Pages

sábado, 26 de janeiro de 2013

SEGUNDA CHAMADA DO SISU

concurso marcando

Na próxima segunda (28), será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) a segunda chamada de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no site do programa.

Os selecionados nesta etapa terão os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição de ensino.

A partir de segunda até o dia 8 de fevereiro, os candidatos poderão aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Pode participar quem não foi selecionado em nenhuma de suas opções de curso nas chamadas regulares ou foi aprovado na segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula.

Horóscopo do dia 30/01/2013


ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Em um dia ótimo para tomar providências práticas sobre assuntos de trabalho, você se dá com um empregado diligente e de senso apurado. Basta ouvir suas dicas e observações! Não adie compromissos burocráticos.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
Astral perfeito para você mostrar ao mundo toda a sua habilidade manual e refinamento estético. O amor se tornará evidente através dos pequenos gestos de cuidado, carinho e atenção. As palavras serão dispensáveis.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Saturno e Sol indicam: obrigações e responsabilidades de trabalho podem pesar no seu planejamento de férias e viagens nestes dias; convênios de saúde trazem pendências a resolver. Amores em dia complicado.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Lua e Vênus em ângulo positivo sugerem alto desempenho nas artes aplicadas e ótimo senso prático para se relacionar com todo tipo de pessoa. Você receberá notícias sobre um trabalho ou emprego, mostre empenho e interesse.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Sol e Saturno pegam os leoninos em cheio nestes dias, o que pode ser traduzido como fraqueza orgânica geral, ou desânimo diante da vida, ou humilhação por parte de um superior. São correções de percurso.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
Lua em seu signo arma excelente aspecto com Vênus, indicando um ótimo dia para você reservar um tempo maior para se dedicar às atividades que gosta. No amor, se não houver chão firme, você se retrairá.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
Conte com um belo astral para tornar sua casa mais atraente e gostosa! Você está talentoso para arranjar as coisas de um jeito mais eficiente e bonito em casa. O Sol em Aquário potencializa seus talentos; empregue-os objetivamente.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Repetindo a tendência dos últimos dias, você pode parecer chato, azedo e estraga prazeres para alguns, mas é por meio de sua intervenção que algumas pessoas irão cair em si, ou na realidade. Mas tenha fé e esperança!

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Não tem sido um período fácil para você e, em alguns dias, como hoje, pequenos eventos trazem mais desânimo ou falta de fé. Saturno avisa: se algo não está dando certo, é por não ser relevante ou não ter amadurecido.

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Se você quiser ter mais controle sobre os seus planos futuros, especialmente com um amigo, terá de alocar mais recursos e dinheiro no projeto ou na empreitada. Escolha. Lua e Vênus ajudam você na amizade e no amor.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
Sol e Saturno em ângulo estratégico indicam que você já entendeu que precisará se curvar a alguns ditames sociais, a certas responsabilidades e compromissos de carreira e trabalho. Tente neutralizar a melancolia.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
Para desanuviar um pouco o clima sério e a chamada à razão destes dias, eis que a Lua se entende com Vênus, criando o cenário perfeito para um bom encontro com amigos e ótimo para namorar. Sutileza e refinamento!


Resumo das Novelas 30/01/2013


Berna diz não reconhecer Wanda. Antônia pede dinheiro a Lívia para pagar a fiança de Wanda. Lívia marca de se encontrar com Morena. Theo exige que Morena conte o que está escondendo. Érica lamenta o jeito como agiu com Theo. Bianca liga para Stênio. Wanda manipula um dos policiais. Celso é rude com Antônia na rua. Aída procura Nunes. O coronel afirma a Wanda que pagará sua fiança. Mustafá avisa a Pepeu que tem como saber se foi ele quem roubou o dinheiro de sua casa. Irina fala para Rosângela que sua vida vai mudar quando Russo voltar. Lívia espera Morena em frente à casa de Theo. Lucimar e Nilceia combinam de ir ao apartamento de Helô. Morena discute com Theo. Lívia descobre que Morena pretende encontrar Helô para contar toda a verdade.

Laura interpreta mal a conversa com Edgar e conclui que o ex-marido está com Heloisa. Isabel deixa claro para Albertinho que vigiará sua aproximação de Elias. Celinha e Constância discutem. Praxedes dá voz de prisão para Mário, Frederico e Luciano. Edgar conta para Jurema que escreverá uma matéria no jornal e pede segredo, revelando que assinará o texto com nome falso. Zé Maria aceita desafiar o lutador de jiu-jítsu, quando Isabel chega para tentar impedir.

Juliana e Nando se explicam para Charlô. Dino pede para falar com Roberta. Nieta se lamenta com Carolina. Otávio reclama de Charlô ter saído com Zenon. Felipe leva Natália ao zoológico. Frô implica com Nieta. Nando pede ajuda a Ulisses sobre seu dilema entre Roberta e Juliana. Dino pede demissão. Juliana diz a Vânia que está cada vez mais interessada em Nando. Frô pensa em ser modelo. Felipe começa a ter fantasias no zoológico. Olívia ouve Otávio contratar um detetive para investigar Zenon e conta para Charlô. Nieta faz um bolo e decide levá-lo para o marido. Roberta pede para Dino desistir de sua demissão. Felipe discute com o guarda do zoológico. Charlô procura Zenon, e Carolina se irrita. Nando presencia o encontro entre Fábio e Juliana.

