Pages

sábado, 29 de dezembro de 2012

URUÇUCA: Juiz bloqueia Verbas do Fundeb‏



O MM Juiz de direito da Comarca de Uruçuca-Ba Dr. Daniel Álvaro Ramos acatou, na sua totalidade, a AÇÃO CAUTELAR proposta por APPI/APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Municipío de Uruçuca, contra o Prefeito Moacyr Batista de Souza Leite Júnior. O Dr. Iruman Contreiras, advogado da instituição, solicitou o bloqueio das contas da Prefeitura referentes aos recursos do Fundo de Educação Básica (Fundeb). A iniciativa do Núcleo Sindical tomou como base o receio do município de Uruçuca colocar em perigo a integridade da saúde e em risco a segurança alimentar dos servidores, considerando o grande transtorno já gerado, sem possibilidade de retorno à normalidade, bem como para garantir o direito líquido e certo dos servidores receberem a remuneração pelos serviços já prestados e assegurar a prestação dos serviços necessários à conclusão do ano letivo.
Na sua decisão, o juiz reconhece que o pedido de bloqueio de valores se justifica e, diante de todas as evidências apresentadas por Dr. Iruman Contreiras, deferiu a liminar solicitada pelo Núcleo Sindical de Uruçuca, com fundamento no Art. 804 do CPC, determinando o bloqueio dos valores das contas correntes vinculadas ao FUNDEB na sua integralidade, de 25% dos valores das contas correntes vinculadas ao FPM e de 25% dos valores de todas as contas correntes referentes a repasses de receitas estaduais e arrecadação própria(Art. 212 da CF).
Para a Coordenadora do Núcleo Sindical de Uruçuca, Rita de Cássia M. dos Santos Moreira, a decisão da justiça representa a vitória dos Trabalhadores em Educação, que terão agora a garantia do pagamento dos seus salários, bem como o empenho do setor jurídico do sindicato que buscou na legislação medidas para assegurar o direito dos servidores de receberem seus vencimentos. Rita de Cássia diz que o bloqueio desses recursos é exclusivamente para garantir o pagamento dos vencimentos, proventos e remuneração dos meses vencidos e daqueles que se vencerem após o ajuizamento da ação dos servidores municipais lotados na educação, até o final da gestão atual, como forma de assegurar que os recursos destinados por Lei ao Fundeb sejam, efetivamente, utilizados para a quitação da despesa do fundo.
A medida entrou em vigor a partir do dia 21 de dezembro, data do despacho do MM Juiz.

URUÇUCA: FERNANDA DEFINE SECRETARIADO


Fernanda: equipe definida.
A prefeita eleita de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), definiu o primeiro escalão do seu governo, conforme adianta oJornal Bahia Online. Dois dos integrantes da equipe serão o professor Ednei Mendonça (Chefia de Gabinete) e José Nazal Soub (Planejamento e Desenvolvimento). Ednei coordenou a transição em Uruçuca e foi secretário de Governo em Ilhéus.

A primeira mulher eleita para governar o município sul-baiano também terá na equipe David Vilasboas (Procurador-geral), Jefferson Domingues (Controlador-geral), Marcos Vasconcelos (Administração), Fabrício Santos (Educação), Wesley Novaes (Saúde), Danilo Mota (Infraestrutura, Transporte, Trânsito e Urbanismo), Itatiana Santana (Assistência Social) e Gildásio Brabo (Fazenda). Apenas a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ainda não está definida.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Vaca é violentada e morta na zona rural de Cruz das Almas



Vaca é violentada e morta na zona rural de Cruz das Almas

Uma vaca foi violentada e morta no último domingo (24), véspera de Natal, dentro de uma propriedade rural no município de Cruz das Almas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo o proprietário, o criminoso amarrou o animal com uma corda e o prendeu em uma árvore para manter relações sexuais. O molestador deixou vestígios de sêmen no couro do mamífero. O fato revoltou alguns moradores da localidade, que descobriram que a vaca se debateu antes de morrer amordaçado. A Polícia Civil já tem um suspeito, que será interrogado em breve. Seu nome não foi revelado para não atrapalhar as investigações. Com informações do Forte na Notícia.

