Pages

quinta-feira, 9 de maio de 2013

#FUTEBOL


Fluminense supera Emelec e vai às quartas







Um mês depois de sofrer lesão muscular na perna direita, Fred voltou ao Fluminense como esperança de gols. Foi o jogador que mais teve o nome gritado pela torcida antes do jogo. Em campo, correspondeu: de cabeça, marcou um dos gols e ajudou a definir a vitória por 2 a 0 sobre o Emelec, resultado que confirmou a classificação às quartas de final da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira, em São Januário.

O resultado foi mais que suficiente porque, na partida de ida, havia sido derrotado por 2 a 1. Como marcou gol fora de casa, vitória simples seria suficiente. Fred marcou o gol aos 29min do primeiro tempo. O Fluminense só fez o segundo no final, aos 40min, quando já jogava com dois homens a mais – Quiñones e Achilier foram expulsos.

Na próxima fase, o time comandado por Abel Braga enfrentará o vencedor do confronto entre Tigre, da Argentina, e Olímpia, do Paraguai.

Atlético-MG faz 4 e despacha São Paulo da Libertadores





 
Não houve milagre no Horto. Depois devencer no Morumbi por 2 a 1, o Atlético-MG recebeu o São Paulo no Independência, nesta quarta-feira, com a missão de evitar que a equipe paulista conseguisse uma vitória histórica. O que aconteceu, pelo contrário, foi um show de bola da equipe da casa. Com grande atuação do centroavante Jô, os alvinegros venceram por 4 a 1 e garantiram vaga nas quartas de final da Copa Libertadores.

O adversário do Atlético-MG sai do duelo entre Palmeiras e Tijuana, que se enfrentam no Pacaembu na próxima terça-feira, após empate sem gols no México. Nesta quarta, a equipe do técnico Cuca foi amplamente superior e soube construir sua goleada no segundo tempo a partir de erros da defesa são-paulina.

Luverdense vence reservas do Bahia por 2 a 0




A decisão de poupar os titulares para a final do Campeonato Baiano 2013 custou caro ao Bahia. Nesta quarta-feira, o Luverdense bateu o tricolor baiano por 2 a 0 no Passo das Emas, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil, e conquistou vantagem para o segundo e decisivo encontro, marcado para a próxima quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Tozin aproveitou a falta de entrosamento do time B do Bahia e abriu o placar ainda no primeiro tempo. No início da segunda etapa, Marcelo Maciel ganhou na velocidade e ampliou o marcador.

Enem abre inscrições na próxima segunda-feira


Enem abre inscrições na próxima segunda-feira

As inscrições para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na segunda-feira (13), segundo anúncio do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O edital com todas as normas da prova deve ser publicado na edição de quinta (9) do Diário Oficial da União. O período de inscrições será entre os dias 13 e 27 de maio e os candidatos terão até o dia 29 de maio para pagar a taxa de inscrição. De acordo com Mercadante, as avaliações serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Conforme o ministro, "a grande mudança vai ser no maior rigor com a redação". As razões para que uma redação receba nota zero entrarão em um item do edital. O tema entrou em debate após os casos de candidatos que escreveram receita de macarrão e hino de time de futebol e receberam pontuação alta.

SENADO INVERTE PAUTA E APROVA CRIAÇÃO DA UFESBA


Senadores baiano e o deputado Geraldo Simões na sessão que aprovou a criação da Ufesba (Foto Victor Soares).

A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) acaba de ser aprovada pelo plenário do Senado Federal. O projeto agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A rápida tramitação no Senado vai permitir ao governo instalar a faculdade já em 2014, segundo o relator do projeto da Ufesba nas comissões, senador Walter Pinheiro (PT-BA).
A Ufesba terá campus em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde funcionará a reitoria da instituição.  “Com a aprovação do projeto de lei, damos um passo significativo para a implantação de mais uma universidade na Bahia”, disse Pinheiro.
O relator disse que o projeto foi votado hoje graças a mobilização de parlamentares baianos e citou o empenho dos senadores Lídice da Mata e João Durval e o deputado Geraldo Simões. O senador baiano solicitou ao presidente da Casa, Renan Calheiros, a inversão de pauta para que o projeto fosse votado ainda hoje. O projeto seria o 15º na ordem do dia a ser discutido no plenário.
Há pouco, o prefeito Claudevane Leite, que está em Brasília, entrou em contato com o senador Walter Pinheiro e agradeceu a mobilização para que o projeto fosse votado ainda hoje. Já o deputado federal Geraldo Simões disse que foi dado um grande passo para que a região sul conte com universidade federal já em 2014.

