Pages

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PROFESSORES DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARAM SEGUNDA E COBRAM REAJUSTE DE 28%


Docentes pressionam por aumento de 28% e param na segunda, dia 15 (Foto Adusc).

Os docentes das quatro universidades estaduais baianas vão fazer paralisação de 24h na próxima segunda-feira, 15, para pressionar o governo a negociar aumento salarial. Os professores exigem reajuste de 28%. Há possibilidade de greve na rede, o que vai depender das negociações em Salvador e das decisões tomadas em assembleias previstas para a próxima semana.
De acordo com os dirigentes da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc), Carlos Vitória e Marcelo Lins, o percentual exigido fará com que os salários pagos na Bahia se equiparem aos recebidos pelos docentes do Ceará, considerado os de melhor remuneração no Nordeste. Os da Bahia, segundo as associações docentes, estão entre os piores.
- É preciso que esse governo, que alardeia o crescimento da arrecadação do estado, encare as universidades como investimento – afirma o primeiro secretário da Adusc, professor Marcelo Lins.
A campanha salarial dos docentes também tem como ítem de pauta a incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET). A gratificação foi prometida na greve de dois meses, em 2011. Os profissionais exigem o pagamento da CET ainda em 2013.
No dia de paralisação dos educadores, na segunda, representantes das Associações Docentes das quatro universidades baianas participam de nova rodada de negociações com secretários estaduais da Educação, das Relações Institucionais e da Administração. A reunião será às 10h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cai número de motoristas que dirigem após beber, diz estudo


Cai número de motoristas que dirigem após beber, diz estudo

Estudo publicado nesta quarta-feira (10) em São Paulo aponta que as políticas de Lei Seca no trânsito têm obtido resultado. Segundo dados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), em seis anos, houve uma queda proporcional de 21% entre os que admitem ingerir bebida alcoólica e dirigir. Eram 27,5% dos entrevistados em 2006 e agora são 21,6%. O Nordeste foi a região com redução mais acentuada na ingestão de bebida ao volante. Houve queda proporcional de 43% entre os que admitiam dirigir após beber. Segundo a pesquisa, a proporção de pessoas que bebem ao menos uma vez por semana aumentou 20% ao longo dos seis anos. Foram analisadas as respostas dadas por 4,607 mil pessoas de 149 municípios de todos os estados do país, na pesquisa de 2012. 

Bahia é o estado nordestino com mais casos de dengue entre janeiro e março


Bahia é o estado nordestino com mais casos de dengue entre janeiro e março

Balanço divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Saúde aponta que, nos três primeiros meses do ano, a Bahia registrou mais casos de dengue do que a soma das ocorrências nos outros oito estados nordestinos no período. Foram notificados 29,8 mil casos da doença entre 1º de janeiro e 30 de março, o equivalente a 63% dos casos na região e um aumento de 60,5% do registrado no mesmo período de 2012 na Bahia. O Ceará ocupa a segunda colocação no Nordeste, com 7 mil casos nos três primeiros meses de 2013, seguido da Paraíba, com 2,2 mil, e do Rio Grande do Norte, com 2,1 mil ocorrências da doença. A Bahia também é líder no Nordeste em incidência de dengue, com cerca de 210 para cada 100 mil habitantes. O número é inferior à média nacional, de 368 casos, e superior à média nordestina, de 87 casos por 100 mil habitantes. Minas Gerais foi o estado brasileiro com o maior número de casos notificados, 152 mil, seguido de São Paulo, com 122 mil, e Goiás com 84 mil ocorrências. Informações do Correio.

VÂNDALOS DA FONTE NOVA SÃO IDENTIFICADOS


Consórcio identifica autores de vandalismo na  inauguração da Fonte Nova (Foto Marina Silva).

Ninguém escapa das 240 câmeras com aproximação de 500 metros da Arena Fonte Nova. Após a vistoria de segunda-feira, quando foram contabilizados 21 assentos quebrados, além de outros problemas como sujeira, o consórcio já identificou os responsáveis pela destruição das cadeiras, ocorrida no jogo Bahia e Vitória, domingo, 7.
A gerência do estádio preferiu ainda não divulgar as imagens dos torcedores, que, ao que parece, pertencem às duas maiores organizadas dos clubes, Bamor (Bahia), com duas cadeiras, e Imbatíveis (Vitória), com 19 assentos danificados.
Antes de trazer a público as imagens dos torcedores, a arena fará uma reunião com a equipe de segurança e jurídica para saber se há uma forma de responsabilizar economicamente os destruidores. Informações do Correio da Bahia.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Loja fica destruída após incêndio na Zona Norte de SP

Incêndio com suspeita de explosão deixou loja destruída na Zona Norte (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo)




