Pages

sábado, 23 de junho de 2012

MAIS UM INIMIGO DO PORTO SUL MOSTRA AS GARRAS


Lançado em meio a Rio+20, o portal rede sustentável Brasil disse logo a que veio: atacar covardemente o projeto do Porto Sul. Na teoria, o site se apresenta como parte de um trabalho de fiscalização das cadeias produtivas de empresas brasileiras e estrangeiras instaladas no país para fazer denúncias de abusos e irregularidades sociais e ambientais. Na prática mostra-se como mais um espaço para “penas de aluguel” que sob o véu do anonimato defende e ataca projetos e empresas a partir de interesses particulares e não públicos.
A estréia dedica duas matérias com chamadas na home page ao Porto Sul e a Bahia Mineração (empresa que constrói o empreendimento em parceria com Estado). E exibe bandeira do movimento “Porto Sul Não”, que tem fan page no Facebook seguida por uma “multidão” de cerca de cem pessoas. São textos unilaterais, opinativos, com informações distorcidas, dados ultrapassados (o projeto evolui a partir das audiências públicas e muitas sugestões técnicas e de populares forma incorporadas e informadas ao Ibama) e que nada agregam às discussões sobre o projeto.
Na mesma home page, uma matéria que é só elogios ao Wall Mart. Na sanha de atacar e defender interesses obscuros, é, para o site, crime a Bahia Mineração ser ligada a uma empresa estrangeira. Mas é até um ato heróico uma empresa americana – a Wall Mart (que é dona dos supermercados Bom Preço e Hiper Bom Preço) – se instalar no Brasil e trazer para cá práticas ditas sustentáveis e civilizatórias (como se a civilização americana fosse modelo para alguma coisa. Aliás, o estado do mundo se encontra como está devido à exportação do american way of life).
Aí, pergunta-se: o site omitiu que o Wall Mart é uma das empresas que fazem parte do ranking de piores locais para se trabalhar por desconhecimento, incompetência ou desinteresse? A empresa supermercadista americana adota prática agressiva de preços. Para isto, explora trabalhadores estrangeiros ilegais, compra produtos piratas, com pequenas avarias e vende como novos, compra frutas, legumes e produtos perto do vencimento para vender mais barato (muitas vezes estes produtos continuam nas gôndolas mesmo com a validade vencida). E ainda pratica odumping, prática que consiste na cobrança de preços a menor para quebrar a concorrência. É tão grave a atuação da empresa para pequenos e médios comerciantes que muitas prefeituras americanas proíbem que o Wall Mart tenha lojas no centro das cidades, só nos subúrbios e nos limites com municípios vizinhos.

Vale ainda uma lembrança: durante as últimas audiências públicas do Porto Sul, duas assessoras da Natura alimentavam a fan page do Porto Sul Não e formulavam perguntas para serem ditas por adolescentes contrários ao projeto. Na primeira delas, em Uruçuca, ao se infiltrarem na ala reservada à imprensa, se apresentaram como repórteres da rede sustentável. Já se tendo, portanto, a resposta sobre a diferença entre teoria e prática do site, pergunta-se ainda assim a seus autores: É ético, regular ou sustentável a cadeia produtiva da informação veiculada por esse portal? 

Copa do Brasil - Semifinal



Palmeiras empata com Grêmio e é finalista

O Palmeiras será o adversário do Coritiba na final da Copa do Brasil. Depois de ter vencido a partida de ida por 2 a 0 em Porto Alegre, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari confirmou a vaga nesta quinta-feira com um empate por 1 a 1 com o Grêmio na Arena Barueri, em uma partida nervosa, que acabou ficando marcada por três expulsões (duas da equipe gaúcha) e também pelo brilho do chileno Valdivia. Ele entrou em campo pela primeira vez após ter sofrido um sequestro relâmpago e marcou o gol que selou a classificação alviverde.