FÁBRICA DE LATICÍNIOS BENEFICIARÁ 300 PRODUTORES NO SUL DA BAHIA


Fábrica beneficiará 300 produtores de oito municípios sul-baianos (Foto Divulgação).

Trezentos produtores de oito municípios sul-baianos serão beneficiados com a inauguração de fábrica de laticínios em Coaraci, no próximo sábado, 11, às 9 horas. A fábrica representa investimento de R$ 1,2 milhão da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).
A unidade terá capacidade de processar dez mil litros de leite, por dia, já na fase inicial. Tanques de resfriamento de leite instalados nos oito municípios para armazenagem do leite que será industrializado pela fábrica em Coaraci.
Produtos como manteiga, iogurte e leite do tipo C, “barriga-mole”, doce de leite e queijos mozarela, prato e minas frescal, todos comercializados com a marca Laticínios Almada. A fábrica envolverá produtores dos municípios de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.
USINA
A usina foi construída em área de 13 mil metros quadrados no quilômetro 2 da BA-262, em Coaraci. Para a construção da fábrica e instalação dos tanques nos municípios, foi assinado convênio da Sedir/CAR com a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi).

Segundo o coordenador do programa Vida Melhor/CAR, Marcos Rocha, as ações na região das bacias do Almada e Gongogi foram definidas conforme diagnóstico visando melhorar a estrutura das propriedades e a qualidade de vida das famílias.
A produção da fábrica de laticínio será absorvida pelo mercado local e pelos governos federal e municipais. Outro ponto positivo do programa Vida Melhor, para os produtores, é a assistência. “Vamos ter assistência técnica, melhoria das nossas estruturas e capacitações e, com isso, vamos melhorar a qualidade do nosso produto”, diz produtora Flávia dos Santos, de Coaraci.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

BRASIL TRARÁ 6 MIL MÉDICOS CUBANOS PARA ATENDER EM ÁREAS POBRES

médico
Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram ontem, 6, a parceria.

Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.
No começo do ano, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de quem recebeu um abaixo-assinado que pedia a contratação de médicos de Portugal para atender nas prefeituras.
No final de abril, a ministra-chefe de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, mencionou a intenção do governo de buscar médicos estrangeiros para os locais carentes do país. Informações da Agência Brasil.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Explosão em vulcão nas Filipinas deixa 5 mortos e 7 feridos

Cinzas vulcânicas saem do vulcão Mayon. (Foto: Allan Imperial / AP Photo)


As autoridades filipinas confirmaram nesta terça-feira (7) a morte de cinco pessoas por causa de uma explosão freática no vulcão Mayon, situado a cerca de 360 km de Manila.
De acordo com Eduardo do Rosário, diretor do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, um guia e alguns montanhistas estrangeiros estão entre as vítimas, embora não tenha confirmado suas nacionalidades, assim como a dos sete feridos.
Rosário também afirmou que cerca de 20 montanhistas se encontram próximos à cratera do vulcão, onde a explosão foi registrada nas primeiras horas da manhã.
Uma equipe de resgate se encontra a caminho do local, sendo que o alerta segue em seu nível mais baixo, já que não há perigo de erupção, segundo os especialistas.
"Trata-se de um evento freático muito pequeno. É algo normal", afirmou a uma emissora local um especialista do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs), que completou: "esse fenômeno é caracterizado pelo lançamento de fragmentos de rocha sólidas preexistente na chaminé vulcânica, mas sem erupção de magma".
Segundo a mesma fonte, a explosão freática é causada pela pressão acumulada ao longo dos anos, sendo que a última ocorreu em 2010.
Situado na Ilha de Luzon, o Mayon é um dos vulcões mais ativos e belos das Filipinas e, por isso, recebe centenas de turistas todos os anos.

