Pages

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PORTO SUL: AUDIÊNCIA NESTE SÁBADO


O Ibama realiza neste sábado, 29, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus, a audiência pública do Porto Sul. No evento, que integra o processo de licenciamento ambiental, haverá uma exposição sobre os Estudos de Impactos Ambientais do empreendimento e amplo debate entre representantes do Governo da Bahia e de movimentos ambientalistas que se opõem ao porto em Ilhéus.
De acordo com o Governo, o Porto Sul terá capacidade para movimentar até 75 milhões de toneladas de cargas por ano, a terceira maior do país. O porto será conectado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai ligar as cidades de Figueirópolis (TO) a Ilhéus, numa distância de mais de 1.500 quilômetros. Está prevista a utilização do porto para escoar produtos como etanol, soja, algodão e clínquer.
Dentro dessa estrutura, a empresa Bahia Mineração construirá um Terminal de Uso Privativo para exportar o minério de ferro de uma jazida situada em Caetité, sudoeste baiano. Tanto este empreendimento quanto o do porto público são objeto de um único processo para obtenção da licença prévia do Ibama.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ACM NETO QUER PCDOB LONGE DOS ESPORTES

Para o Democratas, a indicação do novo ministro dos Esportes precisa ser técnica, e não partidária. “Não podemos admitir que a presidente Dilma Rousseff simplesmente aceite uma nova indicação do PCdoB, partido com militantes suspeitos de receber propina do programa Segundo Tempo. Para que a pasta deixe de ser foco de escândalos, é preciso que o novo titular seja um técnico qualificado e que de fato entenda de Esportes, capaz, inclusive do ponto de vista ético, de tratar da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas no Brasil”, afirmou o deputado ACM Neto (DEM).

Neto acredita que Dilma deveria, diante da gravidade das denúncias que serão apuradas pelo Superior Tribunal de Justiça (STF), “afastar o PCdoB do ministério”. Ele afirmou ainda que a campanha ofensiva de militantes e até “figurões” do PCdoB contra ele não o deixa preocupado. “Como disse no Twitter, só quem defendeu o agora ex-ministro Orlando Silva foram os militantes do PCdoB. Portanto, considero até essa reação como um reconhecimento de que cumpri com o meu papel de deputado oposicionista, que tem a função constitucional de fiscalizar o governo. E, aviso, vou continuar fazendo isso”.

AUGUSTO CASTRO COBRA DO GOVERNO MAIS RECURSOS PARA A DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL

 

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) defendeu o consenso entre os três poderes para garantir que as comarcas baianas sejam mantidas e recebam infraestrutura necessária para que magistrados e serventuários possam trabalhar.

Durante discurso na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (25), o parlamentar destacou a importância das unidades para garantir o acesso dos baianos à Justiça e cobrou do governo do Estado, que destine, em seu projeto orçamentário para 2012, mais recursos para a Defensoria Pública Estadual.

“O número de defensores é muito pequeno para toda a Bahia”, criticou. O tucano citou ainda o município de Aurelino Leal que, segundo ele, atualmente não conta com o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, esta última com número insuficiente de profissionais para atender a todas as comarcas.


Prefeito Marcos Dantas (foto) foi notificado nesta quarta-feira (26/10), pela CP (Comissão Processante), que tem como presidente Vereador Gean de Vasconcelos (PT); relator Vinicyus Guimarães (PCdo B), secretaria Maria da Conceição. A partir de hoje, Dantas tem dez dias para preparar sua defesa. Contra o prefeito pesa denuncia do estudante David Sena. Na denúncia, Sena acusa o gestor de cometer irregularidades, tidas como insanáveis e pede sua cassação por improbidade administrativa. Segundo, Sena a denúncia está fundamentada no parecer 624/2010, sobre o processo 127/11 e parece da Comissão de Finanças do legislativo 01/2011, que rejeitou por dois terços dos vereadores em junho deste ano as contas do exercício de 2009, de responsabilidade do gestor Marcos Barreto Dantas.

TCM rejeita poucas contas dos prefeitos

Ou os prefeitos baianos estão mais honestos ou os relatores do TCM, Tribunal de Contas dos Municípios, ficaram menos rigorosos neste ano. Das 68 contas de 2010 julgadas até a manhã desta quarta, apenas cinco foram rejeitadas por irregularidades.
Um levantamento feito pela reportagem do Jornal das Sete, da rádio Morena FM 98.7, na manhã de quarta-feira, mostra que as outras 63 contas de prefeitos baianos foram aprovadas com ressalvas.
De acordo com o Tribunal de Contas, apenas os prefeitos dos municípios de Caatiba, Candeal, Caravelas, Monte Santo e Morro do Chapéu cometeram irregularidades gravíssimas com dinheiro público.
Incluindo câmaras municipais e prefeituras, o TCM julgou 135 contas e reprovou apenas 11 delas. No sul da Bahia, a expectativa é para o julgamento das contas dos prefeitos Newton Lima, de Ilhéus; e José Nilton Azevedo, de Itabuna.
Os dois tiveram as contas do exercício de 2009 rejeitadas pelo TCM e os dois são acusados de uma série de irregularidades no exercício de 2010.

