Pages

sábado, 28 de julho de 2012

Sessão Saúde: AFOGAMENTO



Afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes de todo o mundo. No Brasil, as características do clima, a vasta rede hidrográfica e o tamanho do litoral representam fatores de risco importantes para os afogamentos.
Segundo dados levantados pela Secretária da Saúde paulista, em 2010, só no Estado de São Paulo foram registradas 931 mortes por afogamento.
O afogamento ocorre, em geral, por asfixia em virtude da aspiração de líquido,
que obstrui as vias aéreas e é responsável por alterações nas trocas gasosas, que levam à hipoxemia (insuficiência das taxas de oxigênio no sangue) e acidose metabólica.

A asfixia pode ser provocada inicialmente por laringoespasmo, quando a pessoa, diante de uma situação de afogamento, prende a respiração e debate-se de maneira descoordenada até que, não conseguindo permanecer sem respirar, involuntariamente aspira grande quantidade de água e encharca os pulmões. Em 10% a 15% dos casos de afogamento, o espasmo é tão violento que impede a entrada não só de água, mas também de ar e a morte ocorre em poucos minutos.
Causas e tipos
Afogamento primário – é considerado um trauma provocado por uma situação inesperada que foge ao controle da pessoa. Sabendo ou não nadar, ela pode ser arrastada pela correnteza, por exemplo;
Afogamento secundário – ocorre como consequência do consumo de drogas, especialmente de álcool (o álcool é a principal causa de morte por afogamento em adultos), crises agudas de doenças, como infarto do miocárdio, AVC e convulsões. Pode ocorrer também em razão de traumatismos cranianos e de coluna decorrentes de mergulho em águas rasas, hiperventilação voluntária antes dos mergulhos livres, doença da descompressão nos mergulhos profundos, hipotermia  e exaustão.
É importante considerar como causa de afogamento secundário a “síndrome de imersão”, popularmente conhecida como choque térmico. Ela pode ser desencadeada pela imersão em água com temperatura muito abaixo da temperatura do corpo da pessoa que mergulha.
Algumas pesquisas revelam que o risco de desenvolver essa síndrome diminui se, antes de entrar na água, a pessoa molhar a face, a nuca e a cabeça.
Sintomas
Os sintomas variam de acordo com a gravidade do caso, e estão associados ao tempo de submersão, à temperatura da água, ao volume ingerido e ao comprometimento pulmonar. O paciente pode perder a consciência ou não. Quando consciente, dá sinais de agitação.
Náuseas, vômitos, distensão abdominal, dor de cabeça e no peito, hipotermia, espuma rosada na boca e no nariz indicativa de edema pulmonar, sibilos, queda da pressão arterial, apneia e parada cardiorrespiratória são outros sintomas possíveis.
Prevenção
Alguns cuidados são fundamentais para diminuir o risco de afogamentos. O primeiro é evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água. O outro é não perder as crianças de vista nos ambientes em que há água por perto. Especialmente aquelas que não sabem nadar, devem usar boias e coletes salva-vidas o tempo todo. O acesso a piscinas em residências e clubes deve ser dificultado pela colocação de grades.
É indispensável que, tão logo atinjam a idade conveniente, as crianças aprendam a nadar.

Tratamento
Os afogamentos podem ser classificados clinicamente em diferentes graus segundo a condição de insuficiência respiratória e, em geral, exigem internação hospitalar. No entanto, as manobras de recuperação cardiorrespiratória (RCR) ou cardiopulmonar (RCP) para combater a hipoxemia (insuficiência de oxigênio no sangue) devem começar imediatamente no local do acidente, porque são essenciais para a recuperação e sobrevida do paciente. Logo depois do resgate, portanto, é fundamental retirar as roupas molhadas da vítima, elevar sua temperatura  corporal se apresentar hipotermia, proteger a coluna cervical quando houver suspeita de lesão e iniciar a respiração boca a boca.
No hospital, as medidas terapêuticas se voltarão para manter em boas condições o sistema respiratório e o suporte cardiovascular, a fim de evitar lesões cerebrais por hipóxia que podem ser irreversíveis.
Recomendações
* Seja razoável e valha-se do seu bom senso, mesmo que saiba nadar bem. Não entre na água se tiver exagerado um pouco nas bebidas alcoólicas, não mergulhe em águas cuja profundidade desconhece, nem se aventure em mergulhos solitários e à noite;
* Lembre-se de que crianças exigem cuidados redobrados, mesmo quando estiverem com boias, próximas de pessoas conhecidas e num ambiente que lhes é familiar. É imperativo também que, tão logo atinjam a idade conveniente, sejam ensinadas a nadar;
* Não tente segurar uma pessoa que está se afogando. No desespero, ela pode arrastar você e colocar sua vida em risco. Ofereça-lhe um objeto que possa ajudá-la a flutuar e sair da água. Chame os bombeiros, tão logo seja possível, que têm treinamento especializado nesse tipo de salvamento.
Dr. DRAUZIO VARELLA 

GOVERNO VAI CORTAR ENCARGOS DA CONTA DE ENERGIA


O governo federal anunciou na noite de ontem (quinta, 26) uma medida que vai aliviar a conta de energia dos brasileiros.

Por meio do Ministério de Minas e Energia, o governo vai cortar todos os encargos federais da conta de energia, numa medida para incentivar as indústrias, mas que beneficiará também o consumidor doméstico.

