Pages

sábado, 14 de abril de 2012

Prefeitura de Ubaitaba divulga programação do São João

A prefeitura de Ubaitaba já esta divulgando a programação do São João deste ano que vai dar o que falar, já que se trata de um ano eleitoral. Entre as bandas contratadas pela prefeitura estão; Edson Lima e Gatinha Manhosa, Banda Encantu’s, Ivanildo Conceição, Gang Cidade, Cacau com Leite, Capitão Forró, Caviar com Rapadura, Muleke Doido, Forrozão Barulho Bom, Marambála e outras que não foram colocados no cartaz de divulgação da prefeitura. O São João em Ubaitaba começa no dia 21 e vai até o dia 23 de Junho.

Para uns, dia das bruxas, para outros, dia do beijo, mas para os professores foi o dia da vitória!


Há mais de dez anos Itabuna não via uma movimentação tão disciplinada e necessária como a que ocorreu na última sexta feira 13. Uma média de 800 professores, liderados pelo Sindicado do Magistério Municipal Público e Itabuna – O SIMPI, adentraram no coração da cidade grapiúna, a Av. Cinquentenário, com bandeiras, camisas personalizadas, faixas, panfletos, músicas e até um Mini Trio elétrico. No rosto, expressões de luta, e nas vozes um grito de alerta. Na massa intelectual composta por profissionais do município e do estado, naquele momento, não se viam diferenças, apenas a unidade e harmonia de uma categoria em busca da valorização e respeito ao educador.

Jogador italiano morre após sofrer parada cardíaca em campo

Jogador italiano morre após sofrer parada cardíaca em campo

O meia italiano Piermario Morosini, 25, do Livorno, morreu após sofrer uma parada cardíaca durante partida contra o Pescara neste sábado (14), válida pela segunda divisão do Campeonato Italiano. A notícia foi confirmada pelo diretor do departamento de cardiologia do Hospital Santo Espírito de Pescara, Leonardo Paloscia. O atleta caiu no gramado aos 31 minutos do primeiro tempo e ainda tentou se levantar por duas vezes, até que ficou no chão. A partida foi paralisada para que o atleta recebesse atendimento médico, com massagem cardíaca. O meia foi levado para uma ambulância, para ser encaminhado então ao hospital. Com a partida oficialmente suspensa para uma data indeterminada (o placar era de 2 a 0 para os visitantes), integrantes do Livorno se dirigiram à clínica. Piermario Morosini nasceu em Bergamo, norte da Itália, em 5 de julho de 1986. Começou a carreira no Atalanta e depois teve passagens por Udinese, Bologna, Vicenza, Reggina e Padova, até chegar ao Livorno neste ano, por empréstimo da Udinese .

Tribunal de Justiça decreta ilegalidade da greve dos professores estaduais

De acordo press-release divulgado pela Agência de Comunicação da Bahia (Agecom), o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D’ Ávila, concedeu nesta sexta-feira (13) a liminar pleiteada pelo governo Wagner, para efeito de declarar a ilegalidade da greve na rede pública de ensino da Bahia.
D'ávila allegou que a decisão visa evitar danos que a greve acarreta ao serviço público e à coletividade, "determinando que cesse as atividades grevistas pela APLB, que decidiu pelo movimento paredista, promovendo o pronto retorno dos professores e dos demais servidores da área de educação pública do estado às suas atividades normais, sob pena de multa diária no valor de R$ 50.000,00 , até o efetivo cumprimento da decisão”.
O procurador do estado, Caio Druso, responsável pela defesa, disse que “não houve por parte da APLB qualquer comunicação prévia e nenhuma cautela para com os interesses das milhares de crianças que, em período escolar, tiveram usurpado o seu direito à educação”.
Caio Druso informou ainda que cerca de dois milhões de alunos da rede estadual se encontravam em prejuízo com comprometimento do ano letivo.
ele afirmou que “o governo Wagner vem cumprindo o último termo de acordo celebrado com o sindicato réu, com os acréscimos salariais ali estabelecidos para o ensino fundamental e médio”.
Por seu turno, a APLB tem agendada uma assembleia com os professores apenas para a próxima quinta-feira (19), onde a categoria decide pela continuidade ou não da greve. A menos que se convoque uma nova asembleia para antes - em tese é a categoria quem determina o retorno às atividades - os alunos só voltariam às aulas na segunda-feira seguinte, dia 23.