Coritiba elimina São Paulo e volta à final

Pelo segundo ano consecutivo o Coritiba está na final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, no Couto Pereira, a equipe da casa derrotou o São Paulo por 2 a 0, resultado suficiente para a classificação uma vez que o jogo disputado no Morumbi terminou com triunfo paulista por 1 a 0. Agora a equipe paranaense mira seu primeiro título de Copa do Brasil em sua história, já que em 2011 o Curitiba  deixou Vasco da Gama com a taça. Para o São Paulo fica a tristeza de não chegar também à sua segunda decisão: em 2000, o Cruzeiro saiu campeão. O Coxa espera o vencedor do duelo entre Palmeiras e Grêmio, que se enfrentam nesta quinta, em Barueri.

Regina Bittar, 'a voz' brasileira do Google Tradutor



Para emprestar sua voz ao Google, a brasileira de 50 anos, nascida em Santos, fez uma longa série de gravações prévias, em que fazia leitura de textos. Para isso, viajou em 2009 à Suíça, onde os registros foram feitos. Os detalhes técnicos da operação, contudo, são mantidos em sigilo pela companhia – e por sua locutora oficial no país. "Fui convidada a viajar para a Europa e, durante sete dias ininterruptos, fiz gravações sem saber qual seria o destino do trabalho", diz Regina. "Fiz uso de recursos tecnológicos avançados, como microfones que captam até ruídos no estômago e só descobri que meu trabalho se tornou um serviço do Google quando o recurso foi lançado." Assim que o serviço estreou, "a voz" foi reconhecida. Começou, então, o assédio. "Meus filhos me ligam dizendo que algum amigo não acredita que sou eu. E, então, pedem que eu diga alguma coisa ao telefone para provar que 'a voz' é minha", conta. Invariavelmente, o interlocutor se delicia ao ouvir "a voz" dizer alguma frase personalizada. Na internet, o serviço vem sendo útil para muita gente. Também tem servido como canal de piadas: há usuários que digitam frases triviais ou inusitadas – valem pedidos de pizza, conversa com apresentadores de TV e até declarações de amor – e usam o áudio produzido pelo serviço para fazer graça. "Conheci um casal paulista que conversa usando o serviço", diz Regina. Como diz o ditado, o amor se expressa das mais diversas formas. "Foi uma surpresa ver meu trabalho sendo útil a um recurso tão importante", diz a locutora, que tem no currículo duas décadas de trabalho e diversas atuações em TV. "Tenho a sensação que minha voz transmite sensualidade. Por isso, caiu na graça dos brasileiros."

CEPLAC APRESENTA SISTEMA CABRUCA NA RIO+20



Um painel, com três palestras e a exibição de um documentário sobre o sistema cabruca (plantação de cacau sob proteção de árvores da Mata Atlântica no sul da Bahia), marcou hoje (19) a participação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) na Rio+20. A apresentação da Ceplac ocorreu no auditório da Embrapa Solos, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ), dentro da programação oficial do Ministério da Agricultura na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.

A palestra principal foi proferida pelo engenheiro florestal Dan Érico Lobão, do quadro da Ceplac, que falou para um público formado principalmente por ambientalistas, agrônomos, jornalistas e diversos outros formadores de opinião. Outro painel foi apresentado pelo presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, seguido de um depoimento do produtor rural Guilherme Galvão, presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC).

O diretor-técnico da Ceplac, Edmir Ferraz, ressaltou a grande participação do público como balisador do sucesso da participação do órgão na programação do Mapa. “Vimos as pessoas pedindo que se desse mais tempo para nossas apresentações, porque o tema cabruca é apaixonante, e assim foi avaliado pelos presentes ao assitirem as palestras. O filme, por sua vez sintetizou a grande importância do sistema, trocando os números pela leveza da arte. Arrebatou a todos”.

O superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart avaliou o evento como de “absoluto sucesso”. Para ele, a sensação é de dever cumprido, uma vez que, após a Rio+20, a cabruca passa a ser vista com muito mais respeito no meio científico. “A Ceplac, como a única instituição de governo que tem insersão produtiva nos dois principais biomas de florestas tropicais do país, também sai mais forte dessa conferência. Durante todo o dia, nas diversas palestras sobre sistemas agroflorestais, a Ceplac foi citada como o órgão que tem capacidade técnico-científica para gerir um plano nacional agroflorestal. Não há dúvida de que saimos fortalecidos”.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

DOIS CAMINHÕES PEGAM FOGO NA BR


Na batida os dois caminhões pegaram fogo.
 Acidente na tarde de ontem, na BR 242, em frente ao parque Fiorante Galvani, cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Luís Eduardo Magalhães, envolveu um ônibus da empresa Rena e dois caminhões, sendo um da empresa Mauricéia.
De acordo com informações, o ônibus da Rena havia deixado um oficina onde passou por reparos. 
O motorista Marivaldo Nonato dos Santos parou o ônibus próximo ao acostamento. Os dois caminhões vinham logo atrás no mesmo sentido (Barreiras), o primeiro caminhão Mercedes Benz placa JOZ 1451, ao perceber o ônibus ainda tentou desviar, mas acabou acertando o fundo do veículo.
Desnorteado, o caminhão  que estava carregado de casca de algodão, atingiu um caminhão da empresa Mauricéia de placa JQE 8213, conduzido por Nonato dos Santos, que vinha tentando fazer a ultrapassagem. Na batida, ambos pegaram fogo.
Por milagre nenhum dos motoristas sofreram ferimentos. Por precaução o motorista do outro caminhão, cuja a identidade não foi revelada,  foi conduzido pelo SAMU para a UPA. O mesmo teria respirado muita fumaça.
A brigada de incêndio da Galvani controlou o incêndio.
O ônibus da Rena foi atingido por um dos caminhões.
O tráfego ficou parado na BR 242.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bahia Pesca investe em aquicultura familiar no Sul da Bahia



A Bahia Pesca, ampliando o apoio a agricultura familiar, assinou convênio com a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba). O objetivo é incluir os filhos de agricultores, prioritariamente oriundos de assentamentos, na produção, cultivo, agroindustrialização e comercialização da tilápia. A ação faz parte do programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul.
O presidente da Coofasulba, Erivaldo  Alves de Souza ,diz que “muitos jovens abandonam o campo por falta de oportunidade, pela impossibilidade de alcançarem seu pleno desenvolvimento econômico através das atividades agrárias. Por isso, são necessárias iniciativas que contemplem o morador rural”.
O convênio, no valor de aproximadamente R$ 1,8 milhão, define que os recursos serão aplicados na construção de viveiros escavados, aquisição de tanques rede, redes de despesca, alevinos, ração, barcos de fibra, locação de veículos, combustível, capacitação e acompanhamento técnico durante dois anos.
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli, destaca que a piscicultura vem crescendo em todo o mundo, e o Brasil e a Bahia acompanham esta evolução.  Ele explica que as ações da empresa priorizam o semiárido com o aproveitamento de açudes, poços artesianos e o manancial hídrico da bacia do São Francisco. “Agora estamos investindo no Sul do Estado com a construção de viveiros escavados”, complementa.

Empate com Peixe leva Timão à 1ª final da Libertadores



Corinthians e Santos empataram na noite desta quarta-feira por 1 a 1, no segundo jogo da semifinal da Copa Santander Libertadores. O gol do Peixe foi marcado por Neymar, no final do primeiro tempo, já o gol da classificação corintiana foi marcado por Danilo logo aos quatro minutos da segunda etapa. Com o placar o time do Parque São Jorge conseguiu a classificação para disputar a primeira final da Libertadores da história do clube.

Horóscopo do Dia



ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Com a chegada do inverno, vem também o tempo das fogueiras e dos encontros mais íntimos. É uma imagem ancestral que ainda tem poder sobre o seu espírito caloroso. Hospitaleiro e cheio de ideias, arranje motivos para reforçar afetos.

TOURO (21 abr. a 20 mai.)
Tempo de suavidade e amor para você, com o trânsito do Sol pelo signo de Câncer. Oficialmente, o ingresso se deu ontem à noite, e você amanhece sob o novo espírito que cancela distanciamentos e aproxima os semelhantes.

GÊMEOS (21 mai. a 20 jun.)
Clima astral bom para você focalizar projetos de médio prazo que visem maior autonomia financeira. O Sol em Câncer revela todos os seus talentos, especialmente aqueles que dependem da intuição. Arte e imaginação em alta!

CÂNCER (21 jun. a 21 jul.)
Pode comemorar, canceriano! É chegado o momento de sorrir sob as luzes ternas e receptivas do Sol em seu signo. Saúde melhora, assim como senso de direção. Agora você já pode fazer escolhas mais positivas. Sex appeal e encanto particular.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Para todos os efeitos, tem início oficial a época do ano em que todo leonino deveria fechar para balanço, tirar umas bem merecidas férias, finalizar pendências de todo tipo e pensar na vida. Interiorização para se conectar melhor consigo agora.

VIRGEM (23 ago. a 22 set.)
Os amigos são como uma rede elástica, firme e protetora, capaz de aguentar suas mudanças de direção. E, se não forem assim, não podem fazer parte de seu círculo de amizades. Isto é o que o Sol -agora em Câncer- irá revelar claramente.

LIBRA (23 set. a 22 out.)
Começa agora um dos períodos mais destacados do ano para você tomar consciência direitinho do que precisa cuidar pessoalmente. Metas, objetivos e planos maiores dependem de seu olhar presente, íntimo. O Sol em Câncer o ajudará nisso.

ESCORPIÃO (23 out. a 21 nov.)
Época boa de sonhar com futuros, distinguir direções em meio a névoas, pressentir e sentir, imaginar e sonhar, ir longe, longe. Só para resgatar o mais íntimo, dar a volta ao mundo para se sentir em casa de novo: Sol em Câncer, poderoso!

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
É certo que você não é lá de mostrar que anda dependente de alguém. Mas agora, com o Sol em Câncer, pode encarar o fato de que até gente independente e generosa como você sente falta de um chamego familiar. Resgate vínculos essenciais.

CAPRICÓRNIO (22 dez. a 20 jan.)
O cenário astral muda mesmo para você agora. Chega o tempo de agir para dentro, no sentido da união e do encontro de pontos em comum com certas pessoas especiais. O sentimento de pertencer a algo com alguém é ancestral e poderoso.

AQUÁRIO (21 jan. a 19 fev.)
A saúde é bem precioso: a frase, lugar-comum, se torna palpável e sentida até as entranhas pelo aquariano a partir de agora. E a ponte para o bem-estar depende de escolher bem seus hábitos e modos, filtrando-os pela emoção.

PEIXES (20 fev. a 20 mar.)
Época de grande fertilidade, inspiração e alta criatividade. A passagem do Sol pelo signo irmão de Câncer anuncia sempre boas vibrações para você. O romantismo entra na moda de novo, e o poder do bando, do clã, se torna poderoso novamente.

Resumo das Novelas


Carminha cede aos apelos de Tufão e Nina se enfurece. Carminha pede que Tufão rompa a sociedade com Monalisa. Leleco percebe o olhar apaixonado de Tufão para Nina. Monalisa tenta se aproximar de Silas, mas ele é irredutível. Max percebe o desconforto de Nina quando Ivana diz que seria ótimo se Jorginho e Débora tivessem um filho. Max questiona Carminha sobre seus verdadeiros sentimentos por Tufão. Roni vê Suelen com Ramón e segue o carro onde os dois estão. Jorginho descobre que Tufão reatou com Carminha. Ivana comenta que viu Nina e Jorginho discutindo na mercearia e Max desconfia. Noêmia e Verônica são convidadas para o casamento de Cadinho e Alexia. Max observa Jorginho se aproximar de Nina. Roni e Leandro descobrem que Suelen está passando por momentos difíceis nas mãos de Ramón. Max coloca Nina contra a parede.

Dimas explode depois que Rodrigo vai embora e Melissa tenta tranquilizá-lo. Elisa incentiva Jacira a fazer fotos como modelo para uma campanha publicitária. Gracinha finge estar interessada em Jair e pede para Pedro ajudá-la a conquistá-lo. Rodrigo não acredita que Angélica o tenha sequestrado. Rodrigo procura Beatriz. Henrique vê Bruno com Juliana e o repreende. Priscila e Kléber trocam olhares. Fernando garante a Miriam que sua recuperação depende do namoro dos dois. Rodrigo conta para Elisa que Angélica esteve em sua festa de aniversário. Francisco fala para Beatriz que Cris quer trabalhar. Pedro descobre o nome da empresa que Angélica trabalhou quando estava na festa de Rodrigo.

