Pages

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Azaléia: "fechamento de unidades é irreversível"


Em nota pública encaminhada aos órgãos de comunicação da Bahia, a direção da Azaléia disse que o fechamento das 12 unidades na Bahia é um processo irreversível pelo fato de a empresa estar buscando, neste momento, preservar sua competitividade, "o que não tem ocorrido e, dessa forma, registrou sucessivos e elevados prejuízos financeiros em decorrência do aumento da competição, causado pela excessiva entrada de produtos importados a preços muito baixos, não compatíveis com a estrutura de custos da Vulcabras|azaleia na Bahia". Na nota, a empresa reconhece que o fechamento causou forte repercussão na Bahia e que a garantia que, neste momento, pode ser dada é de que serão respeitados os direitos trabalhistas dos demitidos.

Cachoeira volta a ser preso pela Polícia Federal


Cachoeira volta a ser preso pela Polícia Federal

O contraventor Carlos Cachoeira, que foi beneficiado com um habeas corpus expedido pela Justiça em novembro, voltou a ser preso pela Polícia Federal na tarde desta sexta-feira (7), em Goiânia. O mandado de prisão foi expedido pelo juíz da 11ª Vara Federal, Alderico Rocha Santos. O empresário foi condenado a 39 anos e 8 meses de prisão por diversos crimes, como corrupção ativa, formação de quadrilha e peculato. Segundo a acusação, ele controlava um esquema centrado em jogo ilegal, mas que se expandiu para desvio de recursos públicos por meio de corrupção de agentes estatais. Cachoeira estava em casa, quando foi surpreendido pela prisão, por volta das 13h. Informações da Folha.

NENHUMA UNIVERSIDADE BAIANA OBTÉM CONCEITO MÁXIMO NO IGC DO MEC



O Ministério da Educação divulgou o índice que mede a qualidade do ensino superior no País, o IGC (Índice Geral de Cursos). Nenhuma universidade baiana conseguiu atingir o conceito máximo, 5, mas quatro delas estão obtiveram conceito 4, considerado bom.
São elas as universidades federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo Baiano (UFRB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), além da Unime, que é privada. A FTC de Itabuna obteve conceito 3, considerado satisfatório pelo MEC. A escala vai de 1 a 5.
Foram avaliados  8.665 cursos em todo o País. Os índices são obtidos por meio de avaliações de estrutura e formação do corpo docente e a média dos alunos dos semestres iniciais e dos finais.
De acordo com análise do ministro da Pasta, Aloizio Mercadante, “houve evolução na qualidade da educação superior brasileira nos últimos anos”.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


https://www.facebook.com/pages/JORGE-TECH/242804352435028

Na rota do Corinthians, Hiroshima bate retranca do Auckland



O Sanfrecce Hiroshima sofreu para fazer valer sua superioridade, mas venceu o Auckland City, da Nova Zelândia, por 1 a 0 nesta quinta-feira, e avançou às quartas de final do Mundial de Clubes. O campeão japonês contou com um golaço do volante Aoyama de fora da área para superar a retranca do limitado time da Oceania, composto em sua maioria por atletas amadores.

Com a vitória, o Hiroshima enfrenta no domingo o Al-Ahly, do Egito, na partida que definirá o adversário do Corinthians em uma das semifinais. Do outro lado da chave, o Chelsea, da Inglaterra, espera o vencedor do confronto entre Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) e Monterrey (México).

MORRE ARQUITETO OSCAR NIEMEYER



O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro. A morte dele foi confirmada às 21h55.
Nesta quarta-feira (5), um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.
Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.
O hospital informou também que a piora do quadro clínico do paciente aconteceu após a visita do médico Fernando Gjorup nesta quarta-feira.

WAGNER APONTA INTERESSE MESQUINHO NA RESISTÊNCIA AO PORTO SUL


O governador Jaques Wagner acredita que, por trás da defesa do meio ambiente, a ação de grupos que combatem o projeto Porto Sul esconda “interesses mesquinhos”. Ele falou sobre o assunto nesta quarta-feira, 5, durante evento na Secretaria do Meio Ambiente da Bahia.
Wagner disse que a oposição ao projeto, que obteve licença ambiental do Ibama há duas semanas, tem “muitos interesses comerciais travestidos de defesa ambiental”. Na semana passada, o Ministério Público Federal e o MP Estadual ingressaram com ação civil que pede a suspensão da licença concedida e a realização de novas audiências públicas na região do Porto (confira aqui).
Explicitando a opinião de que grupos empresariais se movem contra o empreendimento, o governador declarou entender que “ninguém tem interesse que haja mais um porto e mais uma ferrovia competindo com outros portos e com outras ferrovias”.
O governador falou ainda que é ingenuidade acreditar na boa intenção dos movimentos contrários ao porto. Segundo ele, “o guarda-chuva do bem está abrigando uma coisa menor e mesquinha”.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Conta de luz cairá 16,7%, abaixo da promessa do governo