Segundo o ministro Edson Lobão, a conta doméstica ficará 10% mais barata a partir de setembro. Para valer o corte nos encargos, o congresso precisa aprovar as medidas do governo.


Wagner participa de desfile naval da Marinha em homenagem a Salvador


 governador Jaques Wagner participa, nesta sexta-feira (27), a partir das 11h, do desfile naval da Marinha do Brasil em homenagem à cidade de Salvador. O desfile terá início na altura do Farol de Itapoã e prosseguirá até o interior da Baía de Todos-os-Santos, com a atracação no Porto de Salvador prevista para 16h.

Chegarão a Salvador os navios do Grupo-Tarefa da Marinha que participam da Operação Tropicalex-2012, exercício de caráter estritamente militar que está sendo desenvolvido na costa brasileira, desde o Rio de Janeiro.
As Fragatas Niterói, Independência, Bosísio e Greenhalgh, além da Corveta Barroso, serão recebidas pelos seguintes navios do Comando do 2º Distrito Naval: Corveta Caboclo; Navio-Patrulha Guaratuba; Navios-Varredores Albardão, Anhatomirim e Araçatuba; Aviso de Patrulha Dourado e lanchas da Capitania dos Portos da Bahia.
Por ocasião do Desfile Naval, os navios da Marinha do Brasil navegarão próximo às praias de Itapuã, Piatã, Boca do Rio, Jardim de Alah, Pituba, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e Barra.

´CORNÚSCULO`: ROBERT SAI DE CASA APÓS TRAIÇÃO DE KRISTEN



O ator Robert Pattinson, 26, o vampiro Edward  da saga de Crepusculo,  deixou a casa em que morava com Kristen Stewart, 22, a Bela, com que fazia o par romântico nos filmes,   em Los Angeles, EUA. Segundo o site da revista “People”, trata-se de um desdobramento da notícia da traição da namorada. “Não tenho certeza se eles vão conseguir se recuperar disso”, contou uma fonte próxima ao casal de protagonistas da saga “Crepúsculo”.
Ele ainda acrescentou que Pattinson está “com o coração partido e com raiva”. Já a atriz estaria disposta a tudo para reatar com o colega: “Ele é tudo o que importa para ela neste momento”.
Nesta semana, uma revista de celebridades estampou uma  foto em que Kristen aparece abraçada com o diretor Rupert Sanders, 41. Casado, o cineasta dirigiu a atriz no filme “Branca de Neves e o Caçador”. Kristen divulgou um texto dirigido a Pattinson em que se desculpava pela traição –Sanders fez o mesmo com sua mulher.

Motoboys têm até dia 4 para se adaptar às novas regras da Contran



A partir da próxima semana, dia 4 de agosto, as regras para o exercício das atividades dos motoboys e mototaxistas ficarão mais rigorosas em todo o país. Para exercer as profissões será necessário ter, no mínimo, 21 anos e carteira de habilitação na categoria ‘A’ há pelo menos dois anos, além de realizar curso preparatório e usar uma série de equipamentos de segurança.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promete intensificar a fiscalização a partir da data, mas, em Salvador, a ilegalidade nas ruas da cidade e o atraso do Detran em oferecer os cursos indicam não haver qualquer perspectiva de que as regras sejam cumpridas. As regras são de uma resolução do Contran aprovada em 4 agosto do ano passado. Os motoboys e mototaxistas tiveram 365 dias para se adaptar. Correio

Horóscopo do Dia (quinta-feira)



ÁRIES 
Alegre disposição mental para novas amizades e para tratar de assuntos íntimos. Melhora profissional e financeira e bastante êxito social, também estão previstos. Ótimo às viagens, passeios e ao amor. Muita atividade pode aguardá-lo no transcorrer do período.

TOURO 
Notícia e novidades do seu interesse devem ser esperadas para o período desta tarde. Favorabilidade em questões de dinheiro, inventário ou herança. Bons lucros através de parentes ou propriedades agrícolas. Confie mais na pessoa amada e terá vantagens com isso.

GÊMEOS 
Este será um período benéfico para você começar ou levar avante negócios e empreendimentos monetários. Os presságios para esta fase, são mais promissores para empréstimos, realização de negócios lucrativos, compra e venda, de objetos e imóveis.

CÂNCER 
Dia propício para tratar de assuntos importantes com autoridades civis e militares. Evite, porém assinar documentos que possam com prometê-lo, os atritos com filhos ou pais e as pessoas que dizem ser amigas. Ótimo ao romance. Boa saúde.

LEÃO 
O excesso de confiança em si e de otimismo, principalmente ao lidar com seu dinheiro, poderá acarretar-lhe sérios problemas. Faça tudo dentro de suas condições. Êxito, todavia no setor social. No ambiente familiar, busque a cooperação.

VIRGEM 
Dia dos melhores ao contatos com velhos amigos. Os negócios relacionados com o conjugue e com o sexo oposto lhe trarão bons lucros. Fase favorável ao noivado, namoro e casamento. A intensidade de suas emoções aumentará suas ambições em vários níveis, fazendo você traçar novos planos.

LIBRA 
Novas e propícias amizades, prosperidade profissional, financeira e social e muito otimismo quanto a uma vida tranquila e feliz em um futuro próximo, é o que indica o fluxo astral do dia. Você está em fase de boa evolução pessoal.

ESCORPIÃO 
Evite a falta de persistência e dê continuidade nos empreendimentos ou negócios, que conseguirá bons resultados. Bom para tratar com pessoas importantes ao seu progresso. Será muito importante se organizar para conseguir dar conta do que programou.

