Pages

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Quase 95% das cidades baianas não têm Corpo de Bombeiros, diz estudo


Um estudo do Instituto Movimenta Salvador apontou que a Bahia ocupa o penúltimo lugar entre os estados brasileiros com relação ao número de agentes do Corpo de Bombeiros.
Dos 417 municípios, 19 têm grupamentos do Corpo de Bombeiros, pouco mais de 5% do estado. Na região oeste do estado, a distância entre municípios e bombeiros chega aos 417 km de distância.
Segundo o Instituto, o estado tem um bombeiro para cada seis mil habitantes, quando o ideal da Organização das Nações Unidades (ONU) é que este número seja de um bombeiro para cada mil pessoas.
O grupamento de Juazeiro, no norte do estado, atende a 39 cidades. São 112 bombeiros e cinco viaturas para atender às ocorrências em cidades que chegam aos 300 km de distância. Segundo o Major José Silva Júnior, comandante do batalhão da cidade, atualmente é preciso "cerca de 60 homens, mais umas quatro viaturas e umas duas embarcações para a ter trnaquilidade de efetivo para atender à demanda".
Na região de Feira de Santana, a 100 km da capital, o grupamento conta com duas subunidades, em Alagoinhas e em Santo Antônio de Jesus. São 278 agentes para atender a 11 municípios do entorno. Para o tenente-coronel Manoel Antunes, "o efetivo atende a demanda das ocorrências de forma suficiente".
Na região sudoeste, Vitória da Conquista conta com um efetivo de 100 agentes, com seis viaturas para cobrir 52 municípios, com distâncias que chegam a 380 km. No caso de Barreiras, no oeste, o efetivo de 92 bombeiros conta com cinco viaturas para atender a 33 cidades, com distâncias que chegam aos 400 km. Em Itabuna, são 105 profisisonais e três carros para atender as 24 cidades da região sul.
"Nenhuma ocorrência deixa de ser atendida pela falta de viaturas. Agora, como são viaturas com certo tempo de utilização, às vezes apresenta defeito e uma ou outra tem que sair de operação. O ideal aqui é que tivéssemos cinco viaturas", explica o tenente-coornel Alan Kardec, comandante em Itabuna.
Para atender Salvador e região metropolitana, são 1.139 bombeiros. Na opinião de Aldo Almeida, diretor do Instituto Movimenta Salvador, a política de prevenção a sinistros deve ser prioridade. Segundo ele, o ideal seria que "os bombeiros visitem os prédios e estabelecimentos e detectem os fatores de risco, para que seja feito um laudo que garante que os fatores de risco estão sendo evitados". Segundo a Polícia Militar, mais de oito milhões estão sendo investidos em infraestrutura e equipamentos para a tropa dos bombeiros na capital e na região metropolitana.
Nessa quinta-feira (1º), especialistas de todo o país se encontram em Salvador para discutir as políticas públicas dos Bombeiros do estado. O evento, batizado de "Painel sobre Segurança Contra Incêndio", vai das 9h às 12h, na sede da Federação das Indústrias, no bairro do Stiep.

Brasileirão - Série A 2013, 10ª Rodada





Bahia bateu Flamengo em casa e assume vice-liderança
O Bahia continua com uma boa sequência e surpreendendo no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, a equipe tricolor bateu o Flamengo por 3 a 0, na Fonte Nova, pela décima rodada da competição nacional, e aumentou para cinco o número de partidas sem perder - foram três vitórias e dois empates desde o último réves, para o Corinthians, na sexta rodada.

Fernandão, Wallyson e Marquinhos Gabriel marcaram os gols do time da casa, que chegou à vice-liderança com 19 pontos, um atrás do Coritiba, e um jogo a mais do que a maioria de seus concorrentes. O Rubro-Negro de Mano Menezes, por sua vez, segue seu calvário na competição e retornou à zona de rebaixamento, na 17ª posição com apenas dez pontos.

BARRO PRETO: PREFEITA JAQUELINE RECEBE RETRO-ESCAVADEIRA

Prefeita com a vice e vereadores

“Esta máquina será de grande valia, vamos utilizar principalmente para melhorar as estradas que dão acesso à zona rural onde o povo vem sofrendo com as péssimas condições que hoje as mesmas se encontram.”. Declarou a prefeita de Barro Preto Jaqueline Motta (PT) ao receber uma máquina retro-escavadeira, que faz parte do programa de aceleração do crescimento PAC 2. A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu ontem (29), no parque de exposições da capital baiana.

Além da retro, a prefeita cadastrou o município para receber uma moto-niveladora, duas caçambas e uma trator. Outras cidades da região também foram contemplados pelo programa do Governo Federal que é pilotado pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

O governador Jaques Wagner, Senador Walter Pinheiro e a Presidente da UPB (União de Prefeitos da Bahia) Maria Quitéria, fizeram relatos sobre as dificuldades que hoje especialmente os pequenos municípios atravessam e se comprometeram em ajudar as cidades que passam por dificuldades e queda na arrecadação.