PRE REGISTRA 5 MORTES NAS ESTRADAS BAIANAS


Colisão entre Astra e Caminhão provocou três mortes em Itapetinga, no sudoeste (Foto Itapetinga Repórter).
Colisão entre Astra e Caminhão provocou 3 mortes em Itapetinga, no sudoeste (Foto Itapetinga Repórter)

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou 43 acidentes, que deixaram 30 vítimas leves, 16 em estado grave e cinco mortos durante o feriado do Natal nas estradas baianas. Segundo a PRE, houve uma redução de 45% no número de acidentes e 33% no número de feridos.
A operação especial do feriado contabilizou os acidentes entre 8h de sábado (22) até às 8h desta quarta-feira (26). Ainda de acordo com a PRE, foram realizadas 2.163 abordagens, que resultou em 36 apreensões de veículos. Três pessoas foram autuadas por dirigir após o uso de bebida alcoólica.
Entre as 261 infrações registradas nesse período, as mais frequentes foram a falta do uso do cinto de segurança e a condução sem carteira de habilitação. Segundo a PRE, os radares utilizados pela operação foi responsável por diminuir o número de acidentes. Informações do Correio.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A ORDEM É HUMILHAR, MALTRATAR E CALOTEAR



Revoltado por perder as eleições para a atual vice-prefeita do município, o prefeito Moacyr Batista de Sousa Leite Júnior, de Uruçuca abandonou a cidade e há dias não recolhe o lixo e entulhos, não tem atendimento médico, não tem pagamentos para funcionários e até o duodécimo da Câmara de Vereadores não foi repassado. A cidade está entregue as mazelas de uma das piores administrações já acontecidas, como se aqui fosse uma terra de ninguém, muito pior que a sua desastrosa passagem como presidente da AMURC.
Quando um prefeito já não consegue sequer honrar o compromisso com o município e seus munícipes é por que a situação financeira de sua gestão chegou a um ponto de degradação e desmoralização em níveis totalmente fora de controle, provocando suposições terríveis de como andam os demais setores, onde foram parar todos os recursos arrecadados pela administração ou como vai administrar a nova gestora um município quebrado?
Por estes e outros acontecimentos e por não saber se haverá prestação de contas e ou pagamentos aos prestadores de serviços que vão passar o “Natal dos Humilhados e Maltratados pelo Governo Fraco e Povo Desrespeitado” é que clamamos pelo “BLOQUEIO DAS VERBAS” aos senhores Promotores e Juízes da “JUSTIÇA DE URUÇUCA”. Aqueles que derramaram o suor do seu rosto trabalhando 30 dias por mês não podem passar as festividades sem sequer um frango em sua mesa, caso aconteça estaremos todos assistindo mais uma covardia desta administração.
É fato sabido que o gestor vai deixar os cofres oficiais totalmente limpos, sem um tostão, com dívidas em todos os setores, mas um dos motivos também de Moacyr empurrar débitos é sua preocupação de cobrir rombos financeiros abertos com a gastança em sua campanha derrotada, inventando reformas nos postos de saúde e apresentando despesas da festa do dia da cidade que não houve. A ordem aqui é cortar despesas radicalmente, doa a quem doer, para não ficar no vermelho perante o Tribunal de Contas do Estado e tentando equilibrar seus rombos.
Além da cidade, Moacyr Leite criou um clima de pânico também no setor de saúde onde todos os médicos estão sem receber e quem quiser confirmar a situação caótica é só visitar o Posto Médico José Maria de Magalhães Neto, onde consultas médicas, cirurgias e exames clínicos marcados para Ilhéus e Itabuna estão sendo cancelados ou adiados, rotineiramente. É um verdadeiro vexame e desrespeito aos mais de seis mil eleitores que confiaram na sua administração, que apresenta um péssimo exemplo de gestor, de politico e de solidariedade natalina.
Jean Macêdo/Uruçuca Notícias

DONA CANÔ: ENTERRO SERÁ NESTA QUARTA

Em 2010, Dona Canô e Lula conversam acompanhados do governador Wagner e a primeira-dama, Fátima Mendonça (Foto Manu Dias).
Em julho de2011, Dona Canô e Lula conversam acompanhados do governador Wagner e a primeira-dama, Fátima Mendonça (Foto Manu Dias).

Dona Canô, matriarca da família Velloso, morreu aos 105 anos nesta terça-feira, 25, em sua residência na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Dona Canô passou a noite de Natal ao lado dos filhos, netos e bisnetos. Segundo informações iniciais, ela teria passado mal na madrugada desta terça. Logo depois, teria morrido cercada pela família.
Canô será velada primeiro em uma cerimônia apenas para a família, em sua casa em Santo Amaro, e depois em cerimônia aberta ao público, às 18 horas, no memorial Caetano Veloso, também na cidade. Segundo informações da assessoria de imprensa de Caetano Velloso, a matriarca será enterrada às 10 horas desta quarta-feira, 26.
Dona Canô teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em outubro de 2011, ela perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória.