Pages

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Casa de família morta na Zona Norte de SP amanhece pichada



O muro e o portão da casa onde morava a família morta na madrugada de segunda-feira (5), na Brasilândia, Zona Norte da capital, amanheceram pichados nesta sexta-feira (9). A frase legível no portão diz “que a verdade seja dita”. (Foto: Renato Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O muro e o portão da casa onde morava a família morta na madrugada de segunda-feira (5), na Brasilândia, Zona Norte da capital, amanheceram pichados nesta sexta-feira (9). A frase legível no portão diz “que a verdade seja dita”, segundo mostrou reportagem do Bom Dia São Paulo.
Na quinta-feira (8), um policial militar ouvido no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) disse que o sargento da Rota Luís Marcelo Pesseghini, de 40 anos, havia ensinado o filho Marcelo Pesseghini, de 13 anos, a atirar. A informação foi confirmada pelo delegado Itagiba Franco, responsável pela investigação. O garoto é suspeito de assassinar o pai, a mãe, a avó e a tia-avó e depois se matar na Brasilândia.
Todas as vítimas morreram com tiros na cabeça disparados pela pistola .40 que pertencia a Andréia, indicou a perícia realizada nos corpos. O delegado citou que Marcelo tinha 1,60 metro e não era um garoto franzino, apontando que ele tinha condição de manipular a arma. "Estou plenamente ciente do que estou fazendo", afirmou. A testemunha disse ter presenciado uma dessas "aulas de tiro", que ocorriam em um estande na Zona Sul da capital paulista.
O PM, que morava na mesma rua da família, também informou ao DHPP que o sargento e a mãe do jovem, a cabo Andréia Pesseghini, de 36 anos, ensinaram o filho a dirigir automóveis e que o jovem tirava o carro da família todos os dias da garagem. O automóvel foi localizado na rua onde o garoto estudava e a polícia investiga se ele dirigiu até lá, assistiu à aula e só depois retornou para casa e se matou.
A polícia informou, no entanto, que o menino não estava com uniforme quando foi encontrado morto. Ele usava camiseta branca e calça listrada. O pai do amigo que deu carona ao estudante na volta para casa contou que estranhou o fato de o menino pedir para parar no carro da mãe, estacionado perto da escola. Ele estava com a chave e pegou um objeto dentro do veículo. Segundo a testemunha, o jovem disse que a mãe deveria "estar trabalhando por ali”.
O delegado do DHPP lembrou que esse amigo de Marcelo também disse em depoimento que o filho dos policiais afirmou, nesta segunda-feira, que não voltaria às aulas. "Hoje é meu último dia na escola, amanhã não venho mais", teria dito Marcelo, segundo relato feito ao delegado. O amigo contou à polícia que o estudante já havia dito isso outras vezes, por isso não ligou para a afirmação.
Itagiba informou que entre 12 e 15 testemunhas já foram ouvidas no processo. Em um tom de desabafo, o delegado rebateu dúvidas sobre os rumos da investigação. "Não estamos escondendo nada, estamos trabalhando de forma aberta, tranquila e honesta. É isso que eu eu quero dar à familia: a família não ter em mim, e na minha equipe, um inimigo. Ao contrário, nós estamos trabalhando primeiramente para dar uma satisfação a ela", disse.
e.
Crime em família SP 08/08 (Foto: Arte/G1)
Perguntado sobre os motivos do crime, o delegado disse que tanto a televisão quanto o videogame podem ter influenciado o garoto. Itagiba Franco chegou a falar que crianças deveriam ter "acesso restrito a determinados conteúdos".
O procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, designou nesta quinta os promotores Norberto Joia e André Luiz Bogado Cunha para acompanhar as investigações sobre as mortes da família na Zona Norte.
Motivação
O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Luiz Mauricio Blazeck, disse que as investigações buscam, agora, a motivação do crime. Para isso, seriam ouvidos nesta quinta-feira dois policiais militares, entre eles o primeiro a chegar à residência da família e encontrar os corpos, um tio-avô de Marcelo e irmão de duas vítimas (Benedita de Oliveira Bovo, de 67 anos, e Bernadete Oliveira da Silva, de 55 anos) e um amigo do estudante.