Uma loja ficou destruída depois de um incêndio, nesta quarta-feira (10), na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa ferida, mas foi socorrida por vizinhos, antes da chegada das equipes de atendimento. Não há informações sobre as causas do incêndio e o estado de saúde da vítima.
Ainda segundo os bombeiros, o imóvel destruído fica na Estrada Lázaro Amâncio de Barros e no local funcionava uma loja de roupas.
Há suspeita de que uma explosão tenha ocorrido no local e a estrutura do prédio pode ter sofrido abalo, de acordo com a corporação. Uma câmera de segurança de um imóvel vizinho registrou o momento da suposta explosão.
Reprodução de vídeo de câmera de segurança mostra local do incêndio (Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo)

terça-feira, 9 de abril de 2013



O PROJETO BLOG DO BEM!

Se você é esforçado e trabalhador.
Tem uma grande vontade de vencer.
Está em busca de uma verdadeira oportunidade de ganhar dinheiro honestamente.
É pessoa do bem, e quer ser próspero.
Temos uma oportunidade de trabalho para você.
Conheça o nosso projeto 

Novo vídeo expõe ainda mais a imagem do pastor Feliciano



Nos últimos dias o pastor Marco Feliciano tem enfrentado grande contestação com relação a sua posição na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A pressão para que o parlamentar desista do cargo é grande, mas Feliciano já declarou que apenas morto abandonaria o posto. Acontece que a internet ajuda a piorar a sua reputação a cada novo vídeo divulgado, sobretudo, aqueles com as suas “declarações fortes” nos cultos. No último deles, repercutido amplamente nas páginas principais de grandes portais do País, o pastor diz, em seu testemunho, que Jesus Cristo matou John Lennon e Mamonas Assassinas por castigo. “Eu queria estar lá no dia que descobriram o corpo dele. Ia tirar o pano de cima e dizer, 'Me perdoe, John, mas esse primeiro tiro é em nome do Pai, esse é em nome do Filho, e esse é em nome do Espírito Santo'. Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar". Após cada episódio desse, uma enxurrada de críticas cai sobre o presidente da Comissão de Direitos Humanos. Por outro lado, há quem diga que toda essa repercussão de suas declarações na internet tem ajudado a popularizar e reforçar a figura pública do pastor. Apenas o tempo vai dizer se todo esse burburinho foi ou ruim para a sua imagem.

Incêndio destrói seis casas em São João do Panelinha



Um incêndio de grandes proporções, com labaredas de dez metros de altura, foi registrado na noite desta segunda-feira (8), no Bairro Novo, distrito de São João do Panelinha. Cerca de seis casas, foram completamente destruídas pelas chamas. Um morador identificado pelo prenome Domingos, perdeu tudo que tinha. Além das casas que foram queimadas, várias outras foram ameaçadas pelo fogo. Informações de populares dão conta que as chamas foram provocadas por um escapamento de gás. As chamas tiveram início pelas paredes de madeira de uma residencias. Um morador identificado pelo pré-nome Domingos, após ter perdido todos os seus bens, passou mal, sendo amparado pelos moradores do local. As chamas podiam ser vistas a 4 km de distância, criando grande cortina de fumaça no céu.


Os moradores demonstraram extrema sensibilidade com as vítimas. Mais de 100 pessoas da comunidade, se preocuparam em ajudar aqueles que perderam seus pertences. A Polícia Militar de Camacan, foi acionada e deu suporte aos atingidos pelo fogo, para não serem saqueados. Uma mulher que também perdeu todos os móveis, chegou desmaiar na rua, sendo amparada pelos moradores. Vale lembrar que as chamas só foram contidas, graças a comunidade do local que se mobilizou utilizando baldes e vasos plásticos para apagar o fogo. A população curiosa corria risco por causa da fiação elétrica e a possibilidade de explosões, uma vez que alguns botijões não foram retirados do interior das casas. Um morador identificado pelo prenome Domingos, além da sua casa, perdeu todos os moveis.

Joel Santana é o novo técnico do Bahia


Joel Santana é o novo técnico do Bahia

Após a demissão do técnico Jorginho neste domingo (7), depois da derrota no clássico Ba-Vi, o Esporte Clube Bahia já tem um novo treinador. Nesta segunda-feira (8), a diretoria do clube, através do site oficial, confirmou a contratação de Joel Santana. Saiba mais na Coluna Esportes

MORRE MARGARET THATCHER, A “DAMA DE FERRO”


Thatcher foi premiê britânica de 1979 a 1990.