Vitor relembra do incidente que causou sua prisão. Gil confessa para Marcela que gosta de Ju, mas que se sente confuso em relação a Lia. Lia tenta acalmar Vitor, que conta toda sua história para a menina. Vitor tenta beijar Lia, mas ela pede que eles sejam apenas amigos. Fatinha convence Vitor a lhe dar uma carona até o hostel. Lia se emociona ao ler uma antiga carta de Dinho, e Tatá a conforta. O programa de Pilha entra no ar na TV Orelha. Ju visita Lia e pergunta sobre seu passeio com Vitor. Bruno vê Fatinha com Vitor e enfrenta o motoqueiro.

Tony se veste de enfermeiro e passa pelos seguranças com Bárbara na maca. Germana percebe uma cicatriz no pé de Paco. Tony gosta de saber que a arma de Bárbara ficou na casa de Paco. Germana se lembra do incidente em que Paco feriu o pé na infância e tem certeza que ele está vivo. Paco revela sua identidade a Germana. Afonso pergunta se Germana está bem e ela diz que sonhou com Paco. Silva encontra a arma no armário de Paco, limpa as digitais e a recoloca no lugar. Germana pergunta como Afonso se sentiria se o filho morto retornasse. Paco enterra a arma e Silva pega e a entrega para Tony. Sal fica furioso e diz que ama Moa. Sal arruma as coisas. Dio não se rende a Greta. Eduardo lidera uma manifestação da “Nação Mendiga”. Sal vai embora e Moa fica arrasada. 

Isabel exige que a enfermeira a deixe ver Magno e as duas discutem. Danilo conta para Norberto que sabe sobre o cassino clandestino e finge dar razão a ele por ter tentado matá-lo. Mirela revela para Celina que está namorado Vicente. A enfermeira de Magno acusa Norberto. Isabel, nervosa, diz à repórter que se seu marido fosse um bandido, o entregaria à polícia. Celina acusa Mirela de traição e a estapeia. A arquiteta revida e afirma que seu envolvimento com Vicente foi após a separação. Norberto afirma que vai recontratar Adriana, a pedido de Danilo, em troca do depoimento a favor do vilão. Eduardo pede para encontrar Isabel, que aceita. Fabiana se irrita ao saber que Adriana será recontratada e exige saber o motivo. Norberto revela sua combinação com Danilo para a secretária.

Olívia diz a Firmino que não se pode criar uma criança na escola. A diretora afirma que Firmino e Helena não têm estrutura familiar para cuidar de uma criança. Helena pede para Olívia deixar a bebê ficar. A bebê está no quarto de Firmino, Carmen e Marcelina a contemplam. Rosa comenta com Ricardo que eles poderiam ficar com Juju até mãe dela voltar. Na sala de música, as crianças cantam em tom baixo para não acordar Juju. Miguel afirma a Firmino e Graça que Juju está perfeitamente sadia. Rosa vai conversar com o juiz, que dá a custódia temporária para ela ficar com a bebê. Paula conversa com José e fala em ficar com a garotinha. Olívia conta a Glória que abriu a vaga para professora de inglês na Escola Mundia do interior. Glória fica confusa, pois teme as mudanças para Tom, que está se adaptando.


JABES DIZ QUE A PREFEITURA ESTÁ LISA



Servidores da prefeitura de Ilhéus, acamparam durante todo o dia de ontem, reivindicado os salários de dezembro e 13º. O prefeito Jabes Ribeiro, deixou bem claro para a equipe de negociações, que não tem dinheiro para quitar o débito e que até o salário de janeiro, ele não sabe se vai pagar. Revoltados e com palavras de ordem " Fora Jabes ", eles prometem fazer uma greve por tempo indeterminado.


Ronco prejudica mais coração do que fumo e obesidade


Ronco prejudica mais coração do que fumo e obesidade

Nem cigarros, álcool ou comidas gordurosas: o maior inimigo do coração pode ser o ronco. Um estudo surpreendente apontou que os “roncadores” são mais propícios a ataques cardíacos do que fumantes, obesos e pessoas com colesterol alto. Isso porque quem ronca tem mais probabilidade de desenvolver um espessamento ou anormalidades na artéria carótida que alimenta o cérebro. Esta condição é anterior ao endurecimento das artérias, o que leva a infartos e hemorragias cerebrais. “Pacientes que roncam precisam de tratamento da mesma maneira que os que têm apneia, pressão alta ou outros riscos cardiovasculares”, explica o coordenador da pesquisa, Robert Deeb, do Hospital Henry Ford, em Detroit, nos EUA. Atualmente, cerca de 40% dos homens e 24% das mulheres roncam.

