Pages

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MISSA E INAUGURAÇÕES MARCAM URUÇUCA











As comemorações do aniversário de emancipação do município de Uruçuca foram marcadas com missa e inaugurações, ao longo da manhã desta quinta-feira, 12.
O início das comemorações, ao amanhecer, foi saudado com queima de fogos de artifícios. Às oito horas foi rezada uma missa em ação de graças, com a presença da prefeita Fernanda Silva (PT), todo secretariado, o presidente da Câmara de Vereadores de Uruçuca, Erivaldo Guimarães, vereadores Nau de Danda, Abreu e Jai, vereadoras Gracinha e Lia da Serra, deputados estaduais Leur Lomanto Júnior (PMDB) e Ângela Souza (PSD), do comandante da 72ª Companhia da PM, major Gilmar Mascarenhas e do tenente Santana, chefe do destacamento local. Em sua homilia, bastante aplaudida, padre Bené pediu que a atual gestão não deixasse de olhar pelos mais pobres.
No encerramento da missa a comitiva da prefeita, Fernanda Silva, dirigiu-se a frente da prefeitura para o hasteamento das bandeiras, que ficaram a cargo da prefeita, Fernanda Silva, do presidente da Câmara de Vereadores, Eri e do comandante regional da PM, major Gilmar. Após a solenidade, a comitiva se deslocou para inauguração da reforma do PSF 01, antigo FSESP, que conta agora com modernas instalações.
Na inauguração das reformas da Praça de Bíblia, no bairro Anfrísio Góes e do PSF 05, no bairro Parque Independência, foram destacadas as presenças do prefeito de Ibicaraí e presidente da Amurc, Lenildo Santana, dos ex-prefeitos Dílson Argolo e Osvaldo Barreto e do vereador Carlos Magno.
O presidente da Amurc, Lenildo Santana lembrou as dificuldades que é ser prefeito, hoje, no Brasil, em virtude da carência de verbas para realizar obras. O deputado estadual, Leur Lomanto parabenizou a prefeita e o povo de Uruçuca pela data, dizendo que na eleição passada teve boa votação e por isso não se furtou em buscar emendas para obras neste município e inclusive, como presente de aniversário, uma dessas emendas já foi empenhada no valor de R$ 600 mil para ser aplicada no distrito de Serra Grande.
 A deputada Ângela Souza também parabenizou a prefeita, quando disse que tem lutado, junto ao secretário estadual de infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, visando a pavimentação asfáltica da estrada Uruçuca/Serra Grande. Para Ângela Sousa, “no município o PSD anda com o PMDB e com o PT. Existe o respeito e o companheirismo também de defender os interesses dos nossos munícipes. Temos que respeitar a posição da prefeita e, como ela mesma disse, os dois partidos ajudaram muito na vitória dela”, completa. Ângela disse que esteve com a prefeita e com o governador Wagner para solicitar uma maternidade. “Nós endossamos o pedido, porque sabemos que é uma necessidade para a região”.
A prefeita Fernanda Silva, muito emocionada, se disse feliz pela passagem do aniversário do município, quando falou que as pedras que estão jogando na sua administração, ela está juntando para construir obras e mais obras. Falou ainda que ninguém pode duvidar da sua honestidade com a coisa pública e as acusações que lhe estão sendo imputadas serão respondidas através de processos na justiça.
A gestora destacou a importância da presença dos segmentos da sociedade e afirmou o apoio aos dois parlamentares estaduais presentes. “Temos muito que agradecer às parcerias dos deputados, que estão a todo o momento nos assessorando e dando suporte em relação às demandas do município. O PSD e o PMDB foram fundamentais para a construção da nossa vitória”. Fernanda salientou que Uruçuca é a terceira cidade do país a implantar o programa Cidade Digital, que democratiza o acesso gratuito à internet para a população. 
No encerramento da festa, teve a apresentação da Fanfarra do município de Itajuípe que veio abrilhantar a festa, sendo muito aplaudida pelo público presente.
ASCOM/PMU

Motorista bêbado atropela ciclistas em Jequié

MEC AUTORIZA 560 VAGAS DE MEDICINA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

O Ministério da Educação (MEC) autorizou 560 vagas para cursos de medicina em universidades federais na Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pernambuco. Destas, 60 são para o campus de Santo Antônio de Jesus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
320 vagas são para universidades federais de Minas e Maranhão. A ideia é descentralizar e oferecer o curso em áreas que contam com poucos médicos. A portaria com a decisão do MEC está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Confira como ficou a distribuição das vagas:

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Santo Antônio de Jesus (BA) – 60 vagas

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Campus Diamantina (MG) -60 vagas

Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
São João Del-Rei (MG) – 40 vagas

Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
Alfenas (MG) – 60 vagas.

