Pages

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Delegada é flagrada dormindo em delegacia de Manaus

A delegada plantonista do 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Josenildes Baeta, foi flagrada dormindo na sala de repouso da delegacia, após se recusar a receber um suposto traficante, identificado como João Bosco, preso por policiais militares da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Segundo informações do policial, que não quis se identificar, na madrugada de sexta para sábado, receberam a informação que um homem estaria vendendo drogas no beco da Vovó, Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus.
“Depois de prender o acusado, fomos ao ‘Primeiro Distrito’ e como estava movimentado, pediram para irmos ao ‘Terceiro Distrito’. Ao chegar lá, ela nem levantou para ouvir nossa versão, foi logo dizendo que não ia receber o preso”, declarou o policial.

O soldado informou também que a delegada ameaçou registra somente Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e liberar o acusado se ele insistisse. “Ela mandou avisar que se eu insistisse, ia fazer um TCO e liberar o preso. Cheguei a atender o celular dele e era uma pessoa que estava aguardando a entrega de droga. Para evitar que ele fosse solto, voltamos ao primeiro distrito e aguardamos para ser atendidos depois que o dia amanheceu”, concluiu o policial.

BR415: Acidente perto do Los Pampas deixa uma vítima fatal


Um acidente registrado na manhã desta quarta feira (23), perto da Churrascaria Los Pampas, na Ilhéus-Itabuna, deixou uma vítima fatal. A colisão envolveu uma ônibus da Rota e uma Kombi dirigida por Gilvan Matos Nascimento, 26 anos, que morreu no local. 

A Kombi, que é da Igreja Batista Jordão, do Japu, zona rural de Ilhéus, colidiu  lateralmente com o ônibus, conduzido pelo motorista de prenome Augusto, no local conhecido como Jardim das Acácias. Gilvan, que tem um sacolão no Salobrinho vinha comprar pão em Itabuna quando aconteceu o acidente fatal. 
A Polícia Rodoviária Federal acredita que a Kombi teve a barra de direção quebrada, o que teria provocado a colisão. Gilvan estava sozinho na Kombi e não há informações de feridos no ônibus.

URUÇUCA: EMPRESA DE COLETA DE LIXO QUITA DÍVIDA TRABALHISTA COM FUNCIONÁRIOS


download (1)

Visando resguardar os direitos trabalhistas dos funcionários da empresa AIS Construtora, em Uruçuca, o departamento jurídico da prefeitura municipal decidiu, no mês de julho/2013, bloquear as verbas que seriam repassadas àquela empresa.

O motivo foi a realização de licitação, vencida pela empresa SOLAR Ltda, que atualmente presta serviços no recolhimento do lixo de Uruçuca. Como o contrato com a AIS Construtora foi realizado de forma emergencial, seria necessário que houvesse licitação, conforme preceitua a lei 8.666, de 1993, a chamada Lei das Licitações.

Como não havia garantias que a empresa AIS Construtora honraria com os direitos trabalhistas, dos funcionários, foi sugerida pelo departamento jurídico a retenção das verbas. Posteriormente, ao bloqueio, a empresa procurou a Secretaria de Finanças solicitando a liberação de 50% das verbas retidas, para realizar acertos com os funcionários. O Secretário Gildásio Brabo não aceitou, mas liberou 20% para que se iniciassem os pagamentos. A empresa não cumpriu o prometido e ficou incomunicável.

Como na gestão passada, os funcionários, que trabalhavam no setor, não tinham garantias trabalhistas, nesta nova administração, a prefeita Fernanda Silva vem cumprindo fielmente o que foi prometido nos palanques, inclusive, acompanhou de forma pessoal, o resultado final do acordo, para que os funcionários daquela empresa não fossem prejudicados.

BISCOITO RECHEADO VICIA TANTO QUANTO COCAÍNA, SEGUNDO ESTUDO


Pesquisa foi feita com biscoito Oreon, nos Estados Unidos (Foto Celine Grs-Stock Xchng).

Da Exame
Várias pesquisas já mostraram que comidas com alto teor de açúcar e de gordura causam efeitos cerebrais semelhantes às drogas. Além de confirmar essa teoria, um novo estudo americano mostrou que o biscoito da marca Oreo, considerado o favorito dos Estados Unidos, estimula o cérebro assim como os entorpecentes, ativando mais neurônios “centro de prazer” do órgão do que as substâncias alucinógenas.
A pesquisa foi realizada por alunos e um professor de psicologia da Connecticut College. Entre as razões para a escolha do Oreo para o experimento estão o fato de o biscoito ser o preferido no país, de ele ser bastante palatável para as cobaias, ter altos níveis de açúcar e gordura, e, além disso, de ser um produto muito presente no mercado de poder aquisitivo mais baixo.
Com a ajuda de ratos de laboratório, eles descobriram outro fato curioso: assim como a maioria das pessoas, os roedores preferem comer primeiro o recheio da guloseima, para depois comer o biscoito propriamente dito. Para descobrir isso, os pesquisadores colocaram os ratos famintos em um labirinto em que, de um lado, eram recompensados com Oreo e, de outro, recebiam um bolinho de arroz. Depois, os animais poderiam escolher em qual área de recompensa queriam ficar e o tempo em que ficavam por lá foi medido.

SEGUNDA ETAPA DO MAIS MÉDICOS ATENDE PRINCIPALMENTE A BAHIA

Programa busca assegurar médicos para áreas carentes e mais distantes (Foto ABr).
A Bahia é o estado que receberá o maior número de profissionais na segunda etapa do programa Mais Médicos. Serão 282 médicos distribuídos em 109 municípios. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, após a cerimônia de sanção da Medida Provisória (MP) do programa, nesta terça-feira (22), pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). “Na Bahia, o programa Mais Médicos é um sucesso e esta segunda etapa marcará mais avanços na saúde em todo o estado”, afirmou o secretário.

Sábado (26), chega o primeiro grupo para a segunda etapa do programa na Bahia. Segunda-feira (28) começa a semana de trabalho que vai durar cinco dias, com cursos para os profissionais. Segundo o secretário, o Mais Médicos vai permitir que a maioria da população baiana seja assistida. Nacionalmente, a presidente Dilma informou que, com o programa, 46 milhões de brasileiros serão atendidos com qualidade.
Lançado em julho, o programa foi aprovado pelo Congresso Nacional com objetivo de levar profissionais da saúde a áreas desassistidas no país. Os profissionais do Mais Médicos recebem bolsa de R$ 10 mil mensais, paga pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por dar alimentação e moradia aos participantes. Em 2014, o governo pretende ter 13 mil médicos no Brasil participando do programa.