Pages

quinta-feira, 22 de março de 2012

Feira de Santana: Estudantes protestam contra aumento de passagem

Feira: Estudantes protestam contra aumento de passagem
Estudantes de Feira de Santana realizaram um protesto, na manhã desta quinta-feira (22), em frente ao prédio da Secretaria de Transportes e Trânsito, local escolhido pelo Conselho Municipal de Transporte (CMT) para discutir o reajuste na tarifa de ônibus. De acordo com informações do site Acorda Cidade, a passagem, que custa atualmente R$ 2,35, pode passar a valer R$ 2,50, após o colegiado aprovar a proposta de reajuste de 6% apresentada pela Associação Comercial de Feira de Santana. A mudança agora depende da aprovação do prefeito Tarcízio Pimenta (PDT). A manifestanção realizada pelos alunos que utilizam o sistema de transporte foi acompanhado pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal. Segundo o portal, agentes informaram que foram agredidos por alguns protestantes durante o ato e prestaram queixa na 2ª Delegacia Polícia (DP). 
 

Itabuna: Sessão intinerante é marcada por protestos e tumultos; Nilo ameaçou encerrar evento

Itabuna: Sessão intinerante é marcada por protestos e tumultos; Nilo ameaçou encerrar evento

A sessão plenária itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), realizada nesta quinta-feira (22), no auditório do Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna, foi marcada por protestos e tulmutos entre os participantes e os parlamentares. De acordo com o site Pimenta na Muqueca, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), chegou a ameaçar encerrar o evento por conta de insistentes vaias proferidas pela plateia. Segundo o portal, um grupo da Associação Grapiúna dos Paraplégicos (AGP) presente no encontro dos políticos baianos com a população itabunense, reivindicou a aprovação do Projeto de Lei que assegura a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal. Desta vez, o principal alvo dos manifestantes foi o deputado Ronaldo Carleto (PP), que foi acusado de defender os interesses dos empresários do setor de transporte no estado. Depois das ameaças e da diminuição das vaias e dos protestos, a presidência decidiu prosseguir com a reunião. 

terça-feira, 20 de março de 2012

Itacaré é destaque no portal de notícias G1

 
Nesta segunda-feira (19), Itacaré foi o destaque da série que o G1 está fazendo sobre os destinos turísticos brasileiros. Os encantos do município do sul da Bahia ganharam uma reportagem especial assinada pela jornalista Brenda Coelho.
Com o título “Turistas encontram sossego e adrenalina nas paisagens de Itacaré”, a reportagem faz uma “radiografia” completa sobre o destino, destacando principalmente as praias, rios, cachoeiras, Mata Atlântica preservada, opções de passeios e esportes de aventura como rapel, rafting e arvorismo. 
O portal de notícias apresenta também dicas de culinária, como chegar e se hospedar em um dos cantos mais encantadores da Bahia. O texto traz depoimentos de pessoas de outras regiões do país que se encantaram com as belezas de Itacaré. 

VERGONHA: EM URUÇUCA E BUERAREMA ALUNOS SAEM MAIS CEDO POR FALTA DE MERENDA ESCOLAR

 

Alunos estão sendo obrigados a sair mais cedo das escolas municipais de Uruçuca e Buerarema, por falta de merenda escolar! Muitos alunos da zona rural saem cedo das escolas e ficam na rua perambulando sem poder ir embora porque as Escolas do Estado só saem no horário certo. “E ficamos nós, sem poder ir cedo pra casa nos alimentar, por falta de merenda nas escolas do município! E fica difícil apreendermos! Saímos cedo de nossas casas, na zona rural! Às vezes sem tomar café e ao chegarmos à escola, não tem merenda!” Diz um estudante. 

FORRÓ DA JACUTINGA

 

HANDEBOL DE ITABUNA É CAMPEÃO EM FEIRA

 
Seleções A e B de Itabuna deram show em Feira de Santana. 

A Seleção Masculina de Handebol de Itabuna sagrou-se campeã da Copa Cactus, disputada neste final de semana em Feira de Santana e que envolveu as equipes da Bahia e de Sergipe. Na final, a equipe bateu a forte seleção de Simões Filho, por 25 a 23. Ainda no masculino, a equipe B de Itabuna levou o terceiro lugar da copa.
Seleção feminina, campeã dos Jogos Abertos, ficou em 3º.
No feminino, Itabuna ficou em terceiro lugar ao perder para a Minha Banda Handebol, de Salvador. “Foi uma das melhores equipes da competição”, justifica o técnico Ascendino Montenegro.
O secretário de Esporte de Itabuna, Alcântara Pellegrini, elogiou o desempenho de Itabuna na Copa Cactus e destacou o esforço dos atletas para representar bem o município nas competições regionais.
Pellegrini também destacou a dedicação do técnico Ascendino Montenegro, que comanda as equipes masculina e feminina de Itabuna. As equipes contaram com apoio da UBI e da Inforlaser, além dos dirigentes Léo Teixeira e Dinamar Guimarães.