Egito: 21 torcedores são condenados à morte por briga em estádio


Egito: 21 torcedores são condenados à morte por briga em estádio

Vinte e um torcedores acusados de participação em um confronto que terminou com 74 pessoas mortas no estádio de Port Said, em fevereiro do ano passado, foram condenados à morte por um tribunal egípcio. O confronto entre torcedores dos times al-Masry e al-Ahlym foi considerada o episódio mais violento da história do futebol egípcio. Na ocasião ela resultou em uma onda de protestos, onde outras 16 pessoas morreram. A decisão foi anunciada um dia depois de uma série de manifestações marcar o segundo aniversário da queda de Hosni Mubarak. Após o anúncio, parentes dos acusados tentaram invadir a prisão de Port Said e dois policiais foram mortos. Informações da emissora estatal do país Nilo TV

PF ERRADICA PLANTAÇÃO DE MACONHA EM MARAÚ


Policiais federais da delegacia de Ilhéus erradicam plantação de maconha em Maraú.
Policiais federais da delegacia de Ilhéus erradicam plantação de maconha em Maraú.

A Polícia Federal erradicou, hoje, uma plantação com cinco mil pés de maconha próximo à Cachoeira do Tremembé, no município de Maraú. A erva foi erradicada por agentes da delegacia da PF em Ilhéus. De acordo com eles, a quantidade de erva erradicada seria suficiente para produzir uma tonelada e meia de maconha.
Os policiais também descobriram, no meio da plantação, uma ossada humana enterrada em cova rasa e ainda em estado de decomposição. Suspeita-se que a ossada seja de um traficante conhecido como Washington. De acordo com as investigações da polícia, ele era o responsável pelo cultivo de maconha.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PREFEITA FERNANDA DE URUÇUCA ASSINA CONVÊNIO PARA IMPLANTAÇÃO DA CIDADE DIGITAL




A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, desembarca em Brasília, no começo da tarde, desta segunda-feira (28), juntamente, com prefeitos de todo Brasil, para um encontro com a presidente Dilma Rousseff. A assessoria da presidente, já confirmou que ela participará da abertura do “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas”, na Ala Sul no Auditório do Planalto, às 17h00min.
Na terça-feira, Fernanda Silva (Uruçuca) fará parte de um grupo de 80 prefeitos de municípios, escolhidos para o projeto Cidades Digitais. A assinatura do convênio, entre as prefeituras e o Ministério das Comunicações, vai proporcionar a oferta de internet sem fio para a população.
A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, parabenizou o professor de Ciência da Computação do IF Baiano, Rafael Ferreira Lopes, pelo projeto que beneficiou o município e disse que, a implantação da cidade digital vai proporcionar qualidade ao nosso povo. As cidades incluídas no projeto do governo federal terão recursos para investir em tecnologia e rede de internet. Para o cidadão, o ganho prometido é na melhoria da qualidade do atendimento.
As cidades que participaram da seleção foram avaliadas conforme capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede.
Elas foram classificadas por meio de pontuação de critérios, definidos no edital de chamada pública nº 01/2012, bem como o índice da receita corrente “per capita” da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto e densidade domiciliar de acesso à banda larga.
ASCOM

Campeonato Carioca, 2ª Rodada




Bangu e Botafogo ficam no empate sem gols

O Botafogo perdeu a chance de encostar na liderança do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Nesta quinta-feira, em jogo no Estádio de Moça Bonita, o time do técnico Oswaldo de Oliveira empatou por 0 a 0 com o Bangu, permitindo que os líderes da chave abram vantagem.

Com o resultado pouco inspirado, o Botafogo foi a quatro pontos – Vasco e Friburguense, que jogaram na véspera, somam duas vitórias cada e já somam seis pontos nas primeiras posições do grupo. O Bangu, por sua vez, havia perdido para o time de Nova Friburgo na primeira rodada (2 a 1) e contabiliza apenas um ponto no Grupo B.

SANTOS É CAMPEÃO DA COPA SÃO PAULO 2013




O Santos coroou a boa campanha na Copa São Paulo de 2013 conquistando o título da competição nesta sexta-feira, data do aniversário da cidade de São Paulo. Com boa atuação das jovens revelações Neilton e Giva, a equipe santista venceu o Goiás, por 3 a 1, e conquistou o bicampeonato da competição de juniores após 29 anos de jejum - o primeiro título alvinegro foi em 1984. Muito superior na primeira etapa, o time paulista abriu dois gols de vantagem e ainda teve que superar dois sustos no início do segundo tempo para, enfim, levantar a taça novamente.

Na fase de grupos, os santistas conquistaram duas vitórias e um empate. Já na segunda fase, o Peixe passou por Náutico (5 a 1). Nas oitavas e quartas de final, a equipe se classificou nos pênaltis.Vagas conquistadas diante do Grêmio Osasco-SP (1 a 1 no tempo normal e 4 a 3 nas penalidades) e Audax-SP (1 a 1 nos 90 minutos e 4 a 3 nas penalidades). Na semifinal, em noite inspirada de Neilton, o Peixe venceu o rival Palmeiras por 3 a 2.


URUÇUCA: FERNANDA SILVA NEGA INSATISFAÇÃO DO VICE


A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), manteve contato com este blogueiro e negou que a relação com o vice Marcelo Dantas (PC do B), esteja estremecida. A prefeita informou que se encontra na capital do estado, e Marcelo ficou na prefeitura despachando.

“ a relação com Marcelo é ótima, prova disso é que estou em Salvador e ele ficou na prefeitura. não existe nenhum problema entre a gente, o nosso governo será de união”, declarou Fernanda.