SAGITÁRIO 
Signo da ação, será o mais favorecido hoje. Tudo isso, se deve à influência de arte e de Mercúrio. Portanto, haverá paz em todos os setores de sua vida. Surpresas podem ocorrer alterando os seus planos. Mantenha suas contas em dia.

CAPRICÓRNIO 
Deverá tomar cuidado ao dirigir veículos em estradas, ao entrar em contato com máquinas, fogo e eletricidade e com tudo que possa lhe prejudicar fisicamente. No amor, momentos de muita intensidade. Forte atração pode nascer por pessoa de seu ambiente de trabalho.

AQUÁRIO 
Com otimismo e entusiasmo, você consegue ótimos resultados. Procure evitar os compromissos arriscados. Não trate com pessoas desconhecidas. Tenha cautela. Nos relacionamentos, evite impor aos outros seus desejos ou maneira de pensar.

PEIXES 
Muita habilidade literária, mente clara e penetrante e muita tendência aos assuntos elevados, estão previstos para você hoje, devido à benéfica influência de Júpiter. Fase favorável para todas as formas de diversões culturais que aumentem seu romantismo.

Resumo das Novelas



Monalisa e Olenka se encontram na cerimônia de casamento de Roni e Suelen. Noêmia revela para Alexia que Verônica também tem um caso com Cadinho. Jorginho agradece a Tufão por tê-lo levado para Cabo Frio. Roni e Suelen se casam. Alexia encontra Cadinho na casa de Verônica. Roni fica incomodado ao ver Leandro dançando com Beverly. Durante a festa, Dolores tenta se aproximar de Diógenes. Paloma implica com Cadinho assim que ele e Alexia entram em casa.


Rodrigo pede para Elisa ficar e acompanhá-lo à inauguração do bar. Jacira se entristece com o desprezo de Tobias. Valéria derruba uma bandeja de sucos em Danusa e Josué se diverte. Tati, Bruno e Juliana ajudam Jáqui a enrolar brigadeiros. Priscila chega com Pedro à inauguração, ao lado de Miriam, suas irmãs e João. Pedro pede autorização a Rodrigo para levar a suposta carta de Angélica para um perito examinar. Kléber não gosta de saber que Priscila saiu com Pedro. Jacira e Valéria ficam com ciúmes de Tobias e Josué. Elisa pede a Rodrigo para ir embora ao vê-lo olhar para Miriam. Francisco e Zilda discutem. Melissa exige que Regina a ajude em troca de morar em seu apartamento. Ribamar pede Valdirene em casamento. Rodrigo sonha com Angélica. Angélica pega a revista Contemporânea com a reportagem sobre Rodrigo e o reconhece.


Sidney diz para Rosário que Inácio está comprometido. Inácio e Dinha saem para se divertir. Cida pensa na decadência dos Sarmento. Sônia pede para Humberto vender um de seus quadros. Cida conversa com Ruço sobre a obra em sua nova casa. Ivone se assusta com a butique de Brunessa. Ariela cobiça a babá Gracinha para cuidar de Rubinho. Rodinei sente falta de Liara. Valda visita Cida em seu novo apartamento. Sônia esbarra em Sandro e fica nervosa. Rosário recebe um novo presente de seu admirador secreto. Inácio avisa que vai buscar tia Romana para trabalhar no bufê. Rodinei fica decepcionado ao saber que não pode fazer nada sobre o desaparecimento de Sarmento. Sônia descobre que o marido vendeu o exemplar original da obra que pediu para Humberto anunciar. Sarmento procura Cida.

RECEITA FEDERAL DIVULGA ORIENTAÇÕES PARA CANDIDATOS E COMITÊS



Confira o passo a passo para consultar o número de inscrição no CNPJ de Candidatos e Comitês Financeiros dessas Eleições 2012.

Devido à grande quantidade de dúvidas, a Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou um passo a passo para que os candidatos e comitês financeiros consultem o seu número de inscrição no CNPJ para as Eleições 2012:

1) Entrar na página da RFB: http://www.receita.fazenda.gov.br ;
2) Ir em “” e depois em “Cadastro – CNPJ”;
3) Em “”, clicar em “Consulta CNPJ Eleições”, assim, chegará à página
“Consulta Número de Inscrição no CNPJ de Candidatos e Comitês Financeiros -
Consulta CNPJ Eleições” (
4) Em “Tipo de Eleição” selecionar “Ordinária”;
5) Em “Ano da Eleição” selecionar 2012;
6) Selecionar “Candidato a Cargo Eletivo” ou “Comitê Financeiro do Partido  Político”;
6.1) No caso de candidato a cargo eletivo, preencher CPF do
candidato e Cargo Eletivo ao qual concorre;
6.2) No caso de comitê financeiro, preencher CPF do presidente do comitê financeiro e selecionar “Tipo de comitê financeiro” e “”.

