Pages

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

IF-BAIANO 2013



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano lança edital para o Processo Seletivo 2013. Ao todo serão ofertadas 2.315 vagas.

link - http://www.ifbaiano.edu.br/concursos/portal/discente2013/


rasileirão - Série A 2012, 29ª Rodada







Coxa vence o Bahia por 2 a 1

Diante de mais um adversário direto no Campeonato Brasileiro, o Coritiba venceu o Bahia, por 2 a 1, no Couto Pereira, e deu mais um passo para se afastar definitivamente das proximidades a zona de rebaixamento, agora com 38 pontos somados. O Tricolor de Aço, por sua vez, estacionou nos 35 pontos, na 16ª colocação.
O Alviverde abriu o placar aos 11 minutos da etapa inicial, com Luccas Claro, que aproveitou cobrança de escanteio de Rafinha para testar para as redes. O empate veio aos 14 minutos, em desvio de Alysson. No segundo tempo, aos 27 minutos, Deivid, de cabeça, mais uma vez foi decisivo e decretou o resultado final.




Casamento homoafetivo é legalizado na Bahia



A Bahia legalizou, nesta quarta-feira (10), o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A medida foi assinada pela desembargadora Ivete Caldas, corregedora-geral da Justiça e pelo desembargador Antônio Pessoa Cardoso, corregedor das comarcas do interior do estado, e publicada no Diário Oficial da Justiça. A partir do dia 26 de novembro, os casais homoafetivos que desejarem a união civil precisarão apenas se dirigir a um cartório. A medida é consonante com a decisão do Superior Tribunal Federal, que já havia legalizado, em maio do ano passado, a união estável entre pessoas do mesmo sexo. A legalização do casamento homoafetivo garante um novo ordenamento jurídico aos homossexuais. Do Bahia Noticias

Mulher confessa que jogou bebê no lixão


A polícia civil de Itabuna prendeu na manhã desta quinta feira (11), no bairro Nova Califórnia. Joceilma Ferreira de Oliveira, 33 anos. Ela confessou ter jogado o bebê no lixão no dia 13 de setembro. O corpo do bebê, do sexo feminino, com poucos dias de vida, estava dentro de uma caixa com uma fralda e roupas de adulto. À delegada Dra. Divanice, titular da 1ª DT, a mulher disse que logo em seguida ao parto ela praticou o crime, colocando muito lixo por cima da caixa com o bebê. A alegação de Joceilma para o seu ato é que não teria condições financeiras para manter a criança. Depois de ouvida a criminosa foi liberada. Como não houve flagrante, ela responderá por homicídio, em liberdade. (Foto: Gérson Teixeira)

PARA VANE AFASTAMENTO DE VEREADORES É CONSTRANGEDOR



Acompanhado de Wenceslau, Vane diz que não há “nada de errado” (Foto Pimenta).
O prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), definiu como constrangedor o afastamento dos 13 vereadores itabunenses na ação de investigação da “Farra das Diárias”. Para ele, a ação penal do Ministério Público “coloca todos os vereadores no mesmo nível”, mas disse estar tranquilo por ter prestado contas das diárias utilizadas. O afastamento de todos os vereadores ocorreu ontem, 10, e alcançou repercussão nacional.
Acompanhando Vane, o vice-prefeito eleito, Wenceslau Júnior (PCdoB), enxerga no processo uma “inversão do princípio constitucional da presunção de inocência pela presunção da culpabilidade”. Vane acrescentou que todas as suas viagens foram a serviço do município ou para cursos no IBAM, no Rio de Janeiro. “O TCM [Tribunal de Contas dos Municípios investigou e] não encontrou nada”

APÓS DERROTA ADRIANO RETIRA TRANSPORTES DOS ESTUDANTES E TRABALHADORES

O mandato ainda não começou, mas os problemas batem as portas. A prefeita eleita de Barro Preto, Jaqueline Motta (PT), já teve que resolver o problema do transporte de quase uma centena de trabalhadores da Trifil e Mars Cacau (Fazenda Almirante).

Após a derrota, o prefeito Adriano Clementino (PMDB) resolveu castigar seus munícipes. Além de retirar o transporte dos empregados da Trifil e Mars,  Clementino foi ainda mais cruel, indisponibilizou também o transporte escolar dos alunos que moram em Barro Preto e estudam em Itabuna.