Assassina de menino em Barra do Piraí se define como louca



Suzana do Carmo Oliveira com o uniforme do presídio (à esquerda); antes do assasstinato: mania de mentir (ao centro); e Simone mostra a caixa de sapatos da filha (à direita)
Foto: O Globo

RIO — Mais de 30 dias na cadeia não foram suficientes para a manicure Suzana do Carmo Oliveira Figueiredo, de 22 anos, assassina confessa de João Felipe Eiras Bichara, de 6 anos, demonstrar um pingo de arrependimento. Fria ou louca? Ela própria, em entrevista exclusiva ao GLOBO, se autodefine num lampejo: louca. A lógica dela é a de quem sabe que, caso seja considerada doente mental, cumprirá medida de segurança em manicômio judiciário, local de tratamento, sem caráter de pena. Bem articulada, Suzana é capaz de conquistar e manipular seu interlocutor em poucos minutos de conversa. Descreve passo a passo o crime, olho no olho, e dispara: “Você deve pensar que eu sou um monstro e nem deve querer mais me ouvir, né?”. O crime ocorreu em 25 de março, em Barra do Piraí.
— Fria eu nunca fui — diz a mulher. — Prefiro dizer que sou louca. Primeiro eu pensei em sequestro, mas, como perdi o controle da situação, acabei fazendo isso (o assassinato do menino). Já ia ser presa mesmo!

URUÇUCA: 4ª RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL










O campeonato municipal, organizado pela Liga Uruçuquense de Futebol Amador – LUFA, sob comando do diretor de esportes, Jorge Luiz Sena Gomes, o Bolinha e sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Uruçuca, tem agradado aos expectadores e em consequência, o  público vem prestigiando e dando resposta, da forma profissional, como estão sendo conduzidos os eventos. Para mostrar a repercussão regional, ontem, 5, a rodada teve a presença de dirigentes esportivos de várias cidades do sul da Bahia, que ficaram impressionados com a organização e o público presente.
Segundo o diretor de esportes, Bolinha, o sucesso do campeonato, pode ser creditado a prefeita Fernanda Silva, que não tem medido esforços, para o bom êxito da competição. Continuando, informou que a prefeita pretende dar apoio, para que, o município seja bem representado no campeonato intermunicipal. Para ter uma boa representação, o diretor e o locutor Edenildo Braga, da rádio 104 FM, já estão contatando alguns bons jogadores regionais, para serem agregados aos destaques do campeonato municipal. Finalizando disse: “Hoje, Uruçuca tem o melhor campeonato municipal do interior da Bahia e a prova disso é o crescente público presente no estádio”.
FICHA TÉCNICA DO 1º JOGO:
PSG 2 x 1 São Paulo
Local: Estádio Antônio Ferreira (Ferreirão)
Horário: 13h30min
Árbitro: Alex Cardoso
Auxiliares: Reginaldo Santos e Cleber Miranda
Gols: Rômulo Barbosa, aos 38min e 42 min, do segundo tempo e Rozemar, aos 33min, do primeiro tempo.
Cartões amarelos: André, Luiz Felipe, Patrick e Alan (PSG) e Francisco, Patrick Cruz, Abrão e Rozemar (São Paulo).
PSG: Tiago, Luca (Maciel)s, André, Laerte, Luiz Felipe, Francis, Davi (Alan), Patrick, Rafael, Paulo e Joadson (Rômulo Barbosa). Técnico: Paulo Ribeiro;
São Paulo: Francisco, Antônio, Patrick Cruz, Ruan, Abrão, Gilmar, Adeilson, Rozemar, Kaique (Edson), Washington e Pedro (Jackson). Técnico: Gilson Barreto

FICHA TÉCNICA DO 2º JOGO:
Goiás 4 x 0 Serra Grande
Horário: 15h30min
Árbitro: Albervan Duarte
Auxiliares: Pedro José e Joelson Barreto
Gols: Danilo Rocha (4min), Nadson (29min) do 1º tempo, Willian (5min), Nadson (14min) do 2º tempo.
Goiás: Gildemário, Alberto, Nilvan, Ednaldo (Jociel), Erlan, Márcio (Jabson), Joildes, Willian, Nadson (Jociel), Vandesson e Danilo. Técnico:Vitório
Serra Grande: Kaik, Jair, Luiz Carlos, Isaltino, Carlos Eduardo, Michel, Fábio (José Ulisses), Marlon, Isaias (Ginaldo), Edilson e Genovaldo (Gilson). Técnico: Jardel