A vice-prefeita Isabella Costa, presidente da câmara Allan Andrade, os vereadores Zé Pequeno, Vilson, Gildeon, Juraci da Saúde e Jonatas Guimarães, além do secretário de administração José Santana também participaram da solenidade de entrega dos equipamentos.

Outras autoridades como o secretário da Casa Civil Rui Costa, o deputado Zé Neto, líder do Governo na Assembléia também participaram do evento.

WAGNER ANUNCIA CANDIDATO DO PT ATÉ O FINAL DO ANO

Rui Costa fala de sucessão estadual.
O secretário da Casa Civil, Rui Costa, disse hoje (31) que o governador Jaques Wagner anunciará o candidato do PT à sucessão estadual até o final deste ano.

A decisão, segundo Rui, será tomada a partir do diálogo com os partidos da base aliada, movimentos sociais, lideranças e prefeitos. “Juntos com todos eles será formado um juízo de valor para até o final do ano definir quem será o candidato”.
Rui Costa, que foi eleito deputado federal, é um dos pré-candidatos a governador pelo Partido dos Trabalhadores. Na disputada interna há também o secretário de Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, o senador Walter Pinheiro e o ex-prefeito de Camaçari e ex-presidente da UPB Luís Caetano.
Por outros partidos, também pretendem se candidatar – com o apoio do governador – a senadora Lídice da Mata (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). Outro nome ventilado é o do vice-governador, Otto Alencar (PSD). Rui Costa expôs o plano do PT durante entrevista ao programa Acorda Pra Vida (Tudo FM).

MORADORES DO SANTA INÊS FAZEM PROTESTO E INTERDITAM POSTO DE SAÚDE


Cerca de 200 moradores do Santa Inês interditaram as principais vias de acesso ao bairro nesta manhã de quarta (31) e fecharam a Unidade de Saúde da Família Corbiniano Freire. Eles cobram mais médicos, equipamentos, ampliação do Programa Saúde da Família e reforma da unidade.
Além das obras e ações em saúde, os moradores cobram pavimentação da Rua de Mutuns e transversais, água encanada, ampliação da rede de esgoto e melhoria no campo de futebol do bairro e aumento das linhas de ônibus que atendem ao bairro.
Durante o protesto de quase três horas, a Avenida Bionor Rebouças e a Rua Nova foram interditadas com barricadas com pneus e madeira.
Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).
Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).
Segundo o líder comunitário Gilvan Barbosa (“Júnior”), a reforma da unidade é cobrada pelos moradores há nove anos. “Sempre há reforma de postos, mas nunca o do Santa Inês”, afirma. “Na verdade, não é reforma. Tem que construir outra unidade”.
Conforme Júnior, há dentistas, mas falta material para atendimento. O bairro conta com apenas uma equipe de Saúde da Família para atender a toda a comunidade, que hoje tem quase 10 mil pessoas.
O forro da unidade de saúde virou abrigo para morcegos, o que provoca forte odor. As agentes de saúde, segundo Júnior, estão sem sala para reuniões.
Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).
Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).
POSTO SERÁ REABERTO SÓ APÓS ACORDO
Os moradores passaram cadeado no portão da unidade de saúde. A promessa é só reabrir a unidade quando representantes do governo municipal sentarem à mesa para conversar com representantes da comunidade.

Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).
Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).

terça-feira, 30 de julho de 2013

GREVE CONTINUA EM ILHÉUS


greveios

A greve dos servidores públicos municipais de Ilhéus entra na terceira semana, sem sinal de acordo à vista. Nesta segunda-feira, 29, os cinco sindicatos que representam categorias diferentes do funcionalismo anunciaram que a paralisação das atividades continua por tempo indeterminado.
Os servidores questionam números apresentados pelo governo sobre a folha de pagamento e denunciam excessos na contratação de servidores comissionados e terceirização de serviços. Em assembleia na manhã desta segunda, servidores também reclamaram de “ameaças” que teriam sido feitas pelo prefeito Jabes Ribeiro e por secretários municipais.
Enquanto durar a greve, os representantes do funcionalismo prometem se concentrar todos os dias, a partir das 8 horas, em frente à sede do governo. Nesta terça, 30, no mesmo horário, haverá assembleia de professores no plenário da Câmara Municipal.

