Pages

sábado, 24 de dezembro de 2011

DICAS DE EDUCAÇÃO

Crianças e Adultos: Os Fumantes


Como nós aprendemos, senão, através da imitação? Observe uma criança, como ela desenvolve seus hábitos, se tudo, na maioria das vezes, não começa com o exemplo que vê em casa...

Observe a postura de um fumante. Não o fumante já degradado pelo vício do tabagismo, mas aquele que está nos primeiros estágios, quando a coisa ainda se presta como um apoio para se demonstrar poder, ou afirmação entre amigos, ou grupos sociais.

Nessa fase, o indivíduo aparenta, ou tenta aparentar publicamente, uma posição de superioridade, de poderio, de confiança, de ser conhecedor das "coisas", que é acima de tudo independente. Logo tudo isso se juntará à dependência psicológica da droga, e para continuar usufruindo desses benefícios virtuais, passa a depender da mesma.

Desnecessário é dissertar sobre as consequências à saude, à psique. Mas, uma criança ainda não sabe dessas coisas. Mas, sabe ver como se porta aquele indivíduo, como aparenta segurança, um poder que os outros, os comuns, não possuem. Sendo alguém de sua confiança, tenderá, naturalmente, a desejar imitá-lo. É natural, ela pensa, isso irá impressionar meus amigos, me fará diferenciado, notado, como já é o outro em seu meio, esse com o qual me identifico.

Os pais devem preservar seus filhos desse vício. Não se enganem ao associar o tamanho de uma criança, com uma suposta indiferença da mesma aos seus gestos e manias. Isso não é verdade, elas são verdadeiras máquinas de imitar manias, hábitos, e tudo mais. Trata-se de um mecanismo natural de sobrevivência, que tanto pode ser usado para adquirir os maus costumes, quanto os bons.

A BAHIA CORRE RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE


Dos 48 municípios brasileiros que estão em situação de risco para epidemia de dengue, quatro são baianos, de acordo com dados do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (5). Cerca de 4,6 milhões de pessoas vivem nessas cidades, segundo o governo federal.

As 48 cidades estão em 16 estados e três delas são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT), segundo o ministério. Na Bahia, Itabuna, Ilhéus, Jequié e Simões Filho, estão na lista. O Liraa não identifica os casos de dengue no país, mas mostra em quais cidades há mais focos do mosquito transmissor.

Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde foram coletados em 561 municípios nos meses de outubro e novembro deste ano. Em 2010, o número de cidades em risco era exatamente a metade, 24. No entanto, na ocasião foram consideradas 370 cidades, segundo o Ministério da Saúde.

As cidades que estão abaixo de 1% são de baixo risco e os municípios intermediários caracterizam situação de alerta. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, há 236 cidades em alerta e 277 em baixo risco.

'Vencer a batalha'
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a situação dessas 48 cidades é especialmente delicada porque o período mais intenso de chuvas – que beneficiam a proliferação do mosquito – ainda não chegou.

“Classificamos eles exatamente pela previsão de que em janeiro, fevereiro, haja infestação ainda maior. Eles estão no momento final para vencer a batalha”, disse.

Padilha afirmou que essas cidades receberão uma orientação especial sobre como combater as infestações. Além disso, o ministério está repassando R$ 90 milhões para ações de prevenção em 989 municípios, informou Padilha.

As cidades que atingirem metas de redução dos casos de doença e de infestação no ano que vem poderão receber 20% a mais da verba.

Locais de proliferação
Nas regiões Norte e Sul, os mosquitos transmissores da dengue estão concentrados principalmente no lixo, enquanto no Nordeste e no Centro-Oeste o problema está relacionado ao abastecimento de água, pois a maioria dos focos foram encontrados em caixas de água e poços.

Redução de casos
Segundo o ministério, houve redução de 25% dos casos suspeitos da doença registrados até novembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2011, foram 742 mil casos de dengue, enquanto em 2010 foram registrados 985 mil até novembro.

