Pages

sábado, 26 de maio de 2012

Agora são os professores da rede particular que vão entrar em greve



Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (25), professores da rede particular de ensino decretaram greve a partir da próxima terça-feira (29). De acordo com Cristina Souto, diretora de Comunicação do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro/BA), professores de pelo menos 20 escolas particulares da capital baiana já confirmaram adesão ao movimento grevista.

Antes do início da greve, os professores realizam uma paralisação na segunda-feira (28) com o objetivo de mobilizar a categoria, que se reúne às 14h com o patronato para uma última tentativa de acordo antes do início do movimento grevista. Caso haja avanço nas negociações, os professores realizam uma assembleia com a categoria às 8h da terça-feira, que pode impedir a realização da greve. 

Ainda segundo a diretora do Sinpro, a mobilização deve se expandir para outras cidades baianas, mas o sindicato ainda não tem retorno dos professores de outras cidades baianas sobre a adesão ao movimento. “O número de escolas com professores aderindo à greve deve aumentar a partir da próxima segunda, quando pretendemos pressionar os empresários a rever a proposta de reajuste salarial”, explicou a sindicalista.

O percentual de aumento reivindicado pelos professores é de 10% do ganho real mais 4,88% de correção da inflação pelo Indice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Porém, os empresários, ofereceram o reajuste de 5% ignorando às 58 reivindicações da pauta, que inclui saúde, segurança e condições de trabalho, entre outros.

ACIDENTE COM SEIS ÔNIBUS MATA PELO MENOS 6 PESSOAS



Pelo menos seis trabalhadores rurais morreram e diversos ficaram feridos, em um acidente envolvendo seis ônibus e um veículo da Polícia Militar.

O desastre, segundo a Polícia Rodoviária Federal, aconteceu por volta das 06h da manhã desta sexta-feira (25), na BR-101, perto da cidade de Itamaraju.

Os ônibus, ainda de acordo com as informações, seguiam em comboio e transportavam os trabalhadores para colheita de café em uma fazenda. O forte nevoeiro que atingiu a região pode estar entre as causas do engavetamento. Informação extra-oficial da PRF é de que chegou a 11 o número de mortos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vereador de Ubaitaba atropela três jovens em Uruçuca, um não resistiu aos ferimentos e faleceu


O vereador também foi hospitalizado logo após o acidente

O vereador Batalzar Esteves  Matos, o “Bal do Armandão” esta sendo acusado de atropelar três jovens na tarde desta quarta feira (23), no município de Uruçuca. O acidente aconteceu na área urbana  da cidade.

Segundo informações, o vereador dirigia um veículo Peugeot Azul sentido Ilhéus ao município de Ubaitaba, quando aconteceu o acidente. Populares contaram que os rapazes tentavam atravessar a pista em frente às casas populares, quando foram atropelados.

O jovem Silvanei Olimpio Santos (22 anos), não resistiu e acabou morrendo, enquanto Carlos Soares de Jesus (18 anos), e o menor Anderson dos Santos Silva (15 anos), foram levados para o hospital de Base em Itabuna com graves ferimentos. Bal ainda tentou desviar o veículo, mas não conseguiu.

Uruçuca assume primeiro lugar no ranking em cobertura da Campanha contra Gripe



A 6ª Dires – Diretoria Regional de Saúde Ilhéus divulgou, na semana passada, uma lista parcial de cobertura da Campanha de Vacinação Contra Gripe. Uruçuca é o município com melhor índice no ranking das cidades ligadas a 6ª Dires. Segundo o secretário de Saúde, Fabiano Santana, a ótima posição encontrada se deve a organização o empenho da equipe. “A estratégia esse ano foi intensa e planejada”, disse.

Uruçuca está à frente de municípios como Ilhéus e Canavieiras, segundo a 6ª Dires. Para a coordenadora Epidemiológica de Uruçuca, Michele Correa, as equipes estão nas ruas, in loco, para chegar à meta que é 90%. “A eficácia de um bom trabalho é identificar os grupos e disponibilizar as equipes”, completou.

