Pages

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Que Dia é Hoje?



Dia da Independência da Bahia
A Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 1821 (mas com raízes anteriores) e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção daquela então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da independência do Brasil. Aderira Salvador à Revolução liberal do Porto, de 1820 e, com a convocação das Cortes Gerais em Lisboa, em janeiro do ano seguinte, envia deputados como Miguel Calmon du Pin e Almeida na defesa dos interesses locais. Divide-se a cidade em vários partidos, o liberal unindo mesmo portugueses e brasileiros, interessados em manter a condição conquistada com a vinda da Corte para o país de Reino Unido, e os lusitanos interessados na volta ao status quo ante. Dividem-se os interesses, acirram-se os ânimos: de um lado, portugueses interessados em manter a província como colônia, do outro brasileiros, liberais, conservadores, monarquistas e até republicanos se unem, finalmente, no interesse comum de uma luta que já se fazia ao longo de quase um ano, e que somente se faz unificada com a própria Independência do Brasil a partir de 14 de junho de 1823, quando é feita na Câmara da vila de Santo Amaro da Purificação a proclamação que pregava a unidade nacional, e reconhecia a autoridade de D. Pedro I. Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado "mais que o primeiro".

Dia das Santas Casas de Misericórdia
A ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em Portugal pela Rainha Leonor de Lancastre, no ano de 1498. O Primeiro Regimento da Misericórdia, o chamado Compromisso, foi assinado pela Rainha Leonor, pelo Rei Dom Manuel, por Frei Contreras (confessor da Rainha), pela Infante Dona Brites e pelo Arcebispo de Lisboa, Dom Martinho da Costa.

Dia do Bombeiro Brasileiro
Não apenas no Brasil, mas vocês, heróis da realidade, são reconhecidos em todo o mundo.

Dia do Hospital
O dia do hospital foi criado para homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde, dentro dos hospitais, como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, secretárias, faxineiras, cozinheiras, dentre outros. Essa data foi escolhida por ser a data de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, 02 de julho de 1945, pelo presidente Getúlio Vargas. O primeiro hospital do Brasil foi criado por Braz Cubas, em 1545, quando Santos ainda era um povoado de Enguaguaçu. Sendo a data de sua fundação o dia primeiro de janeiro, conhecido mundialmente como o dia de todos os santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos, também para homenagear o maior hospital de Lisboa, em Portugal.

FATOS-HISTÓRICOS

1967 Um incêndio destruiu as instalações da TV Record, em São Paulo

1961 O escritor americano Ernest Hemingway, autor de O Velho e o Mar, cometeu suicídio durante uma crise depressiva

1976 O norte e o sul do Vietnã se reunificam depois da guerra civil. O conflito teve a participação dos Estados Unidos

1990 A cantora Madonna é impedida de se apresentar em Roma. A Igreja Católica considerou inadequado o uso de símbolos religiosos como o crucifixo.

1997 O ator americano James Stewart morreu, aos 89 anos, em virtude de uma parada cardíaca

2008 O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou em um comunicado nesta quarta-feira que 15 reféns das Farc foram resgatados, entre eles a franco-colombiana Ingrid Betancourt.

ANIVERSARIANTES

1956 - Jerry Hall modelo.
1986 - Lindsay Lohan Atriz e cantora pop americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...