A maior redução foi registrada no Centro-Oeste, onde houve 211 mil casos no ano passado e 48 mil neste ano, redução de quase 80%. Sul e Sudeste também tiveram redução de 13% e 25%, respectivamente. O Norte e o Nordeste, porém, aumentaram os casos em 28% cada um.

Para o ministro, um dos motivos da redução é a intensificação da vigilância por meio do programa que utiliza o microblog Twitter para identificar os locais de risco. Por meio da página do ministério, a população manda informação em tempo real sobre casos suspeitos em sua região.

Com isso, a Saúde produz um relatório semanal e alerta os municípios de forma rápida, antes que epidemia se instale. “A ferramenta que busca descobrir se há comentário, se as pessoas se antecedem a notificação dada pelo município. Com esse dado, o ministério vai saber se a vigilância e a notificação estão sendo corretas”, informou Alexandre Padilha. Com informações do G1.

MEC divulga escala de notas registradas no Enem 2011


As notas mínimas e máximas tiradas pelos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizadas em outubro foram divulgadas pelo Ministério da Educação, na tarde de quinta-feira (22).

Em ciências humanas e suas tecnologias, a pontuação mínima foi de 252,6, e a máxima de 793,1. Em ciências da natureza e suas tecnologias, a nota mínima foi 265 e a máxima 867,2. Nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, a menor nota registrada foi 301,2 e a maior, 795,5. Em matemática e suas tecnologias, a nota mínima foi 321,6 e a máxima, 953. Em redação, as notas variaram entre 0 e 1.000, o mínimo e o máximo possíveis.

Segundo o MEC, não há uma nota média e as 95 instituições de ensino superior que usarão o Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) usarão o resultado de forma autônoma. No entanto, para fazer as inscrições ao Programa Universidade para Todas (ProUni) é necessário ter tirado pelo menos 400 pontos, na média geral das quatro notas (somando as notas e dividindo o valor por quatro).

A consulta individual do resultado do Enem 2011 foi aberta na quarta-feira (21). Os estudantes podem ver as suas notas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informando seu CPF e senha. A nota das provas objetivas é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes e divide as questões entre diferentes graus de dificuldade. Por isso, o número de acertos na prova não serve de referência para a nota final, já que a pontuação de cada questão é calculada de maneira distinta.

Vagas

Os candidatos poderão usar o resultado do Enem 2011 para se inscrever no SiSU em 2012. De acordo com o ministério, o sistema será divulgado na próxima segunda-feira (26) apenas para consulta, e as inscrições terão início à zero hora do dia 7 de janeiro. No total, segundo o MEC, 95 instituições de ensino superior de 26 estados brasileiros (com exceção do Distrito Federal), por meio do sistema, oferecerão 108.552 vagas em 3.327 cursos. O ministério afirmou que o número de vagas é 30% maior que na seleção realizada em 2011.

ESPORTE> NAS ONDAS DE ITACARÉ ESTREIA NESTE DOMINGO


As belezas do município do sul da Bahia serão apresentadas para todo o país a partir deste domingo, 25, no Esporte Espetacular de Verão, da TV Globo. Os telespectadores acompanharão a disputa entre as equipes Cacau e Dendê, com seus integrantes pegando altas ondas na Tiririca e Prainha, além de competirem no arvorismo, na Ribeira; e no rafting, em Taboquinhas.

Os participantes do reality esportivo também fizeram trilhas, visitaram fazendas de cacau e conheceram a cultura e culinária do município, que é frequentado por artistas nacionais e internacionais, além de autoridades de diferentes países do mundo.

PARTICIPANTES

Entre os integrantes das equipes Cacau e Dendê estão o campeão do BBB 7, Diego Alemão, o modelo Paulo Zulu, as surfistas profissionais Bruna Schmitz e Marina Werneck, os surfistas Guilherme Tripa e Pedro Scooby, além dos internautas Cristovão Baltazar, Pedro Menezes, Fernanda Infanti e Suzan Kato.

A surfista carioca Marina Werneck destacou a relação de amizade que fez na edição anterior. “Tive a oportunidade de conhecer no Nas Ondas pessoas novas, que hoje em dia fazem parte da minha vida. Fiquei muito feliz quando fui convidada para viver tudo aquilo novamente”.

