Pages

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Morre o médico Antonio Menezes



Faleceu na noite desta quinta-feira (12), no Hospital Calixto Midlej Filho o médico e ex-deputado estadual Antonio Menezes. Dr. Antonio Menezes estava acometido de uma doença degenerativa rara e foi realizar um procedimento cirúrgico, mas não resistiu. Menezes foi eleito deputado estadual e Constituinte pelo Partido da Frente Liberal, PFL, 1987-1991; e foi suplente de deputado estadual pelo PFL, 1991-1995, efetivou-se em junho de 1994. Ele também foi presidente do Instituto de Cacau da Bahia. Até o momento não foi divulgado o local e horário do velório e sepultamento.

CUIDADO COM O GARRAFÃO DE ÁGUA MINERAL

água mineralApós portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), os garrafões de água mineral de 10 e 20 litros passaram a ter validade de três anos. A mudança vale desde o início de 2012, mas há distribuidoras que desrespeitam este prazo.
É o exemplo da Manancial Distribuidora, de Itabuna. Já neste ano, a empresa vendeu água para a um cliente em um garrafão de 2009, desrespeitando a portaria 387/08.
Hoje (12) o consumidor acionou a distribuidora para pedir água mineral e teve surpresa. A empresa se negou a entregar o produto porque o garrafão da vítima era do ano 2009. Pois foi justamente aquele fornecido pela Manancial neste ano.
Desrespeito duplo.

JABES APELA AO BISPO. SERVIDORES SINALIZAM QUE NEM O PAPA RESOLVE

Dom Mauro defende diálogo e conclama ilheenses a não perder a esperança.O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), bateu à porta da Igreja Católica Apostólica Romana para pedir socorro na briga que trava há quase dois meses com os cinco sindicatos que representam diferentes categorias do funcionalismo. Em greve por tempo indeterminado, os trabalhadores exigem que o prefeito feche acordo na campanha salarial, concedendo reajuste de 5,84% e, no caso dos professores, elevação de 7,97% para nivelar o salário com o piso nacional.
Jabes tem afirmado que o comprometimento da receita com a folha torna inviável a concessão de reajuste, posição confirmada pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Paulo Maracajá, que chegou a alertar o prefeito para o risco de punições em caso de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os servidores não se comovem com os números apresentados pelo prefeito e insistem na pauta de reivindicações. Já no desespero, Jabes apelou ao bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, que concordou em ser mediador na busca de uma solução. “Coloco-me à disposição para participar de qualquer encontro destinado a buscar uma saída e espero poder colaborar para que Ilhéus e sua população saiam desse impasse”, afirmou o religioso.
A vontade do bispo esbarra na resistência dos sindicatos, que fizeram assembleia hoje e ratificaram as reivindicações. Eles dizem que somente a assinatura do acordo da campanha salarial poderá encerrar a greve.

DIRETOR DO DERBA DIZ QUE PROJETO DE DUPLICAÇÃO DA ILHÉUS-ITABUNA ESTÁ MANTIDO


Pista atual da rodovia terá ações de preservação ambiental e recuperação (Foto Pimenta/Arquivo).

O diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Derba), Saulo Pontes, disse em entrevista exclusiva ao PIMENTA que o projeto de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) está mantido com a construção da nova pista na outra margem – a direita – do Rio Cachoeira.  Segundo ele, a desapropriação de terras ao longo da estrada atual, à esquerda do rio, visa à preservação de áreas verdes.

Pontes afirma que projeto está mantido (Foto Pimenta/Arquivo).A confusão se deu, ontem (12), com a publicação de decreto assinado pelo governador Jaques Wagner. O documento falava apenas em desapropriações de imóveis na faixa de 50 metros em cada margem da pista atual, não citando desapropriações à margem direita do rio.
- Houve apenas uma adequação do projeto original visando preservar as Áreas de Preservação Permanente do Rio Cachoeira – enfatizou Pontes ao PIMENTA.
De acordo com o diretor-geral do Derba, após a publicação do decreto de áreas a 50 metros de cada margem da pista atual, “o próximo passo será a avaliação das áreas, imóveis e benfeitorias existentes” na margem esquerda do rio. Logo após, o governo dará início às desapropriações. A longo da pista existente estão instituições de ensino, como a Universidade Estadual de Santa Cuz (Uesc), três atacadões e áreas residenciais.
Questionado quanto à divergência sobre a extensão atual do trecho da BR-415, de 26 quilômetros ante os 33,1 quilômetros do decreto, Saulo disse que se trata de integração com as BAs 262 e 001. Não há, no entanto, prazo confirmado para a construção da nova estrada. O novo decreto seria parte das exigências para licenciamento ambiental da obra.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