Dilma faz apelo ao Congresso por votação de royalties para educação


Dilma faz apelo ao Congresso por votação de royalties para educação

A presidente Dilma Rousseff incluiu o projeto de lei que pretende destinar os royalties do petróleo à educação em seu rol de apelos ao Congresso Nacional. Na sexta-feira (3), a gestora solicitou aos parlamentares que aprovassem a Medida Provisória dos Portos e nesta segunda (6) falou da MP 529. "Temos dois consensos no Brasil: MP dos Portos e destinação dos royalties do petróleo", observou a presidente, ao lembrar que a distribuição dos royalties foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) após o veto à distribuição igualitária dos recursos entre estados. Dilma citou a necessidade de contratos antigos serem cumpridos e justificou o envio do novo projeto sobre o tema. "O Brasil tem de respeitar contratos, gostando ou não dos contratos. A destinação dos royalties de petróleo para a educação é decisiva. Vamos dar passos à frente", declarou. Para a presidente, a aprovação da MP dos Portos "amplia a competitividade do país, pelo impacto na logística, que abrirá os portos ao investidor privado e assegurará ao investidor o direito de exportar as cargas", o que, segundo a chefe do Executivo, é "essencial" para quebrar monopólio. Informações do Estadão.

Prefeitos cassados terão de pagar R$ 2,7 milhões por gastos com novas eleições


Prefeitos cassados terão de pagar R$ 2,7 milhões por gastos com novas eleições

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta segunda-feira (6) a cobrança de R$ 2,7 milhões a prefeitos cassados por compra de voto e abuso de poder político e econômico. A ideia é compensar os gastos com a realização de novas eleições no ano de 2008. O pedido de ressarcimento foi ajuizado em 51 ações e outras 37 serão protocoladas na Justiça Federal nos próximos dias. Para o diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa da AGU, Renato Dantas, a medida tem caráter pedagógico e deve inibir que tais políticos continuem a praticar atos ilegais."Eles [prefeitos cassados] precisam estar cientes que terão que devolver aos cofres públicos todos os gastos com as novas eleições realizadas por causa de ato fraudulento cometido que, consequentemente, gerou a cassação", declarou Dantas em nota. Dos 94 casos de cassação em 2008, seis acordos foram realizados. A AGU não divulgou a lista dos prefeitos envolvidos.

Bahia é campeã em cadastro de famílias em programas sociais


Bahia é campeã em cadastro de famílias em programas sociais

A Bahia teve o maior número de beneficiados (3,5 milhões) no programa Brasil Sem Miséria desde a sua implantação, em 2011. A estratégia já gerou a inclusão de 800 mil famílias no país, mas outras 700 mil ainda precisam ser localizadas, segundo o governo federal. Em 2013, o Executivo concentrará os trabalhos na Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Amapá e Rio de Janeiro. Segundo as contas oficiais, cerca de 22,2 milhões de pessoas deixaram a extrema pobreza desde o início do governo Dilma. Órgãos federais estão mobilizados para localizar famílias em situação de miséria que ainda não são beneficiadas pelos programas sociais ou integram o cadastro único do governo. A chamada "busca ativa" também inclui prefeituras e governos estaduais e deve ser concluída até o início do ano que vem. A ideia é verificar como os órgãos que operam no local podem contribuir na localização e no cadastramento de pessoas em extrema pobreza. "E efetivar de fato que não fique só no cadastro, mas que ela acesse o benefício e outros serviços que ela precise de assistência social, saúde ou de educação", completou a diretora do Departamento do Cadastro Único da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, Cláudia Baddini, em entrevista ao Valor.