ITABUNA: INCÊNDIO DESTRÓI UM ANDAR DO BANCO DO BRASIL

fghjj


Na madrugada desta sexta-feira o banco do Brasil do centro de Itabuna, os bombeiros foram acionados e conseguiram controlar o fogo que destruiu boa parte do segundo andar.

Neste momento a Polícia Técnica está fazendo o levantamento no local, e segundo o gerente, nesta sexta-feira a agencia não vai funcionar, apenas a agencia que fica na prefeitura estará funcionando normalmente.

O andar destruído pelo fogo funcionava o setor de empréstimo e pessoa jurídica, sendo que os dossiês dos clientes ficam todos alocados neste andar, tanto das empresas, quanto da pessoa física.

Prefeitos vão a Brasília em busca de melhorias para municípios



Depois que trezentos e oitenta e sete cidades não receberam, no último dia 10, o repasse da primeira parcela do ano do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), sequestrado para pagamento de dívidas das prefeituras com a União, principalmente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),  a presidenta Dilma Rousseff vai decidir ainda esta semana sobre a possibilidade de ser feito um encontro de contas previdenciárias dos municípios. A medida – que pode ser anunciada no Encontro Nacional com Novos Prefeitos, na segunda-feira (28), em Brasília – deve aliviar a situação de endividamento de muitas cidades brasileiras. O instrumento é um balanço entre o que as prefeituras devem e o que têm a receber do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa conta, em muitos casos, pode diminuir consideravelmente e até zerar a dívida de algumas cidades.
A prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva desembarca em Brasília nesta segunda-feira e já disse ser favorável a este acordo, para que os municípios não venham passar por situação piores que as deixadas pelos ex-gestores que perderam as eleições.
Fernanda comentou que só o município de Uruçuca sofreu sequestro de R$ 290.428,20 (Duzentos e Noventa Mil, Quatrocentos e Vinte e Oito Reais e Vinte Centavos), que lhe deixou impossibilitada de trabalhar nos primeiros dias do seu governo. "Não tinha dinheiro pra comprar nada, foi uma verdadeira maldade do ex-gestor e que prejudicou o nosso trabalho frente a comunidade".
ASCOM

SEM CESTA BÁSICA, MULHER FICA NUA NA PREFEITURA


Mulher fica pelada por não receber cesta básica (Foto Políticos do Sul da Bahia).

Uma mulher ficou nua, ontem, no Centro Administrativo Firmino Alves, em Itabuna. Ela foi até o gabinete do prefeito pedir uma cesta básica e avisou que tiraria a roupa se não fosse atendida. O prefeito Vane do Renascer se encontrava em Salvador.
A manifestação da cidadã ocorreu praticamente no mesmo instante em que funcionários municipais protestavam pelo recebimento do salário de dezembro.

COELBA DIZ QUE REDUÇÃO DE TARIFA NÃO AFETARÁ INVESTIMENTOS


A Coelba informou hoje que a redução de 18,96% na tarifa residencial e 22,56% no fornecimento de energia para o setor industrial não afetará a capacidade de investimento da empresa. A explicação é que o desconto nas tarifas foi viabilizado pela “redução dos custos da energia comprada e dos encargos e tributos do setor elétrico”.
A nota ainda cita que o desconto na tarifa também não atingirá a “manutenção do sistema elétrico” da empresa. A manutenção de rede é um dos pontos mais criticados da Coelba.
Eletricitários dizem que a empresa terceirizou o serviço e vem se utilizando de técnicos que desconhecem toda a complexidade da rede. Na ponta, consumidores residenciais, comerciais e industriais se queixam das interrupções constantes no fornecimento de energia.
ECONOMIA
Com o desconto na tarifa de energia já em vigor, clientes residenciais que consomem 80 kw/h pagam hoje R$ 46,41. Em fevereiro ou início de março – dependendo da data de vencimento – pagará R$ 37,61. Quem gasta 140 kw/h por mês, em vez de R$ 81,22 pagará R$ 65,82.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DOR DE CABEÇA (Dr. Drauzio Varella)



Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição frequente, de intensidade variável e características distintas. Ela pode ser classificada, segundo suas causas determinantes, em cefaleias primárias e cefaleias secundárias. Ao primeiro grupo pertencem as dores de cabeça que indicam, ao mesmo tempo, a enfermidade e o sintoma. Ao segundo, aquelas que estão correlacionadas com outras doenças. Por exemplo: infecções bacterianas e virais (sinusite, meningite, encefalite, gripes e resfriados, entre outras) fibromialgia, aneurismas, tumores cerebrais, avc, hipóxia cerebral, lesões cranianas, distúrbios oftalmológicos e do ouvido, etc. Há casos, porém, em que não é possível definir a causa da dor de cabeça.
Dores de cabeça podem ocorrer em pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Essa queixa também comum na infância pode estar relacionada com um distúrbio físico, emocional ou psicológico, ou ainda ser efeito colateral de algum medicamento.
Tipos e sintomas
Existem inúmeros tipos de cefaleias primárias. Os mais frequentes são a cefaleia tensional, a cefaleia em salvas e a enxaqueca.
A cefaleia tensional costuma ser a mais prevalente e pode ser aguda ou crônica. Como o nome diz, resulta da tensão prolongada da musculatura cervical (ao redor do pescoço) e da musculatura ao redor do crânio. Em geral, é uma dor em peso ou aperto, bilateral, de intensidade leve ou moderada, que se manifesta na testa, na nuca ou na parte de cima da cabeça.  A duração da crise varia bastante. No entanto, em geral não impede que a pessoa exerça suas atividades rotineiras.
Na cefaleia em salvas (cluster headache), a dor é pulsátil, muito forte, de um lado só, na região têmporo-frontal, na face e na órbita ou no fundo de um dos olhos. Queda da pálpebra, congestão ocular (o olho fica vermelho e lacrimejante), obstrução nasal e coriza são outros sintomas que se manifestam também no lado afetado pela dor. As crises vêm agrupadas, são diárias (de uma a oito por dia), muitas vezes ocorrem durante a noite, e podem repetir-se por dias ou meses. Assim como desaparecem de uma hora para outra (remissão espontânea), podem voltar de repente.
Acredita-se que a cefaleia em salvas tenha origem no hipotálamo, uma estrutura cerebral ligada aos ciclos sono-vigília, e que haja alguma correlação entre essa dor e a apneia do sono. O distúrbio se manifesta mais nos homens do que nas mulheres, durante a segunda e terceira décadas da vida.
A enxaqueca, ao contrário, afeta mais as mulheres. Também chamada de migrânea, é um distúrbio neurovascular crônico, multifatorial e incapacitante. As crises podem surgir em qualquer idade, mas é mais comum terem início na adolescência.
O sintoma característico é a dor de cabeça unilateral e latejante, de intensidade média ou forte, que pode ser precedida por uma aura premonitória (embaçamento da visão ou aparecimento de pontos luminosos, manchas ou linhas em zigue-zague).  Outros sintomas são náuseas, vômitos, sensibilidade à luz (fotofobia), aos sons (fonofobia), aos movimentos e irritabilidade.
Diagnóstico
O diagnóstico dos diferentes tipos de cefaleia começa pelo levantamento da história do paciente e pelo exame clínico e neurológico com o objetivo de determinar as causas e as características da dor. Alguns exames de sangue e de imagem, como ressonância magnética, tomografia de crânio e eletroencefalograma podem ser necessários para estabelecer o diagnóstico diferencial.
Tratamento
Nos casos de cefaleias secundárias, o tratamento se voltará para o controle das enfermidades de base. Quanto às cefaleias primárias, ele varia de acordo com o tipo da doença. Crises esporádicas de cefaleia tensional costumam responder bem ao uso de analgésicos comuns. Nos quadros crônicos, medicamentos antidepressivos têm-se mostrado eficazes. Mudanças no estilo de vida que ajudem a controlar a tensão e o estresse, assim como a prática de exercícios físicos e de relaxamento são medidas importantes tanto para a prevenção quanto para o alívio da dor.
O tratamento das cefaleias em salvas tem basicamente dois objetivos: prevenir novas crises e cortar a dor tão logo tenha se manifestado. Na verdade, esse tipo de cefaleia só responde a medicamentos que agem diretamente sobre os receptores da serotonina. O efeito é bastante rápido se forem injetados por via subcutânea no início da crise. A inalação de oxigênio é outro recurso terapêutico útil para controle da dor. Quanto ao tratamento preventivo, existem vários medicamentos que apresentam bons resultados, mas só devem ser utilizados com indicação médica.
Muitas vezes, os episódios de enxaqueca podem ser controlados com analgésicos comuns. Quando isso não acontece, existe uma classe de drogas chamada triptanos, que apresenta bons resultados no controle da dor e baixa incidência de efeitos colaterais. A resposta ao tratamento é mais eficaz, quando iniciado logo que surgem os primeiros sintomas.
Recomendações
 * Esteja atento: deve ser encaminhada para assistência médica imediata a pessoa com dor de cabeça forte, que surge de repente, ou persiste por dias, não cede com o uso de analgésicos comuns e está associada a sintomas como confusão mental, sonolência, febre alta, desmaios, convulsões, rigidez da nuca ou alterações motoras.

Jequié fica alagada após forte chuva


Homem nada em rua alagada. (Foto: Jequié Urgente)
Homem nada em rua alagada. (Foto: Jequié Urgente)

Com a chuva intensa que caiu na terça-feira (22), a cidade de Jequié ficou alagada. As seis horas de tempestade foram suficientes para que a água tomasse as ruas, casas e até mesmo o pátio da rodoviária. 
Por conta dos alagamentos, pelo menos 60 pessoas ficaram ilhadas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e as famílias removidas das localidades de risco. O volume de água do rio Jequiezinho, que corta a cidade, aumentou com a chuva. Texto: Radar Notícias
 
Loteamento Vila Central ficou inundado. (Foto: Jequié Urgente)
Loteamento Vila Central ficou inundado. (Foto: Jequié Urgente)

BRASIL: Cartão eletrônico substituirá carteira de trabalho

Um cartão eletrônico deve substituir a carteira de trabalho em meados do próximo ano. Se não houver tropeços, a novidade será apresentada pelo governo do PT na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. Batizado de Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social), o projeto está na Câmara de Gestão. A meta de Dilma é vê-lo pronto ainda este ano, noticia o Estadão. O cartão eletrônico possibilitará a cada trabalhador verificar se a empresa depositou, por exemplo, sua contribuição previdenciária e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ainda de acordo com a matéria, o fim da carteira será possível com a criação de uma base única de informações sobre a relação da empresa com seus empregados. O projeto reúne o INSS, a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e a Caixa.