Fabian manda Tom acertar sua participação no show de premiação das Empreguetes. Sandro pede para Alana avisá-lo quando Penha for sair com Gentil. Rosário obriga Penha a aceitar o convite de Gentil para sair. Sônia se irrita com Sarmento por marcar um jantar com Máslova. Sandro arma para prender Gentil na rádio. Otto vê Penha sozinha no restaurante e os dois acabam jantando juntos. Elano convida Cida para sair. Inácio é confundido com Fabian na boate. Otto leva Penha em casa e Alana se surpreende. Fabian e Chayene veem a foto de Rosário e Inácio juntos. Sandro confronta Otto ao vê-lo se despedir de Penha.

Nacib pensa em Gabriela. Malvina chora porque Melk e Marinalva não aceitam que ela faça faculdade. Tonico chega tarde em casa e mente para Olga dizendo que estava no cartório. Gabriela deixa o almoço no Vesúvio. Sinhazinha sofre de dor de dente e Doroteia sugere que ela procure o novo dentista da cidade. Zarolha fica indignada por não poder participar da procissão. Melk orienta Clemente e Fagundes no trabalho. Clemente quer ir a Ilhéus para ver Gabriela. Fagundes olha para Lindinalva com interesse. Clemente propõe casamento a Gabriela, mas ela recusa. Doroteia pede a Amâncio que dê um corretivo em Zarolha. Malvina avisa a Gerusa que lerá um livro escondida. Sinhazinha e Osmundo trocam olhares intensos. Nacib e Gabriela ficam juntos.

Moisés chega à festa junina vestido de xerife e Gabriel se irrita. Maria discute com Betão e é fotografada. Bernardo apronta com Filipe e Débora fica sem-graça. Gabriel vê Cristal com Tomás e cobra explicações. Betão vê Babi vestida de noiva e vai atrás dela, deixando Maria sozinha. Betão desconfia de Natália esteja grávida de Nelson. Beatriz comenta com Aparecida que Débora foi suspensa da escola e estranha que ela esteja na festa. Aninha e Jefferson se beijam, e Débora se irrita. Bertoni se interessa por Carmem. Janjão deixa a festa com medo de Moisés. Tamtam acredita que Carcará é seu admirador secreto. Betão confronta Babi. Um rapaz se insinua para Timtim e Kiko fica irado. Cristal conta para Gabriel que vai se casar com Tomás e mudar para o Rio Grande do Sul.

Os rebeldes voltam a ensaiar. As meninas do Elite Way ficam apaixonadas por Tadeu, o novo professor de teatro. Vicente ajoelhado diante de Becky. Ela fica sem reação, mas aceita o pedido. Vitória se irrita e sai da sala de Jonas dizendo que vai aceitar o pedido de posar nua. Jonas entrevista o novo professor de teatro. João diz a Penélope que está fazendo um favor a Murilo. Miguel e Pilar conversam. O Zimmer diz que vai pedir ajuda a Tatiana. Murilo se comporta diferente e Maria percebe. A estudante fica cismada com o comportamento do namorado. Maria pergunta a João o motivo do comportamento de Murilo. Alice passa o creme que Lucy mexeu. Maria diz a Murilo que sabe que ele estava com Solange. Murilo diz a Maria que mandou João ficar de olho nela. Tatiana procura Jonas para pedir demissão.

Maria teme que Décio volte a dopá-la. Maria ameaça ir embora da clínica, mas Décio a impede. Décio se declara para Maria e se oferece para ajudá-la a criar Tavinho. Maria admite saber que ele a amava desde o início do tratamento. Décio afirma estar disposto a esperar a hora certa para ela se entregar a ele. Otávio concorda em fugir com Eliza. Gino serve café da manhã na cama para Valéria. Gino e Valéria se surpreendem ao descobrir que fazem aniversário no mesmo dia. Valéria afirma que as amigas querem lhe fazer uma festa surpresa, mas Gino pede que ela cancele. Flávia suspeita que Valéria tenha seduzido Gino. Edu, Tônia e Luma se abraçam emocionados. Tônia desconfia da gravidez de Luma.

