Pages

sábado, 7 de abril de 2012

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR TEMPORÁRIO DO CAMPUS URUÇUCA


Blog If-Baiano Uruçuca

“PAIXÃO DE CRISTO” ATRAI DUAS MIL PESSOAS


Cerca de 2 mil pessoas assistiram ao “Auto da Paixão de Cristo”, ontem à noite, nas praças Camacã e Laura Conceição (Catedral de São José).  A encenação durou cerca de uma hora e meia, contou com 30 atores e mais de 150 figurantes e emocionou a plateia ao reviver a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
O espetáculo dirigido por José Carlos Negão e Marquinhos Nô se dividiu em seis palcos na praça Camacã e foi encerrado com a crucificação e ressureição do Filho de Deus no espaço defronte à Catedral de São José, sob aplausos efusivos de quem assistiu ao Auto.
A plateia, formada em sua maioria por fiéis católicos, destacava a qualidade das interpretações  de atores como Aldo Bastos, Jafeth Ornellas e de Osvaldinho Mil, que interpretou Jesus Cristo. O “Auto…” foi promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com apoio da Diocese de Itabuna.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tráfico quer demarcar território em Itacaré


O confronto provocado por demarcação do território entre as quadrilhas que comandam o tráfico de drogas na paradisíaca Itacaré, no Sul da Bahia, tem deixado um grande saldo de mortes e as autoridades em alerta máxima.
As gangues rivais estão encosteladas nos bairros da Passagem e Bairro Novo os mais populosos, localizados em pontos extremos da cidade. Lá eles impõe o toque de recolher e a lei do silêncio, além disso, a população vive no meio dos tiroteio, que são constantes no local.
A última vítima dessa guerra, foi o jovem Cezar Martins dos Santos, assassinado no último dia 30 com seis tiros, no bairro Novo. De acordo com informação ele foi vítima de uma emboscada feita por seus amigos, que cobravam uma dívida de drogas. Como o mesmo não tinha como pagar, pagou com a vida.
As autoridades locais, já foram a Salvador solicitar do governo do estado, providências urgentes para reprimir o crime organizado no município, que é considerado um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

ACAMPAMENTO JAQUES WAGNER (URUÇUCA/SERRA-GRANDE) NA LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA


A Associação Agrícola Jaques Wagner, sediada no Km 4, Rodovia Uruçuca/Serra Grande, com cinco anos de fundação e 26 associados, dirigida por José Hamilton(Pinduca), está entre os Movimentos Sociais da reforma agrária que pleiteia terra para seus associados, que esperam o mais rápido possível conseguir seu título e fortalecer a agricultura familiar.
Muita força aos acampados!

URUÇUCA: DIRETÓRIO DO PT SE REÚNE COM JONAS PAULO


Ontem(04) de Abril, o Diretório Municipal do PT de Uruçuca, recebeu a visita do presidente estadual, Jonas Paulo. A reunião que aconteceu na Câmara de Vereadores, contou com a presença de dirigentes, militantes, pré-candidatos a vereador, a pré-candidata a prefeita, Fernanda Silva, do ex-prefeito Osvaldo Barreto(Latão), da ex-vereadora Itatiana, do presidente da Câmara, Eri, vereadores Irmão Duda(PT do B) e Renato Francisco(PSD).
Assim como tem feito em outras cidades da Bahia, Jonas Paulo conheceu a realidade política de Uruçuca e destacou a necessidade de construir aliança principalmente com os partidos que compõem a base do governo Wagner, para que a campanha seja vitoriosa e que Uruçuca possa ser governada por uma prefeita que tem compromisso e identidade com o modelo nacional e estadual, ambos liderados pelo PT. O dirigente destacou ainda que o município tem o privilégio de está localizado entre as duas principais cidades da região(Ilheus e Itabuna), onde o Porto Sul e a Ferrovia terão visibilidade econômica, portanto, eleger alguém com condições de pleitear investimentos usando esta ótica é de  grande importância para a cidade.
"O Partido dos Trabalhadores pretende eleger mais de 100 prefeitos na Bahia, dentre estas cidades, Uruçuca é prioridade e montar um palanque que consiga agregar as principais forças que convergem com a base do governo, reune todas as condições para que o governador Jaques Wagner venha a Uruçuca apoiar Fernanda para prefeita", finalizou Jonas Paulo.