OAB divulga resultados preliminares de aprovados no exame


OAB divulga resultados preliminares de aprovados no exame

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta sexta-feira (27), o resultado preliminar da prova prático-profissional do 8º Exame da Ordem Unificado. Cerca de 45.884 estudantes de Direito se inscreveram para o exame.Saiba mais na Coluna Justiça

TRE já registrou 3584 candidaturas impugnadas na Bahia


TRE já registrou 3584 candidaturas impugnadas na Bahia

Já chega a 3584 o número de ações de impugnação de registro de candidatura, propostas pelos membros do Ministério Público Eleitoral (MPE) na Bahia para as eleições 2012. O indicativo, registrado pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) nesta sexta-feira (27), ainda é parcial. As informações, enviadas pelas unidades em todo o estado, ainda chegam à PRE e o número deve subir. As ações, contra candidatos a prefeito e vereadore de diversos municípios baianos, foram ajuizadas pelos promotores eleitorais na Justiça de primeira instância. Segundo o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, o quantitativo parcial reflete o intenso trabalho realizado pelos promotores eleitorais na Bahia e o empenho do Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais do Estado da Bahia na fiscalização das normas nas eleições de 2012. A partir das decisões dos juízos zonais e recursos, os processos podem ser encaminhados para o Tribunal Regional Eleitoral (2ª instância), quando a PRE passará a atuar nos casos. A intenção do MPE é buscar o cancelamento de candidaturas com base nos critérios da Lei da Ficha Limpa e da Lei Complementar 64/90. As impugnações foram: geradas principalmente por analfabetismo, desincompatibilização, contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU), desrespeito à cota de gêneros, filiação partidária, quitação eleitoral, domicílio eleitoral e ficha limpa.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brasileirão - Série A 2012, 12ª Rodada




Souza faz dois e decide para o Bahia


O Palmeiras pecou nas finalizações e foi derrotado pelo Bahia por 2 a 0 nesta quinta-feira. Os dois gols tricolores foram anotados pelo ex-corintiano Souza. Com o revés, otime alviverde, que contestou o pênalti que originou o primeiro gol da equipe rival, viu a zona do rebaixamento ficar próxima novamente.

O clube paulista, com dez pontos, terminou a 12ª rodada na 16ª posição, apenas uma acima da degola. Já o Bahia, com o triunfo, saiu da incômoda região ultrapassando justamente o atual campeão da Copa do Brasil.

Vasco vence Botafogo com gol no fim

No primeiro clássico do meia Seedorf desde que chegou ao futebol brasileiro, o Vasco derrotou o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. O artilheiro Alecsandro foi o responsável por marcar o gol da vitória, aos 41min do segundo tempo, após falha defensiva da zaga adversária.




Atlético-GO vence São Paulo e deixa lanterna

Com um primeiro tempo arrasador, o ex-lanterna Atlético-GO não deu chances para o São Paulo e venceu o clube paulista por 4 a 3, na noite desta quarta-feira, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. A vitória do clube goiano, que sai da lanterna, foi toda construída no começo do jogo, aproveitando-se de um irreconhecível São Paulo, que até esboçou uma reação na etapa final, mas não conseguiu igualar o placar.

Caminhoneiros protestam nas BRs-242 e 020 nesta sexta


Caminhoneiros protestam nas BRs-242 e 020 nesta sexta

Um protesto de caminhoneiros impede a circulação de veículos de carga na BR-242, próximo a Barreiras, e na BR-020, perto de Luís Eduardo Magalhães, região oeste do estado, na manhã desta sexta-feira (27). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente veículos com alimentos perecíveis e animais vivos têm passagem liberada pelos manifestantes. Agentes do órgão já foram deslocados para o local para tentar a liberação das pistas. Segundo o secretário do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Luís Eduardo Magalhães, Diego Alessandro, os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, redução do preço do diesel e mudança na carga horária com estabelecimento de pontos de apoio para descanso, banho e café. Informações do G1.

Professores decidem manter greve na Bahia; categoria sai em passeata em direção a Fonte Nova


Professores decidem manter greve na Bahia; categoria sai em passeata em direção a Fonte Nova

Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve da categoria, em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (27), no Colégio Central, em Nazaré. A categoria aprovou a proposta do comando de greve de dar seguimento à paralisação, que completou 108 dias. Após a votação,os docentes deixam as dependências da escola e seguem em passeata em direção às obras da Arena Fonte Nova. A agenda de mobilização inclui ainda reuniões das zonais, na próxima segunda (30), e participação em atividades públicas em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na terça (31). Esta semana, a Secretaria de Educação divulgou uma lista com 12 unidades de ensino da capital que teriam retomado o funcionamento normal. Pelo menos no Colégio Estadual Cosme de Farias, uma das escolas da lista, o Bahia Notícias constatou que algumas turmas continuam vazias e os alunos seguem sem estudar. Na próxima quarta (1º), às 9h, os professores voltam a se reunir para discutir os rumos do movimento. 

FERNANDA E MARCELO DEBATERAM PLANO DE GOVERNO COM A JUVENTUDE











A Juventude PT se reuniu nesta quarta-feira, com a candidata a prefeita Fernanda Silva (PT) e seu vice, Marcelo Dantas (PC do B), no comitê do partido, localizado no centro da cidade. O evento reuniu dezenas de jovens que interagiram com os candidatos, avaliando propostas e dando sugestões de melhorias para a cidade de Uruçuca.
“Vamos tentar falar com todos os jovens da cidade para criação do maior movimento jovem que esta cidade já viu e fazermos  uma política de Juventude do PT”, declarou Fernanda.
Eles participaram da abertura da reunião e durante o evento formaram a mesa para debater a criação da JPT. Além disso, eles também participaram de debate  para esclarecimentos sobre administração, já que os jovens presentes se envolverem na questão do não cumprimento do plano de governo do atual prefeito.
Durante o encontro Fernanda e Marcelo falaram sobre as áreas de educação, e trabalho para os jovens. “Vamos lutar por uma escola de qualidade digna e batalharemos com eles por empresas que gerem empregos para os nossos jovens” destacou Lucas.
“É muito importante a participação ativa  de todos de Uruçuca neste processo de mudança e é com a força dos jovens que daremos rumo a novos debates e isso depende da atuação de todos nós”, concluiu Marcelo Dantas.
Neste final de semana Fernanda e Marcelo participam da Inauguração do comitê no distrito de Serra Grande e no domingo visitam a zona rural.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