Marina participou da edição anterior de Nas Ondas, que foi realizado em Fernando de Noronha. Ela fez parte da equipe Golfinho com Felipe Dylon, Guilherme Tripa e Ademar Freire, que é de Itacaré e neste ano atuou como juiz de provas.

URUÇUCA SE REÚNE PARA TRATAR SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA



A Prefeitura de Uruçuca, Câmara de Vereadores e sociedade organizada de Uruçuca se reuniu na última quarta-feira, 21, no Centro de Cultura Água Preta, para tratar a respeito da Segurança Pública no município. O objetivo é propor estratégias de como validar o relatório enviado em julho desse ano ao secretário Mauricio Barbosa.

“Há cinco meses tivemos lá pessoalmente com dados contundentes e nenhuma resposta nos foi dada”, disse o prefeito Moacyr Leite Junior. Para ele, o secretário se comprometeu.

De acordo com o capitão Edmon Cezar Soares, segurança pública é um problema planetário e para combater o crime precisam de inteligência, monitoramento e material humano. “Não se faz segurança com pouco efetivo, mas mesmo assim fazemos milagres”, disse. Segundo a nova delegada titular de Uruçuca, Drª Andrea Tamboni, Uruçuca ainda não é uma da piores, mas não existem mínimas condições de trabalho. “Uma viatura é indispensável e sem boas condições ficamos desmotivados”, falou. Ela ainda se comprometeu com a comunidade em buscar soluções.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Eri Guimarães, dos vereadores Joselito Abreu, Magnólia Barreto, José Pedro Castro e Carlos Magno que destacou a atenção que Leite dispensou e dispensa as policias com a instalação do pelotão, e reforma da delegacia e da carceragem, e ainda alertou. “Precisamos nos mobilizar para que o povo viva em paz e as pessoas de bem sejam as próximas vítimas”, Para ele, os arrombamentos e assaltos são diários.

Para o presidente do CDL e membro do Conselho de Segurança Pública, Marcelo Souza, segurança pública deve ser tratada como uma rede de proteção. Ele acredita que as policias, os poderes e, sobretudo a população deve estar articulada. “A comunidade é omissa, não participa, mas cobra”, criticou. Souza também chamou atenção porque os dois juízes não estavam participando. “Cadê os dois juízes?”. Representantes do comércio, Maçonaria, IfBaiano, secretários e associações clamaram pela participação popular que é efêmera.

O prefeito encerrou acatando todas as ponderações, depoimentos e sugestões e solicitou que anexasse ao primeiro relatório, principalmente, os novos dados de homicídios, roubos, furtos, arrombamentos e afins. “Vamos enviar ao secretário com cópia para o governador e conceder prazo de trinta dias”, ponderou Leite embora tenha cinco meses sem nenhuma satisfação para que atitudes enérgicas sejam tomadas.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ÔNIBUS ESCOLAR COM TRABALHADORES DE IGRAPIÚNA VIRA ENTRE ITACARÉ/ILHÈUS




Agora pouco um ônibus escolar de placa policial JME 2491, virou no entroncamento do quilometro 06 próximo ao posto da policia rodoviária, aproximadamente 37 pessoas estavam no veiculo que tinha destino a Serra Grande, onde aconteceria uma confraternização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade Igrapiúna.
Segundo informações do hospital de Itacaré para onde foram levados os feridos, ninguém corre risco de vida, só uma pessoa que esta com suspeita de uma fratura na coluna que é o estado mais grave entre os feridos. O SAMU já foi acionado e em poucos minutos estará chegando a cidade para levar os casos mais grave para ilhéus e Itabuna.
“Tudo indica que teria acontecido uma falha mecânica e o ônibus ter faltado freio” disse um morador do Km06 que presenciou o acidente, o ônibus ainda esta no local.