Conta de luz cairá 16,7%, abaixo da promessa do governo

A conta de luz dos brasileiros cairá 16,7%, na média, em 2013. O valor é abaixo da promessa feita pela presidente Dilma Rousseff, diante da adesão parcial de empresas elétricas à renovação antecipada e condicionada de concessões do setor. O revés ao plano do governo federal veio das estatais estaduais Cesp, Cemig e Copel, que optaram por não prorrogar os contratos de suas hidrelétricas nos moldes propostos pela União, que prevê redução em torno de 70% da tarifa. Sem a adesão das elétricas estatais de São Paulo, Minas Gerais e Paraná – administrados pelo PSDB, principal partido da oposição ao governo federal – a redução na conta de luz será inferior aos 20% anunciados por Dilma em meados de setembro. O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse em entrevista coletiva nesta terça-feira (4) que a opção de Cesp, Cemig e Copel penaliza também a população desses Estados, e que as companhias olharam apenas para o curto prazo. Já o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, negou que exista guerra do governo paulista com o federal e afirmou que a Cesp tomou uma decisão empresarial. Cemig e Copel prorrogaram os contratos de transmissão de energia. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, disse que a queda na conta de energia elétrica de 16,7% será sentida pelos consumidores em março do ano que vem.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dilma sanciona lei que pune com prisão quem pratica crime virtual


presidente Dilma Rousseff sancionou projeto de lei que tipifica no Código Penaldelitos cometidos pela internet. O texto prevê pena de detenção de três meses a umanoalém de multapara quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo deinformática, com a finalidade de adulterardestruir ou obter informações semautorização do titular. Dilma sancionou o texto sem vetos na última sexta-feira e apublicação ocorreu nesta segunda-feira no "Diário Oficial da União". A lei entra em vigor em 120 dias após a data da publicação.A sanção do projeto ocorre após roubo de 36 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmannque foram parar na internet. A políciaidentificou quatro suspeitos de terem roubado as fotos do computador da atriz. Comoainda não  definição no Código Penal de crimes cibernéticosos envolvidos serãoindiciados por furtoextorsão qualificada, e difamação.O projeto de lei aprovado tornacrime a invasão de "dispositivo informático alheioconectado ou não a rede decomputadoresmediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim deobteradulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácitado titular do dispositivoinstalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita."G1

Uruçuca - Jovem morre afogado na Portelinha



Uruçuca-  Jovem de nome Lucas de apenas 20 anos, morreu afogado no final da tarde desta segunda feira, ao ir toma banho em uma das represas do Conj. Habitacional Everaldo A. Góes, conhecido como Portelinha.  Informações de populares, que o rapaz teria ingerido bebida alccolica e depois foi tomar banho na represa e acabou morrendo.

Lei que assegura promoção para professores da rede estadual é sancionada por Wagner



A lei que estabelece progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino do estado da Bahia, por intermédio do curso de atualização em práticas pedagógicas instituído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e destinado também a coordenadores pedagógicos foi sancionado nesta segunda-feira (3) pelo governador Jaques Wagner. O curso possibilita progressão com ganho médio de 14%, com a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. Para ter direito às promoções será preciso frequência mínima nas duas etapas do curso, que será realizado pela Universidade de Brasília (UnB), na modalidade a Distância (EAD), com duração de 120 horas.

Cerveja combate o diabetes e não causa barriguinha, diz pesquisa


Cerveja combate o diabetes e não causa barriguinha, diz pesquisa

Um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, garante que beber de dois a três copos de cerveja por dia faz bem à saúde. O hábito, segundo os especialistas, ajuda a combater a diabetes e a hipertensão. A cerveja contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, nutrientes que protegem o sistema cardiovascular. Os cientistas também constataram que a bebida não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal, a famosa barriguinha de chope. Ainda segundo o estudo, a cerveja tem apenas 200 calorias por copo, que é o mesmo de uma xícara de café com leite. Os médicos envolvidos no estudo espanhol recomendam também a prática de atividades físicas regulares e a ingestão de uma dieta saudável para combater o diabetes e a hipertensão.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vereadores de cidades com menos de 50 mil habitantes poderão ficar sem salário