DEFINIDAS AS DATAS DAS NOVAS AUDIÊNCIAS DO PORTO SUL


A edição desta sexta-feira, dia 13, do Diário Oficial da União (DOU) traz as datas e os locais em que serão realizadas as novas audiências públicas do empreendimento Porto Sul.

Elas serão realizadas em seis municípios do sul da Bahia, entre os dias 28 de maio e 2 de junho. Em Uruçuca, o encontro será no estádio municipal Antônio Ferreira, dia 28.05. Em Itacaré, no clube Pirajá, dia 29.05. No município de Itabuna, a audiência ocorrerá dia 30, na AABB. No dia 31, o clube social de Coaraci receberá o encontro. As duas últimas audiências serão em Itajuípe, dia 01.06, no clube Kamuá, e em Barro Preto, no ginásio de esportes, dia 02.06.

O DOU informa ainda os locais onde as cópias do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental do projeto podem ser consultadas.

A publicação, ratifica o entendimento firmado, na última terça-feira, 10, entre o Governo da Bahia e o Ibama, quando foi divulgada a informação de que o Porto Sul teria novas audiências.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Copa Libertadores - Fla vence, mas Emelec avança às oitavas






O Flamengo protagonizou um dos maiores dramas da história da Copa Libertadores, nesta quarta-feira. Apesar de ter feito sua parte e vencido o Lanús por 3 a 0, no Engenhão, o time foi eliminado da competição por causa do resultado de outro jogo. A emocionante partida entre Olimpia e Emelec terminou 3 a 2 para os equatorianos, que avançaram com um gol no final.
A partida começou tensa no Engenhão, mas o Flamengo conseguiu se animar com um gol de cabeça de Welinton, aos 17min. O Lanús até equilibrou a partida, ameaçou reagir, mas fez o segundo gol, com Deivid. Apesar da vitória, o time recebeu uma má notícia nos vestiários: o Olimpia abriu o placar no Paraguai, com Castorino.

Isso não abalou o time carioca e muito menos Ronaldinho. O camisa 10 do Flamengo fez uma bela jogada no gol de Luiz Antonio, logo no começo do segundo tempo. Isso bastou para acabar com as chances de reação do Lanús, que desanimou na partida e permitiu que o Flamengo administrasse a vitória.

Copa Libertadores - Fase grupo


Boca se vinga no Engenhão, tira 100% do Flu 



O Boca Juniors se "vingou" nesta quarta-feira e conseguiu, no Engenhão, a vaga para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Derrotado na Bombonera pelo Fluminense, o time argentino encerrou a invencibilidade da equipe carioca no torneio continental com uma vitória por 2 a 0 no Rio de Janeiro e continuou sonhando com a chance, inclusive, de se classificar na primeira colocação do Grupo 4. Mais do que a derrota, o time tricolor teve um prejuízo ainda maior: o atacante Fred saiu de campo lesionado, acusando uma lesão muscular na coxa.


Corinthians faz 3 no Nacional e avança às oitavas

O Corinthians confirmou o favoritismo na noite desta quarta-feira e garantiu, com uma rodada de antecipação, vaga às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Atuando no Estádio Antonio Oddone Sarubbi, em Ciudad del Este, e contando com grande apoio da torcida, a equipe comandada por Tite derrotou o Nacional, do Paraguai, por 3 a 1, conseguiu a primeira vitória fora de casa e, de quebra, um lugar entre os 16 melhores times do torneio.

Inscrição do vestibular da Faculdade de Ilhéus vai até o dia 8 de maio

A Faculdade de Ilhéus está com inscrição aberta para o vestibular até o dia 8 de maio e oferece vagas para os cursos de administração e de ciências contábeis (noturno) e direito, enfermagem e nutrição (matutino e noturno). A inscrição custa 50 reais.
As provas serão aplicadas no dia 13 de maio, das 8 às 12 horas, na sede da instituição, localizada na rodovia Ilhéus-Olivença, no bairro Jardim Atlântico.
A inscrição pode ser feita na secretaria da faculdade, na CDL ou no sitewww.faculdadedeilheus.com.br.

NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR TOMARAM POSSE

  Claudio, Marcia Sá, Kaiala Lessa, Patrícia Barreto e Patrícia Pereira

Aconteceu no dia (11 de Abril), no salão do júri do Fórum de Uruçuca, a posse dos novos membros Conselho Tutelar, eleitos no dia 31 de Março. Com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Câmara, Erivaldo Guimarães(Eri), o Comandante da PM, Capitão Edmon Cesar,  representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e vários representantes da sociedade civil.