fonte> vermelhinho

TCM rejeita unanimamente prestação de contas da Prefeitura de Salvador

O prefeito de Salvador foi multado em R$ 33.823,00 após ter prestação de contas do ano de 2010 rejeitada por todos os sete membros do Tribunal de Contas do Município (TCM) em sessão ocorrida nesta quinta-feira (22). O parecer foi assinado pelo conselheiro Raimundo Moreira.
O valor imputado é o máximo estimado pelo TCM. Além dele, o prefeito terá que devolver R$ 549.480,30 os cofres da capital baiana. O montante, segundo o órgão, se refere a despesas com publicidades que não são compatíveis com a execução do propagado. A prefeitura pode apresentar provas em 30 dias e ainda recorrer com recurso. "Os valores da multa, bem como do ressarcimento imputado, se for o caso, deverão ser recolhidos com recursos próprios do responsável", afirma o Tribunal.

EGBERTO PEDROSO DESEJA

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em quem você não votaria para Prefeito em Uruçuca?

Moacyr(PP)


Fernanda(PT)


Marcelo(PC do B)


Marcos(PMDB)


Buba(PRP)


Latão(PT do B)


Egberto Pedroso (PDT)


Copie e cole esse link no seu navegador e vote!

http://epoliticasulba.blogspot.com/2011/12/urucuca-em-quem-voce-nao-votaria-para.html

Fonte: Blog Água Preta

Camacan município maior produtor de Cacau do Brasil, Agora produz maconha




Uma giganteca plantação de maconha que vinha sendo cultivada na Fazenda Boa Esperança, no Municípi de Camacan, foi descoberta na tarde desta quara-feira, pelas pólícias Civil e militar. Uma denuncia anônima chegou ao conhecimento das autoridades policiais de Camacan, dando conta que um homem identificado Como Erlon de Souza, Dias, 45 anos, estava cultivando um um plantio de maconha do tamanho de um campo futebol, mas na verdade é bem maior.
De posse das informações, as autoridades reuniram seus homens e deram início as investigações que culminaram com o encontro da roça de maconha, na tarde desta quarta-feira. Quando os policiais chegaram á referida fazenda, Erlon de souza, proprietário da droga, estavava no local do plantio, mas percebendo a chegada da força policial, fugiu se embrenhando no matagal, os policiais não conseguiram alcançá-lo.
De acordo com os policiais envolvidos na operação, existem no local aproximadamente 100 mil pés de maconha plantados, numa área de clareira feita dentro de uma mata a 150 metros da casa onde Erlon Morava com a família.
Uma mulher identificada como Valdilene Souza Dias, 55 anos, irmã de Erlon, também é apontada como sócia do traficante, no cultivo da vantajosa plantação de maconha.
Ela foi presa por volta das 16:00 horas, desta quarta-feira na cidade de Eunápolis, por policiais civis e militares.
De acordo com informações da esposa de Erlon, a evangelica Vilma de Jesus Oliveira, 53 anos, havia um ano que ela teria descoberto que o marido estava cultivando o plantio em sua roça. "Todos os dias eu orava por ele e pedia a Deus que ele acabssse com a plantação, ele prometia que iria acabar, mas sempre continuou", disse reiterando que a vinda das autoridades policiais, com certeza acabará com o tormento que vinha assolando a vida de sua família". Há informações que há além de Valdilene, mas também conhecida como Nem, há outros envolvidos neste caso.
O Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT), foi acionado para fazer a perícia no local, e na sequência as autoridades policiais irão cortar e incinerar toda aquela droga.

AMURC ENCERROU ATIVIDADES DE 2011 COM UMA CONFRATERNIZAÇÃO



Com a presença de prefeitos, lideranças políticas, a imprensa local e funcionários, a Associação do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) encerrou as atividades de 2011 com uma festa de confraternização na quarta-feira (21), em Itabuna, com direito a música e guloseimas. Durante o encontro, que também marcou as festividades de final de ano, foi exibido um vídeo documentário, com as principais realizações da instituição em 27 anos de existência.