URUÇUCA RECEBE VISITA DO EMBAIXADOR DA VENEZUELA

Embaixador

 
No último sábado(17), o município de Uruçuca recebeu pela primeira vez em sua história a visita de um embaixador internacional, nesse caso o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz, que cumpriu agenda em Ilheus, sendo recebido pelo prefeito Newlton Lima.
De Ilheus, Max dirigiu-se para o Instituto Biofábrica, a fim de conhecer toda a tecnologia que envolve a produção de mudas. Logo depois seguiu para Uruçuca, acompanhado do Secretário de Ações Regionais de Ilheus, Murilo Brito, assessor da deputada Maria Del Carmem, Rodrigo Dias, deputado estadual Marcelino Galo e do assessor do deputado federal Valmir Assunção, Joelson. Em Uruçuca, a comitiva foi recebida pela vice-prefeita da cidade, Fernanda Silva, pelo presidente da Câmara, Erivaldo Guimarães(Eri), políticos, comunidade, representantes das escolas estaduais, Carneiro Ribeiro e Antonio Cruz e o Diretor da Fábrica de Palmito da Inaceres, Manoel Aboboreira, em uma solenidade realizada na Câmara de Vereadores.
Durante a solenidade, a vice-prefeita Fernanda destacou a importância da cidade receber pela primeira vez uma autoridade internacional, com possibilidade de promover parcerias no futuro, com o objetivo de aprimorar a produção tecnológica entre Brasil e Venezuela tendo Uruçuca como referência.
O embaixador se mostrou muito satisfeito com a receptividade e enfatizou a identidade que há entre Brasil e Venezuela.
Logo a seguir, a comitiva seguiu para a Inaceres, onde conheceu as instalações, o processo de beneficiamento do Palmito e o sistema de produção. Além da Inaceres, Max ficou encantado com as instalações do IF Baiano, onde foi recebido pelo professor Ivan, que apresentou a s principais repartições da escola.
 

 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Remédios vão ficar até 5,85% mais caros a partir de 31 de março

 O preço de medicamentos no páos ficará até 5,85% mais alto. A autorização de reajuste foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo federal. A alta vale a partir do próximo dia 31 em todo o país para duas faixas de remédios, em que a concorrência com os genéricos é mais acirrada.
A permissão maior de aumento (até 5,85%) foi concedida para os medicamentos da faixa 1, categoria em que os genéricos representam 20% ou mais do faturamento. A categoria intermediária, com faturamento entre 15% e 20%, teve reajuste autorizado de até 2,8%. Já entre a categoria com menor participação de remédios genéricos, com faturamento abaixo de 15%, poderá haver redução nos preços de 0,25%.

Incêndio destroi Kombi entre Itabuna/Itajuipe

 

Uma Kombi pegou fogo na tarde de domingo, 18, na BR-101, trecho Itabuna/Itajuípe. Além do motorista, estavam no carro uma mulher e uma criança, que foram para um posto de gasolina próximo e pegaram carona para seguir viagem. Quanto ao motorista, ele foi não foi encontrado no local pela reportagem do Diário Bahia. Ninguém se feriu. 

CARRETA VIRA NA BR 101 E CARGA É SAQUEADA

 
 EUNÁPOLIS - Um caminhão capotou  no km 712 da BR-101. O acidente aconteceu na Curva da Sapucaieira, a seis quilômetros do centro de Eunápolis.
O motorista Rodinei Moura Glismonde, 31 anos, seguia do Espírito Santo para a cidade de Feira de Santana, na Bahia. Chovia, a pista estava molhada e ele perdeu o controle da direção quando subia uma ladeira. O veículo ficou na beira de uma ribanceira de quase 300 metros. 
 
 A situação do motorista - preso na cabine e precisando de socorro -, não comoveu as centenas de populares que em pouco tempo se aglomeram no local para saquear a carga de hortifrutigranjeiros. 
Policiais rodoviários federais precisaram pedir apoio à Polícia Militar para conter o roubo. O resgate do caminhoneiro foi tenso, exigindo muita perícia dos socorristas, pois havia o risco do veículo descer o desfiladeiro.
As equipes do Samu, PRF e PM contaram com apoio de outros caminhoneiros para cortar a cabine do caminhão com um equipamento adequado. Até um guincho foi empregado. 
 
 Depois de mais de uma hora e meia de trabalho, o caminhoneiro foi retirado das ferragens. Com ferimentos leves, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis. 
 