Alegria abençoada


Uma canção evangélica de quatro acordes, refrão de três palavras e cantada fora do tom por um casal de irmãos e sua mãe. Para a alegria de uns e desespero de outros, ‘Para Nossa Alegria’ tornou Jefferson e Suellen Barbosa conhecidos Brasil afora e não para de bombar: o vídeo, que já contabiliza quase 15 milhões de exibições no YouTube, deu origem a milhares de versões; a Pepsi fechou uma parceria com a família; e a dupla, agora conhecida nacionalmente, anuncia que vai lançar CD e uma série de camisetas, disponibilizados no www.artecrista.com.br.

O que nem todo mundo conhece são os autores da tal música. Relaxa, nem o pessoal do ‘Pânico’, que vem arrebanhando audiência em cima dos garotos, parece saber. O programa diz, erroneamente, que a criação original é do grupo Catedral, que, de fato, a gravou nos anos 90. Porém, ‘Galhos Secos’ (esse é o nome correto da canção) é uma parceria dos também irmãos Osny (falecido em 2007) e Osvayr Agreste, feita nos anos 70 quando, ainda adolescentes, integravam junto do baterista Edson Zaffani o trio Êxodos, apontado como o primeiro grupo de rock gospel do Brasil.
“Essa música eu fiz com 13 anos de idade, foi a minha primeira, por isso é bem simples”, recorda Osvayr, 55 anos, que hoje é contador e, ao contrário do refrão de sua obra, não tem tanta felicidade ao comentar o ressurgimento da canção. “Achei os meninos bastante engraçados, mas nunca tive retorno financeiro com ‘Galhos Secos’. Soube que há um dinheiro retido, de direitos autorais. O Catedral fez uma versão, mas nunca fui consultado. Agora, tem um monte de gente me pedindo autorização para regravar. Mas meu objetivo já foi bem alcançado, porque a música virou referência em casas de recuperação de viciados e dependentes químicos. Por isso, me considero uma pessoa mais rica que o Eike Batista”, desabafa. Já o grupo Catedral é só alegria. O sucesso de Jefferson e Suellen deu uma bela inflada na agenda de shows. E olha que eles não tocavam ‘Galhos Secos’ desde 1996! “As pessoas que viram o vídeo começaram a procurar pelo nosso trabalho. Hoje, estamos obrigados a voltar com a música no repertório”, comemora Kim, vocalista do Catedral. “Não conhecia o Êxodos, conheci a música pelo grupo Som Maior, que também a regravou. Pensava que a música era deles. Não tive o privilégio de conhecer o Êxodos antes, agora que essa história toda está vindo à tona. Estamos, inclusive, regravando ‘Galhos Secos’, para divulgar na Internet e depois lançar como bônus em um CD”. Jefferson e Suellen, sem querer, ajudaram o Catedral. Agora é a vez do Catedral, já que ao ‘Pânico’ a família da dupla adolescente revelou que passa por dificuldades financeiras —a mãe trabalha como faxineira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o marido teve um infarto e está impossibilitado de trabalhar. “Eles parecem ser pessoas muito bacanas. A história deles emociona qualquer um. Ainda não os conheço, mas gostaria de ajudar, sim”, promete Kim. Jefferson e Suellen Barbosa desfrutam o momento de fama. Tanto que já é possível até contratar a dupla, que agora só fala se houver divulgação do contato para shows (e-mail: contato@nossalegria.com.br; tel.: 11 2093-4122).



PADRE MORRE EM ACIDENTE NA UBATÃ-GONGOGI


O padre e músico Píndaro Carmo Coutinho, da paróquia de Barra do Rocha, faleceu em acidente automobilístico por volta das 22h30min de ontem, 12, na BA-120, a quatro quilômetros de Gongogi, no sul da Bahia. Outras três pessoas que viajavam com o padre sofreram leves escoriações, conforme o Ubatã Notícias. Píndaro viajava para assistir ao show da banda Lordão.

O padre deslocava-se de Barra do Rocha para assistir à festa de aniversário de Gongogi quando ocorreu o acidente. Píndaro morreu no local da tragédia. O acidente teria ocorrido porque o motorista perdeu a direção do Fiat Uno, que acabou capotando.

Ao PIMENTA, o vocalista da Banda Lordão, Kocó, disse que Píndaro “tinha muitos amigos e uma família exemplar”. O religioso faleceu aos 29 anos. “Nas horas vagas ele se apresentava com um grupo de seresta, animando e alegrando clubes de toda região”, lembra Kocó. Píndaro foi ordenado padre em Ilhéus.

