Pages

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quando você namora 'chove na sua horta'? isso tem explicação

Foto: UolParece um típico fundamento da Lei de Murphy: pessoas sozinhas, independentemente do sexo ou da faixa etária, passam um tempão buscando um amor. Só que quanto mais desejam um cobertor de orelha, mais difícil parece conseguir um. Mas basta encontrarem alguém, no entanto, para surgirem pretendentes de todos os cantos.

Num irônico exercício de inversão de expectativas, tem início a temporada popularmente conhecida por "chover na horta", que parece uma espécie de pegadinha do destino, mas, segundo especialistas em comportamento humano, tem tudo a ver com autoestima.

Segundo a psiquiatra e psicanalista Helena Masseo de Castro, o que ocorre é que muita gente, enquanto está solteira, costuma se sentir mal porque ninguém as "escolhe". E aí começam a questionar os próprios atrativos.

"A tristeza em decorrência disso as deixa ainda mais desanimadas. Parece que perdem a graça, principalmente aquelas que não acreditam muito em si mesmas nem têm consciência do próprio valor", conta Helena.

Confiança é sexy

Quando a pessoa começa a namorar o fato de se tornar objeto do interesse e do investimento amoroso de alguém a ajuda a ver o que tem de bom e, o que é melhor ainda, a gostar do que está vendo. "Daí surge uma alegria e um contentamento em ser o que é. É possível, então, se sentir mais interessante. Ela transmite isso e os outros querem experimentar. Parece que o par a 'autoriza' a gostar mais de si mesma, e isso é um atrativo por si só", diz Helena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...