Morreu hoje (8) aos 87 anos a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, conhecida como Dama de Ferro. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela teve um derrame no início da manhã
Margaret Thatcher nasceu em outubro de 1925, em Grantham, uma pequena cidade comercial no Leste da Inglaterra. Ela ocupou o cargo de primeira-ministra britânica por mais de 11 anos, entre 1979 e 1990.
Em dezembro do ano passado, Margaret Thatcher foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um caroço na bexiga. Informações da Agência Brasil.

WAGNER: BAHIA INVESTE R$ 4 BI PARA AMPLIAR OFERTA DE ÁGUA E REDUZIR EFEITOS DA SECA


Wagner diz que seca tem lhe tirado o sono.A Bahia terá investimentos de aproximadamente R$ 4 bilhões até 2014 para programas de aumento da oferta de água e de convivência com a seca, segundo o governador Jaques Wagner.
Ele cita projetos como Água do Sertão para minimizar os efeitos da pior seca dos últimos 50 anos no Nordeste. O assunto é tratado no programa semanal de rádio Conversa com o governador.
Ainda no programa, o governador fala de ações emergenciais, a exemplo da contratação de R$ 30 milhões para abastecimento de água e distribuição de alimentos e R$ 4 milhões em carros-pipa com recursos próprios.
O Exército, de acordo com Wagner, vai ampliar a sua atuação no combate à seca para cerca de 200 municípios baianos.
A pior seca em 50 anos, diz Wagner, tem lhe tirado o sono. “Porque a seca se estende, se agrava, e o nosso povo está sofrendo muito, não só aqui na Bahia, mas no nordeste inteiro”, justifica na entrevista ao jornalista Edmundo Filho.
Para ouvir o programa, clique aqui.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cerca de 70 índios tupinambás ocupam hotel em Una, na Bahia



Cerca de setenta índios, que se dizem da etnia tupinambá invadiram na noite do domingo (7) o Hotel Fazenda da Lagoa, no município de Una, a 40 km de Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, eles reivindicam a demarcação de áreas próximas à propriedade.
Os administradores da fazenda informaram que todos os funcionários foram expulsos e que as dependências estão sendo depredadas pelos invasores. Não há hóspedes no local. A Polícia Federal disse que já foi informada sobre o assunto e que nesta segunda-feira (8), deve começar a investigar o caso.

Campeonato Carioca, 5ª Rodada



Botafogo vence Olaria e mantém 100%

O Botafogo segue embalado na busca pelo título do Campeonato Carioca. Os comandados do treinador Oswaldo de Oliveira conseguiram vencer o Olaria neste domingo, por 3 a 0, no Estádio Raulino de Oliveira, em duelo válido pela 5ª rodada da Taça Rio, e seguem com 100% de aproveitamento no segundo turno do Estadual. O triunfo, que contou com gols de Lodeiro e Vitinho, duas vezes, deixou o time alvinegro na liderança do Grupo A, com 12 pontos - ao lado Volta Redonda -, e também com uma mão na vaga para a semifinal da Taça Rio.



Fluminense vence e elimina Flamengo

O Fluminense conseguiu uma importante vitória neste sábado, pela Taça Rio. O time tricolor bateu o Resende por 2 a 0, ficou mais perto da classificação para a semifinal e ainda eliminou o rival Flamengo. Mas tudo isso foi ofuscado pelo autor do segundo gol: o atacante Rhayner quebrou jejum de 83 jogos, já que voltou a balançar a rede quase sem querer e fez a festa do elenco tricolor.

O lance redentor do atacante aconteceu aos 14min do segundo tempo, quando o Fluminense já tinha aberto o placar com Michael - o jovem entrou no lugar de Fred, machucado. Rhayner avançou pela ponta direita, tentou cruzar, mas após desvios no zagueiro e no goleiro, a bola entrou e fez o Fluminense explodir em comemorações.

Papa Francisco toma posse como bispo de Roma


Papa Francisco toma posse como bispo de Roma

O papa Francisco foi oficialmente empossado como bispo de Roma, neste domingo (7), em cerimônia na catedral Basílica de São João de Latrão. Jorge Mario Bergoglio tornou-se titular da Diocese romana por ser Sumo Pontífice e assumiu o cargo em uma cerimônia na qual também participaram o vigário da capital italiana, Agostino Vallino, e o vigário emérito Camillo Ruini. Durante a celebração, Francisco discursou sobre paciência e citou pecadores. "Deus não é impaciente como nós, que muitas vezes queremos tudo no momento, mesmo com as pessoas. Para Deus, nós não somos números, somos importantes. Aliás, somos o que há de mais importante para Ele, mesmo se pecadores", declarou. Antes de sua nomeação, o pontífice participou da inauguração da praça São João, em frente à basílica, que será uma homenagem ao papa João Paulo II. Ele foi recebido com aplausos pelos presentes e, pouco após sua entrada no templo, cumprimentou pessoas com incapacidade psíquica e física. Informações da Folha.