Ainda não foi decidido onde Píndaro será enterrado, se em Barra do Rocha ou na terra onde o religioso nasceu, o município de Andaraí. O prefeito Jonathas Ventura decretou luto oficial de três dias no município por causa da morte.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Municípios baianos vão receber ambulâncias e unidades odontológicas


Nesta sexta-feira (13), a partir das 9 horas, o governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde, Jorge Solla, entregam na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, de seis unidades odontológicas móveis e de 107 ambulâncias de suporte básico para cidades baianas.
Na oportunidade, será anunciada a liberação de recursos para a construção de mais 100 Unidades de Saúde da Família, que representam investimento total de R$ 15 milhões.
A entrega dos equipamentos acontece durante o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica.

URUÇUCA: FILME “O NÓ” É EXIBIDO ONDE TUDO COMEÇOU


A exibição do documentário “O Nó: Ato Humano deliberado” de Dílson Araujo na noite da última terça-feira, 10, na cidade onde surgiu o primeiro foco do Crinipellis Perniciosa (Uruçuca) no Centro de Cultura Água Preta – CCAP causou uma indignação reflexiva sobre a introdução humana da praga Vassoura de Bruxa na Região Cacaueira – RC. O longa retrata de forma incisiva, real, forte e dolorosa, por meio de depoimentos contundentes, a insana façanha protagonizada por um grupo de terroristas que desmitifica o vento como locomotiva para o surgimento do fungo.

A plateia heterogênea que lotou a sala do CCAP ficou perplexa com as impactantes imagens que a cada minuto se configuravam. Estudantes, produtores rurais, fazendeiros, jornalistas, políticos, secretários municipais, vereadores, médicos, professores, enfim formadores de opiniões, consideraram a parte mais revoltante a confissão de Luis Henrique Franco Timóteo a propósito do ato que dizimou vidas, desestruturou famílias, exterminou produções deixando um nó na garganta de quem assiste e dos 250 mil desempregados.

O documentário de uma hora e oito minutos custou R$ 60 mil reais e de acordo com o colaborador, Oscar Guimarães, foi um trabalho árduo, difícil, ameaçador, mas que se põe como uma bandeira a ser defendida pela nação do cacau contra um crime que devastou o potencial econômico regional e 60% do PIB do Estado o qual a RC representava.

374 MUNICÍPIOS BAIANOS CONTEMPLADOS NO MINHA CASA, MINHA VIDA


Um total de 374 dos 417 municípios baianos tem menos de 50 mil habitantes e assinaram, na manhã desta quinta-feira, 12, em Brasília, contratos com a União no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, 2. O valor da subvenção econômica destinada aos imóveis residenciais será de R$ 25 mil para cada beneficiário.
Ao todo serão construídas 107.348 casas, com investimento global de 2 bilhões de reais em 2.500 cidades nas diversas regiões do País. Os municípios terão mínimo de 40 e máximo de  50 unidades habitacionais. Veja a lista aqui.
A solenidade foi presidida pela presidenta Dilma Rousssef que contou ter lido carta de seu avo materno, baiano de Caetité, que falava da importância de a família ter uma casa. No discurso lembrou a expressão popular na Bahia para aqueles que não têm teto: “Não tem onde cair morto”.
O discurso do prefeito Luiz Bentes, de Lages (RN), de que muitos prefeitos não tiveram recurso para ir à capital federal e que outros dormiram dentro dos carros para ir à solenidade emocionou Dilma. O prefeito potiguar pediu mais recursos dos royalties do petróleo e mais repasses do MEC aos municípios para pagar o piso nacional dos professores.

Obesidade na gravidez aumenta risco de autismo no bebê, diz estudo


Um novo estudo publicado na revista “Pediatrics” mostra que mulheres obesas durante a gravidez tiveram uma chance 67% maior de terem crianças com autismo do que aquelas com peso normal.
Elas também tiveram o dobro do risco darem à luz filhos com outros transtornos de desenvolvimento.
Dados recentes do governo dos EUA mostram que nasce uma em 88 crianças nasce com autismo. A pesquisa sugere que a obesidade durante a gravidez aumenta esse chance para uma em 53.
Paula Krakowiak, coautora do estudo e cientista da Universidade da Califórnia, afirma que o resultado é preocupante, já que mais de um terço das mulheres americanas na idade adequada para dar a luz são obesas, e que isso adiciona outro incentivo para a manutenção de um peso adequado.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Paixão de Cristo em Uruçuca emocionou a população


A Igreja Católica de Uruçuca celebrou a passagem da Sexta-Feira da Paixão, 06, com missa solene, procissão do Senhor e Morto e a encenação da Paixão de Cristo no largo do Cruzeiro em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição. O grupo de 20 Jovens do Amor e Gratidão de forma cênica protagonizou os últimos passos de Jesus Cristo.

