Pages

quarta-feira, 14 de março de 2012

URUÇUCA: PREFEITURA REALIZOU A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA


A Prefeitura de Uruçuca realizou ontem, 13, no Centro de Cultura Água Preta, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social com o tema: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”. O prefeito Moacyr Leite Junior abriu o evento destacando a importância de como tornar os órgãos de controle ativos. Ele ainda evidenciou que muitos municípios erram por desconhecimento. “Queremos um órgão qualificado e capaz para não cometer erros”, disse.

A palestra magna foi proferida pelo especialista em planejamento de cidades, Lucio Gomes, que sublinhou o incremento da transparência, o fortalecimento e participação da sociedade e principalmente dos conselheiros. Ele ainda destacou que o gestor além de comprometido deve ser mágico. “O recurso é limitado, mas as despesas são ilimitadas”, disse.

Os Grupos de Trabalhos – GTs mediados pelo advogado Joabes Ribeiro e Jorge Luis elaboraram propostas para etapa estadual como criação de ouvidorias cidadãs, dispensa garantida por lei para participação de membros da iniciativa privada, mecanismos de comunicação eficazes para o direito a informação das despesas e receitas do orçamento dos municípios e descentralização dos recursos federais e estaduais para manutenção dos conselhos municipais foram algumas das aprovadas pela plenária.

Os delegados que representarão Uruçuca na Conferência Estadual são José Xavier, Marcelo Souza e Luciano Souza da sociedade civil; dois do poder público, Fabricia Ferreira e Carlos Roberto Souza e um conselheiro representada por Iara Brandão do Conselho Alimentar de Educação – CAE. O evento foi organizado pelo IBEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...