Além deles, foi ouvido o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, coronel Wagner Dimas, que afirmou em uma entrevista à Rádio Bandeirantes que a cabo Andréia Pesseghini havia colaborado com informações para uma investigação contra colegas que participavam de roubos de caixas eletrônicos.
Ele citou a investigação durante uma entrevista, mas não deu detalhes sobre quando ela ocorreu. "Ela (Andréia) não fez precisamente assim: esse, esse e esse estão com problemas. Mas, ao contexto que nós estávamos levantando, ela confirmou alguns detalhes", disse.
Em depoimento na Corregedoria da PM, o coronel voltou atrás e garantiu não existir qualquer denúncia formalizada sobre o assunto. Ao DHPP, o comandante também desmentiu as declarações. "Ele foi chamado e disse que não existe nada. Disse que foi mal interpretado ou não se expressou bem", disse Itagiba.
O delegado-geral afirmou que a primeira informação o surpreendeu, mas não o causou estranheza o recuo do comandante. “Eu não acho nada estranho quando se trata de investigação policial. Quem deve verificar por que fez e por que voltou atrás é o comando da PM”, afirmou. “Pode até ter havido, eventualmente, aquela situação [da denúncia]. Entretanto, é preciso ligar uma coisa a outra. O que não parece, efetivamente, que tenha ocorrido", acrescentou Blazeck.
Questionado se existe a possibilidade da participação de outra pessoa no crime, Blazeck informou que essa “não é uma questão fechada”. “Dependemos dos laudos para confirmar isso. Por enquanto, continua a versão inicial”, disse, em relação ao envolvimento apenas do garoto de 13 anos nos assassinatos.
O crime
De acordo com laudo preliminar da perícia, os pais do estudante foram os primeiros a serem assassinados. Em seguida, morreram a avó dele e a tia-avó.

As duas últimas vítimas moravam em outra casa no mesmo terreno. A avó e a tia-avó do garoto tomavam remédios fortes para dormir, por isso não devem ter percebido a aproximação do adolescente. Os medicamentos foram encontrados pela polícia ao lado da cama das vítimas.

A pistola .40 de Andréia foi encontrada na mão do garoto, que estava com o dedo no gatilho. Segundo a investigação, as pegadas do adolescente na casa mostram que, depois que volta da escola, ele vai até a mãe já morta, passa a mão no cabelo dela e depois se mata. Foram encontrados fios de cabelo que seriam da policial militar entre os dedos do filho.

ACIDENTE NO CENTRO DE ITABUNA COM UMA MORTE



Na manhã desta sexta feira , um acidente, envolvendo um Fiesta branco JQC-7612 e um ônibus da empresa São Miguel, NPB-2638, provocou a morte de uma mulher no cruzamento da praça Camacan, próximo ao Danúbio Azul, em Itabuna. Uma unidade do Samu chegou ao local e tentou, sem sucesso, ressuscitar a vítima. Segundo os paramédicos, Taizane Ferreira, que estava no banco traseiro do Fiesta, morreu, provavelmente, de uma parada cardíaca, devido ao susto na hora da batida. O condutor do Fiesta, Tiago Sacerdote, assumiu que invadiu o sinal, o que provocou a batida com o ônibus. Com leves escoriações, Tiago foi levado para o Hospital de Base. Um terceiro ocupante do automóvel, não identificado, não se feriu. Passageiros do ônibus não se machucaram.

PINHEIRO: “MINUTO DO CELULAR PRÉ-PAGO NO BRASIL É O MAIS CARO DO MUNDO”


(Foto Moreira Mariz/Ag. Senado)