Foram 15 minutos de cenas fortes, emocionantes e cheias de brilhantismo como louvor ao que Jesus se sujeitou pela humanidade. Para a integrante do grupo, Nayara Del Rey, a apresentação demonstrou a fé da juventude católica e os talentos da casa. “Foi um desafio, mas imensamente gratificante”, disse. Centenas de pessoas pararam para aplaudir. 

JN no Ar fará reportagem sobre lixão de Itabuna

O quadro JN no Ar, do Jornal Nacional (Rede Globo), aterrissa nesta quinta-feira (12), em Itabuna, para uma reportagem sobre a produção de lixo e descarte irregular de rejeitos.
jnA Bahia é o estado que mais produz lixo no nordeste e o que mais realiza o descarte irregular, e Itabuna foi escolhida para a matéria que fará o contrapontolixãonegativo com o município de Itu, em São Paulo, exemplo do bom gerenciamento do lixo no país.
Duas perguntas: onde o jatinho do JN no Ar vai pousar? E, a segunda: teremos uma 'operação limpeza' no lixão essa madrugada?

BEBER (COM MODERAÇÃO) PODE DEIXAR CÉREBRO “LIGADO”, DIZ PESQUISA

Pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirma que beber álcool em quantidades moderadas pode deixar o cérebro mais “afiado” para lidar com atividades que requerem criatividade. O estudo foi feito com 40 homens de idades entre 21 e 30 anos recrutados de forma voluntária através do site Craigslist.
Metade deles foi alcoolizada até atingir concentração de álcool no sangue de 0,075, que é acima do permitido para motoristas na maioria dos Estados americanos. Os demais continuaram sóbrios durante o estudo. Em seguida, todos os 40 participantes foram submetidos a testes de Associações Remotas de Mednick (RAT, na sigla em inglês), que é uma forma simples e rápida usada por psicólogos para avaliar a solução de problemas criativos.
Os cientistas apresentam três palavras ao entrevistado – por exemplo, “mate”, “cadeira” e “bule”. O objetivo é encontrar uma palavra comum que possa ser associada a cada um destes termos, como a palavra “chá” (formando a palavra composta “chá-mate” e as expressões “chá de cadeira” e “bule de chá”).
Os participantes que estavam alcoolizados conseguiram acertar mais vezes as respostas, do que os sóbrios. O índice de acerto entre as pessoas que haviam bebido era de 58%, em comparação com 42% dos que não tinham ingerido álcool.
Além disso, eles apresentaram respostas de forma mais rápida (12s para os alcoolizados, em comparação com 15s dos sóbrios) e com maior incidência de “lampejos espontâneos”. Informações da BBC Brasil.

MUNICÍPIOS DISCUTEM CADEIA PRODUTIVA DA GRAVIOLA EM IPIAÚ


Secretários de Agricultura de 15 municípios da região de Ipiaú vão se reunir nesta quinta-feira, 12, às 9 horas, no Consórcio Intermunicipal Vale do Rio das Contas, em preparação para o I Simpósio Baiano de Graviola programado para o dia 26. A cadeia produtiva da fruticultura está em expansão naquela região e gera receitas anuais de aproximadamente R$ 60 milhões.
O encontro contará com a participação de extensionistas da Ceplac e representantes do Sebrae, Adab e EBDA. Também já confirmaram presença secretários de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Nova Ibiá, Ubatã e Ubaitaba, de acordo com Vilson Santos, do Núcleo Regional da Ceplac.
Previsto para o auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Ipiaú, o I Simpósio Baiano da Graviola visa discutir aspectos relativos ao agronegócio, congregar profissionais ligados à cadeia produtiva e estimular empresários agroindustriais, agricultores, pesquisadores, extensionistas, agentes de assistência técnica e extensão rural.

