Pages

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alegria abençoada


Uma canção evangélica de quatro acordes, refrão de três palavras e cantada fora do tom por um casal de irmãos e sua mãe. Para a alegria de uns e desespero de outros, ‘Para Nossa Alegria’ tornou Jefferson e Suellen Barbosa conhecidos Brasil afora e não para de bombar: o vídeo, que já contabiliza quase 15 milhões de exibições no YouTube, deu origem a milhares de versões; a Pepsi fechou uma parceria com a família; e a dupla, agora conhecida nacionalmente, anuncia que vai lançar CD e uma série de camisetas, disponibilizados no www.artecrista.com.br.

O que nem todo mundo conhece são os autores da tal música. Relaxa, nem o pessoal do ‘Pânico’, que vem arrebanhando audiência em cima dos garotos, parece saber. O programa diz, erroneamente, que a criação original é do grupo Catedral, que, de fato, a gravou nos anos 90. Porém, ‘Galhos Secos’ (esse é o nome correto da canção) é uma parceria dos também irmãos Osny (falecido em 2007) e Osvayr Agreste, feita nos anos 70 quando, ainda adolescentes, integravam junto do baterista Edson Zaffani o trio Êxodos, apontado como o primeiro grupo de rock gospel do Brasil.
“Essa música eu fiz com 13 anos de idade, foi a minha primeira, por isso é bem simples”, recorda Osvayr, 55 anos, que hoje é contador e, ao contrário do refrão de sua obra, não tem tanta felicidade ao comentar o ressurgimento da canção. “Achei os meninos bastante engraçados, mas nunca tive retorno financeiro com ‘Galhos Secos’. Soube que há um dinheiro retido, de direitos autorais. O Catedral fez uma versão, mas nunca fui consultado. Agora, tem um monte de gente me pedindo autorização para regravar. Mas meu objetivo já foi bem alcançado, porque a música virou referência em casas de recuperação de viciados e dependentes químicos. Por isso, me considero uma pessoa mais rica que o Eike Batista”, desabafa. Já o grupo Catedral é só alegria. O sucesso de Jefferson e Suellen deu uma bela inflada na agenda de shows. E olha que eles não tocavam ‘Galhos Secos’ desde 1996! “As pessoas que viram o vídeo começaram a procurar pelo nosso trabalho. Hoje, estamos obrigados a voltar com a música no repertório”, comemora Kim, vocalista do Catedral. “Não conhecia o Êxodos, conheci a música pelo grupo Som Maior, que também a regravou. Pensava que a música era deles. Não tive o privilégio de conhecer o Êxodos antes, agora que essa história toda está vindo à tona. Estamos, inclusive, regravando ‘Galhos Secos’, para divulgar na Internet e depois lançar como bônus em um CD”. Jefferson e Suellen, sem querer, ajudaram o Catedral. Agora é a vez do Catedral, já que ao ‘Pânico’ a família da dupla adolescente revelou que passa por dificuldades financeiras —a mãe trabalha como faxineira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o marido teve um infarto e está impossibilitado de trabalhar. “Eles parecem ser pessoas muito bacanas. A história deles emociona qualquer um. Ainda não os conheço, mas gostaria de ajudar, sim”, promete Kim. Jefferson e Suellen Barbosa desfrutam o momento de fama. Tanto que já é possível até contratar a dupla, que agora só fala se houver divulgação do contato para shows (e-mail: contato@nossalegria.com.br; tel.: 11 2093-4122).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...