URUÇUCA: MAIS 50 CASAS PARA ZONA RURAL







Evidenciando a sua preocupação com o povo da zona rural e o compromisso assumido durante a campanha, a prefeita Fernanda Silva autorizou, através da Diretoria de  Agricultura, a continuação do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). Para isso, foi enviada uma equipe para cadastramento de propriedades onde existam casas de madeira e pau-a-pique, para serem transformadas em casas de alvenarias e blocos.

Na etapa inicial, a zona do Corisco foi contemplada e já está em processo final para início das obras e nesta nova etapa estarão sendo cadastrados moradores das regiões do Barrocão e Pé de Serra.
Hoje, 10, a prefeita Fernanda Silva se reuniu com dirigentes da empresa que vai executar as obras, quando foi discutido o cronograma do início dos serviços, logo após a liberação do financiamento pela Caixa Econômica Federal.
“É uma felicidade muito grande de nossa parte, fazer o povo, que vive na zona rural, a ter um lar com dignidade e especialmente, com qualidade de vida. Estaremos fazendo tudo que estiver ao nosso alcance, para dar o bem estar, a nossa população.”, disse a prefeita Fernanda Silva.
Ascom

Uruçuca: Desenvolvimento e modernidade chegando com a Cidade Digital





Nesta terça-feira na sua chegada a prefeitura de Uruçuca a prefeita Fernanda Silva presenciou homens da empresa G4S trabalhando no cabeamento para a implantação do programa Cidade Digital.
O programa agilizará o atendimento dos munícipes, nas repartições públicas e vai beneficiar o cidadão com internet gratuita, que será oferecida nas praças Everaldino Cardoso (Igreja Matriz), Miguel Baracho (Banco do Brasil), Régis Pacheco (Câmara de Vereadores) e Gilberto  Moura (Igreja São José).
“No máximo em 60 dias o Programa Cidade Digital em Uruçuca deverá funcionar e vai fazer a conexão dos órgãos públicos a diversas entidades na cidade, modernizando e solucionando problemas de comunicação  para  que  haja  aumento  de  eficiência  na prestação  de serviços ao cidadão Uruçuquense “, disse a prefeita Fernanda Silva.
 O projeto Cidade digital tem como objetivo a modernização da gestão pública interligando  a prefeitura as demais repartições como  escolas, secretarias, postos de saúde e demais órgãos públicos, tornando assim a cidade autônoma em internet, diminuindo gastos com provedores e demais serviços de terceiros.
 O projeto internet para todos visa a inclusão digital, promoção a assistência social, aumento da arrecadação municipal, captação de incentivos fiscais e financeiros, assim como o pleno desenvolvimento da cidade nos meios tecnológico, cultural, econômico, comercial e auto-sustentável. Levando assim interconexão digital a prefeitura e demais órgãos públicos, assim como as famílias atendidas pelo município via banda larga até a rede mundial de computadores (internet).
Ascom

Uruçuca: Merendeira escolar produzindo qualidade dia após dia

Produção de vitamina de banana para merenda escolar do município
 Em Uruçuca, no sul da Bahia, as escolas municipais são mantidas pelos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Beneficiando cerca de 90 produtores e também média de 6.000 mil estudantes que recebem um alimento fresquinho e de qualidade.

O município proporciona merenda nas escolas e também na Casa de Apoio ao Estudante, na qual os alunos chegam da zona rural e são recebidos com uma alimentação de qualidade produzida com produtos selecionados como: Abacate, abacaxi, banana da prata, farinha de mandioca, mamão, tomate, banana da terra e outros produtos. O resultado desse trabalho foi reconhecido durante várias visitas da prefeita Fernanda Silva sempre acompanhada do secretário de educação do município, Fabrício Santos que considera a merenda escolar de Uruçuca de ótima qualidade.

Segundo a gerente da merendeira escolar, Joani Lopes a refeição escolar do município tem recebido um carinho especial de todos os funcionários e as cozinheiras recebem treinamento e são acompanhadas pela nutricionista Solange Costa que elaborou  o cardápio após uma avaliação nutricional dos alunos.