JORGE-TECH *DICAS DO WORD*



Algumas dicas legais do Word 


Aumentar tamanho da fonte: Ctrl + Shift + >
Diminuir tamanho da fonte: Ctrl + Shift + <

Retirar quebras linhas manuais de documentos:
Menu Editar/Substituir Em Localizar Digite: ^l (acento circunflexo seguido por um L minúsculo) e em Substituir Por: deixe em branco e mande substituir.
Pronto, todas as quebras de linha manuais serão removidas.

Remover toda a formatação de um documento:
Ctrl + T e sem seguida Ctrl + barra de espaço.

Retornar ao último trecho de edição de um documento:
Shift + F5 Uma ajuda em tanto em documentos muito grande com vários pontos de edição.

Modificar Estilos:
Menu Formatar/Estilos e Formatação. Clique com o botão direito do mouse em cima do nome do estilo a ser alterado e escolha Modificar e faça as suas alterações, logo em seguida marque a opção Atualizar Automaticamente e clique em OK.

Varias versões em um mesmo arquivo:
Menu Arquivo/Versões Pressione Salvar Agora e entre com um comentário. É possível armazenas quantas versões quiser em um mesmo arquivo. E para ver as versões diferente do mesmo documento o caminho é o mesmo.

VEREADORES DE URUÇUCA APROVAM AUMENTO DO SALÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO

Em sessão ordinária realizada ontem(09), a Câmara de Vereadores de Uruçuca votou em segundo turno o aumento do servidor público municipal, no valor de 6%, obedecendo os critérios de cada tabela do plano de cargos e salário do município. O projeto foi aprovado por oito votos a zero. Um vereador faltou à sessão.
A partir do final deste mês de Abril, os funcionários já deverão receber seus vencimentos com aumento.

Gandula recusa camisa do jogador Muntari *NEGRO* após jogo entre Milan e Chievo


Um gandula da partida entre Chievo e Milan teve uma atitude questionável logo após o jogo. O atacante Sulley Muntari, que anotou o gol da vitória de 1 a 0 do Milan, ofereceu sua camisa para um menino que estava antes do túnel que leva ao vestiário. Ao invés de aceitar o presente, o garoto chamou o jogador e queria devolver o uniforme.
O ato chamou atenção da imprensa italiana, que se perguntou se não foi um ato racista do menino, já que outros gandulas queriam a camisa dada à ele.

Itacaré: Derba recupera estrada de Taboquinhas

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Itacaré, o DERBA iniciou as obras de recuperação do trecho de 27 Km da BA-654 que liga o distrito de Toquinhas a BR-101 em Aurelino Leal. Os serviços foram iniciados na última terça feira (02) e vai envolver encascalhamento, terraplenagem com utilização do rolo compressor e outras obras.
A solicitação para realização dos serviços foi feita ao governador Jacques Wagner pelo Deputado Federal Edson Pimenta (PSD)-BA, que de imediato atendeu ao parlamentar. O prefeito de Itacaré Antonio Mario Damasceno (Antonio de Anísio) disse que o melhoramento nesta rodovia vai beneficiar não só os produtores rurais que precisam da estrada para o escoamento da produção agrícola, como a centenas de turistas que procuram Taboquinhas notadamente o Rio das Contas, para prática de esportes radicais. Integrantes do Movimento Popular Pró-Taboquinhas já vêm encampando a luta para a pavimentação do referido trecho que liga a BA-001 a BR-101 passando pelo distrito de Taboquinhas.

ROLANDO NA INTERNET *SEU MADRUGA INDIGNADO COM DAVID*

GREVE DOS PROFESSORES: “NÃO SERÃO 15% OU 6% QUE VÃO MUDAR A HISTÓRIA DA CATEGORIA”