MUNICÍPIO % ALCANCE

ARATACA 29,3
CANAVIEIRAS 27,22
ILHEUS 25,78
ITACARÉ 28,27
MASCOTE 23,41
SANTA LUZIA 29,95
UNA 46,59
URUÇUCA 47,15

Morre nos EUA o inventor do controle remoto


O inventor do controle remoto de televisão, Eugene Polley, morreu aos 96 anos, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, de causas naturais, informou nesta terça-feira a empresa para qual ele trabalhava. Polley criou em 1955 o "Flash Matic", dispositivo que utilizava impulsos de luz e sensores nos aparelhos de televisão para mudar de canal ou apagar a tela e "cortar os longos anúncios", dizia um dos anúncios da época. Os sensores nas televisões na época podiam confundir estímulos e muitas vezes os canais mudavam involuntariamente em dias de sol. O primitivo controle remoto, que progressivamente foi substituído por dispositivos que utilizavam ondas infravermelhas, fixou as bases do sedentarismo em frente à televisão, das disputas familiares, das mudanças de canal durante os intervalos e das brigas pela audiência. Zenith, a empresa onde Polley trabalhou, disse que o inventor morreu de causas naturais na cidade de Downers Grove, em Illinois, após 47 anos de carreira como engenheiro, período em que foi pioneiro em tecnologias de rádio, televisão e o precursor do que agora é o DVD. Polley, ao lado de Robert Adler, outro dos inventores do controle remoto, recebeu um prêmio Emmy em 1997 por ser o "pioneiro no desenvolvimento" do dispositivo.

Neuza Macedo é pré-candidata à Prefeitura de Itajuípe pelo PDT


A ex-secretária de Ação Social de Itajuípe, Neuza Macedo, anuncia sua pré-candidatura ao cargo de prefeita pelo PDT em vários encontros e visitas que vem realizando junto a diferentes setores da comunidade local. Ela conta com apoios do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), deputado estadual Paulo Câmara, (PDT-BA) – atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – e do ex-prefeito do município, Paulo Martinho. Neuza Macedo iniciou suas atividades de pré-campanha na parte da cidade onde mais tem acesso: bairros e periferia. O legado social que construiu durante sua atuação como secretária de Ação Social (2001-2002) funciona agora como cartão de visitas junto às famílias mais carentes de Itajuípe. Nas visitas e encontros que vem realizando, Neuza Macedo lembra os resultados colhidos pelo programa “Socorro e Amparo Imediato” que executou na sua passagem pelo Executivo. A pré-candidata relata que sua secretaria funcionava 24 horas por dias, durante todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. “Nosso trabalho não tinha descanso, pois encontramos uma realidade social muito injusta e sofrida para centenas de famílias carentes”, diz Neuza Macedo. Colocar seu nome na disputa pela Prefeitura de Itajuípe foi a maneira que ela encontrou para resgatar esse trabalho e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas carentes. “Nossa proposta tem como base um programa de governo sustentado nos setores de saúde, ação social, educação e esportes, agindo de forma integrada para solucionar os problemas que atingem as famílias”, adianta. Filha do ex-funcionário publico José Barreto dos Santos (Barretinho) e Maria Macedo dos Santos (Zizi), Neuza Macedo, 42 anos, é casada com o médico Paulo Martinho e mãe dos jovens Flávia, 19 anos e Guilherme, 13 anos.

Fazer cópia de CD para uso pessoal não é mais crime



A comissão de juristas que discute mudanças ao Código Penal aprovou na tarde de hoje, uma proposta que descriminaliza o ato de uma pessoa fazer uma cópia integral de uma obra para uso pessoal, desde que não tenha objetivo de lucro. Com a decisão, quem realizar a cópia deixa de ser enquadrado pelo crime, previsto no atual código, de “violação do direito autoral”. Dessa forma, a cópia de um CD de música ou de um livro didático para uso próprio deixaria de ser crime. Atualmente, a pena para os condenados pela conduta pode chegar a até quatro anos. O texto aprovado ficou com a seguinte redação: “não há crime quando se tratar de cópia integral de obra intelectual ou fonograma ou videofonograma, em um só exemplar, para uso privado e exclusivo do copista, sem intuito de lucros direto ou indireto”. O colegiado tinha prazo até o final do mês para entregar o anteprojeto do novo código ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mas os trabalhos foram prorrogados até o dia 25 de junho.