ITABUNA PERDE E CAI PARA A SEGUNDONA


O Itabuna Esporte Clube perdeu a 13ª partida no Baianão 2012 e caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Futebol. Desta vez, o time caiu diante do Bahia de Feira, por 2 a 1, no estádio Joia da Princesa.
Os gols do time feirense foram marcados por Jackson, no primeiro tempo, e Carlinhos, aos 41min da etapa final. Fernando marcou para o Itabuna ainda no primeiro tempo. O time cumprirá tabela diante de Juazeirense e Serrano, encerrando campanha no Baianão 2012.
O Azulino cai acumulando apenas 11 pontos em 20 jogos. Sofreu 13 derrotas, venceu apenas duas partidas e empatou outras cinco. Por enquanto, a comissão técnica culpa a Prefeitura de Itabuna, que limitou o uso do estádio Luiz Viana Filho durante a pré-temporada do Dragão do Sul. Gelson Fogazzi e Daniel Oliveira (Danielzinho) centraram fogo no secretário de Esporte, Alcântara Pellegrini.
Os jogadores saíram de ônibus por volta das 10h de Itabuna e chegaram praticamente às 20h. De acordo com dirigentes do clube, a prefeitura contratou um ônibus da MM Turismo para transportar o time. O veículo quebrou três vezes e o trajeto foi cumprindo em quase 10h, quando o normal não passa de 3h30min. Confira ilustração de Marcos Maurício para a gincana rodoviária do Azulino:

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Câncer de pele: exercício e café reduzem riscos


Pesquisadores da Universidade Estadual de Rutgers, nos Estados Unidos, descobriram que combinar cafeína com atividade física pode proteger as pessoas contra o câncer de pele provocado pela exposição ao sol. O estudo da equipe, apresentado no encontro anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer, que vai até esta quarta-feira, em Chicago, ainda sugeriu que essa associação também é capaz reduzir os níveis de gordura no corpo e prevenir inflamações relacionadas a certos tipos de cânceres ligados à obesidade.
Os autores do estudo analisaram camundongos que foram expostos à radiação ultravioleta e, portanto, tinham alto risco de desenvolver câncer de pele. Eles observaram que os animais que ingeriram doses líquidas de cafeína e correram em uma roda de corrida durante 14 semanas apresentaram um risco 62% menor de ter câncer de pele comparados àqueles que consumiram água e que não se exercitaram. Além disso, mesmo quando esses camundongos desenvolveram a doença, o tamanho de seus tumores foi, em média, 85% menor.

URUÇUCA: ESPAÇO LILA CRUZ COMEMORA PÁSCOA COM OS ASSISTIDOS


O Espaço Municipal da Criança Lila Cruz realizou na manhã de ontem, 03, a festa da Páscoa para as crianças assistidas. Ovos de páscoa, café da manhã, brincadeiras e músicas de coelhinho animaram a festinha após uma oração. De acordo com a coordenadora do Espaço, Roseane Oliveira, essa data é religiosa a qual passamos por meio de valores e atividades educativas o verdadeiro sentido.

A festa da Páscoa tomou conta das crianças que revelaram o significado da mesma. “Paz, alegria”, “amor”, “benção”, foram algumas palavras ditas por eles. “Hoje é um dia de muito amor”, disse o menino J. S. de 10 anos. Para a garota C. M. de 11 anos, o Espaço proporciona só coisas boas. “É muito bom ter esse espaço aqui, aprendemos muito e é confortável”, disse. Ela falou ainda que a Páscoa é dia de fazer o bem. “Tudo de bom que hoje sei aprendi aqui”, finalizou.