Procissão do Padroeiro de Itabuna

As homenagens a São José no dia dedicado ao santo padroeiro de Itabuna começaram às 7h desta segunda (19) e serão encerradas ao cair da tarde. Às 16h, a tradicional procissão que reúne milhares de fiéis de Itabuna e sul da Bahia. Os religiosos percorrem as principais avenidas do centro e se reúnem novamente na catedral de São José.
A festa sagrada chegará ao fim com a concelebração eucarística comandada pelo bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Gilson Andrade da Silva, e o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula. 

Ibicaraí é o pior em gestão fiscal e aplicação de recursos públicos. Itapé, F. Azul e Buerarema engrossam a lista

 


Ibicaraí é o pior município da Bahia em alocação de recursos públicos e em controle social da gestão fiscal, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). O relatório aponta que a administração municipal, gerida pelo petista Lenildo Santana, terminou o exercício de 2010 com mais restos a pagar do que recursos em caixa, e ainda ultrapassou os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, houve baixos investimentos e alto custo da dívida.
Os municípios de Caém, Ubatã, Itapé, Floresta Azul, Jitaúna, Canavieiras, Iuiú, Buerarema e Ibirataia também enfrentaram os mesmos problemas e subiram ao pódio dos dez piores, respectivamente. Confira aqui a situação de cada município baiano avaliado pelo IFGF. 

Itabuna Rumo ao Rebaixamento

O Itabuna tomou gol aos 46 minutos do segundo tempo e perdeu por 2 a 3 para o Feirense em pleno estádio Luiz Viana Filho, há pouco. O clube mantém-se na lanterna do Baianão 2012 com apenas 7 pontos. O time sofreu a décima derrota em 15 jogos. Empatou quatro partidas e ganhou apenas uma.
A derrota era anunciada desde o início do jogo. Aos 6 minutos, o Azulino tomou o primeiro gol. Paulinho abriu o placar. O Itabuna empatou aos 32min, com o estreante Fernando. O segundo tempo começou assim como a primeira etapa. Jucimar, do Feirense, aos 12min, colocou o time de Feira de Santana novamente na frente.
O Itabuna conseguiu empate aos 41min, com Fernando, mas a zaga entregou os pontos aos 46min, gol de André Cabeça. A situação ruim no campeonato e a sequência de erros da zaga levou o jogador Levi a soltar o verbo. “Sempre tem uma p…. que acontece e nós tomamos virada. Conversar com a diretoria para melhorar essa p….”, disse em entrevista à rádio Difusora.
A situação do time ficou ainda mais complicada no certame. O Azulino tem apenas sete jogos pela frente e só combinação de resultados poderá livrá-lo do rebaixamento. Os times mais próximos da zona da degola são Camaçari (11 pontos), Fluminense (12), Juazeiro (14) e Serrano (15). O Itabuna volta a jogar na próxima quarta (21), às 20h30min, contra o Camaçari. O time praticamente dará adeus ao 1ª Divisão se perder.

domingo, 18 de março de 2012

Associação Comunidade Ativa e AF Ambiental iniciam projeto da Petrobrás em Uruçuca

 

Com a presença de aproximadamente 50 mulheres, foi aberto em Uruçuca, o Projeto Corte e Costura, coordenado pela Associação Comunidade Ativa – Acati em parceria com AF Ambiental, entidade empresarial integrante do Conselho Gestor da Apa da Lagoa Encantada e Rio Almada e gestora técnica e financeira do empreendimento. A iniciativa faz parte do conjunto de projetos sociais aprovados pela Petrobras nos municípios de Almadina, Coaraci, Uruçuca e Ilhéus, visando a geração de trabalho e renda e inclusão social. O apoio do órgão de governo aconteceu como compensação dos impactos causados pela passagem do Gasoduto Cacimbas-Catu, na região.

URUÇUCA PRESTIGIA JUBILEU DE ALMADINA

 

Na tarde desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Vereadores de Almadina foi realizada a Reunião Itinerante da AMURC com intuito de prestigiar o município pelas comemorações dos seus 50 anos de emancipação política.

A comitiva de Uruçuca se fez presente com a Chefe de Gabinete, Fabricia Ferreira, o coordenador de Integração Política, José Alves e o assessor de Comunicação, Alano Sena Gomes, representando o prefeito Moacyr Leite Junior.

O prefeito José Raimundo Laudamo presidiu a sessão com maestria e abriu os trabalhos destacando assuntos como piso nacional dos professores, regionalização do SAMU, digitalização de documentos, Feira dos Municípios 2012 e a luta pela Universidade do Sul da Bahia.

Prefeitos e representantes de Uruçuca, Coaraci, Ibicuí, Dario Meira, Ibicaraí, Floresta Azul, Aurelino Leal e Itaju do Colônia prestigiaram o considerado professor dos prefeitos. “Parabenizamos o jubileu de Almadina com um forte abraço do amigo Moacyr ao prefeito e seus munícipes”, disse a chefe Gabinete Fabricia Ferreira.