OPERAÇÃO DO IBAMA NO SUL DA BAHIA APLICA MAIS DE R$ 110 MIL EM MULTAS



A Operação Argus Terra resultou na apreensão de 110 kg camarão não declarados em estoque para o período de defeso e nove pássaros da fauna silvestre brasileira, além de R$ 111 mil em multas. A operação foi realizada pelo Ibama em 12 municípios do sul da Bahia e visou combater ilícitos ambientais ao final do defeso da lagosta e do camarão.
A operação foi executada por equipe do Ibama em Ilhéus e Vitória da Conquista, que realizaram 40 abordagens. Foi embargada uma fábrica de gelo que estava irregular, com vazamento de gás amônia, sem licença ambiental e com seu cadastro técnico federal registrado como se fosse uma peixaria.
Durante a Operação Argus Terra, foram realizadas vistorias em peixarias, frigoríficos e fábricas de gelo, entre os municípios de Canavieiras e Valença, conforme a coordenação do Ibama. O instituto também fiscalizou locais de comércio de pescado nas Costas do Dendê e Cacau, entre os dias 2 a 11 deste mês.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Seca na Bahia: Manifestantes ocupam sede da Codevasf em Juazeiro


Seca na Bahia: Manifestantes ocupam sede da Codevasf em Juazeiro

Após meses de estiagem e problemas no abastecimento de água, os moradores da região conhecida como Alto Salitre, na cidade de Juazeiro, no norte baiano, ocuparam nesta terça-feira (22) a sede da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A comunidade reclama que a distribuição com carros-pipa não é suficiente e reivindica a construção de uma adutora para levar água da barragem de Sobradinho para as famílias do Alto Salitre. “Falta água para consumo humano, animal e isso levou a gente a fazer esse movimento. A Codevasf tem o projeto dessa adutora que seria a solução. Já está na mão do superintendente”, conta o produtor rural Adenício Gonçalves. Após reuniões entre os manifestantes e representantes da superintendência regional, ficou definido que será agendada uma audiência no Ministério da Integração Nacional, com a presença do titular da pasta, Fernando Bezerra, para discutir o assunto. Informações do jornal Gazzeta do São Francisco.

Justiça determina retorno de prefeito de Ubatã


Justiça determina retorno de prefeito de Ubatã

A presidente da Câmara de Vereadores de Ubatã, Cássia Mascarenhas (PMN), não passou mais que 48 horas sentada na cadeira de prefeita e já teve que dar lugar ao seu antecessor Edson Neves (PSD), afastado na última segunda-feira (21) pelo Legislativo ubatense. O retorno do prefeito foi concedido pelo juiz titular da comarca do município do sul baiano, Antônio Carlos Maldonado Bertacco, após o alcaide ingressar com um mandado de segurança. Em sua decisão, o magistrado afirmou que “princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório foram violados” e que os procedimentos legais não teriam acontecidos de acordo com o que reza a Lei e a Constituição Federal. Neves foi afastado por 90 dias, após os vereadores criarem três comissões na Casa para apurar supostas denúncias contra a atual gestão. Os vereadores alegaram que, caso o chefe do Executivo continuasse no cargo, poderia haver interferência nos trabalhos investigativos dos colegiados. Para o prefeito há uma "clara" perseguição política de um grupo de pré-candidatos que quer desmoralizar e desestabilizar a sua administração."Com a força de Deus e o povo de Ubatã eles não vão conseguir. No nosso governo não há nenhuma irregularidade e com essas perseguições desenfreadas, essas pessoas não estão prejudicando o governo Edson Neves e sim toda a população que está revoltada com o cenário de politicagem que está acontecendo no município. É lamentável porque os meses que faltam para terminar o ano devem ser utilizados com trabalho para o povo e não para paralisar o Executivo", criticou. Com o retorno do político, Ubatã empossa pela nona vez um gestor desde as eleições municipais de 2008.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Moradores do Everaldo Argolo Goes (Portelinha e Waldeck Ornelas) veio até o Blog apelar ao prefeito que vos ajudem

Época de chuva, os moradores do Conj Hab. Everaldo Argolo Goes, ficam ilhados dentro de suas casas. A quantidade de lama é muito grande, deixando quem precisa de ir trabalhar ou ir a escola com muita dificuldade, tendo que fazer malabarismo para não cair e fica atolado com tanta lama. 