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Senado defende o fim o salário de vereador em municípios com população inferior a 50 mil habitantes. Caso aprovada, a medida – de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) – atingiria 89,41% dos 5.565 municípios brasileiros. Somente legisladores de 600 cidades teriam remuneração. Chamada de PEC 35, a proposta está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e terá como relator o tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP). Segundo o autor da medida, o relator avalia incluir ajuda de custo para gastos com combustíveis e até aumentar o alcance da proposta. “Mais uma semana ou duas e deve estar com tudo pronto. Não sei se ele vai colocar um salário mínimo de ajuda de custo, quando comprovado, para combustível ou ampliar para cidades de 40 mil habitantes, mas dependemos da pressão da opinião pública, porque a votação é nominal da CCJ”, disse Miranda. A ideia causou a insatisfação dos vereadores, que planejam um ato em Brasília para pressionar os membros do Senado. De acordo com o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, a PEC é inconstitucional porque senadores não poderiam legislar sobre vencimentos de vereadores. “Na medida em que o vereador perde o poder econômico, seus subsídios, fica à mercê dos prefeitos e se instala um mensalão municipal. Os vereadores ficam sem poder de decidir, porque não têm subsídio, que é pouco em alguns casos, e quando precisa de voto acabam negociando, como fazem no Congresso”, defendeu /Informações do Terra.

CÂMARA DE URUÇUCA TEVE CONTAS APROVADAS

Erivaldo Guimarães tem três mandatos como presidente.
Mais uma vez, o presidente da Câmara Municipal de Uruçuca, Erivaldo Pereira Guimarães (Eri do PT), teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Dessa vez as contas referentes ao ano de 2011 também foram aprovadas pelos conselheiros. O parlamentar cumpre o seu quinto mandato como vereador do município e já tem três como presidente da Casa Legislativa, além de ser reeleito nas eleições municipais deste ano para o seu 6º mandato.
“Cumpro meu 3º mandato de presidente da casa com todas as contas aprovadas, e sei que é um dever de todo bom gestor, é obrigação de quem trabalha pela comunidade, quero agradecer a assessoria parlamentar, aos funcionários da casa e aos meus pares que confiam no meu trabalho administrativo a frente da Câmara de Vereadores de Uruçuca", disse o vereador Eri.

EM DISCURSO, WAGNER DESTACA “VITÓRIA DO CACAU BAIANO”


Durante a cerimõnia da Bahia Pesca de inauguração do Terminal Pesqueiro Público, em Ilhéus, na tarde de quinta-feira (29), o governador Jaques Wagner frisou a recuperação da força do cacau baiano, especialmente o cultivado no sistema cabruca – embaixo de remanescentes da mata atlântica. O mandatário da Bahia destacou a luta dos cacauicultoires e da Caplac que, chamados de heróis, foram saudados pela vitória contra a vassoura-de-bruxa.

“Realizamos o Salão do Chocolate na Bahia e, para variar, todos os fabricantes internacionais ficaram encantados com a Bahia e com a nossa forma de produzir cacau. Muitos já nos procuraram manifestando o desejo de trazer fábricas para cá. Isso se deve à luta desses heróis, que são os cacauicultores, e da Ceplac, que conseguiram vencer a vassoura-de-bruxa e começam a produzir bem novamente. É a vitória do cacau baiano”, discursou Wagner.

Pessoas mais próximas ao governador afirmaram que o discurso reflete a fé que Jaques Wagner deposita na cacauicultura baiana e no cacau cabruca. Por esse motivo, o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, vê no discurso do governador uma sinalização de que a vitória do cacau baiano não acaba no aumento da produção, que vai permitir os melhores índices no pós-vassoura.

“O que o governador disse vai ao encontro do que o Governo baiano já pratica, em nível de modernização da legislação, que vai permitir uma intervenção na cabruca de forma que possamos melhorar a produtividade desse sistema, sem agredir a natureza. É o que chamamod de Conservação produtiva”. A Ceplac desenvolve o projeto Barro Preto, um projeto-piloto, em parceria com a prefeitura de Barro Preto, Mars cacau e Sindicato Rural, com objetivo de validar a proposta da Conservação Produtiva.

Uruçuca: Direitos Humanos é tema de palestra no Colégio Carneiro Ribeiro

Dias 6 e 7 de Dezembro (Quinta e Sexta-Feira), no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro em Uruçuca estaremos recebendo o palestrante e professor Dr. Nivaldo Vieira de Santana, coordenador do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Condições de Vida e Direitos Humanos na Bahia/ UESB e você é o nosso convidado.
Maiores informações com a Professora Sônia Valéria no Carneiro Ribeiro.