Marival Guedes, de Salvador

O senador Walter Pinheiro afirma que o minuto do celular pré-pago no Brasil é o mais caro do mundo e os serviços prestados pelas operadoras de telefonia são ruins. Estimativas apontam que, pelo menos, 80% dos celulares no país funcionem nesse sistema.
Pinheiro diz ter adotado várias ações contra as empresas telefônicas pra que elas cumpram o contrato com os usuários. Acompanhe uma rápida entrevista concedida pelo senador baiano ao blog.
PIMENTA – Qual a avaliação que o senhor faz sobre os serviços prestados pelas telefônicas?
PINHEIRO - Nós temos que fazer a utilização deste serviço para a área de educação, saúde e segurança. Usar ao extremo um serviço que é um importante insumo para o desenvolvimento e que na prática as empresas, todas multinacionais, até mesmo a Oi que agora tem uma participação da Portugal Telecom, mesmo trabalhando com tecnologia de ponta, ainda é muito atrasado.
PIMENTA – E os lucros são altos …
PINHEIRO - São empresas que faturam muito, o sistema fatura mais de 170 bilhões. Então nós estamos cobrando da estrutura pública, Anatel principalmente e  Ministério das Comunicações, que haja um rigor maior para que as empresas cumpram os contratos.
PIMENTA – Repercutiu ligação telefônica entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula que teve a linha cortada. [O fato aconteceu no dia oito de agosto do ano passado. A ligação caiu três vezes, na presença  do ministro  das Comunicações, Paulo Bernardo. Dilma não gostou e pediu providências ao ministro]. Houve algumas ações após este episódio?
PINHEIRO - A Anatel fez ações. Não é só a queda de ligação com Dilma, é de todos os brasileiros. Aquela foi uma das milhões das ligações que caem. As empresas fazem promessas e não cumprem.
PIMENTA – E o usuário paga caro…
PINHEIRO - Muito caro. O minuto do celular pré-pago no Brasil é o mais caro do mundo. Então tem que mudar. Várias ações foram adotadas. O governo tomou posições, assim como a Anatel, mas é preciso ir além. Volto a dizer, nós estamos falando de um serviço que tem excelência de tecnologia. Então, não pode prestar um serviço ruim.
PIMENTA – Concretamente, o que foi feito em um ano?
PINHEIRO - Nós estamos com várias ações. Entramos no Ministério Público, na Anatel, cobramos multa, cobramos cumprimento do contrato, entramos com um projeto no Senado para que as empresas cumpram o contrato. São estas ações que estão em curso.

ASSUNÇÃO VÊ NECESSIDADE DE MÉDICOS ESTRANGEIROS

Assunção questiona envolvimento da vítima com o tráfico de drogas
A baixa adesão de médicos brasileiros ao programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, levou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) a constatar a necessidade da contratação de profissionais estrangeiros.

Nesta quarta-feira, 7, em Brasília, o petista disse que a recusa dos médicos brasileiros de trabalhar nos pequenos municípios e em lugares remotos torna necessária a “importação”.
Apenas 6% das vagas oferecidas pelo programa em todo o país foram preenchidas. Na Bahia, dos 317 municípios inscritos, apenas 41 vão receber profissionais na primeira etapa do programa.

HOMENAGEM A JORGE AMADO

Os 101 anos do nascimento do escritor Jorge Amado, neste sábado, 10, serão lembrados com uma programação cultural da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).
As atividades começam às 18 horas, na própria sede da Ficc, na Praça Laura Conceição, onde haverá apresentações de dança, música, capoeira e teatro.
A entrada é franca.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Escola Municipal Maria Antonieta Conceição (EMMAC) comemora aniversário


A Prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva ladeada pelo ex-prefeito Osvaldo Barreto (Latão) e D. Dinalva Barreto
A Prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva elogiou o trabalho realizado na escola
 Joselito Abreu (Vereador), Fabrício Santos (Secretário de Educação), Osvaldo Barreto (Ex-prefeito), Elma Barreto (Diretora do EMMAC) e Fernanda Silva (Prefeita de Uruçuca).

Murilo Brito (Executiva Estadual PT), Valmary Santos (Vereador) e esposa, Fernanda Silva (Prefeita de Uruçuca), Joselito Abreu (Vereador) e esposa e Nau de Danda (Vereador).
A Escola Municipal Maria Antonieta Conceição, localizada no Parque Residencial Independência, comemorou na última sexta-feira, 02 de Agosto, 25 anos de inauguração. A direção da unidade escolar preparou uma gincana ecológica para comemorar a data com os alunos. Apresentações artísticas a sorteios de brindes marcaram o evento na quarta-feira e quinta-feira na escola. Na última sexta-feira, no salão de festas da Loja Maçônica Obreiros da Regeneração a prefeita de Uruçuca Fernanda Silva, prestou homenagem ao Ex-prefeito Osvaldo Barreto (Latão) que foi o fundador da escola.

A diretora da Escola Municipal professora Elmar Abreu, afirmou que lembrar a data é uma forma de manter viva a tradição na escola. “Osvaldo Barreto foi um prefeito que ajudou muito a educação em nosso município e por isso foi o homenageado por esta unidade educacional” disse a diretora.

O Secretário de Educação de Uruçuca Fabrício Santos ressaltou que a data é uma forma de mostrar aos nossos alunos a importância de apoiar a educação pública e incentivar os professores, coordenadores e diretores nesta tarefa árdua que é a educação pública no Brasil.

Para a Prefeita de Uruçuca Fernanda Silva, o importante é saber da motivação dos alunos e professores nestes 25 anos de dedicação a educação de Uruçuca e claro, elogiando a nossa equipe que tem buscado a cada dia uma educação de qualidade e comprometimento.