Senhor Prefeito Moacyr, se puder comparecer ao nosso bairro e ver a situação, e poder nos ajudar, agradeceremos. (palavras de um morador do local)

Greve intermunicipal dos rodoviários está confirmada, diz sindicato na BA


O diretor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, Francisco Costa, informou ao G1 na tarde desta terça-feira (22) que a greve da categoria está confirmada e deve começar a partir das 0h de quarta-feira (23). Os sindicalistas informam que a greve é intermunicipal.
Segundo o diretor, a reunião realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) acabou por volta das 17h e não resolveu o impasse entre a categoria e os empresários. Ele ainda informa que uma nova rodada de negociação está prevista para segunda-feira (28) e até lá a categoria deve manter a paralisação.

A quem pertence Serra Grande? A resposta é: Uruçuca


O Google errou: Serra Grande é de Uruçuca

A ligação pela estrada entre Ilhéus e Itacaré, passando por Serra Grande, foi aberta durante a 2ª Guerra Mundial. Este acesso foi feito para a chegada do telégrafo em Itacaré. Antes da pavimentação da rodovia Ilhéus/Itacaré a chegada de mercadorias e o transporte de moradores eram realizados através da estrada de chão. Serra Grande é conhecida pela sua belíssima paisagem e visual paradisíaco sendo ponto turístico, certo, para quem chega ao litoral baiano

Mas a quem pertence esse paraíso?! Pertence a Ilhéus? Pertence a Itacaré? Ou é um povoado independente? Por ser mais próximo de Ilhéus é certo que esse paraíso pertença ao município? Errado. Então, deve pertencer a Itacaré, já que é uma cidade conhecida pelas suas belas praias assim como a Serra, certo? Não, errado de novo. Serra Grande pertence ao município de Uruçuca. Muitas pessoas se enganam associando o povoado a outros municípios não reconhecendo Uruçuca como legitima dona. 

Dividas do cacau: Geraldo Simões propõe inclusão do PESA e ampliação do prazo de renegociação



Com o objetivo de conseguir a atualização das datas de renegociação do PAC do CACAU e de incluir nas renegociações as dívidas do PESA (Programa Especial de Saneamento de Ativos), o deputado federal Geraldo Simões tem  mantido constante contato com o Senador Walter Pinheiro, relator da MP 565, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. De acordo com  Simões, “ o senador Pinheiro manifestou todo interesse nestas medidas de grande importância para os produtores de cacau e para o estímulo da economia do Sul da Bahia. Existem também abertura e interesse nos setores do Governo Federal e do Estado em adotar medidas que favoreçam a economia e a produção, mantendo a tendência de crescimento, desenvolvimento e emprego no Brasil, enquanto internacionalmente, parte significativa do mundo vive um processo de crise e recessão”. Para ele, há exemplos recentes  como as recentes medidas de redução de juros e cortes no Imposto de Produtos Industrializados – IPI.

Além da incorporação do PESA nas negociações, Geraldo Simões está  propondo que o prazo de renegociação seja estendido até julho de 2013, o que dará tempo suficiente para que todos os produtores, que ainda não tiveram oportunidade de renegociar, possam providenciar seus documentos e finalmente resolver sua inadimplência, conseguindo novos empréstimos e voltando a atuar sem restrições no mercado. “Anteriormente já  conseguimos ampliar o prazo. Tenho certeza que novamente vamos conseguir atualizar o prazo da renegociação da dívida cacaueira como é a aspiração de todos os produtores e da população da região”, finalizou o deputado

Nova prefeita de Ubatã demite todos os secretários e diretores de Edson Neves


Após a Câmara de Vereadores de Ubatã empossar nesta terça-feira (22), a vereadora a Cássia Mascarenhas (PMN), no cargo de prefeita, devido ao novo afastamento de Edson Neves (PSD), ela chegou “com todo o gás”.

Demitiu todos os secretários de governo e os titulares de diretorias indicados por Edson Neves, conforme confirmação dada pelo assessor especial da Câmara e marido de Cássia Mascarenhas, Gleide Santana (PMN).

Cássia Mascarenhas assumiu a vaga no lugar do ex-prefeito que na segunda-feira (21) foi afastado mais uma vez pelo prazo de 90 dias.