Indignada com a situação, Jaqueline, na manhã de ontem,  se reuniu com OS diretores da Trifil, Antonio Sérgio Bueno, e da Mars, Lajana Souza, e garantiu o transporte dos trabalhadores de ambas as empresas, evitando demissão em massa. A atitude de Clementino foi repetida também por outros prefeitos da região derrotados nas urnas.

Mensalão: Joaquim Barbosa retoma voto sobre lavagem de dinheiro


Mensalão: Joaquim Barbosa retoma voto sobre lavagem de dinheiro

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, conclui, nesta quinta-feira (11), o voto sobre seis réus ligados ao PT acusados de lavagem de dinheiro. São acusados os ex-deputados federais Paulo Rocha (PT-PA), João Magno (PT-MG) e Professor Luizinho (PT-SP), além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, já absolvido da acusação de corrupção ativa.Também estão envolvidos na acusação o ex-chefe de gabinete de Adauto José Luiz Alves e a ex-assessora de Paulo Rocha Anita Leocádia. Na quarta (10), Joaquim Barbosa votou pela absolvição de Anita e, posteriormente, a sessão foi encerrada.

Facebook é mais tentador do que sexo e cigarro, diz estudo


Facebook é mais tentador do que sexo e cigarro, diz estudo

Estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriu que o desejo em verificar as redes sociais – como Twitter, Pinterest e Facebook – é uma das tentações mais difíceis de resistir, mais até que o cigarro e o sexo. Os pesquisadores reuniram 205 voluntários na Alemanha, de 18 a 85 anos de idade, e monitoraram suas vidas durante uma semana. A cada 30 minutos, os participantes tinham que comunicar os cientistas se tinham sentido ou não vontade de navegar nas redes sociais, assim como documentar outros desejos, como fumar, beber e dormir. Além de dizer se tinham ou não cedido à tentação, os voluntários classificavam-na como “forte” ou “irresistível”. A conclusão: resistir à tentação de usar o Twitter, o Facebook e outras redes foi mais difícil do que a de fumar, beber e até mesmo dormir. Segundo Wilhem Hofmann, coordenador do estudo, uma das principais explicações está na facilidade em se usar as redes sociais. Publicar no Twitter ou no Facebook não é algo que demanda muito esforço, especialmente quando você pode fazer isso com o toque de alguns botões, diferente do sexo e do cigarro. Com informações da revista Época. 

BAHIA FORA DO HORÁRIO DE VERÃO


O governador Jaques Wagner (PT) primeiro anunciou que a Bahia adotaria, novamente, o Horário de Verão. E justificou a medida ao dizer que atendia a um pleito dos empresários. Centrais sindicais foram para cima e ganharam a parada. Após audiência ontem, 10, o mandatário “revogou” decisão e deixou o estado fora do horário que faria com que os baianos adiantassem os seus relógios em uma hora.
Enquanto as centrais sindicais dizem que valeu a pressão, opositores do governo veem na decisão do governador um modo de não contrariar o eleitorado que vai às urnas no segundo turno nos municípios de Salvador e Vitória da Conquista.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Horóscopo do dia




ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Um dia fantástico para você investir em projetos de parceria que visem educação, treinamento, cultura e artes em geral. Um parceiro será elemento decisivo nisso. Até mesmo recursos, que andavam minguados, podem surgir agora.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
A cena astral de hoje está bem positiva para você! Contatos sociais, amorosos e cuidados pessoais estão protegidos pelo senso prático e observador de Mercúrio e pela sensibilidade de Vênus. Vitória e atenção, você brilha mais.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Você pode pedir um empréstimo ou ganhar algum dinheiro vindo de aluguel, ou receber um bônus no trabalho, e isso permitirá que invista em mais eficiência e beleza em casa. Ajustes e adaptações serão uma boa opção no lar.

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Evite fazer gastos durante o dia, mas agende uma reunião de trabalho no jantar e terá todos os recursos para uma ideia vingar de verdade! Entre hoje e amanhã, capriche nos detalhes, seja observador e paciente para garantir o sucesso.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Com a Lua ainda no seu signo, é bom tirar o dia para cuidar dos seus interesses. Suas emoções e sentimentos estão no primeiro plano, e não dá para ser subjetivo e temperamental no trabalho agora. Muito papo bom e estudos profundos.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
Sutil e discreto, fará um acordo importante. Pode agendar horário com consultor de beleza, cabeleireiro, esteticista, personal stylist, dentista, dermatologista -o astral promete mais beleza e equilíbrio estético amanhã e depois.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
No campo prático, Vênus e Mercúrio favorecem finanças, trabalho e acordos com parceiros. Você está bem criativo, mas ainda não é hora de explicar suas ideias ou vê-las aprovadas. Parcerias e amizades prometem surpresas em breve.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Bata na mesma tecla de ontem: mais vale a honestidade das emoções do que imagens sem conteúdo. Expresse-se honestamente e terá ganho o afeto verdadeiro de um amigo. Evite ajuntamentos e muita exposição social.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Energia não falta para você, e tende a aumentar. Conforme você se mover, as surpresas irão acontecer -no campo amoroso tudo depende de sua ação, por exemplo. No profissional, é a vitória de um projeto há muito esperado.

