Pages

sábado, 15 de junho de 2013

Terminam as inscrições do Sisu; primeira chamada sai nesta segunda

Site do Sisu (Foto: Reprodução )
As inscrições da segunda edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminaram às 23h59 desta sexta-feira (14). A primeira lista de chamadas sai na segunda-feira (17), porém ainda não há um horário definido, segundo o Ministério da Educação.

No último balanço divulgado pelo MEC, até as 18h de sexta, havia 738.439 candidatos inscritos. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.
O número de inscrições neste ano chegou a 1.428.124. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições e de estudantes é diferente.
Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.
A primeira chamada do Sisu será feita no dia 17 de junho, com matrículas nos dias 21, 24 e 25; a segunda chamada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.
A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.
Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:
I - nota obtida na redação;
II - nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III - nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV - nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V - nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

BARRO PRETO: JAQUELINE PAGA SALÁRIO ATRASADO DEIXADO POR EX-PREFEITO

jaqueline
A prefeita de Barro Preto Jaqueline Motta (PT), vem gradativamente pagando salários atrasados deixados pelo ex-prefeito Adriano Clementino (PMDB). A prefeita fez um planejamento onde um grupo de funcionários de municipio todo mês recebe o mês atual e o atrasado de dezembro.

Professores da rede municipal receberão hoje (14) a primeira parcela do salário que deixou de ser pago pelo ex-gestor.

“A dificuldade é muito grande, nossa prefeitura tem o FPM de 0.6, o mais baixo do Brasil, mas administrando com seriedade e honestidade, estamos fazendo de tudo parar honrar os nossos compromissos e as dívidas deixadas do passado. Não estou reclamando, quando assumi sabia das dificuldades que encontraria, porém a população me elegeu para consertar aquilo que estava errado”, enfatizou a prefeita.

A partir do segundo semestre existe um planejamento para que na data do aniversário de cada servidor, ele receba 50% do 13º, assim é mais dinheiro no bolso do servidor público.

URUÇUCA: PREFEITA FERNANDA SILVA VISITA OBRAS EM ANDAMENTO









Ontem, 13, a prefeita, Fernanda Silva, visitou algumas obras deixadas, sem conclusão, pelo governo anterior.
As principais obras visitadas foram o ginásio de esportes do CEMUR, localizado atrás do prédio da merenda escolar, na Praça Everaldino Cardoso, o PSF 01 (antigo FSESP), em fase de conclusão e o PSF 05, que fica localizado próximo ao local de uma antiga serraria.
A prefeita, Fernanda Silva, ficou muito satisfeita com a situação das obras e disse: “Quando assumimos o compromisso, com a população de Uruçuca, foi para trabalhar e isso nós vamos continuar fazendo durante todo nosso mandato. Tratar a coisa pública com responsabilidade é o dever de todo gestor público e por isso todo projeto aprovado e iniciado, neste governo, será concluído”.
ASCOM 

ACM Neto lidera pesquisa para o governo


ACM Neto lidera pesquisa para o governo

Apesar de garantir que não deixará a prefeitura de Salvador para disputar a sucessão do governador Jaques Wagner (PT) em 2014, o nome de ACM Neto (DEM) tem se mantido no topo das sondagens para o governo da Bahia. O jornalista Ilimar Franco divulgou nesta sexta-feira (14) em sua coluna no jornal O Globo o resultado de pesquisa da P&A que revela: Neto lidera em todos os cenários para o governo da Bahia. No levantamento P&A, o democrata atinge cerca de 37% das intenções de voto. “Nos cenários sem seu nome, os indefinidos pulam para 34% e a candidatura de Geddel Vieira Lima (PMDB) é turbinada em dez pontos percentuais”, escreve o colunista. Sem ACM Neto na disputa, o presidente estadual dos peemedebistas assume a ponta na corrida para o Palácio de Ondina. A pesquisa do Instituto P&A aponta Geddel com 23,2% e a senadora Lídice da Mata (PSB) com 13,1%. O senador Walter Pinheiro é o petista melhor colocado, com 9,5%. Ainda de acordo com Ilimar Franco, no pleito presidencial, Dilma alcança 54,4%, Marina Silva 17,2%, Aécio Neves 7,7% e Eduardo Campos 2,1%.