Para o presidente da Amurc e prefeito de Ibicuí, Cláudio Dourado, além de um evento dedicado ao congraçamento entre as pessoas, o momento foi importante para comemorar as conquistas alcançadas pela associação durante 27 anos, com destaque para o desenvolvimento socioeconômico, cultural, administrativo e político dos municípios. Aliado a isso, foi possível verificar “durante a atual gestão, uma maior integração dos municípios associados, visando atender suas demandas”.

Entre o utras ações celebradas, foi destacada a participação das Primeiras-Damas dos municípios associados a Amurc na Câmara Setorial da Mulher, com o propósito de envolvê-las nas decisões de interesses comuns e na difusão de políticas e propostas sociais. De acordo com a presidente da comissão, Avani Laudano, “esse projeto inovador coloca as mulheres em uma posição de importância no contexto social político”.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MEC DIVULGA RESULTADO DO ENEM 2011

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta (21) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. O ministério antecipou o resultado, previsto inicialmente para janeiro.

O aluno que participou do Enem 2011 pode consultar o desempenho diretamente no site do MEC (confira aqui). Ele precisa informar CPF e senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, basta seguir as orientações no próprio site para recuperá-la.

PRE PEDE A CASSAÇÃO DOS MANDATOS DE ZÉ PEDRO E MAGNÓLIA EM URUÇUCA



A Procuradoria Regional Eleitoral moveu novas ações contra políticos de municípios do sul da Bahia que trocaram de partido sem justificativa.



Pedro Oliveira Castro e Magnólia Andrade Barreto, de Uruçuca, estão entre os 282 políticos baianos que a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a perda do mandato por infidelidade partidária. A lista de acionados tem quase 30 nomes de políticos do sul da Bahia no Tribunal Regional Eleitoral.

Ilhéus: Presidente da Câmara é multado pelo TCM após aumentar próprio salário para R$111 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas da Câmara Municipal de Ilhéus, nesta terça-feira (20),sob responsabilidade de Jaílson Alves do Nascimento, correspondentes ao exercício de 2010. O relator do Tribunal, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra o presidente da Câmara, aplicou multa de R$ 3 mil e outra de R$ 33.436,95, correspondente a 30% dos subsídios anuais, pelo atraso na divulgação dos dados relativos à Gestão Fiscal. Além disso, imputou o ressarcimento ao erário de R$ 37.152,12, em razão do recebimento indevido de salário acima do teto constitucional fixado. Segundo o relatório técnico, a remuneração paga a José Alfredo Rocha Dias não acompanhou a dos demais colegas e alcançou o montante de R$ 111.456,48. O alto valor extrapolou o limite de R$ 37.152,12, em desacordo com o art. 29 da Constituição Federal. Ainda de acordo com relatório do TCM, foi registrada a existência de despesas a título de Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), pagas em 2011, no total de R$ 1.908,70 sem os correspondentes recursos financeiros para pagamento, caracterizando o descumprimento do art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Enfermeira que agrediu cachorro é multada em R$ 3 mil pelo Ibama




O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multa de R$ 3 mil à enfermeira filmada quando espancava um cachorro da raça Yorkshire em Formosa (GO). Segundo o órgão, a mulher tem 20 dias para apresentar defesa. A punição é baseada no artigo 32 da Lei 9.605, de 1998, e no artigo 29 do Decreto 6514 de 2008, que regulam crimes ambientais. Segundo o órgão, a multa é administrativa e independe das investigações nas esferas civil e criminal. Em depoimento à polícia na manhã desta terça-feira (20), ela disse ter profundo arrependimento pela morte do animal, segundo o advogado dela, Gilson Saad. Postado no YouTube, o vídeo das agressões já teve mais de um milhão de acessos. No depoimento que prestou nesta segunda-feira (19) por carta-precatória, o homem que registrou as agressões disse já ter visto a enfermeira bater em outro cachorro. O fato teria ocorrido um mês e meio antes das imagens publicadas no site de compartilhamento de vídeos.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