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
Ambiguidades estão fora do jogo social e profissional agora. Com Saturno em Escorpião, é a fidelidade a princípios e projetos em equipe que vingarão. Quanto mais adesão a esse principio básico, mais segurança e respeitabilidade obterá.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
Cuidado com o pedido insistente de um sócio ou parceiro de negócios para que se exponha demais em público, o resultado será prejudicial a você. Peça ao seu companheiro de vida para que não o envolva em seus negócios.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
Não confie muito em pessoas que trabalham sob suas ordens, você pode ter problemas com elas hoje, e amanhã se decepcionar. Confira o que acha que elas deveriam fazer, para evitar decepções futuras. Tudo tem limite.

Resumo das Novelas


Max amarra Nina com Carminha. Ivana incentiva Tufão a se entender com Monalisa. Jorginho avisa ao pai o que está acontecendo no lixão. Max põe fogo na casa de Lucinda e sai com Nina. A família Tufão chega ao local. Janaína e Santiago também. Max agride Nina, que desmaia. Ao acordar, está ao lado do corpo dele.

Zé Maria pede para Jurema não contar para Isabel que foi ele quem indicou o trabalho no teatro. Matilde presenteia Isabel. Eulália descobre que Sandra foi a uma entrevista de emprego e briga com Teresa. Constância descobre que Isabel está grávida. Afonso fica comovido ao saber que sua filha está trabalhando no teatro. Jurema convida Zé Maria para ir ao teatro. Diva ajuda Isabel a enfrentar Afonso. Bonifácio paga Caniço para fazer um trabalho para ele. Jurema chama Afonso para ir ao teatro. Edgar fala para Laura que não pode mais confiar em Guerra. Afonso vai ao teatro falar com Isabel.

Otávio e Charlô brigam e Olívia se irrita. Veruska fica aflita quando Roberta pede para conversar com Agenor sozinha. Dino avisa à cunhada que a fábrica não terá como pagar os funcionários. Nando pede para Lucilene levar um recado para Otávio. Juliana e Analú encontram Fábio e Ciça na lanchonete. Vânia se compromete a falar com Nando, antes que Felipe faça algo contra ele.

Doroteia se nega a apoiar Manoel. Manoel conta para Juvenal e Coriolano que Doroteia o colocou para fora de sua casa. Coriolano promete ajudar Manoel. Gerusa pede à mãe que procure Mundinho. Nacib recusa o bolo de aipim feito por Gabriela. Nacib recebe o novo cozinheiro. Melk avisa a Malvina que escolheu um noivo para ela. Machadão pergunta a Ramiro se ele sente vergonha dela. Coriolano revela a todos um grande segredo. Pirangi invade a casa de Doroteia.

Lia espalha para todos que Fatinha está noiva. Orelha aconselha Dinho a parar de pensar na Lia e ficar com Ju. Lia sugere que Bruno apareça no sarau para ver Rita novamente. Lorenzo pede o divórcio para Raquel. Gil confessa para Marcela que gosta de Lia. Bárbara esconde roupas íntimas embaixo do travesseiro de Mario e Tico vê. Fatinha chega vestida de forma discreta no colégio e todos ficam surpresos com o seu comportamento.

Afonso não consegue se consolar com a notícia de que vai ter um neto. Preta se desespera ao saber que Paco está morto. Paco tenta convencer Ulisses de que ele não é seu irmão, em vão. Germana chora a morte de Paco. Preta acusa Bárbara de ser uma assassina e garante que vai se vingar dela. Paco escuta no rádio a notícia de sua própria morte. Os filhos de Edilásia estranham o nervosismo dela. Preta pensa em Paco e chora. Germana anuncia para Edilásia que Paco morreu.