Professores da rede municipal de ensino fizeram passeata pela Avenida do Cinquentenário e ato público na Praça Adami, no centro de Itabuna, em protesto contra o Capitão Azevedo, que não havia mandado à Câmara de Vereadores projeto de reajuste linear pedido pela categoria. Depois de aguardar por mais de 2h30min no Plenário, às escuras e sob forte calor, os docentes decidiram sair do prédio do Legislativo. O projeto de reajuste escalonado para os níveis 2 e 3 foi enviado no início da noite à Câmara.
Em carro de som do movimento grevista, uma professora fazia discursos de protesto e cantava engraçados refrões contra os governantes. “É ou não é, piada de salão, dinheiro paga tudo, mas não paga a educação” entoavam grupo de professores acompanhado de palmas e muito barulho para chamar a atenção da população e do comércio para sua luta salarial. A seguir entrevista com a presidente do Sindicato Municipal do Magistério Público de Itabuna (Simpi), Carminha Oliveira.
PIMENTA – O prefeito não enviou o projeto à Câmara de Vereadores. A greve continua?
Carminha Oliveira – A greve continuará por tempo indeterminado. Tentamos de todas as formas negociar com o prefeito. A lei nos garante, no artigo 26 do Plano de Carreira, o direito à linearidade. Então, o prefeito também teria que repassar aos professores dos níveis II e III, que são os professores graduados e com especialização, o mesmo percentual do nível I, que foi 22,22%, que é o determinado pela lei do piso nacional.
A greve continua?
Continua, apesar de a lei eleitoral fixar prazo de 10 de abril para que o governo repasse apenas o percentual inflacionário, que foi de 6,5%. Os professores rejeitaram a proposta dos 15%, escalonados em duas vezes.
Isto não trará prejuízos à categoria, caso perca os 15% da contraproposta?
Não traz prejuízo porque já vivemos em prejuízo, historicamente, neste município, na Bahia e no Brasil. O professor passa por diversas dificuldades. Não serão 15% ou 6% que vão mudar a história da categoria. Exigimos eleições diretas, com direito de votar nos gestores escolares; pagamento em dia do vale-transporte e auxilio alimentação. Nada disso foi acatado pelo governo municipal, que ainda apresentou percentual irrisório em relação ao que categoria merece, que é a linearidade, os 22%.
O governo foi intransigente na negociação?
O canal se manteve aberto. Como o professor Gustavo disse que, em termos de orçamento, o governo não poderia de forma alguma dar valor acima disso… Então, o professor Gustavo declarou, infelizmente, o percentual máximo de 15%, o que rejeitamos. Rejeitamos porque o governo municipal tem que fazer, na verdade, uma estruturação administrativa de forma a promover choque de gestão, organizando aquela casa, a prefeitura de Itabuna, para que possa valorizar não só professores como todos os servidores públicos municipais.
O prefeito já vem se queimando com os professores desde o ano passado.
O governo se queimou com os professores?
O prefeito já vem se queimando com os professores desde o ano passado, quando foi aprovada a lei da eleição direta e ele prometeu que faria a lei nem que fosse por decreto. Nada foi feito e nem atendido. O mesmo se dá com o vale-transporte que o professor paga. Paga no seu contracheque e só recebe com atrasos.
Há expectativa de o prefeito ainda mandar à Câmara amanhã, dia 11, o projeto de reajuste?
O valor proposto pelo governo de 15%, que a categoria rejeita, terminantemente, infelizmente nesse valor não pode. Ele só dar hoje, por conta da lei eleitoral, o percentual de 6,5%. A categoria sabia disso, mas ainda assim, a categoria achou desrespeitoso o trato do Poder Executivo com as questões educacionais. O que a categoria quer é apenas aquilo que lhe é de direito, não pede nada fora da lei. Quer o que se mantém no Plano de Carreira, o direito à linearidade, o valor inicial da carreira dos 22,22%, do nível I seja dado também aos níveis II e III.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Campeonato Baiano - 2012 - 21ª rodada.

Neste domingo, dia 08/04, foram realizados seis jogos pela penúltima ou 21ª rodada do campeonato Baiano de Futebol Profissional de 2012, onde:

No Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador (BA), com arbitragem de Gleidson Santos Oliveira, o Bahia já classificado para a próxima fase recebeu Bahia de Feira e ganhou por 3 a 2, com gols de Lulinha e dois de Rafael Donato para o Esquadrão de Aço e Paulo Paraíba e João Neto para o Tremendão.

Com o resultado o Bahia vai a 49 pontos ficando a 09 pontos do seu rival faltando um rodada da fase de classificação. Já o Bahia de Feira com a derrota briga com Vitória da Conquista e Atlético pela quarta vaga nas semi-finais.


Já no Estádio Adauto Morais, em Juazeiro, o Vitória venceu o Juazeiro,por 2 a 0, com gols de Marquinhos e Neto cobrando pênalti, ambos no segundo tempo, e o Leão da Barra assegurou classificação para as semifinais do Campeonato Baiano.

No domingo, dia 15, pela última rodada da fase de classificação, o time rubro-negro enfrentará o Feirense. O Vitória é o segundo colocado com 40 pontos – o Bahia é líder com 49 – e está um ponto à frente do Feirense. Um empate, portanto, garantirá a segunda colocação e o direito de fazer o jogo de volta pelas semifinais dentro do Barradão.