Morre no Rio o comentarista esportivo Luiz Mendes


O comentarista esportivo Luiz Mendes morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 87 anos, após complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica crônica, como informou a assessoria do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde o  dia 18 de outubro, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
O radialista narrou fatos marcantes da história do futebol brasileiro, como a final da Copa de 1950, no Rio, quando o Brasil perdeu a final para o Uruguai, no episódio que ficou conhecido por "Maracanazo", e a Copa do Mundo de 1958, a primeira das cinco conquistadas pela seleção brasileira, na Suécia.
A Rádio Globo prestou uma homenagem ao radialista, com uma seleção de áudios de Luiz Mendes, que pode ser ouvida na internet. O site da rádio ressaltou ainda que, em mais de 70 anos de profissão, Luiz Mendes foi o único brasileiro a narrar a final de Copa do Mundo de 1954, na Suíça.

O PROGRESSO CONTRA O IMOBILISMO INÚTIL


Uma jovem, pouco tempo de casada, encontrou no centro histórico de Ilhéus um desses ambientalistas de beira de esquina, de quem era amiga. Falou sobre seu casamento e os planos de ter um filho, enquanto o auto-intitulado “verde” só tinha um assunto: o Porto Sul e os impactos ambientais que ele causará em Ilhéus. A moça ouvia com curiosidade, até que fez a seguinte observação: “se tivéssemos que evitar todos os impactos ambientais, o melhor seria nem ter filhos, porque toda pessoa produz impactos positivos e negativos na natureza – algumas mais positivos, outras mais negativos. Para mim, esse é um discurso pessimista e que não leva a nada”. O tal ambientalista perdeu o prumo.
Tem ambientalista em Ilhéus que não evoluiu, mas nem todos são tacanhos e atrasados. Alguns pensam e entendem que o caminho não é ser contra o porto, mas participar do processo e garantir que ele beneficie verdadeiramente a sociedade regional.
O discurso retrógrado parte de quem nunca apontou um caminho real. Tem “ambientalista” que veio de fora e está em Ilhéus há 15 anos, vivendo de blá-blá-blá, vendendo a ideia de que defende espécies em extinção, mas sem dar a mínima para a espécie humana. Enquanto isso, os potenciais de nossa região, na visão dessa gente, devem ficar na latência, como fetos que permanecem no útero eternamente.
Algumas vocações são apontadas para as cidades litorâneas e uma delas é a de construir portos. Se Ilhéus ficasse na Bolívia, não correria esse “risco”, ou, melhor dizendo, não teria essa vantagem; mas o município está na Bahia, o Estado com a maior faixa banhada pelo Atlântico em todo o País. Somente a terra da Gabriela tem uma extensão de 80 quilômetros de praias e ainda assim há quem lute contra o Porto Sul, há quem brigue para que se utilize o Porto de Aratu, Salvador, Suape, desde que nada aconteça em Ilhéus. Só falta defenderem a construção do porto em Itabuna, sem atentar para o fato de que esta cidade não tem mar. Duvidem não!
O quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, enriqueceu a partir da exploração de suas jazidas, como ocorrerá na região de Caetité dentro em breve. Será que essa riqueza deveria ficar “no útero” da terra devido aos impactos, sendo que já existe tecnologia adequada para reduzi-los, sem falar nas compensações e condicionantes determinadas pelo Ibama e que beneficiam as comunidades? Os desafios não devem nos paralisar, mas sim motivar nossa criatividade e capacidade de adaptação, como tem sido desde a pré-história (e algumas mentes parecem continuar naqueles tempos).
A jovem senhora citada no início desse texto saiu um tanto cismada do encontro com o ambientalista, mas não desistiu da ideia de ter seu filho. No íntimo, ela refletia que todo ser humano causa impactos no planeta, mas nem por isso a espécie deve ser exterminada. Pelo contrário, o melhor caminho é aprender a conviver de modo a ter uma relação harmoniosa com o meio ambiente, do qual o homem e a mulher fazem parte. É assim que aquela futura mãe educará seu filho, para que ele cresça como um cidadão consciente de seus direitos e deveres, respeitando os demais e consumindo de maneira responsável.
Fazendo uma analogia, o porto deve ser construído com preocupações semelhantes. Os empreendedores (governo e Bamin) têm demonstrado de maneira transparente que o projeto tem impactos positivos e negativos, mas que para quase todos estes há programas capazes de mitigar. Numa demonstração de respeito, todas as comunidades interessadas foram democraticamente ouvidas, o que não ocorria nos empreendimentos do passado.
O Porto do Malhado foi construído na década de 70, sem as mesmas preocupações com os impactos ambientais e sociais. O Porto Sul surge pelas mãos de um governo popular, democrático, aberto à ampla participação da sociedade em todas as decisões e preocupado em fazer com que o projeto traga benefícios amplos para a região. Não é à toa que mais de 80% dos ilheenses apóiam o Porto Sul, pois se cansaram de 30 anos de estagnação econômica e querem o progresso dessa terra.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GAFE: DILMA VIRA “A PRESIDENTE LULA”