POLÍTICOS INFIÉIS NA MIRA DA JUSTIÇA ELEITORAL. URUÇUCA TEM DOIS

do sul da Bahia que trocaram de partido sem justificativa. Entre eles está o prefeito de Firmino Alves, José Aguinaldo dos Santos, hoje no PMDB.
Também estão entre os novos alvos do procurador Sidney Madruga os vereadores Clebiano dos Santos Cruz, de Dário Meira; Joelson Souza de Novais, de Itagibá e Pedro Oliveira Castro, de Uruçuca.
A lista inclui ainda Karlo Dalmar Batista Gomes, de Ibirapitanga; Luiz Carlos dos Santos, de Itacaré; Magnólia Andrade Barreto, de Uruçuca; Paulo Sérgio de Jesus dos Santos, de Gandu e Zezito Evangelista de Jesus, de Dário Meira.
Eles estão entre os 282 políticos baianos que a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a perda do mandato por infidelidade partidária. A lista de acionados tem quase 30 nomes de políticos do sul da Bahia no Tribunal Regional Eleitoral.
Fonte: A Região e Pimenta na Muqueca

Festival de Verão Salvador 2012 será palco de encontros especiais

Terá arrocha com axé, mistura de sertanejos e pagode carioca com samba.
Evento já juntou Claudinha e Belo, Brown e Chico Buarque, entre outros.


Ainda em 25 de janeiro, o cantor de arrocha, Pablo, subirá no palco com o Eva. O grupo vai ser a quarta atração a tocar no primeiro dia do Festival, que, além de Jorge & Mateus, também terá Claudia Leitte, James Blunt e Jau. Juntos, Pablo e Saulo vão cantar “Casa ao Lado” e “Oração do Terço”, música do novo disco do Eva, “CNRT (Conexão Nagô/Rede Tambor)”, que tem a participação da 'voz romântica do arrocha'. Pablo se apresenta também na quarta-feira, no espaço Casarão do Ritmo.

Na quinta-feira (26 de janeiro), o samba do grupo Revelação vai encontrar o pagode romântico do Sorriso Maroto. As duas bandas cariocas vão gravar juntas um álbum no começo de 2012 e o show do Festival vai fazer parte de uma das primeiras turnês do trabalho. Sorriso Maroto será a quinta atração do palco principal do Festival, e Revelação a segunda do Casarão do Ritmo.
Já no sábado, o Jammil vai invadir o show do Asa de Águia. O grupo convidado agora tem nova formação, com Levi Lima nos vocais. Asa será a terceira atração do último dia do Festival (28 de janeiro), que também terá A Zorra, Paula Fernandes, Aviões do Forró e Psirico.




É de costume rolar participações especiais nos shows do Festival de Verão Salvador. O evento já teve Ivete Sangalo tocando com Saulo, Claudia Leitte com Belo, Jason Mraz com Milton Nascimento, Carlinhos Brown com Chico Buarque, Asa de Águia com Jota Quest, entre vários outros encontros. A edição de 2012 não será diferente. Terá arrocha com axé, mistura de sertanejos e pagode carioca com samba.

A infraestrutura de Ilhéus esta péssima !




Moradores de Ilhéus continuam sofrendo com alagamentos

A população dos bairros São Francisco e Nelson Costa reclama dos alagamentos constantes nas ruas A e B e na travessa Senhor dos Passos. De acordo com moradores, até a chuva mais leve deixa as ruas completamente alagadas.

Segundo Raimundo, morador do bairro São Francisco, há 24 anos ele convive com essa situação. Ele conta que a água já invadiu a casa dele muitas vezes e que por isso as paredes do local estão com infiltrações. Raimundo conta que quando a chuva é forte a situação é muito pior.

Com o volume de água, carros, motos e pedestres enfrentam dificuldade de transitar. Segundo os moradores, veículos e pedestres precisam disputar o espaço para passar por locais menos alagados.

