Pages

sábado, 24 de dezembro de 2011

DICAS DE EDUCAÇÃO

Crianças e Adultos: Os Fumantes


Como nós aprendemos, senão, através da imitação? Observe uma criança, como ela desenvolve seus hábitos, se tudo, na maioria das vezes, não começa com o exemplo que vê em casa...

Observe a postura de um fumante. Não o fumante já degradado pelo vício do tabagismo, mas aquele que está nos primeiros estágios, quando a coisa ainda se presta como um apoio para se demonstrar poder, ou afirmação entre amigos, ou grupos sociais.

Nessa fase, o indivíduo aparenta, ou tenta aparentar publicamente, uma posição de superioridade, de poderio, de confiança, de ser conhecedor das "coisas", que é acima de tudo independente. Logo tudo isso se juntará à dependência psicológica da droga, e para continuar usufruindo desses benefícios virtuais, passa a depender da mesma.

Desnecessário é dissertar sobre as consequências à saude, à psique. Mas, uma criança ainda não sabe dessas coisas. Mas, sabe ver como se porta aquele indivíduo, como aparenta segurança, um poder que os outros, os comuns, não possuem. Sendo alguém de sua confiança, tenderá, naturalmente, a desejar imitá-lo. É natural, ela pensa, isso irá impressionar meus amigos, me fará diferenciado, notado, como já é o outro em seu meio, esse com o qual me identifico.

Os pais devem preservar seus filhos desse vício. Não se enganem ao associar o tamanho de uma criança, com uma suposta indiferença da mesma aos seus gestos e manias. Isso não é verdade, elas são verdadeiras máquinas de imitar manias, hábitos, e tudo mais. Trata-se de um mecanismo natural de sobrevivência, que tanto pode ser usado para adquirir os maus costumes, quanto os bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...