Quando assumiu o comando domunicípio, em julho do ano passado, Cássia Mascarenhas passou apenas poucos dias à frente da prefeitura, pois Edson Neves conseguiu liminar da justiça, que entendeu o processo de afastamento feriu os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

Ao ser empossada, Cássia Mascarenhas disse que no “meu governo terá prioridade o pagamento dos servidores públicos municipais e a saúde, sucateada há anos”.

Assessores de Edson Neves garantiram que vão solicitar à Câmara a ata da sessão e documentos para ingressar com ação na justiça, para tentar retornar ao cargo. (Com informações do site Ubatã Notícias).

Globo vai dar ainda mais espaço para evangélicos



A Globo bateu o martelo e decidiu transmitir um videoteipe dos três festivais Promessas para as praças onde serão realizados (Recife, Brasília e Belo Horizonte). A quarta edição, marcada para dezembro em São Paulo, será exibida para todo o país.
No fim de semana, a Globo abriu espaço na grade para falar sobre a Marcha para Jesus.

Cirurgia na perna de Pedro Leonardo termina; cantor ficará desacordado até quarta-feira



O cantor Pedro Leonardo passou na manhã desta terça-feira (22) por uma cirurgia na perna esquerda, que estava com o fêmur fraturado. Sem intercorrências, a cirurgia, que começou às 8h30, acabou às 11h15. O cantor voltou para a UTI, onde permanecerá desacordado até esta quarta, informou a assessora da família, Ede Cury.
De acordo com Ede, Pedro passou bem a noite, continua falando com os familiares e brincando com os médicos. "Ele até mandou um beijo para a enfermeira antes de seguir para o centro cirúrgico", disse a assessora. Um aparelho foi instalado próximo às cordas vocais do cantor, que passou por uma traqueostomia, para que ele possa falar com mais facilidade

“GOVERNO TEM QUE COMPROVAR QUE NÃO PODE PAGAR OS 22,22%”, DIZ PRESIDENTE DA API



Os professores da rede estadual entraram hoje no 42º dia de greve na Bahia ainda sem perspectivas de retomada de negociações com o governo baiano. Hoje, a categoria promoveu “panelaço” pelas principais ruas do comércio central de Itabuna.

João Rodrigues, presidente da Associação dos Professores de Itabuna (API), ligado à APLB-Sindicato, concedeu entrevista . Para ele, é necessário ao governo chamar a categoria para o diálogo e comprovar que não tem capacidade de pagar os 22,22% para todos os padrões (níveis) da educação.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sessão Saúde > Anemia



Anemia é o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos).

As anemias devem ser consideradas como sinal de doenças de base responsável pela alteração sanguínea, ou seja, pela redução do número de eritrócitos circulantes.

Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. São agudas, quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc. As crônicas são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme, por exemplo) e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro (anemia ferropriva, a mais comum), por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).

As anemias são classificadas de acordo com o VCM (volume corpuscular médio), ou tamanho das hemácias, em microcíticas , macrocíticas e normocíticas.

Sintomas

Os sintomas mais importantes da anemia aguda são provocados pela redução no volume de sangue circulante. O principal deles é a queda da pressão arterial.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobinaprovoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento necessário de oxigênio a todas as células do corpo. A intensidade dos sintomas aumenta com a atividade física.

Diagnóstico

Avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue são fundamentais para o diagnóstico. Uma vez constatado o distúrbio, é indispensável determinar sua causa para introduzir o tratamento adequado.

Tratamento

O tratamento das anemias é diretamente determinado pela doença de base que provocou a falta de produção ou a destruição das hemácias.

Recomendações

* Palidez, gengivas esbranquiçadas, unhas descoloridas podem ser sinal de anemia. Procure um médico para diagnóstico e tratamento, se necessário;

* Optar por uma alimentação saudável e variada é indispensável para prevenir a ocorrência de anemias causadas por carência nutricional;

* O risco de anemia aumenta na gestação e durante o aleitamento materno, nos primeiros anos de vida das crianças e nos idosos.

2ª Caminhada do CREAS divulgou a importância do Disque 100 contra pedofilia



O CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Uruçuca convocou a Rede de Proteção e foi às ruas na última sexta-feira, 18, em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com a Polícia Militar, cerca de mil pessoas levantaram a bandeira dessa luta e da importância do Disque 100.