As mães das crianças também compareceram para prestigiar e ficaram maravilhadas com a atenção, a dedicação e o carinho com que a equipe sempre dedicou. A secretária de Assistência Social, Alice Sena Gomes, compareceu e destacou a importância desse espaço pouco valorizado pela comunidade, mas que serve como exemplo de resgate a dignidade. “Comemorar nossos avanços com a alegria das crianças na páscoa é gratificante”, disse.

ITABUNA: ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO ITINERANTE

A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-Ficc estão a todo vapor com os preparativos do Auto da Paixão de Cristo que vai acontecer na próxima Sexta-Feira Santa em Itabuna, na Praça Camacan. A apenas dois dias do espetáculo, o elenco fará os últimos ensaios – na quarta-feira, 4, às 23h30 e quinta-feira, 5, a partir das 22 horas nas locações do espetáculo.

A peça, que tem direção de José Carlos Ngão e Marquinhos Nô, vai levar para as ruas 30 atores contratados pela Ficc, com destaque para a participação do artista global Osvaldo Mil que vai fazer o papel de Jesus. O espetáculo também contará com 170 figurantes do Grupo de Teatro da Igreja Maria Goretti e promete reviver com muita emoção e qualidade técnica a paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo em um espetáculo nunca visto antes pelo público Itabunense.

A presidente Sandra Ramalho diz que a Ficc tem um imenso orgulho de oferecer ao povo de Itabuna e região essa atualizada montagem da Paixão de Cristo, cujo sucesso depende também da participação do público. ”Esperamos que a emoção causada pela mensagem de Jesus crie uma onde de amor e paz capaz de nos envolver a todos, pois Ele simboliza o que de melhor existe na condição humana”, enfatiza.

terça-feira, 3 de abril de 2012

REATIVAÇÃO DO TEATRO EM URUÇUCA

No dia 27 de março de 2012, reativamos as atividades de teatro no município de Uruçuca - Bahia. Por alguns anos o processo principal de formação e construções teatrais foi desenvolvido pelo Grupo Cia Passos Teatral. Formado por jovens cheios de sonhos, ideais e energia. Contudo, eles cresceram e as contas exigiram dessa turma que se integrassem no mercado formal de trabalho. Mas, além disso, muitos passaram em Universidades e, como afirmam muitos deles, parte disso eles devem isso as reflexões, leituras e construções coletivas dentro do grupo de teatro. Entretanto, acrescentamos que a outra parte é mérito da determinação e força de vontade desses jovens-adultos.

MENOR É ENCONTRADO MORTO DEBAIXO DE UMA PONTE EM URUÇUCA

POR MOTIVO DE RESPEITO À FAMÍLIA, 
A FOTO NÃO SERÁ DIVULGADA.

Um adolescente de aproximadamente 12 anos foi encontrado morto hoje pela manhã, debaixo da ponte Anfrisio Goes/Centro, conhecida como "Ponte de Zelito Alves". O corpo estava envolvido em sacos, amarrado e dentro de um vaso.
De acordo informações de populares, o menino tinha envolvimento com drogas e praticava alguns delitos na cidade. De acordo informações da mãe do menor, dois homens encapuzados invadiram sua residência no bairro Nova Esperança e o retiraram à força. Aparentemente o menor foi morto a golpes de pau ou de ferro.

Ruralzão 2012 embala a comunidade da Fazenda Sempre Viva

Pé de Serra
Domingo (01) a bola rolou no campo da Fazenda Sempre Viva.