O Diretor de Agricultura de Uruçuca, Gabriel Chaves informou que as frutas, legumes e verduras servidas na refeição são fornecidos por agricultores da zona rural. Muitos são pequenos agricultores que acreditavam muito na produção do cacau e que agora são orientados a diversificar suas plantações para que possam fornecer os alimentos para as escolas e hoje precisam aumentar a sua produção.

 Gabriel Chaves também lembrou que em breves dias o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que foi bloqueado por falta de prestação de contas do último gestor deverá voltar a funcionar e assim estaremos comprando outra grande parte dos produtos produzidos na nossa região.

Ascom

DEPUTADOS APOIAM Nº 2 DA SSP QUE RECEBEU SEM-TERRA À BALA

Ari Pereira, de arma em punho, recebeu sem-terra no CAB e provocou polêmica (Foto Sálvio Oliveira-MST).

A tentativa de invasão do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), barrada a tiro do subsecretário Ari Pereira, ontem (10), repercutiu na classe política, principalmente pelo fato de o MST apoiar o governo Jaques Wagner, tendo, inclusive, uma militante, Lúcia Barbosa, como titular da Secretaria de Políticas para Mulheres.
A boa relação chegou a estremecer devido ao episódio. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), líder histórico do MST, se disse chocado com o fato de os companheiros, que permanecem no Centro Administrativo da Bahia  (CAB) nesta quarta-feira, 11, “terem sido recebidos à bala”.
“A tradição do governador é dialogar com todos os movimentos. Mas parece que ele determina uma coisa e os secretários fazem outra”, criticou.
Na Assembleia Legislativa, os deputados Adolfo Menezes (PDS), da base do governo, Carlos Gaban e Paulo Azi (ambos do DEM), da oposição, elogiaram a postura do subsecretário Ari Pereira, que, para deles, impediu a invasão.
“Era só o que faltava, nego querer invadir a Secretaria da Segurança. Os governos federal e estadual precisam tomar providências contra a desordem”, disse Menezes. Para Gaban, “seria uma desmoralização para a Bahia” se a sede da SSP fosse ocupada.
Já o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), minimizou o episódio. Disse ter sido um “ruído” nas boas relações entre o governo e os movimentos sociais. Ponderou, contudo, que o MST deveria ter marcado audiência com o secretário. “Se houve equívoco, foi de ambos os lados”.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

WAGNER IRÁ A BRASÍLIA DISCUTIR CONFLITO

Wagner confirma fábrica em Itororó (Foto Pimenta).O governador Jaques Wagner confirmou que irá a Brasília para discutir o conflito entre índios e pequenos produtores rurais no sul da Bahia. A audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve ocorrer ainda esta semana.
A situação de Buerarema foi destacada hoje (10) no programa Conversa com o Governador, produzido pela Secretaria da Comunicação do Governo da Bahia. Wagner disse estar atento e “em contato direto com o governo federal, esperando que a gente possa ter um desfecho tranquilo, negociado, para que a paz possa reinar na região”.
O governador declarou ainda que o processo de demarcação em Buerarema ainda está sujeito a questionamentos judiciais e sugeriu, como melhor caminho, “fazer uma negociação para a saída dos não-índios, pagando todas as benfeitorias”.
Sobre os produtores, Wagner observou que não se trata de latifundiários. “São várias famílias, com 60, 70, 80 anos que estão na terra, plantando mandioca, cacau, sobrevivendo disso”.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

BARRO PRETO RESGATA TRADIÇÃO DO 7 DE SETEMBRO


7 S

A chuva que caiu na manhã de 7 de setembro em Barro Preto, não tirou o brilho do desfile cívico que aconteceu na cidade, o ato solene foi presidido pela prefeita Jaqueline Motta e teve inicio às 09:00h da manhã com execução do Hino Nacional e hasteamento das Bandeiras da Bahia, do Brasil e de Barro Preto.

A festa da Independência do Brasil foi abrilhantada com apresentação da fanfarra Municipal de Barro Preto que conta com cem componentes, desfilaram pelas principais ruas da cidade alunos da rede municipal de ensino, que apresentaram os mais variados temas, como: O Folclore Brasileiro, meio ambiente teatro, informática, família real, as copas conquistadas pela seleção brasileira entre outros.