Panfletos explicativos foram distribuídos à população dos bairros e centro da cidade como alerta para denuncias. Para a coordenadora do CREAS, Credileusa Ferreira, o resultado foi positivo e as estatísticas apontam o seio familiar como causador desse crime. “Motivar a comunidade faz com que cheguemos a esses elementos”, explicou. 

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Uruçuca reforçou a caminhada em comemoração ao dia de Luta Antimanicomial. Para o psicólogo Dr. Filipe Carvalho, é a primeira vez que se comemora em Uruçuca esse dia de luta. “Queremos lembrar a comunidade de como nossos pacientes com distúrbios psíquicos são bem tratados em Uruçuca”, falou.

Capa do DB que circula amnhã



A edição do jornal Diário Bahia, que estará nas bancas nesta terça-feira (22), destaca um crime bárbaro, cometido em Aracata por um homem chamado Albano Neves Barbosa, contando com a ajuda de Edvaldo Barbosa dos Santos e José Ribeiro dos Santos.
O trio enforcou Sebastião Ferreira, de 24 anos, supostamente porque a vítima assediou a namorada de Albano. Depois do enforcamento, Sebastião teve o coração arrancado, fatiado, frito e degustado pelos assassinos.

Chuva cai após oito meses de seca e anima produtores rurais em Feira (BA)



Na cidade de Feira de Santana, a 100 km da capital, os trabalhadores rurais recomeçam a preparar a terra para o cultivo de sementes, animados com os primeiros sinais de chuva depois de oito meses de estiagem.
Nesta segunda-feira (21), na zona urbana, a população que saiu cedo para o trabalho tirou do armário guardas-chuvas, sombrinhas e agasalhos para se proteger da chuva.
De acordo com a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 36 horas choveu 21 milímetros, o equivalente a 30% do previsto para o mês de maio. A UEFS prevê que o tempo chuvoso deva permanecer ao longo do dia.

Deslizamento de terra gera maior n° de registros de emergência na capital


Chuva em salvador (Foto: Imagens/ TV Bahia)

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já registrou 105 deslizamentos de terra do início da manhã até as 12h desta segunda-feira (21), do total de 232 solicitações de emergência atendidas pelo órgão em dia de chuva na cidade. Entre as ocorrências, desabaram cinco imóveis - dois em Sussuarana, e os demais em São Marcos, Nova Marotinho e na Baixa dos Sapateiros, centro da capital.

Emergências devido à chuva passam do dobro em uma hora (Foto: Imagens/ TV Bahia)
População se vira para resgatar animais e objetos

O número total de ocorrência mais que quadruplicou desde o primeiro balanço, emitido às 8h30, quando a Defesa Civil somou 52 ocorrências. Às 9h20, o balanço já indicava aumento expressivo, passando dos 52 para 111 casos.
O órgão soma, ainda, 29 alagamentos de área, dez árvores caídas, uma queda de galho de árvore, cinco desabamentos de muro, quatro avaliações de imóveis alagados e três infiltrações. Há diversas ameaças entre as solicitações atendidas, são elas: 35 de desabamento de imóvel e seis de queda de muro, 15 de deslizamento de terra e seis de queda de árvore
Previsão para esta segunda-feira é de chuva por todo o dia, aponta Inmet (Foto: Reprodução/ TV BA)

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira


Com aproximadamente 991 mil doses aplicadas, a Campanha de Vacinação contra a Incluenza será encerrada nesta sexta-feira (25). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, foram vacinadas 181.911 crianças menores de dois anos, 85.564 trabalhadores de saúde, 70.493 gestantes, 9,8 mil povos indígenas e 649.576 idosos com idade a partir de 60 anos. A campanha contra os três vírus que causam a doença foi iniciada no dia 5 de maio. Em Salvador, a meta é imunizar 80% de um público de cerca de 300 mil pessoas. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, alerta que a população-alvo que ainda não foi vacinada, “deve procurar as unidades de saúde dos municípios, unidades de Saúde da Família ou postos de vacinação mais próximos de sua residência para receber a vacina".