Pedro se diverte ao provocar Miguel na frente de Alice. Tatiana fica decepcionada ao ver Tadeu com Ofélia. Pedro beija Alice calorosamente. Binho diz a Pilar que Miguel pode fazer alguma maldade contra Pedro. Márcia fica irritada com o sumiço de Téo. As crianças bolam um plano para juntar Dani e Pingo. Nina tenta descobrir o verdadeiro nome de Pingo. Tomás provoca César pela internet. O rebelde não concorda com a postura do empresário da banda. Roberta ouve Diego falando bem dela. João pede conselhos a Diego. Estela tenta consolar Roberta. As crianças se divertem ao descobrirem o verdadeiro nome de Pingo.

Amedrontado, Danilo pede que Darley saia da festa. Breno reclama do desemprego. Diva e Dóris tentam envenenar canapés da inauguração de Isabel, mas são interrompidas. Isabel e Joana encontram as garçonetes gêmeas presas em sacos plásticos. Josefina demonstra interesse em Osório, que, por sua vez, aproxima-se de Cremilda. Fabiana e Eduardo discutem. As gêmeas garçonetes reconhecem Diva e Dóris, que são desmascaradas na festa e agridem as rivais.

Na casa abandonada, os garotos brincam com um sapo de brinquedo. Eles planejam assustar as meninas na sala de aula. Paulo fala mal de Maria Joaquina e Cirilo parte para cima dele. Valéria recebe um mensagem de Davi, que conta que Paulo vai soltar um sapo de brinquedo na sala. Valéria combina com Alícia de avisar a diretora Olívia. Alícia sugere que as duas consigam um sapo de verdade para assustar os meninos. Jaime e Mário desafiam Paulo a entrar no quarto secreto da casa abandonada. Maria Joaquina e Joana vão tomar sorvete, um homem as segue. Na escola, Maria Joaquina diz a Laura que as gordas não fazem falta.

Manoel recebe a notícia que seu filho Guilherme enfrentou a polícia a tiros e foi levado em estado grave para o hospital. Manoel passa mal e pede a Candinha que avise Maria Mercedes. Magnólia chega à casa da família, encontra Manoel desesperado que, chorando, pede a ela que vá até o hospital porque seu filho está morrendo. Candinha vai até a mansão e pede a Aurélio que avise Mercedes que seu irmão está no hospital em estado grave.

VEREADOR ELEITO NO DOMINGO MORREU ONTEM A TARDE DE ACIDENTE



Um homem que dirigia um Fiat Uno, cor cinza de placa JPO-7464, morreu na tarde de ontem,  após perder o controle de direção do veículo e colidir com um caminhão tanque de cor branca. O acidente ocorreu na rodovia  BA-330, próximo da entrada do povoado Amazonas, em Lafaiete Coutinho. As informações colhidas no local davam conta de que a vítima era o vereador eleito no último domingo (7) no município de Iramaia, agricultor Elias da Silva (PDT), “Mundão”, de 53 anos.  O Uno que seguia no sentido à cidade de Iramaia,  ficou totalmente destruído e o  motorista morreu preso às ferragens retorcidas. 

ITABUNA: VEREADORES AFASTADOS SEM SALÁRIOS


Na decisão do juiz da 2ª vara Crime Antonio Carlos Rodrigues Moraes, que afastou os 13 vereadores de Itabuna, ele foi contundente, os vereadores afastados ficarão sem receber os salários e estão proibidos de adentrarem na câmara de vereadores.

O magistrado também mandou notificar os 13 sobre o afastamento, como também os 13 suplentes, para serem empossados o mais rápido possível, para o poder legislativo não ficar sem representação.

CORRUPÇÃO ATIVA: MAIORIA DOS MINISTROS DO STF VOTA PELA CONDENAÇÃO DE JOSÉ DIRCEU


O ministro Marco Aurélio de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (9) pela condenação do ex-Chefe da Casa Civil José Dirceu no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão. O voto forma maioria pela condenação de Dirceu pelo crime de corrupção ativa. “José Dirceu teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio”, assinalou.