Campeonato Carioca, 2ª Rodada






Flamengo tropeça no Madureira

De volta a Conselheiro Galvão após oito anos, o Flamengo não conseguiu repetir o resultado da última passagem pelo estádio do Madureira. Até chegou perto e fez 1 a 0, placar de 2005, mas tropeçou nos próprios erros e não passou de um empate por 1 a 1, pela segunda rodada da Taça Guanabara. O time de Dorival Júnior abriu vantagem no fim do primeiro tempo, com Ibson, mas viu o adversário chegar à igualdade no início da etapa final. O capitão Rodrigo, de pênalti, marcou. O Flamengo foi melhor durante quase todo o jogo, mas pecou nas finalizações e não esteve livre dos sustos, principalmente nos contra-ataques.

SUL DA BAHIA: Chuva renova ânimo dos produtores baianos de cacau


A forte chuva que caiu nos últimos três dias em todo Estado, principalmente, no sul da Bahia, renovou a esperança dos agricultores e animou os produtores de cacau, já que a região vinha sofrendo com uma longa estiagem. A falta de chuvas estava causando a perda progressiva de floração, em algumas áreas de transição mais afastadas do litoral, o cacaueiro já estava começando a secar devido à falta de umidade no solo. Para a safra intermediária, que começa oficialmente em maio, ainda não foram divulgadas previsões, em virtude da estiagem que estava impossibilitando qualquer avaliação de resultado. Grande parte do litoral baiano, onde se concentra a maior área com a produção de cacau, é também a região onde se espera o maior volume de chuvas. São esperados ao longo da semana, um índice de 125 mm de chuva, e isto deve melhorar a qualidade das plantações e aumentar o volume de colheita. De acordo com o clima tempo, a máxima em Ilhéus, chega a 28º e mínima a 23º. O mesmo deve acontecer em Itabuna, que terá chuvas durante o dia e a noite e são esperados só para esta segunda-feira, 21, 23 mm de chuva. (Mercado do Cacau)

EM GREVE, FUNCIONÁRIOS DO SÃO JOSÉ ESPERAM POR NEGOCIAÇÃO


são joseO repórter Coutinho Neto, da Santa Cruz AM, entrevistou funcionários do Hospital São José na manhã de hoje (23).

Os servidores, que iniciaram greve no último sábado (19), reclamam da falta de diálogo com a direção do hospital, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus.

Desde a deflagração, nenhuma conversa foi iniciada visando a negociação dos salários atrasados e, consequentemente, o fim no movimento.

Apesar da falta de condições de trabalho, 30% do efetivo da unidade foi mantido para realizar os serviços básicos.

MARCELINO GALO E GUILHERME MENEZES ENTRAM EM TENDÊNCIA E SE FORTALECEM NA BAHIA


Guilherme Menezes e Marcelino Galo anunciam a entrada no Movimento PT - FOTO Juliana Costa

Depois de anunciarem a fusão dos grupos políticos, o deputado estadual e o prefeito de Vitória da Conquista, Marcelino Galo e Guilherme Menezes, respectivamente, participam do encontro da tendência do Partido dos Trabalhadores, Movimento PT, para oficializar a entrada dos grupos na corrente. A plenária estadual acontece no próximo sábado (26), onde os petistas agora vão debater a nova constituição interna da agremiação, ampliar as ações políticas e referendar a tendência como uma das mais importantes da sigla no estado. Os quadros políticos, cerca de 200 pessoas, lotarão o auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, para conhecerem as referências nacionais da tendência.

Neste encontro, além dos dois petistas, ainda terá o deputado federal de Pernambuco, Fernando Ferro (PT-PE), o líder do movimento dos sem terra e deputado estadual pela Paraíba, Frei Anastácio (PT), e o coordenador nacional da Movimento PT, Romênio Pereira. “A ministra de Direitos Humanos do governo Dilma, Maria do Rosário, faz parte da tendência Movimento PT. Ela ocupou a liderança do PT na Câmara Federal, cargo exercido pelo parlamentar Fernando Ferro, chegou à presidência da Casa com Arlindo Chinaglia [de 2007 a 2009], que atualmente exerce a liderança do governo Dilma na Câmara dos Deputados, além de ser a responsável pela articulação institucional do partido no Brasil”, pontua Marcelino Galo.

O secretário de Mobilização do PT na Bahia, membro da Coordenação Nacional do Movimento PT no estado, Moyses Leal, a vice-presidenta do PT de Lauro de Freitas, Marta Cordolino, e Odilon Nogueira, ambos do Diretório Estadual do PT, também participam do encontro de sábado em Salvador. De acordo com Moyses, “isso mexe com o processo de disputa interna do PT e expõe a pluralidade e o caráter democrático que o PED [Processo de Eleição Direta] estabelece no partido. Estamos unindo forças a duas grandes personalidades da política nacional e baiana, que são o prefeito Guilherme Menezes e o deputado Marcelino Galo”.