o Radical Surf Treino


                                                              O campeão Bruno Galini marcará presença na competição

A agência Rip Star promove neste domingo, 30, na praia do Jardim Atlântico, zona sul de Ilhéus, o Radical Surf Treino, uma prova que vai reunir jovens talentos do esporte na região e terá a presença de nomes consagrados, como Bruno Galini, campeão nordestino profissional em 2010, e Silvana Lima, que está entre as dez melhores surfistas do país. A prova distribuirá para os vencedores kits, troféus e premiação em dinheiro.
Os organizadores estão animados, já que a previsão é de boas ondas no fim de semana. Além disso, a competição está ligada à questão social, já que os participantes doarão alimentos para as famílias de catadores que vivem na área do lixão do Itariri.
O Radical Surf Treino conta com o patrocínio da Radical Surf Shop, Pro Surf, Kalambal distribuidora, Marmoaria Itapedras, Pizzaria Vila Rústica, Backdoor Surf Shop e Bivolt Energy Drink.

HANDEBOL ITABUNENSE É CAMPEÃO DE ZONAL DOS JOGOS ABERTOS



As seleções de handebol de Itabuna (masculino e feminino) sagraram-se campeões do zonal dos Jogos Abertos da Bahia neste final de semana. A competição foi disputada em Simões Filho e definiu as equipes das finais dos jogos em Vitória da Conquista, em novembro.
O técnico Ascendino Montenegro diz que os títulos são resultado de treinamento árduo. Também jogador da seleção masculina, ele enfatiza o apoio da Secretaria de Esporte de Itabuna para que as duas seleções participassem do zonal na região metropolitana de Salvador.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

URUÇUCA: DENÚNCIA GRAVE NA CÂMARA DE VEREADORES

Na sessão plenária de hoje(24), na Câmara de Vereadores de Uruçuca, o vereador Renato Francisco relatou que teve contato com alguns pacientes, os quais estavam com cirurgia autorizada, porem, após serem encaminhados para o procedimento, foi constatado que além do procedimento não ter sido realizado, os médicos responsáveis teriam retido os laudos. 


 

O vereador Carlos Magno mostrou-se indignado com a situação, apoiou a denúncia do colega Renato e destacou que a presença de políticos atuando no setor da Regulação do Sus permite que fatos lamentáveis como este aconteçam.
A denúncia leva a entender que pode está havendo mau uso do dinheiro da saúde no município.
Devido a gravidade da denúncia, o presidente da Câmara, Erivaldo Guimarães nomeou  uma comissão que marcará uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Edgar Filipe, visando investigar e esclarecer a situação.

Um dos radialistas mais prestigiados do sul da Bahia volta a emissora de  rádio onde começou a sua carreira em 1990, Jean Macêdo que é natural de Uruçuca anunciou em seu blog a sua estréia neste domingo, pela Rádio Difusora AM 640 de Itabuna, no entanto, o horário dele por enquanto é aos domingos das 09:00 às 13:00 horas.

Jean Macêdo publicou a seguinte mensagem: “Recebi com carinho
algumas propostas de emissoras, mas como sempre estamos
agradecidos a Deus. Mais uma vez a família reunida e a decisão: Rádio
Difusora! Convite do querido Claudio Roberto, com adesão do Fábio
Souza. A estréia foi marcada pelo apoio que recebi de todos os
companheiros de transmissão.
Estou muito feliz! Espalhem prá todo mundo!!!”.
Especula-se que em breve estaremos apresentando um programa na
Rádio Difusora, mas ainda não há nada confirmado e o futuro só a Deus
pertence. Então não se esqueça, Jean Macêdo na Difusora de Itabuna
640 ou no Radar Notícias ao vivo aos domingos das 09:00 às 13:00
horas.
  Como sempre agradeço a minha família e aos verdadeiros amigos pelo apoio.

Uruçuca Notícias

URUÇUCA: ESGOTAMENTO SANITÁRIO SERÁ UMA REALIDADE

Após ter esperado vários anos, a população de Uruçuca enfim, vai contar com o esgotamento sanitário. Uma ação que positivamente irá ressuscitar o Rio Água Preta. Um investimento direto dos governos federal e estadual, que sem dúvida oferecerá mais conforto, saúde e qualidade de vida para as populações de Uruçuca e Serra Grande.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento já se organiza para execução da obra.