Pages

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

EM DISCURSO, WAGNER DESTACA “VITÓRIA DO CACAU BAIANO”


Durante a cerimõnia da Bahia Pesca de inauguração do Terminal Pesqueiro Público, em Ilhéus, na tarde de quinta-feira (29), o governador Jaques Wagner frisou a recuperação da força do cacau baiano, especialmente o cultivado no sistema cabruca – embaixo de remanescentes da mata atlântica. O mandatário da Bahia destacou a luta dos cacauicultoires e da Caplac que, chamados de heróis, foram saudados pela vitória contra a vassoura-de-bruxa.

“Realizamos o Salão do Chocolate na Bahia e, para variar, todos os fabricantes internacionais ficaram encantados com a Bahia e com a nossa forma de produzir cacau. Muitos já nos procuraram manifestando o desejo de trazer fábricas para cá. Isso se deve à luta desses heróis, que são os cacauicultores, e da Ceplac, que conseguiram vencer a vassoura-de-bruxa e começam a produzir bem novamente. É a vitória do cacau baiano”, discursou Wagner.

Pessoas mais próximas ao governador afirmaram que o discurso reflete a fé que Jaques Wagner deposita na cacauicultura baiana e no cacau cabruca. Por esse motivo, o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, vê no discurso do governador uma sinalização de que a vitória do cacau baiano não acaba no aumento da produção, que vai permitir os melhores índices no pós-vassoura.

“O que o governador disse vai ao encontro do que o Governo baiano já pratica, em nível de modernização da legislação, que vai permitir uma intervenção na cabruca de forma que possamos melhorar a produtividade desse sistema, sem agredir a natureza. É o que chamamod de Conservação produtiva”. A Ceplac desenvolve o projeto Barro Preto, um projeto-piloto, em parceria com a prefeitura de Barro Preto, Mars cacau e Sindicato Rural, com objetivo de validar a proposta da Conservação Produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...