Fonte: radar

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO CRUZ DE URUÇUCA, TEM NOVA DIRETORIA



FOTO(da esquerda para a direita)Diretora da Escola Estadual Antônio Cruz no município de Uruçuca-BA - professora Lêda Del'Rei; Assessora Especial do Ministro Fernando Haddad, professora Linda Goulart - Coordenadora Nacional da Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação; Sérgio Benedito Maia-professor/consultor e membro do Comitê Rio de Mobilização Social pela Educação e o professor Renê Silva - Secretário de Educação do município de Planaltino e Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação(UNDIME/BA), no I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação Interação Família-Escola-Comunidade, nos dias 12, 13 e 14 de outubro em Fortaleza-Ceará.
Com o compromisso de fazer uma gestão democrática e participativa, a nova Diretora da Escola Estadual Antônio Cruz, no município de Uruçuca (BA), assumiu cargo de direção conforme portaria da Secretaria Estadual da Educação nº 9.908/2011, de 13/12 e publicado no Diário Oficial do Estado em sua edição de nº 20.726.
A professora Lêda Del’Rei, que ocupava cargo de vice-diretora naquela escola, é formada em biologia e exerce seus dons a mais de 25 anos, lecionando no município e no estado as matérias de geografia, ciências, redação e artes.
Querida por todos e todas, promete realizar parcerias e apoios com responsabilidade, ética, confiança mútua e sempre, sempre no diálogo com a comunidade escolar para a resolução dos problemas.
Para o próximo ano, pretende criar o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Uruçuca, experiência que trouxe do Seminário Internacional em Fortaleza, com a participação do Comitê de Ilhéus e todos os segmentos da sociedade de Uruçuca e ingressar na rede o MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos.
Com ela na Direção Geral, assumem as vices, professoras Linda Dora Alves de Mendonça e Iracy de Oliveira Batista, as respectivas direções da manhã e noite.
“Sei que não será fácil realizarmos tudo isso se não tivermos a força de vontade de cada segmento envolvido nesta questão, quer seja do corpo docente, discente, funcionários, pai, mãe e toda a comunidade em torno desta Unidade Escolar, porque PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR, TODOS DEVEM PARTICIPAR!” E finaliza, dizendo que o anexo da Escola, que funciona do distrito de Serra Grande, não ficará esquecida e terá um carinho especial.
A professora Linda Goulart, é líder da Mobilização Social pela Educação no Brasil, uma rede que liga vários segmentos, como igrejas, conselhos, escolas, secretarias de educação, pais e sociedade em geral a um único objetivo que é melhorar a qualidade de ensino, principalmente, através do diálogo com as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento na vida escolar dos filhos.

FONTE: BLOG A.PRETA

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

'Salvador precisa ser refundada', diz Pelegrino



O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou neste domingo (18), a pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino à prefeitura de Salvador nas eleições municipais do ano que vem. Representantes de 16 partidos participaram do encontro realizado no Hotel Fiesta. O PP, partido do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e do prefeito da capital baiana, João Henrique, não mandou ninguém. O evento contou ainda com a participação da alta cúpula petista, como o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, o governador Jaques Wagner, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, além de ministros, prefeitos e vereadores. Em seu discurso, Wagner disse estar satisfeito com a “maturidade” do PT em definir uma pré-candidatura antes do final do ano e falou sobre os objetivos do partido também para 2014. “Agora, vamos iniciar outra etapa. Precisamos estar fortes para eleger meu sucessor em 2014 e garantir a reeleição da presidenta Dilma. Queremos liderar o processo, como esperamos fazê-lo em Salvador, mas devemos ter humildade para apoiar outro aliado que estiver mais forte. É preciso ter humildade para entender que o projeto político é o mais importante", avaliou. Já Pelegrino afirmou que Salvador precisa ser “refundada”. “Existem três coisas que aprendi com o com o presidente Lula e vou tentar executar se for eleito. Primeiro, tem que ter projeto. Não dá para improvisar na administração pública. Segundo, só governa bem quem tem equipe. E Nós vamos recrutar o que há de melhor nos nossos quadros e entre nosso aliados. Terceiro, é preciso ter um maestro, um líder. Assim, me coloca aqui com a promessa de me impor enquanto autoridade para que os interesses do município estejam sempre acima dos interesses das empresas ou de quem quer que seja”, discursou.