Marco Aurélio considerou que “o PT buscou mesmo uma base de apoio no Congresso Nacional” e também condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino.
O ministro seguiu o voto do relator Joaquim Barbosa e condenou pelo crime de corrupção ativa todos os réus do chamado núcleo publicitário Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbarch, Simone Vasconcelos e Rogério Tolentino. Com o voto, há maioria formada pela condenação de Tolentino. Ao todo, nove réus já foram condenados neste capítulo, que tratou da compra de apoio político entre 2003 e 2004.
Sobre a decisão do STF, Dirceu disse que acatará, mas não ficará calado. ”Fui prejulgado e linchado. Não tive, em meu benefício, a presunção de inocência”. No seu blog, Dirceu afirmou que “a Suprema Corte do meu país, sob forte pressão da imprensa, me condena como corruptor, contrário ao que dizem os autos, que clamam por justiça e registram, para sempre, a ausência de provas e a minha inocência. O Estado de Direito Democrático e os princípios constitucionais não aceitam um juízo político e de exceção”.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

DEPOIS DE 20 ANOS GILKA VOLTA A COMANDAR ITAJUIPE



Em Itajuipe numa das eleições mais disputadas dos ultimos anos Gilka Badaró (PSB) se elegeu com 6.280 votos contra 5.553 da candidata Sí Dantas (PSD) numa diferença de 732 votos, contrariando prognosticos de pesquisas realizadas na cidade  e não registradas  de que a vantagem seria superior a 1.500 votos. O resultado final mostrou ainda José Reis (PSC) com 397 votos, Neusa Macedo (PDT) 260 votos e Junior Fontes 89 votos.

FERNANDA SILVA É A PRIMEIRA MULHER PREFEITA DE URUÇUCA



FERNANDA SILVA:              7.141
MOACYR LEITE JUNIOR:     6.080
BUBA:                                     58

OS 11 VEREADORES ELEITOS DE URUÇUCA: 

MAGNÓLIA:                      745
RODRIGO DE PAULINO     647
VALMARI                          588
ERI                                  530
ABREU                             516
NAU DE DANDA                490
IRMÃO DUDA                    481
PROFESSORA LIA              412
GRACINHA ENFERMEIRA    353
CARLOS MAGNO                 346
SUELY DATILOGRAFIA        344

MULHERES VÃO COMANDAR 14 PREFEITURAS NA REGIÃO CACAUEIRA



O número de mulheres eleitas prefeitas em municípios da região sul, incluindo o baixo-sul, saltou de cinco para 14 no comparativo de 2008 e 2012.
Cinco prefeitas da Região Cacaueira sul-baiana disputaram reeleição e três acabaram reconduzidas: Dra. Sandra (DEM), de Floresta Azul, Ângela Castro (PP), de Camacan, e Josefina Castro (PT), de Coaraci.
As prefeitas Neone Cordeiro (PP), de Jussari, e Ioná Queiroz (PT), de Camamu, não obtiveram êxito. Ioná comandou o município por quase todo o mandato, mas foi “ejetada” pela Justiça Eleitoral no início deste ano. Outra mulher foi eleita prefeita, Emiliana de Zequinha da Mata (PP). Em Jussari, foi eleito Valnio Muniz (PT).
A participação das mulheres nas prefeituras regionais teve aumento de 180%, mas em vários casos a eleita substituiu, de última hora, o candidato – geralmente o esposo ou pai da eleita, a exemplo de Almadina, onde Valtencir ficou impedido de disputar e colocou a esposa, Gleide de Val. Confira a relação:
Almadina – Gleide de Val (PSD)
Aurelino Leal – Liu Andrade (PP)
Barra do Rocha – Vera (PSC)
Barro Preto – Jaqueline Mota (PT)
Camacan – Ângela Castro (PP)
Camamu – Emiliana de Zequinha da Mata (PP)
Coaraci – Josefina Castro (PT)
Uruçuca – Fernanda Silva (PT)
Itajuípe – Gilka Badaró (PSB)
Floresta Azul – Dra. Sandra (DEM)
Maraú – Gracinha (PP)
Valença – Jucélia Nascimento (PTN)
Ubatã – Simeia de Expedito (PSB)
Una – Dione (PSD)

VANE É O NOVO PREFEITO DE ITABUNA



Agora é oficial. O novo prefeito eleito de Itabuna é o vereador Vane do Renascer (PRB), da coligação Na frente para Itabuna mudar. O juiz Antônio Carlos Moraes, da 27ª Zona Eleitoral, confirmou o resultado das urnas.
Vane obteve 45.623 votos em disputa acirrada com o prefeito Capitão Azevedo (DEM), com 44.516 votos. A diferença entre ambos foi de 1.107 votos. Juçara Feitosa (PT) obteve 16.837 votos.
Na sequência, Zé Roberto (PSTU) com 1.089 votos, Zem Costa (PSOL) com 838 e Pedro Eliodório (PCB), com 704 votos. Foram registrados 1.089 votos em branco e 5.670 votos nulos.