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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PINHEIRO: “MINUTO DO CELULAR PRÉ-PAGO NO BRASIL É O MAIS CARO DO MUNDO”


(Foto Moreira Mariz/Ag. Senado)

Marival Guedes, de Salvador

O senador Walter Pinheiro afirma que o minuto do celular pré-pago no Brasil é o mais caro do mundo e os serviços prestados pelas operadoras de telefonia são ruins. Estimativas apontam que, pelo menos, 80% dos celulares no país funcionem nesse sistema.
Pinheiro diz ter adotado várias ações contra as empresas telefônicas pra que elas cumpram o contrato com os usuários. Acompanhe uma rápida entrevista concedida pelo senador baiano ao blog.
PIMENTA – Qual a avaliação que o senhor faz sobre os serviços prestados pelas telefônicas?
PINHEIRO - Nós temos que fazer a utilização deste serviço para a área de educação, saúde e segurança. Usar ao extremo um serviço que é um importante insumo para o desenvolvimento e que na prática as empresas, todas multinacionais, até mesmo a Oi que agora tem uma participação da Portugal Telecom, mesmo trabalhando com tecnologia de ponta, ainda é muito atrasado.
PIMENTA – E os lucros são altos …
PINHEIRO - São empresas que faturam muito, o sistema fatura mais de 170 bilhões. Então nós estamos cobrando da estrutura pública, Anatel principalmente e  Ministério das Comunicações, que haja um rigor maior para que as empresas cumpram os contratos.
PIMENTA – Repercutiu ligação telefônica entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula que teve a linha cortada. [O fato aconteceu no dia oito de agosto do ano passado. A ligação caiu três vezes, na presença  do ministro  das Comunicações, Paulo Bernardo. Dilma não gostou e pediu providências ao ministro]. Houve algumas ações após este episódio?
PINHEIRO - A Anatel fez ações. Não é só a queda de ligação com Dilma, é de todos os brasileiros. Aquela foi uma das milhões das ligações que caem. As empresas fazem promessas e não cumprem.
PIMENTA – E o usuário paga caro…
PINHEIRO - Muito caro. O minuto do celular pré-pago no Brasil é o mais caro do mundo. Então tem que mudar. Várias ações foram adotadas. O governo tomou posições, assim como a Anatel, mas é preciso ir além. Volto a dizer, nós estamos falando de um serviço que tem excelência de tecnologia. Então, não pode prestar um serviço ruim.
PIMENTA – Concretamente, o que foi feito em um ano?
PINHEIRO - Nós estamos com várias ações. Entramos no Ministério Público, na Anatel, cobramos multa, cobramos cumprimento do contrato, entramos com um projeto no Senado para que as empresas cumpram o contrato. São estas ações que estão em curso.

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