O palanque oficial foi composto pela Prefeita Jaqueline, Vice-prefeita Izabela Costa, Presidente da Câmara Alain Andrade, Padre Nel, Vereadores, secretários, assessores das diversas secretárias entre outras autoridades.

VOX POPULI: DILMA APARECE COM 38% DAS INTENÇÕES DE VOTO ANTE 19% DE MARINA

Do site RBA

Dilma lidera sucessão 2014, segundo Vox Populi.A presidenta Dilma Rousseff lidera com folga todas as simulações feitas pelo Vox Populi para as eleições de 2014, divulgadas hoje (6) pela revista Carta Capital. No cenário que se mostra como mais provável atualmente, a petista tem 38% das intenções de voto, o dobro de Marina Silva (Rede), com 19%, seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB), que chega a 13%, e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 4%. Neste quadro, votos brancos e nulos chegariam a 15%, e não souberam responder outros 11%. Se computados apenas os votos válidos, Dilma venceria no primeiro turno.
A base de comparação com levantamentos anteriores ficou prejudicada porque foram realizados antes de junho. Para o Vox Populi, a referência mais fiel são as pesquisas do Datafolha e do Ibope promovidas já após a onda de protestos. Em relação a elas, Dilma tem se recuperado, ao passo que os adversários perdem força.
Quando se tira Aécio Neves da disputa, chega-se à conclusão de que o ex-governador de São Paulo, José Serra, ainda é o nome do PSDB que obtém o melhor desempenho inicial. Ele alcança 18%, e fica empatado com Marina Silva no segundo lugar. Já Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), teria 11% em um outro cenário, no qual empataria com o senador tucano de Minas Gerais, seis pontos atrás de Marina e com 25 pontos a menos que Dilma.
Com Serra fora do PSDB, a presidenta alcança 36% das intenções de voto, seguida por Marina, com 16%, e pelo ex-governador, com 15%. Aécio ficaria novamente com 11%, e Eduardo Campos teria 3%.
O Vox Populi ouviu 2,2 mil pessoas entre 31 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

A NOVA APOSTA DO CACAU


A cabruca desperta o interesse do mundo

Duas décadas depois que o flagelo da vassoura-de-bruxa dizimou a economia cacaueira, provocando um êxodo rural sem precedentes, mortes e uma dívida bilionária, algo de novo surge no cacau. O superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, apresenta um projeto que, no atacado, pretende recuperar a expectativa positiva de plantar e colher, valorizar as terras e, de lambuja, resgatar a autoestima dos produtores, fazendo com que seus próprios bens sejam suficientes para quitar as dívidas antigas e tocar a vida.
O Projeto de Conservação Produtiva, já em fase de testes em cinco propriedades de Barro Preto, ancora-se num elemento simples e de forte apelo: o compromisso do produtor de preservar a mata atlântica priorizando o plantio no modelo cabruca, conquistando o reconhecimento certificado pelos órgãos do setor sobre a sustentabilidade ambiental e, também,estimulando pequenas indústrias de beneficiamento, outra reviravolta histórica.
A pretensão é fazer dinheiro também com madeira, aproveitando as mortas e retirando as exóticas (especialmente a jaqueira), com a obrigatoriedade de o produtor plantar três nativas para cada exótica suprimida.
Com a preservação da fauna, flora e recursos hídricos, a terra por si só vai valer muito mais. É algo auspicioso numa área em que a descrença geral dá o tom da reza. Mas só falta o governador Jaques Wagner assinar o decreto para o sonho virar realidade.

EX-INTEGRANTE DA BANDA CHARLIE BROWN JR. COMETE SUICÍDIO

Seis meses após a morte do líder da banda Charlie Brown Jr., Chorão, por overdose, outro músico que fez parte do mesmo grupo teve uma morte trágica. Luiz Carlos Leão Duarte Júnior, conhecido como Champignon, foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira, 9, com um tiro na boca. O fato ocorreu no apartamento do artista, na região do Morumbi, em São Paulo.
Champignon tinha 35 anos e estava em seu segundo casamento. Segundo reportagem do G1, a Polícia Civil investiga a hipótese de que ele tenha cometido suicídio. Vizinhos ouviram o barulho de um disparo por volta da 00h30 e logo depois a polícia apareceu, juntamente com uma equipe do Samu, mas já encontraram o músico sem vida.
A mulher de Champignon está no quinto mês de gestação e se encontrava no apartamento no momento do fato. Ela foi levada para o hospital em estado de choque.