Marcha contra Feliciano reúne 1,2 mil pessoas no Rio de Janeiro


Marcha contra Feliciano reúne 1,2 mil pessoas no Rio de Janeiro

Cerca de 1,2 mil pessoas protestaram neste domingo (7), em Copacabana, no Rio de Janeiro, contra a permanência do deputado federal e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Parlamentares, artistas e representantes de organizações religiosas e movimentos sociais participaram da caminhada de mais de duas horas. “Muitos lugares no mundo pagam um preço muito alto por não terem um estado laico. Estamos falando de bandeiras históricas que sempre tiveram, no estado laico, a garantia de sua existência, e hoje estão ameaçadas”, ressaltou o deputado estadual carioca Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa do Rio. “Esse movimento não é de forma alguma contra uma igreja ou uma religião. A homofobia e o racismo negam os valores essenciais do cristianismo”, declarou durante a marcha o padre Ricardo Resende, um dos fundadores do Movimento Humanos Direitos. Informações do Estadão.

NA REABERTURA DA FONTE NOVA, VITÓRIA “BROCA” O BAHIA POR 5 A 1


Wagner foi à inauguração festiva da Fonte Nova e viu o Bahia ser goleado (Foto Manu Dias/GovBA).

O Bahia era o mandante, mas quem deitou e rolou na reabertura da Fonte Nova foi o Vitória. O Leão baiano se sentiu em pleno Barradão e enfiou 5 a 1 no Tricolor de Aço.
O primeiro gol do jogo – histórico – foi marcado pelo jogador Renato Cajá, numa cobrança de pênalti, aos 40 minutos. Maxi Biancucchi ampliou para o Vitória: 2 a 1, aos 5 minutos do segundo tempo, por cobertura.
Michel, aos 11min do segundo tempo, ampliou. O Bahia fez o de honra aos 22 minutos, com Zé Roberto. Foi só um alívio para o Tricolor, pois o Leão, que dominava o jogo, aumentou a vantagem com o ex-Bahia, Vander. Marquinhos deu bela assistência para Escudero fechar o placar: Vitória 5 a 1 Bahia.
O rubro-negro é líder isolado da segunda fase do Baianão 2013. O jogo histórico teve nas arquibancadas torcedores como Ivete Sangalo, Cláudia Leite e o governador Jaques Wagner, que viu o time dele sendo goleado – impiedosamente.

domingo, 7 de abril de 2013

Após acordo com Wagner, Neto entrega primeiro trem climatizado do Subúrbio


Após acordo com Wagner, Neto entrega primeiro trem climatizado do Subúrbio

No dia seguinte ao acordo que tornou a Companhia de Transportes de Salvador (CTS), o metrô e a Estação Pirajá responsabilidades do Governo do Estado, o prefeito de Salvador, ACM Neto, fez sua última intervenção como administrador dos trens do Subúrbio. Neste sábado (6), ele realizou a viagem inaugural do primeiro veículo ferroviário com ar-condicionado que fará o trajeto entre a Calçada e Paripe. Segundo informações da prefeitura, outros dois trens climatizados, construídos através do convênio com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) assinado na gestão passada, devem ser entregues dentro de 90 dias, a depender do cronograma do governo.  De acordo com o presidente da CTS, Jorge Khoury, os novos veículos possuem três vagões cada um e o valor da passagem será o mesmo dos trens tradicionais sem ar-condicionado: R$0,50 a inteira e R$0,25 a meia

Vazamento de óleo atinge praias do litoral paulista


Vazamento de óleo atinge praias do litoral paulista

O vazamento de óleo de uma das redes do Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar) da Petrobras já atingiu a enseada de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, 10 km distante da origem do incidente. A mancha se dividiu entre a Praia da Enseada, em São Sebastião, que está com a balneabilidade comprometida nas nove praias da cidade, e o Rio Juqueriquerê. Funcionários da empresa realizam trabalho de contenção do material, e, neste domingo (7) vai ser realizado um vôo pela região. Segundo o titular da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, Alexandre Motta de Sousa é difícil estimar o tempo para a remoção completa do óleo, pois depende das condições climáticas, mas o órgão vai instaurar um inquérito para apurar as causas. O vazamento foi identificado pela Transpetro na sexta-feira (5), que informou à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e ressaltou a limpeza que seria realizada durante toda a noite. A Cesteb enviou uma equipe ao local para avaliar os danos ambientais causados e acompanhar os trabalhos, mas a penalidade para a Petrobras só será definida após um relatório feito no final da remoção.Informações do G1.