Ainda de acordo com o líder petista, essa aliança vai preservar os interesses dos movimentos sociais em relação à construção de uma sociedade mais justa e democrática. “Guilherme e Galo são líderes políticos que têm suas histórias traçadas seguindo as características dos movimentos sociais de luta pela terra, por direitos humanos, que se entrelaçam dentro do PT. Todo esse conjunto vem compor e fortalecer essa política estadual que está alinhada à defesa dos interesses do projeto nacional e estadual, iniciado pelo ex-presidente Lula e continuado com o governo de Dilma, e liderado na Bahia pelo governador Jaques Wagner”, completa.

PAU BRASIL: PREFEITURA SUCATEADA


DSCF5451

O Prefeito de Pau Brasil, Dr Alberto (PDT), tem uma grande tarefa em Pau Brasil. Na verdade, a cidade precisa passar por uma reconstrução. O ex-prefeito Antonio Prado (PMN), deixou a cidade sucateada, deixou os salários dos servidores sem pagar os meses de novembro, dezembro e décimo terceiro.

Para complicar a situação, nenhum veículo da Prefeitura tem condições de uso, a garagem da frota municipal mais parece um ferro velho, várias servidores em desvio de função, patrimônio da Prefeitura em locais indevidos,carro do gabinete sabotado com água no reservatório de combustível, hospital fechado, escolas com telhado desabando.

No que se refere às contas públicas, são mais de 8 mil cheques emitidos sem a devida organicidade, a gestão passada não abriu as contas pra se saber de fato o fluxo de caixa,várias pessoas estão procurando a administração buscando pagamentos, convênios
sem conclusão.

A equipe está trabalhando até os finais de semana para dar conta de tomar pé da situação a situação do Município é calamitosa, de cada 15 habitantes 1 é funcionário da Prefeitura, o Município
trabalho com o dobro da sua necessidade em relação ao funcionalismo.

O prefeito Dr Alberto já fez várias reuniões antes e depois da posse com vários entes do Governo buscando soluções para os problemas do Município.

AMÉLIA AMADO: SECRETÁRIO DIZ QUE ESTRUTURA DE OBRA NÃO FOI AFETADA



Pista cedeu com grande acúmulo de água, mas secretário diz que estrutura de cobertura do canal não foi afetada.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, Marcos Monteiro, disse que a estrutura inferior de cobertura do canal da Avenida Amélia Amado não foi afetada pelos acidentes com dois caminhões ontem à tarde (relembre aqui). Segundo ele, engenheiros da prefeitura foram enviados ao local e constaram que “parte do cascalho que recobre a laje cedeu com as chuvas”, provocando o acidente, mas não foi gerado “qualquer dano à estrutura”.
A parte afetada, conforme imagens, foi a superior, de calçamento do canteiro central da avenida, no cruzamento com a Juracy Magalhães. Segundo Marcos Monteiro, a construtura responsável pela obra, a Casa Própria, se comprometeu a adotar as providências necessárias para repor e compactar o cascalho. O canteiro central também ficou destruído.
O secretário informou, ainda, que “a avaliação preliminar descarta qualquer risco de acidentes com maior gravidade no local”. Monteiro, no entanto, não diz quando as obras de conclusão do canal vão recomeçar. Os pagamentos à empresa estão sendo auditados pelo governo. O trecho foi dado como concluído pelo ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), que até inaugurou a obra em 28 de dezembro, três dias antes de deixar o cargo (reveja aqui).

1358864892608

Maria Quitéria é eleita nova presidente da UPB


Maria Quitéria é eleita nova presidente da UPB

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi eleita nesta quarta-feira (23) presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). No bate-chapa, que teve a participação do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), a gestora, primeira mulher a comandar a entidade, obteve 207 votos dos 352 prefeitos do interior do estado que compareceram à sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante todo o dia. Cardoso cravou, no total, 141 indicações dos alcaides baianos. Quatro sufrágios foram anulados. Maria Quitéria comandará a UPB até o final de 2014. A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, contará ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Salvador: Quase 400 prefeitos podem votar hoje na eleição da UPB



Luiz Caetano (Presidente da UPB) ao lado de Fernanda Silva (Prefeita de Uruçuca)

Fernanda Silva (Prefeita de Uruçuca), Maria Quitéria (Candidata da UPB) e Marcelo Nilo (Presidente da Assembleia Legislativa do Estado. 
A manhã foi de intenso movimento na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) para a eleição que escolhe hoje o novo presidente da entidade. Desde que a votação foi iniciada, muita gente circula pelo salão, onde estão as urnas. Houve momentos de pico, entre as 9h e às 11h com a chegada de muitos prefeitos de cidades do interior do estado. Porém, mesmo nas horas de baixa havia muita gente na casa comentando sobre o pleito.
 Os candidatos chegaram, em momentos distintos, à entidade. Maria Quitéria Mendes (PSB) foi uma das primeiras a votar junto com o atual presidente, Luiz Caetano. Já Wilson Cardoso (PSB), candidato de oposição, a atual administração, chegou no meio da manhã, falou com alguns prefeitos, votou e continua na entidade.
Até a última segunda-feira, 21, apenas 10% das prefeituras da Bahia estavam com a situação irregular junto à UPB – União dos Municípios da Bahia. Das 417 cidades, 376 estavam aptas a votar e 41 com débitos não podem votar.
Hoje, 23, os prefeitos baianos vão escolher um novo líder, em defesa das bandeiras municipalistas e a nova diretoria da  UPB para o biênio 2013/2014. A eleição está acontecendo na sede da UPB, Terceira Avenida do Centro Administrativo da Bahia. A Assembleia Geral foi instalada às 09 horas e permanecerá aberta até às 17 horas, durante a qual todos os prefeitos poderão manifestar os seus votos.