Clara pede para Maria Joaquina não ficar triste. Zelosa, a mãe afirma que não deixará que nada de mal aconteça à filha. Maria Joaquina diz ao pai que quer voltar para a escola antiga e ficar perto de suas primas. Miguel aconselha a menina a tentar fazer amizade com os colegas da Escola Mundial. Cirilo comenta com Paula que o que estão fazendo a Maria Joaquina na escola é injusto. No dia seguinte, Maria Joaquina chega à escola, mas continua isolada. Olívia chama Helena para uma conversa e pergunta sobre o castigo do silêncio que os alunos estão fazendo Maria Joaquina passar. Matilde afirma que a turma de Helena está fora de controle. Helena diz que fica com o coração partido ao ver Maria Joaquina isolada. Olívia afirma que teme que o pai de Maria Joaquina descubra e pare de fazer as doações para a construção da lanchonete.

Soraia pergunta para Armenteros se todos os Dela Vega vieram para seu julgamento. Começa o julgamento e Luís Fernando mostra Esperança como evidência da brutalidade de Soraia. Ele pede para que Esperança olhe para Soraia. O juiz pede para Soraia depor. Soraia arma um teatro perante o juiz e diz que Esperança tinha interesse em administrar a herança de Alícia a quem ela ama muito. Vitória se manifesta chamando-a de mentirosa. É perguntado para Soraia se Nando foi convidado para sua festa. Soraia responde que Nando vivia atrás dela.

Rodrigo é levado pelos policiais. Mário vê Rodrigo ser preso. Mariano conversa com Rodrigo na prisão. Marisol desmaia na porta da igreja. Amparo conversa com Mariano e Carmem. Marisol visita Rodrigo na prisão. Mário depõe diante do juiz. Rodrigo é condenado. Mimi tem um bebê. Marisol está grávida. Marisol se casa com Rodrigo no presídio. Mário e Zulema seguem Mimi e Marisol.

Manchetes dos Jornais



NACIONAIS

A Tarde
Pedofilia: Presidente de ONG é preso em Aracaju

Correio da Bahia
Ex-policial militar é preso acusado de envolvimento com roubos de carga

Tribuna da Bahia
Após ignorar ordem judicial, prefeito é denunciado pelo MPF

O Globo
Hollande se junta aos críticos e diz que documento da Rio+20 ficou 'aquém das expectativas'

Folha de São Paulo
Presidente do PT-SP reconhece contradição na aliança com Maluf

O Estado de São Paulo
Não há ambição de ação sem financiamento, diz embaixador na Rio+20

Correio Braziliense
Agentes do IML do DF ameaçam cruzar os braços

Valor Econômico
Após dados fracos, Fed reduz projeções para economia 

Jornal do Commercio
Metroviários encerram greve e metrô volta a funcionar normalmente nesta quinta-feira

Estado de Minas
Presidente do Banco do Nordeste é exonerado em meio a investigação

Brasil Econômico
Fed espera piora na Europa para medidas mais fortes

Zero Hora
Quatro investidores bancarão para o Inter a compra de Nilmar

INTERNACIONAIS

The New York Times
Funcionários públicos perdem emprego nos EUA em meio aos cortes de gastos

El País
Crise econômica freia a cúpula verde e Rio+20 começa sem grandes promessas

Le Monde
No G20, europeus dizem não quer "lição de moral"

Der Spiegel
Primeiro-ministro turco tenta desviar culpa em massacre de civis com comentários polêmicos sobre aborto

Herald Tribune
Solução para guerra civil da Síria precisa ser política

ESPORTIVOS

Placar
Negociações avançam e Maicosuel deve deixar o Botafogo nesta quinta

Lance
Timão empata com Peixe e vai à 1ª final da Libertadores

Gazeta Esportiva
CBF anuncia início da Série D para sábado; Série C segue parada

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Funcionários da Nestlé declaram greve