Mais uma bela partida surpreendeu atletas e desportistas com bons lances e ótimo desempenho no campo.
Desta vez Pé de Serra enfrentou o Sempre Viva.
Com um belo lance do jogador Jorge Luís Sena Gomes Júnior,o Jorginho que marcou 1 gol,mas o Sempre Viva virou goleando de 3 a 1 vencendo a partida.
"Estamos felizes em participar do Ruralzão e não importa se não ganhamos hoje,afinal todos os times participantes são bons e merecedores da vitória,dedico o gol que fiz á todos que torceram por nós" disse o atleta Jorginho.
Os jogos do Ruralzão conta com a presença de atletas,desportistas e comunidade local,tais como vendedores ambulantes e apreciadores do futebol,gerando renda para os comerciantes e momentos de lazer á todos.




resultados do jogo de 01/04/2012



ZONA 1

TRÊS PAUS (02) e Vavá(01)

DIVISÃO(01)   e CRUZEIRO DO SUL I (03)


ZONA 2

INDEPENDÊNCIA(09) E  SÃO JORGE/JACARANDÁ (02)

SANTA LUIZA (01) E PANELAS(02)

ZONA III

RIO BRANCO(02) E BREJO GRANDE I(01)

SEMPRE VIVA(03) E PÉ DE SERRA(01)


ZONA IV


PORTO SEGURO(01) E PONTE PRETA(02)

JUVENTUS(04) E SÃO JOSÉ/GABRIELLI(02)


Fabrícia Dantas da 104,9 FM CIDADE
URUÇUCA-BAHIA

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tarifa de água subirá 12,89% na Bahia a partir de maio.

A tarifa de água e esgoto na Bahia sofrerá um reajuste de 12,89% a partir do dia 1º de maio, segundo resolução da Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico da Bahia (Coresab), publicada no Diário Oficial do Estado neste final de semana. O documento definiu em 7,583% o valor médio de correção da tarifa praticada pela Embasa no estado, com base no comportamento inflacionário das despesas da empresa, e autorizou a aplicação do porcentual de 5,306%, referente à segunda parcela da revisão tarifária extraordinária de 2011, que leva em conta os compromissos da Embasa para a universalização dos serviços. Com o aumento, a tarifa social passará de R$ 7 para R$ 7,90 por mês, a tarifa residencial intermediária subirá de R$ 13,80 para R$ 15,60 e a tarifa residencial normal ou veraneio passará de R$ 15,65 para R$ 17,65.

Lauro de Freitas: Greve de professores deixa 33 mil alunos sem aulas

Lauro de Freitas: Greve de professores deixa 33 mil alunos sem aulas
Os professores da rede municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), decidiram entrar em greve por tempo indeterminado e deixaram 33 mil alunos sem aulas nesta segunda-feira (2). Cerca de 2,5 mil profissionais de 64 escolas, representados pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino local (Asprolf), negociam com a prefeitura a definição do piso salarial da categoria. Em nota, a administração lamentou que a associação tenha iniciado a paralisação “em pleno processo de negociação, quando ainda havia reunião agendada e a possibilidade concreta de acordo”. “A prefeitura sempre esteve aberta ao diálogo e acatou inúmeras das reivindicações dos professores. [...] A proposta de salário feita pela prefeitura, a maior em todo o estado, reforça a tese de greve política”, diz o comunicado enviado à imprensa. Representantes da Asprolf informam que uma nova rodada de negociação foi marcada para esta segunda, no Centro de Cultura de Portão, e deve ser acompanhada de uma manifestação da categoria.

Proibição a 'DJs do buzu' é aprovada pela Câmara

Na era do compartilhamento de informação, os soteropolitanos poderão deixar de ter que curtir (involuntariamente) o gosto musical alheio nos ônibus da cidade. A Câmara Municipal de Salvador aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (2), o Projeto de Lei 320/2010, que “proíbe a utilização de aparelhos de som e similares nos veículos do sistema de transporte público municipal de Salvador”. O texto, dos vereadores Andrea Mendonça (PV) e Isnard Araújo (PR), ainda precisa ser sancionado pelo prefeito João Henrique (PP) para se tornar regra. A proibição vale para qualquer tipo de aparelho sonoro, não individual, dentro dos veículos. O fone de ouvido está liberado.

CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO BAIANO - 2012

01Bahia4519143251203178.9
02Vitória3619106344152963.2
03Feirense3519105433181561.4
04Vitória da Conquista30199372825352.6
05Bahia de Feira29199282924550.9
06Atlético27196942522347.4
07Juazeiro22195772336-1338.6
08Juazeirense20195591933-1435.1
09Serrano201931151826-835.1
10Camaçari18194692437-1331.6
11Fluminense de Feira14192891735-1824.6
12Itabuna111925121838-2019.3

EM ANO DE ELEIÇÃO, PREFEITURAS DISTRIBUEM 100 TONELADAS DE PEIXE NA SEMANA SANTA

Cerca de 100 mil quilos de peixes congelados oriundos de estados do sul do País serão distribuídos por quase uma dezena de prefeituras da Região Cacaueira baiana às populações carentes desta terça-feira, 3, até o Sábado de Aleluia.
Principalmente em ano eleitoral, a bondade dos políticos transborda no uso dodinheiro público para contrariar o princípio que manda ensinar o povo a pescar em vez de doar o peixe.
samburá de bondades começa por Itapé, que vai distribuir cerca de três mil quilos, passa por Itapitanga – onde sete toneladas serão entregues às famílias carentes, e alcança Ibirataia, que entrega às famílias 10 toneladas. São José da Vitória não informou a quantidade.
Os grandes municípios também entraram na lista de bons samaritanos: Itabuna distribuirá 18 toneladas; Eunápolis 20 toneladas; e Ilhéus, a “campeã”, 30 toneladas.
Em Itabuna, dirigentes das associações de bairros ficarão responsáveis por distribuir o pescado aos moradores mais carentes. Os trabalhos contarão com a participação do Tiro de Guerra 06-007, a partir das 7 horas, nos bairros de maior vulnerabilidade social.

ELEITOS AO CONSELHO TUTELAR DE URUÇUCA:

Claudio: 254 votos


Kaiala Lessa: 167 votos



Marcia Sá: 144 votos



Patrícia Pereira: 104 votos



Patrícia Barreto: 98 votos

domingo, 1 de abril de 2012

Ipiaú: CIMURC pretende realizar I Seminário de Jornalismo da região com o apoio dos blogueiros.


O prefeito do município de Barra do Rocha e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio das Contas – CIMURC,(representando 20 municípios da região) Jônatas Ventura, anunciou durante o Encontro de Blogueiros realizado no sábado na Câmara de Vereadores de Ipiaú, que juntamente com a UNEB, e em parceria com a a ABVARC( Associação de Blogueiros do Vale Rio das Contas) e ABSUL( Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia) realizará o I Seminário Regional de Jornalismo do Médio Rio das Contas.   O presidente da CIMURC disse que o evento deverá contar com as presenças de jornalistas renomados no estado, a exemplo de José Raimundo(repórter da Rede Globo) e Samuel Celestino( Bahia Notícias e Jornal A Tarde).
“Os blogs têm ganhado espaço no jornalismo e já superaram o jornal escrito devido a rapidez na informação. Pensando nisso, o CIMURC tem interesse de contribuir para o crescimento da blogosfera,  e nada mais justo é poder organizar um evento que além de discutir projetos em prol do jornalismo virtual, valorize otrabalho da imprensa que tem a responsabilidade de formular ou reformular a opinião, bem como informar e transformar o mundo atual. Deixarei a critério da ABSUL, a marcação de uma data para realização do evento,” revelou Jônatas no evento.

ITAJUIPE: SI DANTAS SEM PRESTÍGIO NO PSD

Ângela e Pastor José Reis.

Em Itajuípe a pré-candidata a prefeita, Si Dantas (PSD), não está conseguindo se posicionar bem nas pesquisas. A mesma é vice-prefeita e tem total apoio do governo municipal.

Mesmo com o apoio da maquina municipal a mesma vem “patinando” nas pesquisas, o comentário na cidade é que o prefeito Marcos Dantas (PSD), não acertou na escolha da candidata.

E para agravar a situação, a maior liderança do partido de Si Dantas na região cacaueira, a deputada Ângela Souza (PSD), declarou que vai apoiar no município o pré-candidato Pastor José Reis (PSC). Isso prova que até no PSD a mesma não tem prestígio.