FERNANDA E MARCELO NA EVANDRO MAGALHÃES



Terça-feira (24), foi a vez da Avenida Evandro Magalhães receber o primeiro bate- papo da Coligação "A Mudança Começa Agora", representada pela candidata Fernanda Silva e pelo candidato a vice, Marcelo Dantas. Durante o evento, tanto Fernanda, quanto Marcelo, repudiaram a postura desesperada e desastrada do prefeito que quer se reeleger, através de calúnias e toda baixaria que sempre lhe foi peculiar.
Fernanda qualificou como absurda a ideia do prefeito trazer cerca de 100 pessoas de fora de Uruçuca para trabalhar no calcetamento, sendo que a cidade vive em altos índices de desemprego. A candidata foi ovacionada na sua fala.

Fonte - Blog Água Preta

FELIZ DIA DA VOVÓ


Netos são como heranças: Você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu...
É como dizem os ingleses, um "Ato de Deus". Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade.
E não se trata de um filho apenas suposto. O neto é realmente, o sangue do seu sangue, filho do filho, mais filho que filho mesmo...
Cinqüenta anos, cinqüenta e cinco... Você sente, obscuramente, nos seus ossos, que o tempo passou mais depressa do que esperava. Não lhe incomoda envelhecer, é claro.
A velhice tem suas alegrias, as suas compensações; todos dizem isso, embora você pessoalmente, ainda não tenha descoberto, mas acredita.
Todavia, também obscuramente, também sentida nos seus ossos, às vezes lhe dá aquela nostalgia da mocidade.
Não de amores com paixões: a doçura da meia idade não lhe exige essa efervecência. A saudade é de alguma coisa que você tinha e que lhe fugiu sutilmente junto com a mocidade...
Bracinhos de criança.
O tumulto da presença infantil ao seu redor.
Meu Deus, para onde foram as suas crianças?
Naqueles adultos cheios de problemas que hoje são os filhos, que têm sogro e sogra, cônjuge, emprego, apartamento e prestações, você não encontra de modo algum suas crianças perdidas...
São homens e mulheres, não são mais aqueles que você se recorda.
E então, um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe coloca nos braços um bebê.
Completamente grátis - nisso é que está a maravilha.
Sem dores, nem choro, aquela da qual você morria de saudades, símbolos ou penhor da mocidade perdida.
Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um filho seu que lhe é devolvido.
E o espanto é que todos lhe reconhecem o seu direito de o amar com extravagância.
Ao contrário, causaria espanto, decepção se você não o acolhesse imediatamente com todo aquele amor recalcado que há anos se acumulava, desdenhado no seu coração.
Sim, tenho certeza de que a vida nos dá netos para nos compensar de todas as perdas trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico deixado pelos arroubos juvenis.
E quando você embala o(a) menino(a) e ele(a), tonto(a) de sono abre o olho e diz "VÔ,VÓ !" seu coração estala de felicidade, como pão no forno!"
                                                                                               
Rachel de Queiroz

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SUL DA BAHIA: Crimes em Camacan e Pau Brasil são esclarecidos


A Polícia Civil de Itabuna anunciou nesta terça-feira, 24, ter esclarecido dois homicídios de grande repercussão no sul da Bahia. As vítimas foram a empresária Kátia Cristina Lima dos Santos, executada em 27 de dezembro de 2010, em Camacan, e o vereador Valderlins Pinheiro Matos, o Pinho, de Pau Brasil, morto no dia 1º de fevereiro de 2012.

O delegado Moisés Damasceno, titular da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia (Corpin) concedeu entrevista coletiva no Complexo Policial de Itabuna e falou dos dois crimes. O policial confirmou que as diligências foram realizadas na Bahia e no Espírito Santo, contando com a cooperação da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil da Bahia e da Polícia Civil capixaba.

As diligências resultaram na prisão de Ovídio Santos Sampaio, apontado pelo delegado como chefe de pistolagem na região de Camacan. Seus comparsas são os pistoleiros Wesley Ferreira Serafim e Reginaldo Santos Amaral. O empresário Marcos Santos Rocha, também de Pau Brasil, é acusado de ser o mandante do homicídio.

O pistoleiro Wesley Serafim, conforme a polícia, foi o autor dos disparos que mataram a empresária de Camacan, executada com três tiros após sair de uma igreja evangélica, em 27 de dezembro de 2010. O marido dela, Edvan Ribeiro dos Santos, também preso, é acusado de ser o mandante do crime. O grupo de pistolagem de Ovídio é acusado de 10 homicídios, oito dos quais com sua participação direta.

FESTIVAL AMAR AMADO TERÁ MÚSICA, TEATRO E LITERATURA


Durante uma semana Ilhéus vai homenagear o escritor Jorge Amado, promovendo o Festival Amar Amado. O evento, planejado pelo município – em parceria com a Maná Produções – para o mês de agosto, consta de mostra de cinema, feiras de gastronomia e de arte, exposições, apresentações teatrais, musicais, de dança e fotográfica. Os locais escolhidos são o Teatro Municipal, o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e a praça Dom Eduardo.