Os funcionários da Nestlé em Itabuna estão parados, por tempo indeterminado, enquanto aguardam que a diretoria da empresa negocie um novo acordo salarial. De acordo com Edvaldo Sodré, coordenador do Sindicato que representa a categoria, no ano passado houve uma negociação com os funcionários, na qual a empresa alegou dificuldades, e fez o repasse de acordo com o aumento da inflação. A proposta foi aceita. No entanto, Sodré questiona o fato de a Nestlé este ano oferecer o mesmo reajuste do ano passado, baseado na taxa de inflação defasada. “Nós não aceitamos esta proposta. É inadmissível”, disse.

FORRÓ DOS LISOS, POR JEAN MACEDO



A vida dos funcionários da saúde no município de Uruçuca, Sul da Bahia, não anda muito bem. Em mais uma reta inicial de campanha o prefeito não cumpre seus compromissos e está tendo dificuldades para manter em dia a folha de pagamento, é o conhecido " Arraiá sem dinheiro do Governo Forte e Povo respeitado". Só não sei como aguentam os seus fieis súditos de carteirinha, será que na godela?
Mas fui informado por um amigo do recinto que já estão cansados de tanta conversa e que sabem que a verba da saúde é carimbada e que não tem atrasos nos repasses. Ele promete  resolver e viaja e tem gente que já deu mais de 10 viagens na prefeitura, todos são bem recebidos, mas só que ninguém tem poder para resolver nada, e isso acontece todos os dias.Já vi em outros municípios o Ministério Público embargar festividades por causa da dengue, por causa da seca que assola a vida dos nossos irmãos e não gostaria de ver festa embargada por falta de pagamento de funcionários, mas que o Ministério Público averiguasse o que vem acontecendo com os constantes atrasos da saúde do município de Uruçuca.Afinal de contas perguntar não ofende!

Servidores da Saúde de Itabuna estão em greve



Os servidores da Saúde em Itabuna deram início hoje a uma greve por conta do atraso no pagamento dos salários. A representante do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Itabuna, Karla Lúcia, esteve no programa na Boca do Povo apresentado por Gerdan Rosário, da Rádio Difusora. Na oportunidade, ela externou a insatisfação dos trabalhadores por saber que o prefeito Capitão Azevedo tem conhecimento da situação, mas nada faz para resolver o problema. “A verba chega para ser repassada para os funcionários, mas eles dão outra destinação, e ainda tentam justificar que o atraso ocorre porque eles também recebem atrasado”, disse Karla Lúcia. De acordo com a Sindicalista, funcionários do Samu e Cread são alguns dos que estão sem receber seus salários. “No Cread, por exemplo, duas psicológas trabalham sem receber insalubridade. Esta questão de insalubridade virou uma farra”, frisou. No dia 04 de Julho o Sindicato realizará uma assembleia para discutir o assunto, “se a Prefeitura não pagar o salário até o 5° dia útil de Julho, a greve será legalizada”, assegurou. 

Acidente na Ilhéus-Uruçuca deixa vários feridos


Uma colisão envolvendo um ônibus da empresa Rota e um caminhão no km-01, na rodovia Ilhéus-Uruçuca, perto da Cargil, deixou cerca de 10 pessoas feridas. Ainda sem muitos detalhes do acidente, que aconteceu na manhã desta quarta feira (20), a PRE informa que os feridos foram encaminhados para o Hospital Regional de Ilhéus. A informação de uma vítima fatal, neste acidente, não foi confirmada pelos policiais rodoviários. Segundo pessoas que estavam no local, vários passageiros voaram pelo pára-brisa devido a violência da batida. Seis feridos já foram identificados: o motorista Ivânio Luiz, de Uruçuca (em estado grave), Valdívia Maria de Jesus, Vanda Alves da Cruz, Caleandro de Jesus Santos, Joelson Conceição e Jussara Alves Rosa. Outros quatros passageiros, com escoriações, foram atendidos em outros hospitais de Ilhéus, levadas em quatro viaturas do Samu. O ônibus viajava no trajeto Uruçuca-Ilhéus. Até o momento não há informações sobre as circunstâncias do acidente.