Cerca de 1.300 alunos estão matriculados atualmente na Escola Municipal Maria Antonieta Conceição, que atende alunos do 5º ao 7º ano no turno matutino, do 3º ao 5º ano no turno vespertino do ensino fundamental e no noturno com a Educação de Jovens e Adultos – EJA que é uma modalidade da educação básica, destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. Durante os turnos matutino e vespertino, as crianças têm aulas de educação física e computação, já que este ano foi realizado a ativação do infocentro.

Os vereadores Nau de Danda, Joselito Abreu e Valmary Santos estiveram presentes no evento acompanhados pela prefeita Fernanda Silva e elogiaram a dedicação dos membros da educação do município de Uruçuca.
Jean Macêdo/ Ascom Uruçuca

BAHIA É VICE EM HOMICÍDIOS NÃO CONTABILIZADOS

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou mais de 130 mil homicídios não contabilizados no Brasil nos últimos 15 anos, representando média de 8,6 mil mortes por ano.
O estudo leva em conta os dados de 1996 a 2010. Estas mortes apareciam como tendo “causa indeterminada” nos registros do Ministério da Saúde.
De acordo com o estudo, a Bahia é o estado com o segundo maior número de “mortes ocultas” no período de 2007 a 2010. Na média, para cada grupo de 100 mil habitantes, a Bahia registrou 10,9 assassinatos não contabilizados, segundo números divulgados ontem no Fantástico (Globo).
O líder é o Rio de Janeiro, com média de 16,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Na sequência, vêm Rio Grande do Norte, com 7,7, Pernambuco, com 5, e Roraima (4,2). Os dois maiores estados do país, Minas Gerais e São Paulo, apresentam a mesma taxa de 4,1 homicídios não contabilizados no período de 2007 a 2010.
O estudo foi desenvolvido pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea. Para chegar a esta conclusão, Daniel apurou os dados de mortes por causas indeterminadas no banco de dados do Ministério da Saúde, o Datasus.

GOVERNO APLICARÁ R$ 4 BI NO COMBATE AO CRACK

Wagner confirma fábrica em Itororó (Foto Pimenta).O Governo Federal lança nesta terça-feira, 6, em Brasília, o programa “Crack, é possível vencer!”, que se propõe a destinar R$ 4 bilhões em convênios com os Estados, para o combate à droga.  O governador da Bahia, Jaques Wagner, que participa da solenidade, trata do tema na edição de hoje do programa semanal de rádio Conversa com o Governador, produzido pela Secretaria de Comunicação do Estado.
Segundo o gestor baiano, os novos recursos irão fortalecer as ações do programa estadual Pacto pela Vida. “Nós temos um trabalho dentro do Pacto Pela Vida, o nosso planejamento de segurança do Estado. A gente detecta, por exemplo, que cerca de 75% dos homicídios de jovens até 24 anos estão diretamente ligados ao uso, à dependência ou ao tráfico de drogas”, afirma Wagner.
O governador promete que, a partir de hoje, haverá mais programas objetivos e investimentos do governo federal, reforçando as ações para libertar a juventude da dependência das drogas, especialmente o crack.
Clique aqui para ouvir o programa, que também aborda outros assuntos.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

RITA LEE VAI PAGAR 245 MIL AOS POLICIAIS MILITARES

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a cantora Rita Lee pague R$ 245 mil de indenização por danos morais a 33 policiais militares sergipanos. Eles se sentiram ofendidos pela artista em um show ocorrido em janeiro de 2012, em Barra dos Coqueiros (SE).
Rita Lee vai ter que pagar cerca de R$ 7 mil para cada policial em até 15 dias. Se não cumprir o acordo, vai receber uma multa de 10% sobre o valor da condenação. A decisão é final e não cabe mais recurso.
O caso - A cantora se desentendeu com policiais que abordavam pessoas que fumavam maconha em frente ao palco. Rita Lee foi para delegacia ao final do show e foi liberada após esclarecimento

ITABUNA: FTC PAGA DÍVIDA TRABALHISTA PARA EVITAR LEILÃO DE COMPUTADORES E DATASHOWS


penhora-de-bens-ftc

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) pagou nesta quinta-feira, 01, a dívida trabalhista para evitar o leilão de 18 datashows e 16 computadores penhorados em maio na FTC Itabuna.