Ao mostrar detalhes do evento a representantes dos comandos do 5º Grupamento de Bombeiros, 68ª e 70ª Companhias Independentes da PM, Salva-Vidas e a secretários e assessores municipais, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, garantiu que a abertura marcada para o dia 4, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal, com a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica da Bahia. Já os shows musicais serão apresentados em um palco que será montado ao lado da catedral de São Sebastião.
Grade de shows – Maurício Corso informou, ainda, que todas as noites serão apresentados shows musicais com diversos artistas, a exemplo de Itassucy, Herval Lemos, Bebeto, dentre outros, vão se apresentar de 5 a 8 de agosto. Há, ainda, a possibilidade da apresentação de outros músicos. Ele lembrou que se vivo estivesse, Jorge Amado completaria 100 anos de vida no dia 10. A apresentação dos trabalhos foi na tarde desta segunda-feira (23), no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural.
Ainda de acordo com o presidente da Fundação Cultural, na avenida Soares Lopes serão montadas 24 barracas que funcionarão como praça de alimentação (também shows musicais com artistas locais), enquanto que para o festival gastronômico somente oito restaurantes serão instalados. Já na área externa do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães irá abrigar a feira literária. Ficou decidido que o encerramento será sempre à meia-noite.

NÃO DEIXE A MARINETE VIRAR SUCATA, REITORA!



Estudantes e funcionários da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) iniciaram campanha pela restauração da “Princesinha”. O veículo está abandonado em frente a um dos pavilhões da universidade.
A campanha virtual cobra da reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, mais atenção ao patrimônio – histórico – da instituição. A comunidade universitária agradece. A fubica é do tempo em que a Uesc era chamada de Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi).

Incêndio destrói duas lojas em Itabuna



Um incêndio, na madrugada de hoje (25), consumiu a loja de peças de carros usados, localizada na avenida José Soares Pinheiro, em Itabuna. As causas do sinistro só serão conhecidas após a finalização da perícia. Acredita-se que tenha acontecido um curto circuito, cujo incêndio atingiu também outro estabelecimento comercial ao lado. Ainda não se sabe o montante do prejuízo. (Fotos: Cláudio Roberto e Léo Machado)

Sisu libera lista de convocados em nova chamada



Começa nesta quarta-feira (25) a convocação dos estudantes que ficaram na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desta vez, a convocação passará a ser feita pelas instituições de ensino e não mais pelo Ministério da Educação, como ocorria. Os candidatos podem consultar a lista de aprovados no site do Sisu. O programa seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo deste ano ofereceu 30.548 vagas em 56 instituições de ensino superior, federais e estaduais.IBahia

Candidato pode ficar inelegível independente da decisão da câmara de Vereadores



Prefeitos que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades que configurem ato doloso (intencional) poderão ficar inelegíveis nas eleições deste ano, independentemente do julgamento das câmaras de vereadores. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF), adotada no início deste mês, quando se julgou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010), e foca nos gestores que foram ordenadores de despesas e cuja irregularidade motivadora da rejeição pelo TCM seja considerada insanável e por dolo. Ou seja, gestores que, por exemplo, desviaram verbas de convênios não poderão mais contar com sua força no Poder Legislativo para se livrar de punição.
Com informações Jornal A Tarde

Vacina francesa alcança combate a três tipos de dengue


Vacina francesa alcança combate a três tipos de dengue

A primeira vacina do mundo contra a dengue, desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi SA, revelou a capacidade de proteger contra três dos quatro tipos virais causadoras da doença, de acordo com resultados de um aguardado teste clínico na Tailândia. A Sanofi disse nesta quarta-feira (25) que a prova de eficiência é um marco importante nas últimas sete décadas de luta para desenvolver uma vacina viável contra a doença. A vacina gerou uma resposta imunológica às quatro cepas, mas só houve comprovação da sua eficácia contra três delas. O analista Mark Clark, do Deutsche Bank, disse que a falta de proteção contra o quarto tipo do vírus significa que o lançamento comercial da vacina é mais provável em 2015 do que em 2014, pois a Sanofi aguardará antes de protocolar o pedido de registro em alguns países. 

GREVISTAS PEDEM “CABEÇA” DE DIRIGENTE DA APLB


greve dos professores da rede estadual da Bahia, que completa hoje 105 dias, esteve o tempo todo marcada pelo impasse entre os representantes da categoria e o governo. Agora, o impasse chegou dentro do comando de greve.

Nesta segunda (22), educadores pediram que fosse votado o afastamento da diretora do setor jurídico da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), Marilene Betros – uma das principais interlocutoras do movimento -, e do diretor Claudemir Nonato.
De acordo com alguns professores, na última assembleia, Betros adotou discurso favorável ao fim da paralisação. A posição da professora gerou desconfiança dentro do comando. Durante a assembleia desta terça-feira (23), o afastamento das lideranças pode ser colocado em pauta. Leia mais no Correio.

JUSTIÇA LIBERA CANDIDATURA DE ANÍZIO


O prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio (PCdoB), teve a candidatura à reeleição liberada pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Mário Augusto Albiani Alves Júnior, hoje. Anízio havia entrado na Justiça para que seu nome fosse excluído da lista de fichas-sujas e pudesse disputar a reeleição.