Advogados de São Paulo se articulam para defender manifestantes presos em protesto


Advogados de São Paulo se articulam para defender manifestantes presos em protesto

Os advogados de São Paulo se organizaram para atuar na defesa dos manifestantes presos no protesto contra o aumento da tarifa do transporte público, na capital paulista. Os defensores começaram a mobilização em uma página criada no Facebook, com o nome Habeas Corpus – Movimento Passe Livre. A ideia dos advogados é providenciar formas de defender as pessoas presos durante a manifestação, mesmo que tenha sido presa em flagrante, e garantir que ninguém seja preso arbitrariamente. Na próxima segunda-feira (17), data da próxima manifestação, diversos advogados estarão nas delegacias de São Paulo para prestar atendimento a quem precisar de um defensor para impetrar pedidos de liberdade. Os causídicos querem evitar que pessoas sejam presas apenas para “averiguação”. Eles também querem defender o direito a livre manifestação, prevista na Constituição Brasileira, de 1988. Informações do Conjur.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Baleia jubarte é encontrada morta no litoral sul da Bahia, o 1° caso em 2013

Baleia jubarte encalha na costa da Bahia (Foto: Divulgação/Projeto Baleia Jubarte)

Uma baleia jubarte encalhou na praia de Barra Velha, na cidade de Nova Viçosa, extremo sul da Bahia, no sábado (8), mas só foi achada na segunda-feira (10), em estado de decomposição, dentro da área da Reserva Extrativista do Cassurubá, informou o Instituto Baleia Jubarte nesta terça-feira (11). Ainda não há confirmação da causa da morte, a primeira registrada no país em 2013, conforme informado pelo projeto.
O animal era um macho adulto com mais de 13 metros de comprimento. Segundo informações do projeto, ao analisar os órgãos, foi percebida "intensa" hemorragia na região dorsal, além de hematomas. Com base nesses indícios, a equipe médica suspeita de que a baleia tenha sido atropelada por um navio. Os médicos veterinários retornam ao local, que é de difícil acesso, na quarta-feira (12), para terminar de examinar o animal.

Operação combate tráfico de drogas em Queimadinha, Feira de Santana

O bairro de Queimadinha, no município deFeira de Santana, a cerca de 100 Km de Salvador, foi ocupado na terça-feira (11) por cerca de 50 policiais civis e militares.
De acordo com a polícia, a operação tem como objetivo combater o tráfico de drogas e os homicídios na região.
Queimadinha é o bairro com maior número de assassinatos em Feira de Santana e também um dos principais pontos de drogas da cidade, informou a polícia. Durante a ocupação a polícia apreendeu munição, uma quantidade de maconha, crack, duas balanças de precisão e produtos usados para o refino de droga.
Segundo o comandante regional leste, coronel Adelmário Xavier, os policiais vão continuar fazendo a segurança no bairro.


FLÁVIO REBOUÇAS FATURA CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA

Flávio venceu concurso nacional que teve participação de 4,5 mil fotógrafos.
Flávio Rebouças ao lado do trabalho finalista do concurso.
Karoline Vital
A fotografia de Flávio Rebouças, “Se entrose na minha”, foi uma das vencedoras do Concurso Cultural “Fotografe o Brasil”. Realizada pela iStockphoto Brasil com patrocínio da Canon, a competição recebeu 30.234imagens de 4.287 fotógrafos de todo o Brasil e estava entre as 11 finalistas.
O jovem nascido em Ipiaú, itacareense de coração e radicado em Ilhéus, volta para casa com uma câmera fotográfica Canon7D. Ele participou da cerimônia de premiação na noite de ontem (11), em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som(MIS).
A foto de Flávio Rebouças foi escolhida pelo diretor criativo da iStockphoto Internacional, Brad Ralph. Além da imagem premiada, ele teve outras duas imagens selecionadas entre as 200 melhores.
- A foto foi espontânea, o registro de um momento de lazer, que fala da cumplicidade, do amor e da beleza natural e humana – disse o fotógrafo, que é coordenador do Núcleo de Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e graduando do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
As imagens finalistas do Concurso “Fotografeo Brasil” ficarão expostas no MIS entre os dias 12 e 16 de junho, no PhotoImageBrasil e no Senac Santo Amaro, em agosto. As fotografias selecionadas podem ser conferidas na página oficial do concurso (www.fotografeobrasil.com.br/). Atualizada às 11h40min.
"Se entrose na minha", a foto vencedora do concurso nacional.
“Se entrose na minha”, uma das fotos vencedoras do concurso nacional.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

PREOCUPADOS COM A COPA, ESTADOS UNIDOS MOSTRA A VIOLÊNCIA NA BAHIA



A preocupação com a violência durante a Copa do Mundo foi tema de publicação do site Bostom.com. A notícia diz que Salvador, um dos maiores destinos turísticos do país, sofre com o aumento de mais de 250% da taxa de homicídios.
O fotógrafo da Reuters, Lunae Paracho, esteve na capital baiana para documentar a patrulha da polícia nas favelas de Salvador, em especial, no Nordeste de Amaralina.