Suspeito de estuprar mulher dentro de microônibus foi gravado por câmera do veículo


O criminoso que estuprou uma passageira de um microônibus na última sexta-feira (3), no Rio de Janeiro, foi filmado nitidamente pela câmera que captura imagens do interior do transporte coletivo. Sua fisionomia foi registrada, contudo ainda não há mais informação sobre o acusado. Segundo informações das vítimas, ele é pardo, aparenta ter 20 anos e, no momento do crime, parecia estar drogado. "Ele pegou na minha mão, disse ‘vamos aqui na frente’ e me levou para o banco especial, ali perto do motorista. Sentou, mandou eu sentar ao lado dele, me abraçou e começou a colocar a arma nas minhas costelas. Ele bateu seis vezes com o revólver na minha cabeça. Puxou meu cabelo, colocou a arma na minha cabeça e falou assim ''coloca a tua roupa e volta pro teu lugar''', contou a vítima de 30 anos, que foi abusada. O crime aconteceu no mesmo dia em que Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, publicou um decreto que proíbe o uso de película escura nos vidros de vans, com o intuito de inibir a ocorrência de fatos como este. Informações da Agência Estado.

PAUL MCCARTNEY EM ITACARÉ


Paul McCartney faz turnê por três capitais brasileiras e descansa em Itacaré.

O ex-Beatle Paul McCartney desembarcará no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, nesta terça, 7, às 11h35min, e segue para descansar em um hotel de luxo em Itacaré, informa o Blog do Tom, do apresentador Tom Ribeiro.
Segundo o blog, Paul chega ao sul da Bahia com a esposa e músicos de sua banda em uma aeronave com capacidade para 14 pessoas. O músico deve ficar em Itacaré até a quarta-feira, 8, quando segue para Fortaleza, onde se apresenta no Estádio Castelão, dia 9.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Campeonato Baiano - Semifinal



Vitória perde para Juazeirense, mas garante vaga na final

No estádio Adauto Morais, em Juazeiro, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Juazeirense pelo placar de 2 a 0, na segunda partida da semifinal do Campeonato Baiano 2013. Apesar do resultado ruim, o time do técnico Caio Junior está classificado para a grande final do estadual, já que venceu a equipe do interior do estado na última quinta-feira pelo placar de 4 a 0, no Barradão, e garantiu a vantagem de empatar ou perder por até três gols de diferença no duelo realizado esta tarde.

O atacante Deon foi autor do primeiro gol da partida. Ainda no primeiro tempo, o jogador recebeu passe de Uanderson, invadiu a área, driblou Deola e empurrou a bola para o fundo das redes. Já no final do segundo tempo, Mádson apliou, tento que fez a festa da torcida, mas foi insuficiente para garantir o Cancão de Fogo na disputa pelo título do Baianão.


             O Bahia está na final e espera por Vitória ou Juazeirense

Jogando no Estádio Adauto Moraes, na cidade de Juazeiro, o Bahia derrotou o Juazeiro por 1 x 0 e garantiu vaga na grande final do campeonato baiano de 2013. O único gol do jogo foi marcado pelo meia Anderson Talisca, aos 40 minutos do 1º tempo. Aos 10 do segundo tempo, o volante Márcio perdeu um pênalti, para o Juazeiro. A bola bateu na trave.

Essa foi a segunda vitória seguida do Bahia no campeonato estadual, resultado que confirmou a reação do Esquadrão de Aço na competição e garantiu vaga na decisão da competição. Como havia vencido o jogo em Salvador por 2 x 0, o Tricolor poderia até perder a partida de hoje por um gol de diferença, mas o Bahia garantiu sua classificação com mais um triunfo.

UESC DIVULGA DÉCIMA CONVOCAÇÃO DO SISU


uesc
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgou a décima chamada de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Foram convocadas pessoas para os cursos de  ciências biológicas, ciências econômicas,   medicina veterinária e medicina.

A matrícula deve ser efetuada na próxima quarta-feira (8), das 8h às 12h e das 13h às 16h, no colegiado do curso em que o candidato foi aprovado.

Clique em “leia mais” e confira a relação de aprovados.


MINISTÉRIO DAS CIDADES ABRE CONCURSO PARA 130 VAGAS


Do Correio

logo ministério das cidadesO Ministério das Cidades divulgou nesta quinta-feira (2), o edital do concurso público para 130 vagas em cargos de nível médio/ técnico e superior. Do total de oportunidades, 80 são para o nível médio e 50 para os graduados, sendo que 8 vagas são reservadas para pessoas com deficiência. 

Os salários variam de R$ 2.153,22 a R$ 4.834,22 e já incluem o auxílio-alimentação de R$373 e se referem a carga de 40 horas semanais. Os convocados serão lotados em Brasília, onde fica a sede do ministério.
 