As contas analisadas pelo juiz são as de 2007, rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). No período, Anízio presidia a Câmara de Vereadores. No entendimento do magistrado, não houve “atitude deliberada de causar dano ao erário”. Albiani Júnior considerou a rejeição das contas “desproporcional” ao que foi detectado pelo TCM.

PORTO SUL ATRAI CHINESES E BRASILEIROS


Secretário Rui Costa e representantes de empresas brasileira e chinesas.

Três empresas anunciaram interesse em investir no Complexo Intermodal Porto Sul, a Rongxin Capital-Bahari Still, a Bohai Steel Group e a Bio Gold. As empresas atuam na área de mineração e estudam a viabilidade de construir siderúrgica numa área próxima ao porto, segundo o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa.
Os representantes das empresas estão de olho nas oportunidades criadas a partir da entrega das obras do Porto Sul, em Ilhéus, e do primeiro trecho da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Ontem, houve rodada de conversação entre empresas e governo, em Salvador.

terça-feira, 24 de julho de 2012

O CENTRO ESPÍRITA CARIDADE E PAZ OFERECE CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚCICA.



LOCAL: CENTRO ESPÍRITA
DATA: INÍCIO 26/07/2012 - TODA QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: DAS 20:00 ÀS 21:00

NÃO DEMORE UMA VIDA PARA SABER MAIS SOBRE O ESPIRITISMO...


  • VEM AI O FESTIVAL DE TORTAS DO CENTRO ESPÍRITA CARIDADE E PAZ
LOCAL: PRAÇA MIGUEL BARACHO
DATA: 19/08/ 2012 - DOMINGO DE AGOSTO.
VAMOS APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA AJUDAR ESTA INSTITUIÇÃO 

FILANTRÓPICA URUCUQUENSE.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Resumo das Novelas (Sexta-feira)


Lúcio chega à mansão de Tufão. Noêmia recebe uma mensagem de Cadinho e tenta disfarçar na frente de Verônica. Alexia reclama ao saber que Cadinho sairá para jantar fora. Verônica descobre que Noêmia vai se encontrar com Cadinho e avisa a Alexia. Roni se preocupa com Leandro. Silas convence Olenka a ir ao casamento de Roni e Suelen. Suelen pensa em sua lua de mel com Roni. Verônica conforta Alexia. Jorginho consegue se lembrar de fatos do passado e a família comemora. Verônica diz a Cadinho que contou para Alexia que ele a estava traindo com Noêmia. Muricy e Leleco ficam juntos.

Elisa pede para falar com Miriam. Zé e Josué tentam convencer Tobias a perdoar Jacira. Elisa e Miriam se enfrentam. Carmem repreende Valéria por comemorar o adiamento do casamento de Rodrigo. Gabriel e Beatriz chegam de surpresa em casa. Miriam leva Clara, João e Gabi para a inauguração da birosca de Carmem e Zé. Melissa se enfurece com Virgílio e o ameaça. Fernando dramatiza sua situação para que Miriam fique com ele. Valéria fica furiosa com a presença de Danusa na inauguração da birosca. Valdirene se recusa a dançar com Ribamar. Laura fica irritada com Henrique. Elisa diz a Rodrigo que voltará para Minas Gerais.

Inácio e Dinha tomam café da manhã juntos. Socorro fica tensa de não poder ir com Rosário para a gravação do programa. Sandro leva Patrick para jogar futebol. Inácio conta para Heraldo que resolveu se entender com Dinha. Socorro vê Patrick cair no futebol e corre para levá-lo ao hospital. Chayene obriga todos em sua casa a participar de um reality show. Isadora, Ariela e Sônia entregam suas roupas para Brunessa vender. Alana conta para Samuel que ela e Beatriz vão ao Chopeokê. Lygia vai ao hospital para ver o que aconteceu com Patrick. Simone e Fabian provocam Chayene no reality show. Ivone ganha uma geladeira de Penha. Sidney flagra Inácio e Dinha se beijando. Penha e Rosário discutem e Cida tenta tranquilizá-las. Laércio adverte Chayene que o reality show pode acabar com sua carreira. Rosário recebe flores de um admirador e pensa que é Inácio.

Nacib comemora o fato de Gabriela ter aceitado seu pedido de casamento. Sinhazinha mente para Jesuíno e diz que estava na igreja. Mundinho e Gerusa se beijam. Glória combina com Josué de deixar uma toalha na janela toda vez que Coriolano estiver em casa. Clemente entende que Gabriela gosta de Nacib e resolve desistir da moça. Ramiro fica furioso ao ler no jornal da oposição sobre a reforma do porto e combina com Melk de impedir a obra de Mundinho. Maria Machadão dá abrigo para Ina e anuncia sua estreia no Bataclan. Nacib convida Tonico para ser padrinho de seu casamento. Osmundo combina de fugir com Sinhazinha assim que Jesuíno viajar. Dorotéia desconfia de que Sinhazinha tem um segredo. Sinhazinha se nega a deitar com Jesuíno, que quebra sua estátua de São Sebastião.

Babi e Natália saem de casa, quando ouvem Cristal mandar Tomás embora. Carmem encontra uma antiga empregada da casa de seu pai. Natália e Babi tentam falar com Alexia. Gabriel é convidado para protagonizar uma novela. Natália conta para Alexia que Cristal mentiu para se casar com Gabriel. Cristal pega com Moisés o contato do homem que lhe entregará o bebê. Carmem se irrita por Fabiano preferir ir ao casamento de Gabriel a procurar seu filho com ela. Tamtam e Débora tentam convencer Laura a ir ao casamento de Gabriel. Os moradores da comunidade torcem para que Moisés não volte. Débora destrata Bernardo. Gabriel fala para Babi que tem um plano para seu casamento com Cristal. Filipe passa na primeira fase do concurso. Carmem encontra Nilza, sua antiga empregada, e pergunta por seu filho. Moisés aguardará o seu julgamento em liberdade.

