabalho noturno, jornada de 44 horas semanais, hora extra e salário família, entre outros benefícios. Segundo a Agência Câmara de Notícias, Benedita está confiante na aprovação da proposta no colegiado. Para ela, a mudança constitucional corrige uma injustiça histórica.  A PEC é de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT).

FICHAS-SUJAS LIVRES


Do A Região Online


Os Tribunais Regionais Eleitorais conseguiram barrar, até o momento, em todo o país, cerca de 900 políticos com base na lei da Ficha Limpa. Na Bahia, pouco mais de 30 já estão fora da disputa.


Em todo o estado, os juízes eleitorais indeferiram mais de mil candidaturas, mas só os condenados pela justiça foram barrados no Tribunal Regional Eleitoral.

Os prefeitos acusados de desviar dinheiro público que não tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios estão sendo liberados. A argumentação é de que a competência para julgar é das Câmaras.

Como os vereadores não cumpriram o seu papel, o TRE vem liberando todos os considerados ficha suja pelo TCM. A tendência é que a Procuradoria Regional na Bahia recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.


GREVE FECHA 100% DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM ITABUNA

Bancários na porta de agência do Bradesco no centro de Itabuna (Foto Pimenta).

O correntista teve que recorrer a caixas eletrônicos e internet para enfrentar o primeiro dia de greve dos bancários em Itabuna. De acordo com o comando de greve local, todas as agências no município estão fechadas em adesão ao movimento nacional. São aproximadamente 500 bancários atuando em 16 agências em Itabuna.

Os bancários reivindicam reajuste de 10,25%, três salários como Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e piso salarial de R$ 2.416,38, além de vale-refeição de R$ 622,00. Do outro lado, os banqueiros, por meio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferecem 6% de reajuste. As negociações começaram em agosto.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

XXXVIII Campeonato Intemunicipal de Futebol Amador do Estado da Bahia, Edição 2012, na sua 08ª rodada.



Neste domingo, dia 16/09, foram realizados 24 jogos pelo interior do estado, válidos pala oitava rodada do XXXVIII Campeonato Intemunicipal de Futebol Amador do Estado da Bahia, Edição 2012.

No Estadio Mário Pessoa, pelo grupo 07, com arbitragem de Azoane Pereira Dias Júnior, a Seleção de Ilhéus, precisando de uma vitória para continuar vivo na competição, recebeu a Seleção de Buerarema, e perdeu por 2 a 0. 

Com o resultado a Seleção de Ilhéus continuou na quinta colocação com 04 pontos, e matematicamente eliminada da competição faltando duas rodada para acabar a fase de classificação. Já a Seleção de Buerarema foi a 14 pontos e continua na terceira posição.

No próximo domingo, dia 23/09, às 15h., no Estádio Mário Pessoa, a Seleção de Ilhéus enfrenta a Seleção de Ibicaraí.

Pelo grupo 07, as Seleções de Itabuna, Ibicaraí, Buerarema e Una já estão classificadas para a próxima fase, e as seleções de Ilhéus e Canavieiras eliminadas, faltando duas rodadas para o final da fase de classificação.

Confira os resultados da oitava rodada:

Itamarajú 0x1 Porto Seguro

Prado 1x1 Eunápolis

Belmonte 5x1 Medeiros Neto

Feira de Santana 1x1 Santo Amaro

Crisópolis 3x0 Biritinga

Ibicaraí 0x0 Itabuna

Canavieiras 0x2 Una

Ilhéus 0x2 Buerarema

Ibicaraí 0x0 Itabuna

Arací 3x1 Miguel Calmon

Rio Real 1x0 Inhambupe

Muritiba 1x0 São Francisco do Conde

Santo Antônio de Jesus 4x0 Salinas da Margarida

Jacobina 2x0 Santa Bárbara

Maragojipe 0x1 Simões Filho

Coarací 0x0 Ubaitaba

Jitaúna 0x0 Itororó

Condeúba 2x0 Luís Eduardo Magalhães

Belo Campo 3x1 Macaúbas

Jequié 4x2 Iguaí

Itambé 3x2 Brumado

Itapitanga 2x0 Gandú

Valença 1x0 Uruçuca

Alagoinhas 1x3 São Sebastião do Passé

Ipiaú 0x0 Itapetinga 


Veja como ficou a classificação de todos os grupos:

Grupo 01
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
Araci1158431125762.50
Santo Amaro21584311610662.50
Jacobina3128332117450.00
Feira de Santana410824299041.67
Miguel Calmon59823377037.50
Santa Bárbara638107522-1712.50
Grupo 02
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
Crisópolis12187011821687.50
Biritinga2168512129366.67
São Sebastião do Passé3148422149558.33
Rio Real412833254150.00
Alagoinhas558125413-920.83
Inhambupe608008622-160.00
Grupo 03
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
São Franc. do Conde11785211631370.83
Santo Antônio de Jesus2148422128458.33
Simões Filho314842255058.33
Salinas da Margarida4138413814-654.17
Muritiba59823377037.50
Maragogipe608008112-110.00
Grupo 04
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
Coarací11986111511479.17
Ubaitaba2178521127570.83
Uruçuca3148422148658.33
Valença4983051115-437.50
Gandú578215919-1029.17
Itapitanga638107718-1112.50
Grupo 05
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
Itapetinga1168440146866.67
Ipiaú2158431112962.50
Jitaúna3148422114758.33
Itororó412833298150.00
Jequié5581251021-1120.83
Iguaí628026519-148.33
Grupo 06
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
Brumado11886022115675.00
Itambé21785211710770.83
Belo Campo31484221411358.33
Luís Eduardo Magalhães4882241114-333.33
Condeúba578215513-829.17
Macaúbas6481161419-516.67
Grupo 07
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
Itabuna1188530156975.00
Ibicaraí2168512114766.67
Buerarema314842294558.33
Una41183231011-145.83
Ilhéus548044918-916.67
Canavieiras628026516-118.33
Grupo 08
CLASSIFICAÇÃO POSPONJVEDGPGCSG%
Porto Seguro11885301331075.00
Belmonte2148350125758.33
Eunápolis31083141014-441.67
Itamaraju48822487133.33
Medeiros Neto588224816-833.33
Prado6782151117-629.17