As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h da próxima segunda (6) até o dia 27 deste mês, no site da Cetro Concursos, organizadora da seleção. As provas objetiva e discursiva (esta somente para cargos de nível superior) serão aplicadas somente em Brasília, em 14 de julho. O concurso terá validade inicial de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez e pelo mesmo período. A taxa de inscrição é de R$39 para nível médio e R$49 para nível superior.

Clique em “leia mais” e veja o edital.

De cada R$ 100 roubados de bancos no Brasil, R$ 95 já são pelo computador



Tira de cabelos brancos, o chefe dos investigadores Eraldo de Andrade, da 4.ª Delegacia de Delitos Praticados por Meios Eletrônicos, de São Paulo, trabalhou 28 dos seus anos 59 anos atrás de ladrões nas ruas. Prendeu homicidas e integrantes do Primeiro Comando da Capital. Andrade olha para cima da mesa e aponta para um computador. "Nunca vi um ladrão tão bom como esse aqui." Assim como já ocorre em outros setores da economia formal, até no universo do crime a internet e a tecnologia inovaram, tornando-se as armas mais eficazes e lucrativas dos ladrões. De cada R$ 100 roubados ou furtados de bancos no Brasil, pelo menos R$ 95 são fraudes eletrônicas, feitas por internet banking ou cartões, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No ano passado, essas fraudes provocaram prejuízos de R$ 1,4 bilhão nos bancos. Já os assaltos feitos por quadrilhas nas sedes dos bancos, com explosões de caixas eletrônicos, apesar de serem espetaculares, causaram prejuízos estimados em R$ 75 milhões. "Nos últimos cinco anos, o volume das transações eletrônicas aumentou muito e os fraudadores aproveitaram.

ITAJUÍPE : CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O HML


DSC01509

Foi realizada nesta quinta-feira (02), na Câmara Municipal de Itajuípe, a Audiência Pública para tratar sobre a atual situação do Hospital Dr. Montival Lucas (HML) e as implicações desta para a comunidade itajuipense.

Com a presença de autoridades locais, a audiência foi conduzida pelo Presidente Eduardo Portela e pelo autor do pedido de audiência, o Edil Ivan Júnior. Na oportunidade, fizeram parte da mesa a Prefeita Municipal, Gilka Badaró, o 2º Secretário, Edil Raimundo Alves e o Assessor Jurídico do Hospital, Sr. Paulo César Pinto.

Algumas sugestões de solução para a situação do HML foram dadas durante a audiência, como o possível parcelamento da dívida, estadualização do HML, a exemplo do Hospital de Coaraci além de gestão descentralizada, com investimento privado.

Uma solução já apresentada pela Câmara foi a do Tombamento do Hospital como Patrimônio Cultural da Saúde, já em tramitação na Câmara para 1ª votação e discussão na próxima quinta-feira, dia 09/05.

Governo deixa de aplicar quase 70% dos recursos para combater violência contra mulher


Governo deixa de aplicar quase 70% dos recursos para combater violência contra mulher

Nos dois primeiros anos da gestão da presidente Dilma Rousseff, o governo federal gastou menos de um terço dos recursos previstos para o enfrentamento da violência contra as mulheres. A execução de valores abaixo daqueles que haviam sido definidos pelo próprio governo ocorreu apesar de o combate à violência contra a mulher e a defesa da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) estarem entre as principais bandeiras do governo petista. De acordo com levantamento feito pelo iG, dos cerca de R$ 84,2 milhões autorizados para o Programa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em 2011 e 2012, o governo executou pouco mais de R$ 26,3 milhões, ou seja, 31,2%.Segundo o site, os recursos foram autorizados para ações fundamentais para a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha, como, por exemplo, a construção de casas-abrigo – para vítimas que denunciam o marido e precisam de proteção porque não podem voltar para casa –, além da capacitação de agentes nas delegacias para atendimento à mulher. Na sexta-feira (3), a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci (foto), anunciou uminvestimento inicial de R$ 265,8 milhões para a construção de centros chamados Casa da Mulher Brasileira em todas as 27 capitais e comentou o resultado do levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça. Os dados do CNJ revelaram que a expedição de medidas protetivas de urgência para mulheres em situação de risco de violência já salvou mais de 180 mil pessoas no país.