Uruçuca: Prefeita apresenta dificuldades encontradas e propostas de trabalho aos vereadores

Fernanda recebeu os vereadores: Eri Guimarães, Joselito Abreu, Irmão Duda, Nau de Danda 



Rodrigo de Paulino, Suely da Datilografia, Gracinha do Posto e Carlos Magno
A prefeita Fernanda Silva recebeu hoje pela manhã, 22, em seu gabinete um grupo de vereadores de Uruçuca e na oportunidade apresentou as principais propostas de trabalho da administração para o período 2013-2016. O ato marcou a apresentação das dificuldades de abandono encontradas pela prefeita na sede da prefeitura e em outras repartições do município.
Confira os principais tópicos abordados por Fernanda Silva:

Situação do município

A prefeita disse que ainda não tem condições de fazer uma avaliação mais precisa para informar a situação do município aos vereadores e à população de Uruçuca, pois falta papel, computadores, mesas e cadeiras. Ela admitiu ter encontrado uma situação “horrível” na prefeitura, e disse que com certeza os culpados pela depredação dos prédios do município vão ter que assumir as suas responsabilidades e confirmou a sua vontade de trabalhar. “O que nos interessa agora é abraçar a nossa causa, a nossa responsabilidade, com vistas ao futuro de Uruçuca”, destacou.

Novos momentos

Fernanda Silva assinalou que contará com o apoio dos vereadores para que Uruçuca viva uma nova condição. “A prefeita é diferente, é nova. A maioria dos vereadores já nos conhece. Por isso, precisamos estar juntos nesse projeto novo de transformação política. Vamos pedir o apoio, a compreensão, a ajuda de todos”.

Respeito e serenidade

Respeito e serenidade para superar as dificuldades deixadas para nossa administração. Essa a senha deixada por Fernanda para um trabalho conjunto Prefeitura e Câmara. “Não serei prefeita para que a Câmara de Uruçuca diga amém, sempre. Serei prefeita do diálogo, da discussão e, claro, serei prefeito de todos os uruçuquenses”.

 Administração

A Secretaria de Administração e Infraestrutura terão que gerir a cidade a partir do centro e também dos bairros. “Vamos trazer os problemas de cada bairro para mais perto da administração pública. A participação dos vereadores será importante junto às comunidades, para ajudar a detectar problemas e buscar soluções conjuntas com a Prefeitura”.
A guarda municipal vai atuar na proteção do patrimônio público que se encontrava abandonado em nossa cidade, bancos das praças quebrados, praças abandonadas e prédios públicos sem segurança. “O objetivo é exatamente buscar a cooperação e as parcerias com a Polícia Militar e Polícia Civil”, disse Fernanda.
E, finalmente, Fernanda Silva falou sobre a importância de se buscar melhoria habitacional.  De acordo com a prefeita, Uruçuca possui déficit habitacional de moradias. “Precisamos adotar soluções urgentes para captação de recursos e construção de novas casas”.

Saúde pública

Humanização do setor, essa é a principal aposta de Fernanda Silva para solucionar os problemas da saúde no município. Segundo ela, o paciente que busca uma unidade de saúde já chega fragilizado e, nessa hora, precisa da melhor acolhida do poder público. Humanizar a saúde implica também acabar com as filas, manter médicos nos plantões e ter remédio para as pessoas carentes. 

Sequestro de dinheiro


O município de Uruçuca também sofreu penalidades com sequestro de dinheiro, um dos motivos foi o acordo de parcelamento de R$ 25.512,67 (Vinte e Cinco Mil, Quinhentos e Doze Reais e Sessenta e Sete centavos) do pagamento mensal, que não vinha sendo pago a sete (07) meses pelo prefeito Moacyr Leite Júnior.
Uruçuca sofreu sequestro de R$ 290.428,20 (Duzentos e Noventa Mil, Quatrocentos e Vinte e Oito Reais e Vinte Centavos), que causou muita indignação a nossa administração.

Servidores municipais

A prefeita afirmou que a administração vai pagar aos professores e aos servidores que ficaram a deriva por culpa do ex-prefeito e vai reparar o que considerou “algumas injustiças” cometidas contra servidores públicos.
“Vamos sentar e fazer de tudo para que o servidor tenha os seus direitos respeitados, precisamos fazer esse trabalho com muita firmeza e dar uma resposta positiva a sociedade e a justiça, para que fatos como os acontecidos na ex-gestão não voltem a se repetir”, enfatizou.