A instituição pagou a dívida trabalhista logo após este blog publicar que a justiça do Trabalho tinha marcado o leilão para o dia 19 de novembro, a partir das 08:30, no Fórum Humberto Machado, em Itabuna.

A faculdade vem enfrentando problemas judiciais devido à não indenização de ex-funcionários. No final de 2011 a Mantenedora da FTC ingressou com um pedido de recuperação judicial na 26ª Vara Cível de Salvador.

A medida tem como objetivo buscar na Justiça um acordo sobre as dívidas com os credores. O que, em português claro, significa: fez a sua última tentativa legal para evitar a falência da instituição.

Mas para a recuperação judicial tenha efeito, seria necessário a aprovação de um plano de recuperação, porém, a FTC não apresentou o plano.

Gaga de Ilhéus é presa, e diz que foi enganada, será?


CARANDIRU: POLICIAIS CONDENADOS A 624 ANOS DE PRISÃO

111 presos foram mortos no massacreOs sete jurados que compõem o conselho de sentença decidiram, na madrugada de hoje (3) condenar os 25 policiais militares pela ação policial que resultou na morte de 52 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru.
Eles foram condenados a 624 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado (com pena mínima de 12 anos para cada crime, ou seja, para cada uma das mortes) a ser cumprida inicialmente em regime fechado. O juiz RodrigoTellini de Aguirre Camargo também determinou a perda do cargo público para os policiais que continuam na ativa. Os réus poderão recorrer em liberdade.
Os jurados demoraram cinco horas para responder as 7,3 mil questões que decidiram a sentença. Eles tiveram que responder a quatro perguntas para cada uma das 73 vítimas do massacre, multiplicado pelo número de réus. As perguntas se referiam à materialidade, ou seja, questionou se houve crime; autoria (se o réu foi o autor do crime); absolvição e qualificadora (ações que podem ter agravado o crime). Apesar dos promotores do caso terem pedido a absolvição dos réus para 21 das 73 mortes, os jurados precisaram responder às perguntas referentes também a essas vítimas.

“REÚNE ILHÉUS” COMPLETA 20 DIAS ACAMPADO EM FRENTE AO PALÁCIO PARANAGUÁ


Sindicalistas em café da manhã com os integrantes do Reúne Ilhéus.

Cerca de 30 integrantes do Movimento Reúne Ilhéus tomaram café da manhã com sindicalistas ligados a partidos da base aliada do Governo Jabes Ribeiro neste domingo (4). Os jovens estão acampados há 20 dias em frente ao Palácio Paranaguá – desocupado no dia 17 de julho por ordem judicial – e cobram do prefeito a redução da tarifa de ônibus e a apresentação das planilhas das empresas de ônibus relativas a 2012.
O governo já entregou a planilha referente a 2013. O movimento encontrou inconsistências nos documentos de 2013. As empresas alegam que a gratuidade causa uma “perda” R$ 700 mil, mas a planilha apresenta outro número: R$ 264,4 mil, segundo informou o movimento ao Bahia Online.
O café da manhã de hoje teve frutas, pães e sucos doados por comerciantes e solidários ao movimento que cobra transparência na gestão pública e melhorias no transporte coletivo. Sindicalistas afirmam estarem impressionados com a solidariedade do ilheense ao movimento dos estudantes. Ao meio-dia de hoje, várias categorias profissionais se juntam ao movimento para prestar homenagem ao sindicalista Wagner Bastos, morto neste ano. A homenagem será em frente ao palácio, quando será oferecida uma feijoada.
“A TURMA ESTÁ FIRME”
“A turma está firme”, disse ao PIMENTA o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Moageiras de Cacau (Sindicacau), Luiz Fernandes Ferreira, que esteve nesta manhã com os integrantes do movimento. “No dia 6 [terça-feira], vamos parar Ilhéus”, disse ele. É o dia para o qual as centrais sindicais CTB, CUT e Força programaram novos protestos no município.
O sindicato comandado por Fernandes apoia, além do Reúne Ilhéus, a greve geral do funcionalismo ilheense. Os servidores da prefeitura local entram na terceira semana de paralisações. Eles cobram do prefeito Jabes Ribeiro reajuste salarial.
O gestor afirma que a folha hoje representa mais de 68% da receita municipal e, por isso, não poderia conceder reajuste. “A chance é zero”, disse Jabes numa entrevista ao PIMENTA.
O comando da greve geral afirma que o percentual é bem menor, situando-se na faixa dos 55%. Além disso, aponta aumento de gastos e de contratações de cargos de confiança (cargos comissionados).