Tomás diz que não sabe como as provas roubadas foram parar em seu case. Após ordem de Leila, Artur cancela a prova de Matemática. Miguel procura por Binho. Ele desconfia do rival. Leila chama os rebeldes para uma conversa em sua sala. Tomás fica indignado com a situação e afirma que não é o culpado pelo sumiço das provas. Leila diz aos rebeldes que terá que chamar os responsáveis no Elite Way para uma conversa. Binho e Miguel se encaram novamente. Vicente tenta aconselhar Marcelo sobre Cris. Os rebeldes ficam determinados a descobrir o verdadeiro culpado pelo roubo das provas. Dadá diz a Bia que Pingo cuidará dela. Miguel e Pilar acham que Binho vai contar do porão a Leila. Pedro vai para cima de Binho e o encosta na parede. Ele quer saber a verdade sobre o roubo das provas. Tomás é provocado e dá soco em Binho. Leila chama os pais dos rebeldes para informar sobre o roubo das provas. Raul acha graça de Bia após saber que a namorada ficará aos cuidados de Pingo. Márcia diz a Bernardo que o ajudará a conquistar Vitória. Os rebeldes invadem a sala com todos os pais ali. Leila fica brava. Após saberem que Binho pretende contar a Leila do porão, os rebeldes correm para tirar as coisas do local.

Eliza toma o telefone da mão de Maria e diz a Otávio (Martim) que é melhor vender a fazenda. Big Blond pede a Evaldo que investigue a fazenda Benaro. Martim (Otávio) diz a Maria que vai vender a fazenda, mas o preço que estão oferecendo é muito alto e suspeito. Eliza pergunta o que pode ter de especial para eles quererem tanto a fazenda e Martim (Otávio) diz que deve ser algo no subsolo. O médico confirma a gravidez de Luma. Valéria diz a Lucas que ele escolheria Anna para ir para cama. Gino aproveita e diz que escolheria Valéria. Tônia pergunta a Edu qual das mães dos seus filhos ele escolheria. Edu diz que não saberia escolher. Gino diz a Valéria que a deseja de verdade. Valéria cede ao discurso de Gino e os dois transam. Enquanto isso, Anna e Lucas rolam pelo tapete da sala. Eliza pede que Otávio (Martim) insista na venda da fazenda. Maria pressiona e Martim (Otávio) diz que vai se encontrar com o comprador. Yara pressiona Evaldo com ciúmes ao saber que ele vai viajar. Jairo e Régis fazem a proposta na fazenda Benaro. Martim (Otávio) diz que só vende quando souber o que tem de tão especial na fazenda. Yara reclama com Nair e Letícia sobre Evaldo e diz que se ele aprontar, ela dará fim ao relacionamento. Jairo e Régis contam a Big One sobre a conversa com Martim (Otávio).

Olívia vai até a sala e dá a notícia a Jaime que ele passou na prova. Helena e os alunos festejam a vitória de Jaime. Olívia telefona para Rafael, pede para ele vir até a escola. Na sala dos professores, Jaime conta ao pai que passou na prova. Davi convida Valéria para ir ao parque. Olívia revela a Helena que Jaime passou com nota oito. A diretora está desconfiada de que Jaime tenha colado. Helena retorna à sala e chama a atenção dos alunos, pois colocaram sabonete no copo de Bibi. Paulo vai à casa de Mário e pede para Natália, a madrasta do garoto, deixá-los jogar futebol. No parque, Davi dá de presente a Valéria balões de gás hélio. O casal mirim ingere gás hélio e se diverte com a voz fina. Maria Joaquina conta ao pai que a lanchonete da escola está vendendo doces Karen Karie. Miguel comenta que o doce Karen Karie tem uma dose alta de açúcar, as crianças vão ficar a mil. Em seu quarto, Adriano está inquieto, pula na cama sem parar, conversa com todas as suas criações fantásticas. Antes de entrar na sala de aula, Helena inspeciona as mãos dos alunos. As mãos de Jaime estão sujas, a professora pede para ele lavá-las de novo.

Aurélia conta para Luís Fernando sobre a cabana. Armenteros conta para Tita que Aldo denunciou Soraia. Soraia aterroriza Maria. A polícia cerca a cabana, Maria tenta tirar o revólver de Soraia. Elas lutam. Soraia diz que Luís Fernando, Maria e ela irão morrer queimados e acende o fósforo. Nesse momento Luis Fernando salva Maria e sai da cabana com ela nos braços. Soraia que está dentro da cabana acaba ficando presa e o fogo toma conta de todo o seu corpo. Soraia morre queimada. Alicia volta a andar. Maria e Luis Fernando estão muito felizes. Eles comemoram mais um ano de casado. Na festa Maria recebe todos os seus amigos da vila. Tita diz que vai estudar e depois se casar. Vera cruz anuncia que vai se casar com Agripina. A felicidade reina na família de La Vega. Maria sai com Luis Fernando para fora da mansão e anuncia que está grávida novamente. Os dois se beijam muito apaixonados. FIM.

A emissora ainda não divulgou o capítulo do dia 27.