URUÇUCA: COMERCIAL CAMPEÃO MUNICIPAL




Domingo, 9, dia de festa, no Estádio Antônio Ferreira, o Ferreirão, com a presença da prefeita, Fernanda Silva e todo secretariado, foi proporcionado um belo espetáculo, com estádio lotado, a partida entre as equipes finalíssimas do Comercial e Banco do Pedro, na qual saiu vencedora e campeã a equipe do Comercial, pelo placar de 5 x 2. Após o apito final, houve a apresentação de Bandas, em frente ao estádio, onde os torcedores do Comercial puderam comemorar o título.
Antes da partida a prefeita, Fernanda Silva, agradeceu a toda diretoria de esportes, liderada pelo Diretor, Jorge Luiz Sena Gomes, o Bolinha, quando informou que continuará dando total apoio ao esporte uruçuquense e que Uruçuca irá participar do campeonato intermunicipal de futebol amador.
 CONFIRA FICHA TÉCNICA:
COMERCIAL: Wiliam, Seca, Basileu, Fernando, Jojó, Dinei, Lei, Manteiga, Erlan, Pepeta (Alisson) e Jean.
BANCO DO PEDRO: Lucas, Miguel (Fumega), Jairo, Edson, Danilo Coelho, Danilo, Eleonor (Augusto), Givanildo, Adriano (Geovani), Luciano e Jeferson.
Árbitro Central: José Roberto Oliveira
Auxiliares: Alberto Santos  e Wesley Silva Santos
Cartões Amarelos: Erlan e Rafael, do Comercial e Danilo, Givanildo e Adriano, do Banco do Pedro.
Gols: Fernando, 26 min do 1º tempo, Pepeta, aos 4 min, Erlan, aos 10 min, aos 44 min e aos 47 min do 2º tempo, pelo Comercial; Jeferson, aos 15 min do 1º tempo e Augusto, aos 14 min do 2º tempo, pelo Banco do Pedro.
Público Pagante: 1.167 expectadores 
Renda: R$ 2.334,00 (Dois mil trezentos e trinta quatro reais)

ASCOM





















Em amistoso, Brasil vence França e acaba com jejum de 21 anos


Em amistoso, Brasil vence França e acaba com jejum de 21 anos

O Brasil venceu a França por 3 a 0 neste domingo (9), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no último amistoso antes da Copa das Confederações.  Os gols foram marcados por Oscar, Hernanes e Lucas. Com o resultado, o time canarinho encerrou um logo jejum. Desde 1992,  a Seleção não vencia os franceses. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.

Dilma sanciona projeto de lei que transforma 2 de Julho em data nacional


Dilma sanciona projeto de lei que transforma 2 de Julho em data nacional

A presidente Dilma Rousseff sancionou, na semana passada, o projeto que institui o dia 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), autora do projeto de lei 61/2008, que eleva o dia da Independência da Bahia à condição de data nacional, esclarece que a proposição não prevê a criação de mais um feriado nacional, mas faz jus “ao relevante papel que a independência da Bahia significou para a consolidação da libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa”. A parlamentar considera que a instituição da data também vai contribuir para ampliar o debate em torno da restituição do nome 2 de Julho ao aeroporto internacional de Salvador, que passou a ser denominado Deputado Luiz Eduardo Magalhães após a morte do político baiano, em 1998.  A volta do antigo nome ao terminal aeroportuário da capital baiana tramita na Câmara dos Deputados. O projeto de lei 6106/2002 é de autoria do deputado Luiz Alberto (PT-BA).

Rompimento de drenagem pode ter aberto cratera na BR-324


Rompimento de drenagem pode ter aberto cratera na BR-324

A erosão que causou abertura de uma cratera na BR-324 pode ter sido causada pela obstrução ou pelo rompimento do sistema de drenagem pluvial, segundo comunicado da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com a fuga de água no bueiro profundo, transversal à rodovia, com cerca de 7m profundidade em relação ao nível do pavimento, houve carreamento de material terroso, o que criou um vazio por baixo da estrada e, por fim, a abertura do buraco. Na cratera, ficaram expostos uma rede de adução da Embasa e um gasoduto da Bahiagás, já desativados pelas empresas responsáveis. Para atender a uma orientação da ANTT, a concessionária da rodovia, Via Bahia, irá convocar um especialista em dispositivos de drenagem que, juntamente com técnicos da própria concessionária, irá diagnosticar o problema com exatidão e elaborar a solução de forma definitiva. A agência nacional informa que acompanha todos os desdobramentos relacionados à questão, desde os aspectos de engenharia até as ações de segurança viária.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES DEIXA BOMBEIROS SEM VIATURAS NO INTERIOR DA BAHIA


Viaturas como esta são desviadas para a capital para evento da Fifa.

O governo baiano adotou estratégia curiosa para reforçar a segurança na capital do Estado no período da Copa das Confederações. Desde o último final de semana, não apenas homens das polícias rodoviária e Militar e do Corpo de Bombeiros estão sendo desviados para Salvador. Viaturas, também.
Grupamentos do Corpo de Bombeiros em várias cidades (a exemplo de Itabuna) receberam comunicado para enviar veículos de grande porte para a capital. Dentre estas viaturas, a que eles chamam de Auto Bomba Tanque (ABT).
Como geralmente estas cidades possuem apenas uma viatura dessas cada, se ocorrer incêndio de grandes proporções, recorra-se à Fifa. Ou, no caso de Itabuna, aos caminhões-pipas alugados da Emasa…
É fogo…
(Em tempo: estes municípios ficarão – somente – com viaturas para resgates de pequeno porte.)