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Imperatriz (MA) – 80 vagas
Pinheiro (MA) – 80 vagas

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
Rondonópolis (MT) – 40 vagas
Sinop (MT) – 60 vagas

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Caruaru (PE) – 80 vagas


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

GOVERNO QUER PUNIÇÃO DE TORCEDORES E DISCUTE VIOLÊNCIA NOS ESTADOS

Torcedores entram em confronto em estádio em Joinville em jogo de ontem (Foto Geraldo Bubniak/Fox Sports).
Torcedores em confronto em estádio em Joinville (Foto Geraldo Bubniak/Fox Sports).
O Ministério do Esporte divulgou nota condenando os atos de violência entre torcedores do Vasco e do Atlético Paranaense nesse domingo (8), durante jogo da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em Joinville (SC).
Na nota, o ministério diz que os “responsáveis devem ser identificados e punidos, cumprindo-se o Estatuto do Torcedor, que prevê penas de reclusão e de banimento dos estádios aos torcedores que cometerem atos de violência”.
O ministério informou ainda que irá entrar em contato com “o Conselho Nacional do Ministério Público para um entendimento comum sobre a presença da Polícia Militar no interior dos estádios de futebol”.
Em notícia publicada em seu site oficial, o Vasco menciona que não havia policiamento dentro do estádio. Em comunicado, o Ministério Público de Santa Catarina informou que não fez nenhuma recomendação ou ação para impedir a Polícia Militar de atuar no interior do estádio em Joinville.
Com a briga, alguns torcedores ficaram feridos e precisaram ser hospitalizados, outros foram detidos. Imagens de televisão mostram os torcedores se confrontando com extrema violência, trocando chutes e socos, o que levou à paralisação da partida por mais de uma hora.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também manifestou repúdio às agressões entre os torcedores. Segundo nota da entidade, o presidente da CBF, José Maria Marin, “assegurou que vai concentrar todos os esforços, com a ajuda de todos os segmentos competentes, na discussão de propostas e projetos que consigam abolir definitivamente esses episódios de selvageria dos nossos estádios”.
Em seu site oficial, o Atlético Paranaense publicou nota informando que “a diretoria administrativa e o conselho deliberativo do clube tomarão todas as providências para identificar os envolvidos e puni-los, caso tenham ligações com a instituição, ou denunciar às autoridades competentes qualquer um que tenha tido participação nos lamentáveis incidentes”. Informações da Agência Brasil.

CHUVA PROVOCA 11 MORTES EM LAJEDINHO. SEIS PESSOAS ESTÃO DESAPARECIDAS

Imagens mostram destruição após temporal (Foto Marco Antônio/G1).
Imagens mostram destruição após temporal (Foto Marco Antônio/G1).
A chuva que cai intensamente no município de Lajedinho, na região da Chapada Diamantina, provocou rastro de destruição e 11 mortes até agora, informa o Portal G1. Pelo menos seis pessoas estão desaparecidas, segundo a Polícia Militar. Duzentas famílias estão desabrigadas ou desalojadas. O nível da água chegou a dois metros de altura.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu em 2 horas cerca de 120mm no sábado (7). O imóvel da Prefeitura de Lajedinho também foi atingido pela enxurrada, diversos equipamentos e documentos foram destruídos. A sede da Assistência Social também foi afetada.
Segundo a Defesa Civil, as buscas por pessoas desaparecidas continuam na manhã desta segunda-feira (9). De acordo com dados do IBGE, Lajedinho possui cerca de 4.079 habitantes.
Na lista dos mortos, segundo informou Paulo Sérgio Luz, coordenador da Defesa Civil, estão Valéria Cruz Lima (idade não informada), Luiza Santos Lima (idade não informada), Tharso Lima dos Santos, 4 anos, que faziam parte da mesma família; Cátia Fernanda de Jesus Santos (idade não informada), Sirlene Santos da Silva, 16 anos, Valdete Maria de Jesus, 40 anos e Ilza Cavalcante da Silva, 68 anos. Quatro pessoas ainda não tinham sido identificadas. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba, cidade próxima ao município de Lajedinho. Informações do G1.