UFESBA PODERÁ TER AULAS JÁ EM 2014


Cerimônia na qual foi assinado o termo de cessão do imóvel onde funcionará a reitoria da Ufesba (foto Pedro Augusto)

Com a assinatura do termo de cessão da área em Ferradas onde funcionará a reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Itabuna, foi dado um passo importante para que as aulas da instituição de ensino superior sejam iniciadas já no próximo ano. A cerimônia aconteceu neste domingo (28).
Durante o ato, o prefeito Claudevane Leite, que assinou o termo juntamente com o reitor da universidade, Naomar Almeida Filho, disse que “a universidade é uma luta de muitos e uma conquista de todos”.  Com esta frase, o prefeito buscou minimizar a famosa disputa pela “paternidade” da Ufesba.
Naomar Almeida fez previsões otimistas para a instituição. “Esta universidade será responsável, com toda certeza, por uma grande transformação social, cultural e econômica”, afirmou o reitor.
Ainda segundo Naomar, a universidade terá uma rede presente em todos os municípios da região e não apenas campi em cidades estratégicas. Segundo ele, essa estrutura, com diversos colégios universitários, permitira uma “interiorização mais justa”.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ESTUDANTES DE ITAPÉ PROTESTARAM CONTRA FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR


Alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itapé-Bahia, bloquearam ontem, 
pela manhã a entrada da cidade, no distrito do Entroncamento, queimando pneus e bloqueando a passagem de carro e pessoas. A manifestação se deu devido a falta de transporte escolar e as condições precárias dos ônibus que circulam para os alunos do distrito e de algumas parte da zona rural do município, a liberação da pista só teve fim por volta das 9:30 hs da manhã quando o prefeito do município Pedro Jackson Brandão de Almeida (PEDRÃO) chegou ao local, por sinal muito nervoso e chateado com a manifestação dos alunos, que gritavam a todo instante assim como nos manifestos nacionais: O GIGANTE ACORDOU! Ficou acordado entre as partes que os ônibus em situação precária serão tirados de circulação e que nesta segunda-feira ônibus em boas condições irão circular normalmente.

POTIRAGUÁ: GOVERNADOR WAGNER ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DA BA-270

1010854_10201745254738958_1286850356_n

A região de Itapetinga, no sudoeste baiano, onde a economia está se desenvolvendo com a renovação da indústria calçadista e a ampliação da cadeia produtiva da pecuária, que agora conta também com o Frigorífico Regional do Sudoeste, vai ganhar mais 27 quilômetros de estradas reformadas, ligando Potiraguá a Itarantim.

O governador Jaques Wagner assinou nesta sexta-feira (26) ordem de serviço para a recuperação desse trecho da BA-270, beneficiando também os municípios de Potiraguá, Macarani e Maiquinique. Além disto, a estrada é importante para quem vai de Brasília ou do sudoeste em direção a Porto Seguro para fazer turismo ou negócios.

Em Potiraguá, o governador participou da abertura do Primeiro Encontro do Agronegócio de Potiraguá, no Parque de Eventos Agropecuários Dr. Pedro Barbosa de Deus. Em seguida, foi para Itarantim, onde assinou a ordem de serviço para a recuperação da estrada.

O taxista Deiva Dutra Alves também faz o roteiro Potiraguá-Itarantim praticamente todos os dias. “Na semana passada estouraram dois pneus no carro, cheio de gente, que eu fui buscar em Ilhéus, e isso quase causou um acidente. Também tem muita poeira e pedra vindo no parabrisa. Com a estrada nova tudo isso vai melhorar”.

MULHERES NO CRIME: NÚMERO DE PRESIDIÁRIAS AUMENTOU 256% EM 2012

Número de presidiárias mais que duplicou em 2012 (Foto ABr).A população carcerária feminina aumentou 256% em 2012 informou, hoje (25), o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Augusto Rossini, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. O aumento no caso dos homens foi quase a metade no mesmo período, 130%. Atualmente, 7% de todos os presos no Brasil são mulheres, o que corresponde a algo em torno de 36 mil detentas. Há mais de 550 mil pessoas em presídios no país e um déficit de 240 mil vagas, das quais 14 mil são para mulheres.
O diretor participou do seminário Inclusão Produtiva nos Presídios Femininos do Centro-Oeste, na 6º edição do Latinidades – Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.
De acordo com Rossini, dois fatores importantes para o aumento da população carcerária feminina são o crescimento da participação da mulher em diversas atividades, inclusive na criminalidade, e o repasse de atividades criminosas à mulher, por cônjuges, namorados ou irmãos, quando eles mesmos são presos. A maioria das detenções estão relacionadas com o tráfico de drogas, sem registros de criminalidade associado à violência.
Dados do Ministério da Justiça mostram que o perfil das mulheres presas no Brasil é formado por jovens, dois terços do total têm entre 18 e 34 anos; negras, 45% são pretas ou pardas, de acordo com a nomenclatura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); responsáveis pelo sustento da família, 14 de cada 15 mulheres; e com baixa escolaridade, 50% têm ensino fundamental incompleto.