O governador e o prefeito preferiram não se pronunciar ao final da reunião. A tarefa de falar sobre o que foi discutido ficou para o chefe da Casa Civil do estado, Rui Costa, e para o secretário de infraestrutura do município, José Carlos Aleluia. Eles comentaram as pendências que faltam ser negociadas.
Ainda segundo Costa, "a divergência está na integração do metrô com o ônibus e na tarifa a ser definida. Esse é o ponto que falta haver convergência e vamos continuar trabalhando para encontrar o ponto em comum". Rui Costa disse que ainda nao há previsão de quanto irá ser cobrado pela integração dos sistemas de transportes. "Estamos conversando para chegar a um valor que viabilize o transporte de ônibus e o transporte de metrô", disse.
Proposta
A proposta da gestão municipal é que a linha 1, trecho de 6 km já concluído porém ainda inoperante, e que liga as estações da Lapa à Rótula do Abacaxi, passe a ser administrada pelo governo do estado, que já tinha a responsabilidade pela linha 2, que ligará a estação do Bonocô até o município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. O metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto em 2003. Além disso, o sistema de trens do subúrbio também passaria a ser gerido pelo estado.
A proposta da gestão municipal é que a linha 1, trecho de 6 km já concluído porém ainda inoperante, e que liga as estações da Lapa à Rótula do Abacaxi, passe a ser administrada pelo governo do estado, que já tinha a responsabilidade pela linha 2, que ligará a estação do Bonocô até o município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. O metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto em 2003. Além disso, o sistema de trens do subúrbio também passaria a ser gerido pelo estado.
O secretario de Infraestrutura, José Carlos Aleluia, disse que "foi uma reunião onde ficou muito claro que, tanto o prefeito, quanto o governador, ambos, têm dado firme orientação para que os secretários e técnicos busquem o entendimento. O que fica claro é que há um firme objetivo da prefeitura de transferir o metrô e um firme objetivo do governador de recepcionar e integrar os sitemas. O objetivo é melhorar a mobilidade das pessoas de Salvador, porque não é possível que Salvador tenha dado prioridade exclusiva ao transporte individual. E isso foi dito na reunião", pontuou.
Além do governador, do prefeito, do chefe da Casa Civil do estado e do secretario de infraestrutura do município, participaram da reunião Albérico Mascarenhas, chefe da Casa Civil da prefeitura e Bruno Dauster, técnico da Casa Civil estadual.
A linha 1 do metrô, que tem apenas 6 km concluídos, tinha previsão para entrar em operação em junho de 2012, mas continua parada. O Governo do Estado apresentou o projeto de uma segunda linha, que ligaria o centro da cidade à região do aeroporto. A primeira linha está sob responsabilidade da prefeitura e deve ser repassada para a gestão estadual, o que poderá ocorrer na próxima semana.
Rui Costa ainda pontuou que, assim que se o repasse da linha 1 for negociado, o estado irá preparar e apresentar um cronograma de obras e conclusões.
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