Na ultima rodada, a 22ª da competição teremos briga nas duas pontas, buscando a classificação às semi-finais, brigam Bahia de Feira com 32 pontos, Vitória da Conquista com 32 pontos e o Atlético com 31 pontos. Já pelo rebaixamento o Fluminense de Feira com 20 pontos, o Serrano com 20 pontos e o Camaçari com 19 pontos, um dos três se juntará ao Itabuna já rebaixado para a segunda divisão de 2013.
Confira os jogos da 21.ª rodada do BA:
Domingo, dia 08/04:
Juazeiro 0 x 2 Vitória
Itabuna 0 x 1 Juazeirense
Feirense 2 x 0 Serrano
Vitória da Conquista 0 x 0 Atlético
Fluminense de Feira 2 x 1 Camaçari
Bahia 3 x 2 Bahia de Feira

Classificação

ClubePGJGVIEMDEGPGCSG%A
01Bahia4921154255233277.8
02Vitória4021117347163163.5
03Feirense3921116436191761.9
04Bahia de Feira322110293328550.8
05Vitória da Conquista32219572926350.8
06Atlético312171043022849.2
07Juazeirense24216692134-1338.1
08Juazeiro22215792343-2034.9
09Fluminense de Feira20214892036-1631.7
10Serrano202131171829-1131.7
11Camaçari192147102640-1430.2
12Itabuna112125141941-2217.5


Energia solar em Pituaçu vira realidade


 Às 15 horas,desta terça-feira, o governador Jaques Wagner, declaradamente torcedor do Bahia, inaugura o projeto Pituaçu Solar, que tornou o Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu) a primeira arena esportiva com energia solar na América Latina, autossuficiente na produção de energia. A cerimônia acontecerá na Tribuna de Honra do estádio e contara com as presenças do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e dos presidentes do Grupo Neoenergia e da Coelba, Marcelo Corrêa e Moisés Sales.
O projeto, que custou R$ 5,5 milhões, dos quais R$ 3,8 milhões aplicados pela Coelba e R$ 1,7 milhão pelo Governo da Bahia, foi executado pela Coelba. Na ocasião, será assinado um novo convênio para substituição dos projetores existentes por holofotes que, além de promoverem maior nível de iluminação, proporcionarão economia no consumo de energia. Este projeto também será realizado pela Coelba e terá um investimento da ordem de R$ 845 mil. 

O Governo do Estado estima que haverá uma economia de R$120 mil/ano, além de fomentar o uso de novas tecnologias sustentáveis. A energia solar gerada e interligada à rede de distribuição será equivalente a 630MWh ao ano. Além de Pituaçu essa mesma energia irá suprir o prédio, onde hoje funcionam as Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

'Rola suruba entre os jogadores', diz Vagner Love a revista

                     'Se tiver seis homens, vai ter umas oito mulheres'

Vagner Love deu entrevista para a revista "Playboy" e falou sobre temas polêmicos, como as festas frequentadas por jogadores de futebol e muitas mulheres.
"Rola suruba entre os jogadores. Se tiver seis homens, vamos dizer que vai ter umas oito mulheres. O cara é casado, esquece, dá mole, a mulher pega o telefone e daqui a pouco o cara vem dizer ‘Meu irmão, babou. Minha mulher pegou o telefone, viu uma mensagem", contou Love, que ganhou o apelido após ser flagrado com uma garota na concentração do Palmeiras, quando ainda jogava pelo time - atualmente, ele é atacante do Flamengo.
“Eu só levei uma vez e não recomendo para nenhum jogador que esteja começando. Nunca vi outras, mas a gente sabe quando tem. Isso nunca vai acabar", disse. O jogador também declarou que homem não precisa ser uma máquina na cama. "Homem não tem que dar três em uma noite. Tem que dar uma bem dada."
Quando não tem que jogar, Love contou que gosta de tomar uma cervejinha. “Na minha folga, tenho o direito de fazer o que eu quiser, como todo mundo. Se não tenho de trabalhar no dia seguinte, posso tomar minha cervejinha", comentou o jogador, que saiu em defesa de Ronaldinho Gaúcho, seu parceiro no Flamengo. “Não acho justo, porque ele não joga sozinho. Tem mais dez ali dentro de campo. Esperam que o Ronaldinho seja aquele do Barcelona, mas o tempo passa, as coisas mudam”. A edição de abril da "Playboy" traz a ex-panicat Aryane Steinkopf na capa. As informações são do Ego.