Volta ao passado é pesadelo para servidor de Itajuipe

O prefeito Marcos Dantas (PSD), de Itajuípe, não é muito adepto de festas, como as famosas micaretas que agitavam a cidade no passado, mas terminará seu segundo mandato com uma boa imagem pelo menos entre o funcionalismo. Diferentemente de prefeitos anteriores, Dantas se notabilizou como um gestor pontual quando o assunto é o pagamento de salários . Aliás, o rigor nesse aspecto também vale para os fornecedores da Prefeitura. Em Itajuípe, comenta-se que no passado o funcionário do governo municipal não tinha moral para comprar a crédito em lugar algum. Mesmo que estivesse sem restrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), bastava o lojista saber que era servidor da Prefeitura para negativar o sujeito. Hoje, isso não ocorre e o que não falta é “barnabé” com medo de ver o retorno daqueles tempos de salário atrasado e nome sujo na praça. E o pior é que tem gente daquela época doida pra voltar ao governo de Itajuípe.

Morre Robin Gibb, vocalista do Bee Gees



Após uma longa batalha contra o câncer, morreu neste domingo, aos 62 anos, o músico Robin Gibb, um dos fundadores dos Bee Gees. A informação é do site da revista Rolling Stone. A confirmação da morte teria sido feita pelo porta-voz do músico. "A família de Robin Gibb, dos Bee Gees, anuncia com grande tristeza que Robin faleceu hoje na sequência da sua longa batalha contra o câncer e cirurgia intestinal", diz o comunicado. "A família pediu que sua privacidade seja respeitada neste momento muito difícil." Há dois anos, Gibb enfrentava um câncer de cólon e fígado. Ele chegou a anunciar "recuperação espetacular", mas um tumor secundário se desenvolveu recentemente. A carreira musical de Gibb começou em 1958, quando ele criou o grupo Bee Gees em parceria com os irmãos, Barry e Maurice. A banda é considerada um dos ícones da música contemporânea e lançou hits como Stayin' Alive, How Deep Is Your Love, Massachusetts e Night Fever. A doença impediu Gibb de participar, no mês passado, do lançamento de sua primeira composição clássica, Réquiem do Titanic, composta em parceria com o filho Robin-John Gibb para lembrar o aniversário de 100 anos do transatlântico.

EXPANSÃO DA BANDA LARGA CRIA MAIS OPORTUNIDADES PARA OS BRASILEIROS



O acesso à internet em banda larga que quase dobrou desde o início do ano passado, e já supera 72 milhões de conexões. Para estimular ainda mais a expansão do acesso à internet de alta velocidade o governo federal vai investir, por meio da Telebrás, na ampliação das redes que levam a internet a todas as regiões do País, e também tem cobrado das empresas privadas que aumentem seus investimentos para garantir uma banda larga de qualidade para os brasileiros. No programa de hoje, a presidenta comenta essa expansão da internet e também fala sobre a importância do acesso à internet nas escolas públicas para dar oportunidades a todas as crianças e jovens desde o início da vida escolar.

"Índios" invadem propriedade em São José e atiram em mulher grávida



Ontem, por volta das 11h, supostos índios tupinambás armados invadiram a sede da Fazenda Santa Maria, em São José da Vitória, e atiraram contra Nadieli Oliveira Nogueira, 18 anos. Os disparos atingiram as pernas da vítima, que está internada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna. O quadro de saúde de Nadieli é estável, mas ainda não foram feitos exames para confirmar possível perda do bebê. De acordo com Ricardo Amaral, parente da vítima, os homens invadiram a sede da fazenda pelos fundos e quando alcançaram a varanda de uma das casas ordenaram que todos deitassem no chão. “Os meninos correram porque poderiam ser mortos ali mesmo”, disse ao PIMENTA. Na tentativa de procurar abrigo, a gestante de quatro meses foi atingida numa das coxas e na parte inferior da perna. Os atiradores chegaram na fazenda em um Fiat Siena, cor vinho, segundo relatos das vítimas. “Foi a mão de Deus que colocou as vítimas rapidamente em suas casas, evitando o pior”, diz Amaral. “Na fuga, os assassinos avisaram que vão voltar”. Os fazendeiros da região falam em reforçar a segurança para tentar inibir a ação dos tupinambás, comandados pelo cacique Rosivaldo Ferreira, o Babau. O PIMENTA não conseguiu contato com o cacique Babau. A tentativa de homicídio ocorrida na Fazenda Santa Maria está sendo denunciada na Polícia Federal hoje. Os tupinambás reivindicam faixa de 47 mil hectares que apontam ser reserva indígena. A área envolve parte dos municípios de Ilhéus (Olivença), Buerarema e Una, além de São José da Vitória.

