Pages

sábado, 28 de janeiro de 2012

Índios resistem a sair de fazenda ocupada em Una, no sul da Bahia

A Polícia Federal não cumpriu na manhã desta sexta-feira (27) o mandado de reintegração de posse na área que pertence a uma fazenda em Una, no sul da Bahia. Vinte e duas famílias indígenas da tribo tupinambá residem no local, que está sendo ocupada há três anos e meio. Atualmente, a área de 800 hectares é chamada de Aldeia Tucumã.
Representantes do Ministério Público e um oficial de justiça estiveram no local tentando  convencer o cacique Valdenilson a deixar a fazenda. Ele alegou que existe produção na área e as famílias não têm para onde ir.
A área está localizada à margem do km-31 da BA-001, rodovia Ilhéus-Canavieiras, logo após a ponte sobre o rio Acuípe, nome que dava título à antiga fazenda que pertene a uma mineradora.
O cacique contou que está sendo tentada nova negociação com a Polícia Federal que deve retornar à fazenda em data ainda não definida para cumprir o mandado.
Segundo a Polícia Federal, a ação está pendente desde o ano passado, por decisão do Supremo Tribunal Federal. A Funai foi acionada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será revisada...