Economia brasileira chegou ao fundo do poço em outubro, diz Mantega



A economia brasileira chegou ao fundo do poço em outubro e voltou a crescer em novembro e dezembro, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No entanto, em entrevista ao Estadão, o titular garantiu que "não há nenhum risco" de o país registrar neste ano a chamada recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de queda do Produto Interno Bruto (PIB). No terceiro trimestre, o PIB ficou estável em relação ao segundo, mas tanto a indústria quanto o setor de serviços apresentaram recuo. O ministro reconheceu que a expansão deste ano - estimada pelo mercado em cerca de 3% - ficará abaixo da meta do governo, de 4% a 5%. Contudo, disse ele, o crescimento ficaria próximo de 4% se a crise externa não tivesse se agravado tanto. "É um número excelente para primeiro ano de governo, quando sempre há um ajuste", afirmou. Para 2012, ele projeta uma alta do PIB entre 4% e 5%. O nível exato vai depender justamente da evolução do cenário externo. Segundo Mantega, o Brasil tem alguns fatores para garantir pelo menos 4% de expansão em 2012. Um deles é a taxa de câmbio mais "competitiva" para a indústria. A esse respeito, aliás, o ministro é claríssimo. "Nós não vamos permitir que o câmbio se valorize como vinha se valorizando. Não vamos deixar o dólar (se aproximar de novo de R$ 1,60)", assegurou.

Barcelona arrasa Santos e se consagra bicampeão mundial



Um jogo para entrar para história santista. A possibilidade de ser campeão do mundo em cima do melhor time do planeta. A missão de derrotar Messi, Xavi, Iniesta e companhia não era fácil, mas o Santos tinha Neymar, além de Ganso em campo para poder aprontar. Mas foi só a bola rolar e ver que a realidade não seria essa. Com a facilidade de sempre e o toque de bola refinado, o Barcelona bateu o Santos por 4 a 0, neste domingo (18), em Yokohama, no Japão, pelo Mundial Interclubes e se consagrou campeão mundial pela segunda vez.

Wagner e Ivete serão homenageados pelo MP-BA nesta segunda



O governador Jaques Wagner receberá, nesta segunda-feira (19), às 11h, na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no CAB, a Medalha do Mérito do MP concedida às pessoas ou organizações que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e ao MP-BA na defesa dos direitos ao exercício da cidadania plena e contribuído com a cultura jurídica. Também serão condecorados a cantora Ivete Sangalo e o educador e líder religioso Divaldo Franco. Já o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Augusto Ayres Britto, será homenageado com o prêmio J.J. Calmon de Passos.

GERALDO SIMÕES DIZ QUE AZALÉIA “COMETE INGRATIDÃO AO FECHAR FÁBRICAS”

O deputado federal Geraldo Simões defende uma ampla mobilização para evitar que a Vulcabrás/Azaléia deve fechar as fábricas de calçados em Iguaí, Ibicuí, Itati, Potiraguá, Itarantim e Maiquinique, cidades do Sudoeste da Bahia

Simões lembra que o Governo da Bahia chegou a intermediar um aporte de R$ 64 milhões do Banco do Nordeste, para ampliar a escala de produção da empresa e reduzir custos, além de proporcionar um ICMs diferenciado para a empresa.

“Além disso, a presidenta Dilma se comprometeu a combater com rigor a entrada ilegal de calçados chineses no Brasil. A Azaléia não pode cometer essa ingratidão com Wagner e os baianos”, disse o deputado.

domingo, 18 de dezembro de 2011

ITABUNA: RUY X KLEBER



O presidente da câmara de vereadores de Itabuna, Ruy Machado (PTB), declarou nesta sexta-feira que vai acionar judicialmente O ex-diretor de recursos humanos da Câmara de Vereadores, Kleber Ferreira.

Ruy disse que nunca recebeu pagamento irregular da câmara, por esse motivo Kleber Ferreira terá que provar na justiça.

Já Kleber declarou que as provas estão com o delegado da Polícia Federal em Ilhéus, segundo ele, é só Ruy ir até lá e solicitar as microfilmagens dos cheques depositados em contas de vereadores.