Seca: feijão carioquinha fica 100% mais caro



A estiagem é apontada como principal causa do aumento no preço do feijão tipo carioquinha – em mais de 100% em relação ao ano passado – na feira livre de Barreiras, cidade que fica a 858 km de Salvador. Nos últimos dias, os comerciantes compram a saca de 60 kg por cerca de R$ 273, em média. Há um ano, a saca do produto custava R$ 120.
Nos supermercados da cidade, as donas de casa pagam o preço optam pelo feijão preto que está, em média, R$ 2 mais barato em alguns estabelecimentos. No Centro de Abastecimento de Barreiras, a medida de um prato do feijão carioquinha (com pouco mais de 2 kg) era vendida por cerca de R$ 5. Hoje, já custa em torno de R$ 14. 

domingo, 20 de maio de 2012

Brasileirão - Série A 2012, 1ª Rodada




Flu estreia com vitória sobre o Corinthians

Se os pontos vão fazer diferença no final do campeonato, é difícil dizer. Mas o Fluminense garantiu seus três primeiros fora de casa e logo contra um candidato ao título, o Corinthians, na vitória por 1 a 0 neste domingo, no Pacaembu. Com os dois times cheios de reservas, já que estão em plena disputa da Libertadores, vários jovens ganharam chances nos dois lados.Quem melhor aproveitou, porém, foi um velho conhecido da torcida tricolor: o zagueiro Leandro Euzébio, que usou a cabeça para fazer o único gol da partida.

Botafogo vira sobre São Paulo

O Botafogo sofreu, esteve duas vezes atrás do marcador, mas conseguiu se livrar de uma amarga sequência de derrotas nesta primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Com três gols de Herrera e mais um de Vitor Junior, o time alvinegro voltou a comemorar uma vitória depois de três resultados amargos e derrotou o São Paulo por 4 a 2, de virada, no Engenhão. O atacante argentino saiu do banco de reservas e substituiu Loco Abreu na volta para o segundo tempo para comandar a virada botafoguense.


Portuguesa busca empate no fim

O Palmeiras não conseguiu sair de campo vitorioso em sua estreia no Campeonato Brasileiro neste sábado. Mandante do duelo paulistano no Estádio do Pacaembu, o time alviverde permitiu que a Portuguesa, recém-promovida à elite nacional, buscasse um empate por 1 a 1 no final do segundo tempo e frustrasse a estreia do novo uniforme alviverde. Luan marcou para os comandados de Luiz Felipe Scolari ainda no primeiro tempo, mas Rodriguinho decretou a igualdade aos 41min da etapa decisiva.


Flamengo volta de "férias" e empata

Quase um mês depois de ser eliminado pelo Vasco do Campeonato Carioca, o Flamengo voltou a campo neste sábado e ficou no empate, por 1 a 1, com o Sport. O atacante Vagner Love - destaque da equipe carioca na atual temporada - empatou a partida aos 28min do segundo tempo. O gol do Sport (que jogava em casa) foi marcado pelo atacante Marquinhos Gabriel, aos 13min, também da etapa final.

Açúcar: o mais novo inimigo público da saúde



Um estudo divulgado nesta semana por pesquisadores da Universidade da Califórnia adicionou mais um prejuízo à saúde ao vasto repertório de problemas trazidos pelo consumo de açúcar: além de aumentar os riscos de doenças como o diabetes tipo 2, ele também pode atrapalhar o aprendizado e a memória. Pesquisadores conseguiram porvar em laboratório que o alto consumo de frutose, um tipo de açúcar, diminuiu o número de conexões entre as células nervosas de ratos. O potencial danoso do açúcar pode ter origem no fato de que ele é um ingrediente recente na dieta humana. Ao longo da história, o homem obteve quantidades limitadas desse alimento, por meio de frutas ou mel. O consumo anual, no final do século XIX, por exemplo, era de apenas dois quilos por pessoa.